Benfica: Síndrome do novo rico na pré-época e causas do desastre anunciado! | Relvado

Benfica: Síndrome do novo rico na pré-época e causas do desastre anunciado!

 

Julgo que o meu Benfica sofreu, na pré-época, do síndrome de novo rico, após ter alcançado o título nacional, sendo esta a justificação que encontro para a corrente má época. Vamos a uma análise concreta:

LUÍS FILIPE VIEIRA - que, com a entrada de Rui Costa, supostamente iria passar a falar pouco ou nada para a comunicação social e deixar toda a gestão do futebol apenas e só com o "maestro", desde a entrada de Jorge Jesus (que o presidente desde o início apregoou aos sete ventos ter sido obra da sua cabeça iluminada) passou a não conseguir calar-se! São consecutivos bitaites de auto-elogio, bicadas ao Futebol Clube do Porto (tinha tanto a aprender com os silêncios e tacadas meramente irónicas de Pinto da Costa), devaneios que passam por gritar Benfica europeu ao primeiro foguete ou proibir os adeptos de irem apoiar a equipa nos jogos fora de casa. Isto já se passou durante o ano do título e acentuou-se após a conquista deste, na pré época e ao longo desta época.

RUI COSTA - que poderia e deveria ser uma figura de classe no dirigismo e cérebro deste Benfica, porém o falhanço da sua aposta pessoal em Quique Flores (que é cobrada pelo presidente, permitindo a ascensão mediática de vier por ter trazidos Jorge Jesus) e o seu mau comportamento em túneis com árbitros (inadmissível no seu papel de ex-grande jogador respeitado inclusivamente por dirigentes dos outros clubes e que o fez descer ao nível dos bitaites de Luís Filipe Vieira, qualquer outro membro da direcção e inclusivamente de qualquer outro dirigente do futebol português retirando-lhe a posição importante, até para o global do futebol português, que poderia ter) reduziram-lhe imenso o espaço de manobra. Rui não pode neste momento censurar ninguém, pois já fez também figuras muito más, perdendo espaço para gerar decisões e dar murros na mesa para chegar a decisões mais pensadas no seu Benfica (são exemplos o facto de não se ter conseguido opor ao boicote à presença de adeptos nos jogos fora de casa, ter deixado de conseguir calar as bocas de Luís Filipe Vieira na imprensa e, acima de tudo, a forma atabalhoada como as contratação e vendas foram geridas e não planeadas – o que indica que Rui Costa neste momento não se consegue impor nas decisões do fundo Benfica Stars).

JORGE JESUS - quando entrou para o Benfica parecia mais controlado, calculista e inteligente nos seus discursos para a comunicação social, não falo aqui das suas gralhas no português, mas sim aos seus delírios de auto-elogio técnico táctico. Porém, com a conquista do título, também ele se deslumbrou (é apenas um pequeno exemplo o seu projecto de Benfica campeão europeu já para esta época "estreante" nas Champions League). Ao longo da pré-época, tal como Luís Filipe Vieira, foram inúmeras as entrevistas, reportagens, comentários, etc e a sensação que dá foi que o planeamento de "trabalho de casa" calculado, frio e "doente pela bola" ficou fora de moda. Logo, no início desta época, Jesus, ao perceber o pântano que estava instalado, começa a pôr os pés no chão e os seus discursos de "ter a certeza que o Benfica ia ser bicampeão" começam a desaparecer, apontando agora para a recuperação na segunda volta (aqui bem jogado), mas a continuar a insistir na culpa do Mundial no mau arranque da equipa, quando as causas foram mais profundas como tenho vindo a descrever (talvez especular admito com humildade). As suas recentes tácticas mais preocupadas com o adversário do que com impor a sua equipa em campo (como sucedeu com o Porto, embora já tivesse sucedido em Liverpool na época passada) julgo que são um misto de síndrome "Jesualdo Ferreira" de inventar nos grandes jogos e uma insegurança causada por se saber que o seu trabalho de casa de solidificar a equipa não foi feito. Acredito que não tenha sido só ele a falhar no planeamento, mas quando havia demasiados foguetes competia-lhe também a ele ser o mau da fita e acabar com as festanças e chamar para o trabalho de sapa.


O que eu gostava que mudasse no Benfica (mesmo que a época esteja perdida) e tendo em conta que o Benfica precisa destas 3 figuras (com os seus defeitos é certo, mas também com muitas qualidades):

Luís Filipe Vieira – não aprecio o seu carácter, acho-o de uma baixeza e vigarice incrível, mas o seu projecto económico para o Benfica passando pelo novo estágio, centro de estágio, Benfica TV e relação com as fortunas angolanas parece-me essencial neste momento para o Benfica. Acredito que haja muita corrupção para o seu bolso (a relação com o Atlético de Madrid, os seus negócios de jogadores e até a construção do novo estádio dos madrilenos está envolta em "nevoeiro"), mas pelo menos o que desejo é que: o homem se cale! Não fale mais para a comunicação social do que aqueles discursos institucionais lidos no papel, pois quando fala de boca ou com discursos escritos com supostas bicadas aos rivais é terrível e danoso para o Benfica! Contava que Rui Costa pudesse ter esta posição, acho que já a teve e perdeu-a, gostava que o maestro a recuperasse este poder para o silenciar…

Rui Costa - tem que se assumir como grande general de classe no futebol benfiquista, impondo-se à direcção (já falei do apelo ao silenciamento do presidente) no que respeita a toda a gestão do plantel e negócios das vendas e contratações (especialmente no que ao Benfica Stars Found diz respeito, pois não se admite que o Benfica só tenha ganho uns tostões com a venda de Ramires – é um exemplo apenas). O maestro não se pode envolver em questões de arbitragem, seja nos microfones da comunicação social seja nos túneis, e não me venham dizer que isso é defender o Benfica, pois não são os árbitros que ganham os campeonatos, são sim bons jogadores, boas organizações colectivas, o jogo concreto enfim.

Jorge Jesus - não me parece ser um bom olheiro de contratações (à parte de Weldon que é útil, só trouxe fraca coisa), é bem melhor a trabalhar com jogadores que já tem e melhorá-los (eu gostava que fosse unicamente Rui Costa a escolher jogadores), assim sendo é melhor que os seus pedidos parem e que seja o maestro a ter a palavra final. Jorge Jesus tem que voltar ao discurso ambicioso, mas frio e calculista que já teve e lhe deu bons frutos, focou-o e permitiu-lhe fazer o que tem de melhor: puxar pelos jogadores apenas e só. Eu sou benfiquista, do tipo consciente e crítico, que gosta de analisar e prevenir problemas, sendo justo para quem joga melhor futebol e joga bonito. Não sou dos que dizem que o Benfica esteve sempre bem, que os árbitros, os azares ou o tempo de chuva é que nos perseguem, não sou do género dos comentadores dos jogos na Benfica TV (acho-os ridículos!).

Quero o melhor para o Benfica e julgo que o devemos exigir pensando um pouco a fundo na estrutura e não apenas no último resultado.

E vocês, caros relvas, que análise fazem aos três principais intervenientes (para o bem e para o mal) no actual Benfica?

Benfica:

Comentários [43]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

São consecutivos bitaites de

São consecutivos bitaites de auto-elogio, bicadas ao Futebol Clube do Porto (tinha tanto a aprender com os silêncios e tacadas meramente irónicas de Pinto da Costa"

Meramente irónicas? Nunca vi Vieira a falar de "dragões escamados", nem do desastre da Ponte das Barcas, nem a usar a morte de pessoas e telefonemas privados para atacar o Porto. As tais tacadas de Pinto da Costa não são irónicas, como se diz: são, muitas vezes, profundamente insultuosas. Só que ao que parece, toda a gente se esquece disse e prefere recordar as calinadas de LFV, mesmo que estas tenham anos e anos.

O que eu quis dizer é que

O que eu quis dizer é que Vieira não tem nível na linguagem que utiliza, é abrutalhado pelo menos, enquanto Pinto da Costa (que para mim é tão vigarista como Vieira) sabe comunicar muito melhor com a comunicação social. Embora não deixem nenhum dos dois de ser vigaristas, na minha opinião.
Acho que nós benfiquistas não devemos precisar de defender Vieira para atacar Pinto da Costa, há felizmente muitos benfiquistas que também serviriam para a direcção... Vieira não é o Benfica, eu não gosto do Vieira e adoro o Benfica, atenção!
Mas o que é certo é Vieira presta melhor serviço ao Benfica caladinho do que quando vem falar para a impresna... Para mim, na comunicação representando o Benficva só confio no rui costa!

Explica lá isto..

"nem do desastre da Ponte das Barcas, nem a usar a morte de pessoas e telefonemas privados para atacar o Porto".. Estou curioso..

O desastre da Ponte das

O desastre da Ponte das Barcas era um pouco o contraponto das declarações recentes de Pinto da Costa sobre a tomada de Lisboa e a "expulsão dos mouros"; e referi os telefonemas porque quando morreu Feher, PC veio dizer que os dirigentes do Benfica eram "hipócritas" e que depois do funeral, um "dirigente do Benfica" tinha telefonado a Reinaldo Teles para "irem tomar um copo". O telefonema era para Teles, não para ele...

simples e para todos

o exemplo está no MANCHESTER UNITED, TEM UM TREINADOR Á 25 ANOS , NEM SEMPRE GANHA mas é o treinador compra vende nem sempre acerta , , mas o principio está nisto o clube dele sabe que o MU não está sózinho no futebol em englaterra , e os outros tambem sabem comprar,,, mas o mais importante de tudo , é que não se vê a dizer que quem ganha os campeonatos é com influência dos árbitros , quando assim é ésinal que ganha o melhor , em portugal não é isto que se passa

Concordo com tudo o que

Concordo com tudo o que disseste...
Excelente artigo com uma veracidade digna de um grande benfiquista...estes somos nós...LOL

ehhe obrigado pelos créditos

ehhe obrigado pelos créditos puuuumba!

jesus, o "especial um" do slb

ai que LOL!!! hahahaha!!!!

:')

é cada atrasado mental...
Eu só pergunto como é que escolhem um deficiente destes para o programa "Dia Seguinte".
E em relação ao outro que lá anda no programa concorrente, a merda é a mesma,senão pior! Outro doente, que por sinal já foi ministro (meu deus.... como é que um atrasado mental daqueles entra na assembleia da república)...
Dois imbecis por completo!

O que penso de...

...Luis Filipe Vieira, peço desculpa, não o vou repetir.

A gratidão que todos os benfiquistas deveriam de ter, pelo que fez pelo clube, é incomparavelmente inferior à dimensão de prováveis estragos, e que já se fazem sentir, no momento em que decidiu lutar com armas semelhantes à de sua santidade (letra pequena intencional). E insaciável sede de protagonismo com métodos de merda dá um tipo de ser que não faz parte do Sport Lisboa e Benfica...por muito que ele e muitos outros achem que sim.

Já deveria de ter saído...e está a tardar.

De Rui Costa, os erros cometidos no seu curto período enquanto dirigente desportivo não invalidam a dedicação e amor pelo clube...e esses não têm preço. Contanto que não seja envenenado (e é algo do qual tenho sérios dúvidas que aconteça), o seu trabalho até ao momento vai ser obviamente posto em causa pelos profetas da desgraça, mas esses baseiam-se em muito pouco. Não duvido de que o grande contributo de Rui Costa será visível daqui a muito pouco tempo.

De Jorge Jesus...são poucas as vezes em que concordo com Rui Santos, mas a sua curta crónica do Record (estar à espera para um corte de cabelo de vez em quando trazem-nos inusitadas surpresas) é por mim inteiramente subscrita.

Venham de lá os tais profetas da desgraça dizer que ele não vale nada, que é parte do problema, que não serve para o Benfica. Caso ele saía, vou gostar de ver um certo forcado ir de bandeira que é um instante...
Ah, e não foi o Futebol Clube do Porto (esse supra suma da gestão desportiva e competitividade desportiva) que andou a tentar contratá-lo no início da época, facto assumido pelo próprio Jesus, por Luis Filipe Vieira e por Pinto da Costa?

Venham daí as declarações de

Venham daí as declarações de Pinto da Costa em que este assume ter tentado contratar Jesus no inicio da época...

Mas quais...

...declarações?! Desde quando é que Pinto da Costa começou a fazer declarações para assumir posições no que concerne a jogos de bastidores?!
Ainda estou à espera do dia em que algum jornalista lhe pergunte sobre as escutas, meu caro...talvez depois aí ele diga tacitamente que tentou contratar o Jesus, e não o refira de forma transversal um pouco antes de contratar o Villas Boas.

Abraço.

ok, eu falo do Jesus tu falas

ok, eu falo do Jesus tu falas das escutas, nada de novo portanto...

Nada de novo?!

Mas tu andas mesmo a esticar-te...
Não percebeste o porquê da referência às escutas? Lamento...é uma associação que vais ter que descobrir sozinho...

Eu ando a esticar-me, é uma

Eu ando a esticar-me, é uma ameaça isso?

É...

...é uma ameaça...e daquelas assinadas em sangue...

Jasus...

Foi uma pergunta legitima a

Foi uma pergunta legitima a partir do momento em que te sais com uma dessas do nada...
É que depois de dizeres que tinha conversas imbecis, depois da ironia de sexta-feira do politicamente correcto só faltava mesmo passares para as ameaças...

Mas depois são os outros que são fanáticos...eu só te fiz uma pergunta acerca dessas declarações e desse assumir de Pinto da Costa , a tua resposta foi desconversar, tanta coisa para dizer que afinal Pinto da Costa nunca tinha assumido Jesus LOL, enfim...

Sim...

...foi isso tudo. Tens toda a razão...

Ok quando não se tem

Ok quando não se tem argumentos...

Abraço

Nem sequer consideras...

...o facto de eu simplesmente não estar com paciência para prolongar esta conversa?! Estranho...

Oki Doki é da maneira que

Oki Doki é da maneira que deixo de gastar o meu latim contigo :)
Abraço

Concordo interiamente

Concordo interiamente contigo, devia haver mais benquistas como tu!
abraço
mas é dificil ser um benfiquista consciente sem levar porrada deoutros benfiquista cegos, nao é?

Difícil...

...não é bem o termo que eu escolheria para o definir, meu caro amigo. :)

Abraço...e obrigado.

entao que termo escolherias?

entao que termo escolherias?

Quase...

...masoquista. :)

Abraço.

O ministro suiço quis dizer isto

Hühner von Dragon sodomized

Parabens pelo artigo

Finalmente alguem com lucidez.

Não resisto:

http://www.youtube.com/watch?v=AGfERB5j3Fk&feature=share

Abs

Os meus parabéns pelo seu

Os meus parabéns pelo seu artigo. Finalmente aparece um benfiquista com uma análise séria, coerente e isenta.
Cumprimentos.
ctadeu

obrigado, digo de ti então o

obrigado, digo de ti então o mesmo que disse ao rwlva GVF!
abraqço

Voltou a normalidade, 1 ano

Voltou a normalidade, 1 ano depois.