Benfica: grupo de sócios acusa direção de "ameaças e pressões" | Relvado

Benfica: grupo de sócios acusa direção de "ameaças e pressões"

Elementos do grupo 'Por Ti Benfica' contam ao Relvado que Rui Gomes da Silva foi mesmo ao local de t
 
Luís Filipe Vieira em Monção
Lusa

São um grupo de sócios do Benfica, que reclamam absoluta independência e anonimato, para criticarem a direção de Luís Filipe Vieira, que acusam de assumir "medidas de coação e de pressão inadmissíveis". Em conversa com o Relvado, estes elementos acusam mesmo o vice-presidente da Luz, Rui Gomes da Silva, de ter visitado um sócio do clube, autor de um blogue crítico, no seu local de trabalho.

Ameaças e pressões - "Após a Assembleia Geral [AG], alguns sócios queixaram-se de ter recebido bilhetes em casa ou chamadas com ameaças e pressões", relata um elemento do Grupo ao Relvado, referindo ainda o "grave caso em que Rui Gomes da Silva se deslocou ao local de trabalho de um sócio (autor do blogue "Ontem vi-te no Estádio da Luz"), tendo perguntado por ele aos colegas e chefes".


O caso Moniz - "Outra das formas famosas de eliminação de oposição é o corrompimento com a oferta de cargos na estrutura ou em empresas associadas", relata o mesmo adepto, citando, designadamente, o caso de José Eduardo Moniz. O ex-diretor geral da TVI, e atual vice-presidente da empresa de média Ongoing, esteve prestes a candidatar-se contra Luís Filipe Vieira, em 2009, mas recuou. O Grupo lembra que o presidente da Luz o acusou de ser "mau sócio, por ter estado 31 anos sem pagar cotas", e lamenta que agora, "num incrível volte-face", o convida para a direção do Benfica. Moniz tem sido apontado como eventual substituto de Rui Gomes da Silva, na estrutura do Benfica. "É caso para perguntar ao presidente se quer "maus sócios" na direção do clube", perguntam os elementos do 'Por Ti Benfica'.


Percentagens "aldrabadas para parecer mais renhido" - Este grupo de sócios assume "uma quota parte de responsabilidade" no chumbo das contas do Benfica na última AG, considerando que teve um papel importante na revitalização do ativismo que se verificou, pela sua intervenção, fundamentalmente nas redes sociais, no sentido de despertar os sócios do "adormecimento" que têm manifestado nos últimos anos. Mas realçam que o chumbo não deve ser atribuído "apenas a "certos grupos organizados", mas a todos os sócios", frisando que "quem esteve presente na AG viu, não apenas membros das claques, como alguns querem fazer crer, mas também sócios da central, do camarote, do piso 3, enfim de todos os quadrantes, a chumbarem o Relatório e Contas".

Sobre a AG, criticam a postura dos dirigentes e falam em percentagens da votação "aldrabadas para parecer mais renhido". "Os resultados da votação foram claros: 4000 a favor, 6988 contra e 387 abstenções, que dá um total de 11375 votos. Comparando 4000 com um universo de 11375 nota-se que este valor nunca poderá ser o anunciado de 40,2%", argumenta os sócios do Grupo. "Os valores corretos em percentagem seriam 61,4% contra, 35,2% a favor e 3,4% de abstenções", reclamam ainda.


"Mentiras propagandistas" - De resto, lamentam que alguns membros da direção iniciaram os seus discursos, na AG, "com um sempre arrogante 'pouco barulho'" e criticam a postura de Vieira, "sempre com a mão na cara, como se a estivesse a esconder, ou a mexer no telemóvel constantemente, faltando ao respeito às pessoas que se encontravam a discursar". Por isso, desculpam os incidentes verificados, designadamente o rebentamento de um petardo, considerando que as circunstâncias motivaram a que os adeptos manifestassem o seu "descontentamento de uma forma menos própria" perante "a frustração dos sócios ao ouvirem mais um leque de mentiras propagandistas".

Acompanhe os artigos do Relvado no Facebook e no Twitter.

Benfica:

Comentários [69]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

tata tararararatatara fiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiu...

Bem vindos ao maior espectáculo do mundooooo...
xD

Não há educação

Pedir "pouco barulho" é arrogância ou um pedido de respeito?? Quem lamenta que os dirigentes tenham pedido pouco barulho e ordem para uma assembleia com petardos, é claramente quem não tem educação e acha normal que decorra uma assembleia com barulho e insultos por tudo e por nada!

JAGUNÇO vieira

não passa dum jagunço.

Em 9 anos de presidência tornou-se no 75º jagunço mais rico de Portugal a vender pneus em 2ª mão.

Durante esse período, o Porto venceu 8 CAMPEONATOS, 2 UEFAS, 1 CHAMPIONS, 1 INTERCONTINENTAL, 5 Taças de Portugal e 6 Supertaças de Portugal.

Obrigado JAGUNÇO vieira, foste a melhor coisa que aconteceu ao Porto! Sextuplicaste o passivo do benfica e nunca o Porto esteve tão folgado no campeonato que ficou completamente à vontade para partir para a glória Europeia!

Tal

como o pinto a vender a fruta? Mas o que interessa o porto para aqui? Que mania! Orbigado, pinto, por gastares a fruta toda!

Direcção do Benfica incompetentíssima!

Infelizmente temos uma direcção de amadores à frente do Benfica. Já há mais de uma vintena de anos que não temos à frente do clube alguém que o sirva, mas sim pessoas que se servem do clube.

Este Vieira então é um case study... Rebentou completamente com o Alverca, só faz merda no Benfica e, ainda assim, os sócios continua a votar massivamente neste tipo que ganha, sucessivamente, com percentagens na casa dos 90%. E assim será outra vez em Outubro. Não há alternativas? Vote-se em branco. Este tipo está longe de fazer parte da solução. É sim, uma das faces principais do problema!

Também devido a estes sócios, que estabilizaram na medíocridade, é que o Benfica está como está. Não é só culpa do Damásio, do Artur Jorge, do Vale e Azevedo, do Vieira ou dos árbitros. É CULPA VOSSA TAMBÉM! SIM! TAMBÉM É POR VOCÊS QUE O BENFICA CHEGOU A ESTE ESTADO.

Valores à Porto e resultados à Sporting. Eis o Benfica de Luís Filipe Vieira e dos 90% de sócios votantes. Parabéns, pois tal como o povo português que tem o país que merece, também vocês têm o Benfica que merecem. Parabéns.

Em Outubro Bota Bê de

Em Outubro Bota Bê de Bieira!

Veja aqui o "bideo" da candidatura ao 4º mandato, este´mandato será do Benfica Europeu!

http://youtu.be/9b5B0iWdUo4

Bamos

todos botar b de binto!

O Presidente do Glasgow

O Presidente do Glasgow Rangers, Craig Whyte, foi afastado de qualquer atividade no futebol escocês. Eis uma boa prática, que deveria ter mais seguidores, sobretudo na Europa do Sul!

Depois do que aconteceu ao Alverca, teria Vieira legitimidade para ser Presidente do Benfica?

Fica a pergunta!

Alverca

O que é que aconteceu ao Alverca? ficou com um estádio novo não foi? admirado por todos.
Se o clube fechou portas é porque não apareceu nenhuma lista a eleições.

No Alverca não "apareceu

No Alverca não "apareceu listas"? Coincidências, no Benfica também não "aparecem listas", porque será?

Quando a Comunidade Cibernautica revela que se as eleições fossem esta semana houve eleições, haveria empate técnico, 50% para Vieira, 50% votos brancos, e todos sabemos o excelente "trabalho" que tem sido feito nas Casas do Benfica e cada uma delas a garantir 50 votos (essa não entendo, vale mais uma Casa, a 49 sócios).

Sinceramente, não quero mesmo que aconteça ao Benfica, o que aconteceu ao Rangers, sobretudo pelas memórias gloriosas dos anos 60!

E

a falência da sad do porto?

?

Acredita quem quer. Se os sócios forem em massa votar, acredito que LFV ganha com mais de 90%, a não ser que apareça uma boa lista e não um bom candidato, que me faça a mim e a muitos benfiquistas mudar de ideias.

Como o Vale e Azevedo....

Vocês não querem ver ou são cegos, 120 milhões de passivo no clube e 460 milhões na SAD????

O Sr Sabe somar? É Que o corupto Vale e Azevedo deixu uma divida de 80 milhõesm isso é que me deixa estupefacto.

Analfabeto,

e quanto deixou o corrupto do pintinho?

lol

malha ai chibanga....

Chibanga loves benfica and joanetes , chibanga hates LFV....

Chibanga rules....

E

o Pinto para ser presidente do Porto?

COBARDES...

para mim qualquer movimento de sócios anónimos está condenado ao insucesso por COBARDIA!

Rui Gomes da Silva só

Rui Gomes da Silva só demonstrou que tem os colhões no sítio, ao contrário destes arruaceiros que a coberto do anonimato, entram na ofensa pessoal e difamação do presidente, quando alguns deles são uns drogados e gente sem valor, que para terem amigos encostam-se ao Benfica.
Foram descobertos e estão com medo de serem chamados à justiça para provarem as difamações que têm andado a fazer?
Agora cagam-se com tanto medo que até denunciam estas coisas em blogues para se sentirem protegidos, até pelos corruptos, mas estão enganados. Sujeitam-se a serem mais perseguidos.
Vocês são tão ordinários, que na votação da Assembleia andaram a transportar votos de um lado da sala para o outro a ver se eram contados 2 vezes.
O Benfica precisa de uma oposição capaz e credível. Qual é o candidato honesto que vos quer ao lado dele?
Assumam o que dizem sem ser escondidos num anonimato ou num nik qualquer.

Incrivel

Vem um gajo para ler uns comentário de benfiquistas, e só ve é merda azul a comentar.

Vocês vivem mesmo esta merda!!!

Obrigado Gomes da Silva pelo

Obrigado Gomes da Silva pelo bom trabalho que estas a fazer nesse clube os portistas ademiram o teu trabalho,e eu como portuense,tal como tú, tambem ademiro.O FCP está bem representado nesse clube,para alem de ti temos o nosso sócio Luis F Vieira.

Aprende

a escrever, analfabeto! Ai têm? Mas desde quando é que ele é sócio do teu clube?

........................

Propaganda eleitoral sem apresentarem sequer candidatos é a mesma coisa que o famoso dialeto de rua:.....O Fulano disse me que o Sicrano lhe informou acerca de uma história que lhe foi contada por um bisavó do Armando da rua do Zé da Avenida...................................

Fundamentos??
Mostrem a puta da cara porque para falar e dizer que são anónimos é a mesma coisa que dizer que não têm estofo nem para oposição nem para liderar.....quem tem medo compra um cão
Se quiserem serem ouvidos e que vos dêem ouvidos assumam-se.....porque senão não passam de mais um grupo de ressabiados com febre de poder....

Pedro, és sócio? Se és sócio

Pedro, és sócio? Se és sócio Bota B de Bieira, o Porto e os Portistas agradecem!

Noutro contexto, o Bieira (sócio benemérito do Porto), vai para o seu 4º mandato. O 2º mandato era o da consolidação do "Miagre das Rosas", este 3º e ultimo mandato era o Desportivo (cumpriu, é Treta da Taça da Treta). Conheces o "pograma" deste 4º mandato do Bieira? Se souberes, diz aí "á gente"!

Este Bieira, é o "Eusébio dos Presidentes", tem já o dobro de mandatos do que Campeonatos, NOTÁVEL!

.......................

Se fosse sócio neste momento não votaria em ninguem...
Isto porque o Vieira fez o seu trabalho recuperando o prestigio e os "saldos" do clube, porque o Benfica apresenta um largo passivo mas tb tem muito mais activo do que tinha à cerca de 10 anos atrás, logo penso que o próprio Vieira vai-se candidatar por achar que não existe ainda ninguem preparado para o render, o que acaba por ser um tiro no pé porque ele neste momento não irá fazer mais nada e o clube precisa de sangue novo ......
Mas do que ele prometeu e ao que ele cumpriu temos que saber analisar o seguinte, o homem que pega num clube que nem do próprio estádio era dono e que apresentava um passivo de 100milhões e que se encontrava em falência técnica e transforma-o numa máquina lucrativa a nivel desportivo que detem um activo a rondar os 460milhões (mesmo com um passivo a rondar os 500 milhões) e capaz de gerar pelo menos 20 milhões de lucros por época é deveras um feito, é certo que não ganhou coisas nada de relevante mas criou condições para lutar em qualquer frente, o que falta???
Falta a consolidação dos projectos, que claramente ele não é o homem para isso, falta começar a por a tal politica iniciada em 2006 ou 2007 não me lembro bem de que os jovens jogadores do clube possam atingir o patamar mais alto que é o de chegarem à equipa A Senior, faltalhe ainda passar a descontar no passivo aquilo que ganha em vendas de jogadores e em lucros.......ou seja são projectos iniciados que já atingiram a maturidade e que falta apenas que os saiba finalizar.....

MAs oh Bruxo falas tanto do Benfica........mas falemos agora do teu Porto......tem passivo tb, certo?
Quanto anos de mandato falta ao Pinto?
Quem o vai suceder?
Como vai ser essa sucessão?
Como é que o Porto factura milhões mas o Passivo continua a ser elevado o que inclusivé leva a modalidades antiquissimas do clube a serem completamente eliminadas?
Vocês falam tanto do Vieira e do tempo que ele prometeu para construir uma equipa "capaz" de ganhar cá dentro e lá fora mas esquecem-se de quantos anos esteve o Pinto para consolidar o seu projecto para o Porto...
Falam do que Vieira faz e do que deixou de fazer e de ter sido julgado e etc, mas esquecem-se de que coisas tais como quem é o maior das empresas na cidade do Porto, de quem é o dono (apesar do seu nome não constar nelas) das empresas imobiliárias etc no Porto, esquecem-se inclusive de quem é o principal accionista da empresa que é dona do espaço onde outrora existiu o estádio do Salgueiros.....
Sabes de onde o Pinto da Costa o Salvador e o Vieira se conhecem?
Sabes que o Vieira era sócio do Porto por causa das negociatas feitas com os amigos Salvador e Jorge Nuno na década de 90, porque o antigo estádio das Antas era o unico sitio seguro o suficiente para meterem lá 4 ou 5 putas para alegrar os "espanhóis" e umas gramas de coca na mesa...............não sabias?
aiaiai há muita coisa que vocês não sabem, mas nós benfiquistas ao menos temos consciência do que é o Vieira, mas como presidente do Benfica nunca viu um chavo de tal cargo, usou-o para umas negociatas no Brazil, verdadinha.....então e o Pinto que chula o Porto com um vencimento brutal e ainda por cima usa o cargo para as mesmas negociatas que o outro................
Vocês sabem lá o que é o Pinto da Costa, mas tb só o saberão quando ele sair dali, porque enquanto ele lá continuar ninguem o tira do pedestal, agora quando ele sair...................falamos depois :)

Oh Pedro...

Oh Pedro a tua paciência para estar com tanta conversa é de enaltecer mas, não me parece assim tão
importante. Desculpa lá mas, é o que eu penso...Quanto ao Benfica, deviam/devíamos todos dar alguma
atenção e tentar que as coisas se passasem de forma mais equilibrada. Se não, vejamos: Qualquer dos
passivos sejam de quem forem, são reais. E os activos também o serão? Façamos um pequeno exercício
sobre os nossos activos, os que ainda os têm como é evidente. Eu tenho uma casa à qual atribuo o valor
de 100.000 mas, se precisasse de a vender quanto obteria? Penso que estou a fazer-me entender e por
isso, acho que devemos ter mais atenção ao que se afirma...Quanto ao futuro do Glorioso penso que o SLB
não precisa de um novo presidente nem uma nova equipa de gestores mas, é imperioso e importante que
enveredem por outro paradigma de gestão para evitar um hipotético descalabro ainda maior tal como este
triste país não precisa de outros governantes mas sim que passem a governar de outra forma que não a
que tem vindo a ser seguida...Poderia continuar a desfiar muitos mais exemplos mas, por ora é suficiente
e se quiseres responde-me dentro do contexto que apresentei.Cumprs. e saud.desportivas e benfiquistas.

....................................

Oh Águia, já no outro dia tivemos semelhante conversa por isso não adianta dizer mais nada, peço apenas que faças uma reflexão e que revejas tudo o que é património do Benfica e faças a contabilização por alto, e outra coisa o passivo do Benfica em 1999 era altissimo em comparação ao Activo porque o activo que o Benfica tinha estava baixissimo obrigando o clube a entregar como garantia o Estádio da Luz, o Vilarinho quando entrou no Benfica injectou uns bons milhares senão milhões do bolso dele para arrancar com alguns projectos e acima de tudo para pagar dividas a fornecedores a colaboradores e a bancos, entra depois o Vieira que tem outro arcaboiço empresarial para transformar o Benfica numa máquina lucrativa, por o clube a facturar e a criar mais valias, falta apenas agora alguem que faça consolidação de tudo, ou seja alguem que estabilize o passivo do clube e que complete o ciclo desportivo que o ~Vieira não conseguiu, porque quem sabe um pouco de contabilidade vê e sabe o que o Benfica fez...
1º Presidente - Estabilizou clube, pagou dividas, limpou o nome do clube e deixou um clube económicamente viável para o seu sucessor
2º Presidente - Fez crescer o clube em toda a sua estrutura, tornou o clube numa máquina lucrativa, tornou o nome do clube uma marca conceituada no que diz respeito a marcas desporto, criou condições de auto sustentação em termos desportivos com a criação de uma academia para a formação, deu uma nova vida ao clube tornando-o novamente respeitado na europa, não conseguiu o reconhecimento desportivo com titulos mas alcançou alguns patamares que até à 7 anos atrás estavam longe daquilo que a maioria dos benfiquistas sonharia...
3º Presidente- Estabilizar financeiramente o clube, tornar o clube ganhador a nivel nacional, tornar o clube num exemplo a seguir no que diz respeito a rentabilização de activos com a aposta na academia e comprando apenas jogadores que tragam qualidade acrescida ao plantel, tornar o nome do Benfica grandioso novamente na Europa, tornar a marca do clube conhecida e reconhecida a nivel mundial, tornar o clube ganhador na europa.................

Enfim...

Enfim Pedro, não valerá a pena estarmos a degladiar-nos com opiniões próprias mas, a pergunta
muita concreta e, sobre perguntas concretas eu gosto de dissertar, pergunto: Achas que com tais
formas de gestão estamos no caminho certo? Infelizmente, repito que tal como este triste país não
será com tais formas de gestão/governação que a coisa irá ao sítio...Reitero os meus cumprimentos.
P.S. Até poderia dar vários exemplos, maus, nas últimas contratações, para não ir mais além.

Outra questão, esses activos

Outra questão, esses activos estão pagos? E há dinheiro para pagar esses mesmos activos?

................................

Os activos do Benfica estão pagos e os que não estão têm garantias de pagamento................

E

os vossos estão pagos?