Benfica condenado a pagar indemnização por Fehér ao FC Porto | Relvado

Benfica condenado a pagar indemnização por Fehér ao FC Porto

 


Benfica condenado a pagar indemnização por Fehér ao FC Porto
O Benfica vai ter de pagar ao FC Porto uma indemnização de 600 mil euros pelos direitos sobre a "formação" de Miklos Fehér. A decisão foi proferida pelo Tribunal Constitucional.
Segundo notícia avançada pelo jornal "Público", o Benfica vai ter de pagar 600 mil euros ao FC Porto pelos direitos que detinha sobre a "formação" de Miklos Fehér, o atleta húngaro que assinou pelo clube da Luz na época 2002/2003 e que morreu em campo em jogo contra o Vitória de Guimarães.

Os juízes-conselheiros do Tribunal Constitucional (TC) defendem que o regulamento da Liga de Clubes, que prevê o pagamento de uma indemnização, não é inconstitucional, mas os magistrados não se pronunciam sobre as restantes inconstitucionalidades alegadas pelo Benfica.

O clube foi também condenado no pagamento de custas judiciais, por ter interposto um recurso considerado inútil, no valor de quase dois mil euros. Aos 600 mil euros que serão pagos ao FC Porto, acrescem juros de quatro por cento ao ano, desde a data dos factos.

O TC deu como ponto assente a assinatura de Fehér pelo FC Porto, num contrato de quatro anos, avança o jornal. No término desse contrato, e já sabendo da intenção do Benfica de assinar com o atleta, o FC Porto propôs a renovação. Fehér não respondeu e assinou pelo clube da Luz por outros quatro anos.

O FC Porto tentou então reclamar os direitos sobre o jogador, por via judicial. O clube apoiou-se no artigo 18.º do Contrato Colectivo de Trabalho e o artigo 212.º do Regulamento Geral da Liga, que consagra o direito de um clube receber uma indemnização pela formação de um jogador, mesmo estando este em fim de contrato.
O Benfica contestou o artigo, classificando-o de inconstitucional e alegando violar um direito comunitário.

Esgotado o recurso, a sentença deverá tornar-se definitiva assim que transite em julgado.

Benfica:

Comentários [79]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Dada razão total ao Porto

Para os interessados, o acórdão do TC é de 8 de Maio e está neste link: http://www.tribunalconstitucional.pt/tc/acordaos/20070181.html. Não falem em perseguição ao Benfica, é normal que os advogados das partes tenham sido notificados do acórdão durante a semana passada e que, por isso, a notícia saia hoje.

Correcção

Como é evidente, o acórdão é de 8 de Março e não de Maio

Venham agora com o choradinho!

Aí está a prova de quem é que perto dos clássicos "manda" sair coisas nos jornais para destabilizar! Venham agora os portistas dizer que é a especialidade do Benfica. Pelos comentários que li toda a gente assumiu que é verdade, eu mesmo assim tenho as minhas dúvidas, só quando vir alguém do M. Público a comentar aí sim terei a certeza. Cumps.

coitadinhos,os jogadores do slb estao muito

afectados agora,porque o slb tem que pagar indemnizacao ao fcp. por favor,poupa me...

Re: Venham agora com o choradinho!

Vê o meu comentário mais abaixo.

Re: Re: Venham agora com o choradinho!

Li na diagonal e não entendo, se o acórdão é de 8 de Março só foi recebido na semana passada e mesmo assim ninguém se pornunciou? É muito estranho

Re: Re: Re: Venham agora com o choradinho!

O acórdão é de 8 de Março de 2007 (quinta-feira), a notificação do acórdão aos advogados só deve ter ocorrido na semana passada (de 12 a 16 de Março), por isso é natural que só saia uma notícia nesta semana (hoje é apenas dia 20. É perfeitamente normal uma sentença demorar 5/10 dias a ser notificada às partes, por isso é que digo que não houve qualquer perseguição

Re: Re: Re: Re: Venham agora com o choradinho!

Mesmo assim parecem-me muito convenientes os espaços temporais, mas és capaz de ter razão. De qualquer maneira não entendo o seguinte, se os advogados receberam a notificação na semana passada não haver nenhuma reacção. Cumps.

deviam era ter vergonha

fizera tanta gerra pello dinheiro depois de o jogador ter morrido. aquele pinto da costa nem apareçeu no funeral do feher e depois quer dinheiro. acho que o benfica devera pagar mas fico triste por estas atitudes

Re: deviam era ter vergonha

Os representantes do benfas apareceram no funeral do Hugo Cunha?

Re: deviam era ter vergonha

Guerra? o SLB é que andou eternamente a recorrer para não pagar o que devia. Agora chegaram ao fim da linha.

e achas que o pinto da costa iria para um sitio

onde era insultado por tudo e por todos?

Re: deviam era ter vergonha

o processo ja andava nos tribunais ainda o feher estava vivo...

Ora nem mais...

Ora nem mais... Vá, tratem lá de vender a capoeira do Seixal para terem dinheiro pra pagar, porque pelo que consta nem para o papel higiénico existe dinheiro!

Re: Ora nem mais...

olha que nao. ouvi dizer por ai que o benfica esta entre os clubes mais ricos do mundo. e tambem acho que e a unica equipa nas competiçoes europeias portanto acho que nao vaiter problemas em pagar

Specturação

Este comentário...puro escarro!!!

Re: Specturação

eu fiquei mais com vomitos

Re: Benfica condenado a pagar indemnização por Fehér ao FC Porto

Se assim é, há que pagar, embora me faça espécie pensar-se em negócios relativamente a um jogador que morreu há 3 anos. E faz-me pensar noutra coisa: é que isto é a sentença relativa a um recurso interposto por depois de se saber uma 1ª decisão...na véspera do jogo em que o húngaro caiu.

Tristeza

O Porto até pode ter direito a algum dinheiro, mas fico com pena que se fale em indemnizações e em dinheiro quando morreu uma pessoa. Cumprimentos.

nao mistures as coisas,uma coisa nada tem

a ver com a outra. antes do feher morrer ja o fcp tinha metido este caso no tribunal.

Quando há um acidente de viação

Por exemplo, pode haver direitos a indemnizações e não só para os herdeiros. É um argumento demagógico. Esta acção foi instaurada em vida do Feher, e o Tribunal Constitucional veio dar razão ao Porto, apesar do patrocínio em sentido contrário da generalidade da imprensa...

Re: Tristeza

Pois que lindo. Então para ti as heranças nunca se devia dividir nem receber visto essa pessoa ja ter partido.

Re: Re: Tristeza

mas que eu saiba o benfica nao e familiar do porto portanto acho que nao deves conparar com eranças

Re: Re: Re: Tristeza

Por isso mesmo, é que nem heranças é

Re: Re: Tristeza

Não foi isso que eu quis dizer...acerdita que já estava a espera que me dessem essa resposta, lol, só não acerto no Euro Milhões.

chama-se "lama"

e é onde estamos a arrastar-nos.

Re: chama-se

Tu talvez eu e os meus não de certeza

Afinal isto é falso...

Para João Correia, advogado dos encarnados, “não é o acórdão do Tribunal Constitucional que vai obrigar o Benfica a pagar seja o que for”. E, em declarações ao CM, sublinha que os conselheiros “limitaram-se a pronunciar-se sobre a constitucionalidade de um regulamento da Liga e não sobre a razão das partes.“ Parece que esta noticia é falsa... O caso ainda não acabou... Baralha e volta a dar... LOL

Bem...

Se devemos o dinheiro, temos de o pagar... Agora se fosse a situação inversa, já haveria por aí muito choradinho a dizer que o Benfica só estava interessado na vertente económica e que não valorizava a vida de um atleta. Só a minha opinião ----------CUMPs

Advogado do Benfica diz que clube nada tem a pagar

João Correia, o advogado que representa o Benfica no diferendo que opõe os lisboetas ao FC Porto no âmbito da transferência do malogrado futebolista húngaro Miklos Fehér para a Luz, em 2002, reiterou hoje que o clube da Luz «nada tem a pagar ao rival». Para João Correia, a notícia divulgada hoje pelo Público que diz que o Benfica terá de indemnizar o FC Porto em 600.000 euros «é rigorosamente falsa», uma vez que o Tribunal Constitucional não se pronunciou sobre a questão da compensação pelos direitos de formação exigidos pelo FC Porto.