Benfica: Álvaro e Inácio aprovam Melgarejo a lateral | Relvado

Benfica: Álvaro e Inácio aprovam Melgarejo a lateral

Exclusivo: Dois dos maiores defesas esquerdos da história do futebol português lembram que também fo
 
Melgarejo festeja (Gil Vicente-P. Ferreira)
Lusa

Jorge Jesus está a trabalhar Melgarejo na posição de defesa esquerdo, tentando fazer do jogador que esteve emprestado ao Paços de Ferreira um "novo Fábio Coentrão".

O Relvado falou com dois dos melhores defesas esquerdos da história do futebol português que também foram adaptados à posição, para tentar perceber se Melgarejo poderá dar um bom defesa esquerdo.

Álvaro Magalhães, jogador que durante tantos anos ocupou o lugar no Benfica e Augusto Inácio, ex-futebolista do Sporting e do FC Porto, acreditam que isso seja possível mas defendem que os encarnados têm de contratar mais um jogador para a posição, pois Melgarejo e Luisinho não chegam. Algo que, de resto, o Benfica está a tentar fazer.

"A adaptação do Melgarejo é uma opção na qual ainda não tinha pensado, mas pode ser que resulte. Aliás, eu próprio não comecei como defesa esquerdo e depois fiz uma boa carreira na posição...", começa por referir Álvaro Magalhães ao Relvado, recordando que era médio centro e até lateral direito antes de ser defesa esquerdo.

O ex-treinador do Nacional de Bengala acredita que Melgarejo "pode ser bem trabalhado e dar um bom lateral, como Jorge Jesus fez em relação ao Fábio Coentrão". Mas avisa que o Benfica "terá de ir ao mercado buscar mais um jogador, pois irá estar em muitas frentes". Algo que não duvida irá acontecer mais cedo ou mais tarde, "pois o presidente e o Rui Costa estão muito atentos ao mercado".

Inácio concorda: "Seria um risco iniciar a época apenas com o Luisinho e com o Melgarejo. Por vezes, estas adaptações não se conseguem num curto espaço de tempo. Lembro que o próprio Fábio Coentrão demorou..."

De acordo com Inácio, Marcos Rojo, ultimamente mais falado para o Sporting, "não seria uma boa opção para o Benfica, pois é um jogador que atua essencialmente como central".

Augusto Inácio diz esta possível adaptação de Melgarejo coloca-se "devido à falta de alternativas para o lugar no plantel do Benfica". Mas sublinha que poderá ser uma boa adaptação. "Eu também era extremo e recuei com sucesso para defesa... O mesmo aconteceu ao Fábio Coentrão e a outros jogadores", lembra.

De resto, o ex-treinador do Vaslui defende que "é mais fácil um extremo adaptar-se a lateral do que o contrário". E elogia Melrarejo. "Destacou-se no Paços de Ferreira, é certo que a extremo esquerdo, mas demonstrou ter garra, vontade, espírito de sacrifício e resistência, três caraterísticas importantes num lateral". E lembra que Luisinho, outra opção para a posição na Luz, "também era extremo no Desportivo das Aves".

Inácio frisa no entanto que "a adaptação poderá não ser fácil e Melgarejo terá de ganhar rotinas na posição e, principalmente, é preciso tentar perceber se ele consegue cobrir o espaço central da defesa, uma qualidade essencial num lateral".

As qualidades que se exigem a um lateral

Álvaro elogia Luisinho, considerando-o "um bom jogador", mas avisa que "jogar no Paços de Ferreira não é o mesmo que fazê-lo no Benfica". Por isso, acrescenta, "não basta vir para os jornais dizer que se tem grande vontade de ganhar, ele terá de provar dentro de campo que tem pujança para defender a camisola do Benfica".

O antigo defesa dos encarnados lamenta que "todos os anos seja o mesmo problema para encontrar um bom defesa esquerdo" e ainda se questiona o que se terá passado para que Capdevila tenha sido tão pouco utilizado na temporada passada. "Só Jorge Jesus poderá explicar porque optou por Emerson. Capdevila era e é um bom jogador, mas não teve oportunidades", aponta.

Álvaro lembra os seus tempos no Benfica, em que fazia o corredor esquerdo vezes sem conta durante os 90 minutos. "As pessoas diziam que eu e o Veloso [o lateral direito do Benfica na altura] éramos malucos. Mas não, nada disso! Sabíamos defender e atacávamos melhor ainda. Hoje em dia, há muitos laterais que chegam ao meio campo e param!", atira.

Já Augusto Inácio defende que as exigências que hoje em dia se colocam a um lateral são superiores às do seu tempo como jogador. "Na minha altura, preocupávamo-nos essencialmente em defender. Hoje em dia não, há uma correria constante pelo corredor, um lateral moderno tem de defender e atacar bem, ser agressivo. Mas há poucos assim no mercado... O Maicon, do Inter Milão, e o Fábio Coentrão são dois bons exemplos do que deve ser um lateral", sublinha.

De resto, na opinião de Augusto Inácio, "não existe um único lateral esquerdo que se destaque no campeonato português".

Benfica:

Comentários [28]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Acho que se vai perder um bom

Acho que se vai perder um bom extremo para (hipoteticamente) ganhar um simples defesa esquerdo. Se o Jorge Jesus usasse o "trabalho" para fazer dele um extremo fenomenal, seria muito melhor.
A ver vamos se me engano

fenómeno

que inteligencia, e anda os tiricas a ganharem 20 milhões e vão para o adaptas , ,

Noticia correcta

O JJ quer um novo fábio cúentradas, para depois dizer:"Fui eu que não sei o quê".

Ai que confusão

que para aí vai...Primeiro entrevistam ex defesas esquerdos para dizerem o que todos podem dizer, isto é:
Pode ser que resulte...Segundo acho muito estranho que tenham contratado um defesa esquerdo, leia-se
Luisinho e agora vão adaptar outro, aparecendo opiniões de comentadores benfiquistas a dizerem que é
por falta de opções esta adaptação. Por fim e como muito mais importante, como é que um clube como o
SLB ainda anda ás apalpadelas para construir o plantel?Cumprs.e saudações desportivas e benfiquistas.

Sou portista, mas tenho que

Sou portista, mas tenho que estar solidário.... fodasse....foram entrevistar 2 gajos para encher este chouriço.
Isto é desinformação de alto quilate. Muita qualidade mesmo.

Já agora....esta noticia nasce a respeito de quê? Deu-vos na pestana, há fumo vindo do JJ???

É o que eu digo. O profissionalismo em Portugal é de um amadorismo impressionante!

assim, só de cabeça...

Diaz
Rojo
Taiwo
Siqueira
Didac Villa
Armand Traoré
.
.
.
Melgarejo :)

é só tiros na imprensa, a ver vamos se algum acerta no alvo.

Estou a habilitar-me a ser

Estou a habilitar-me a ser perseguido, caso faça um comentário neste tópico :)

Concordo com Álvaro e com inácio eheh.

Se eu fizer uma piada (má!), aqueles marrãs vêem ao meu encontro? ...
Desde meados de Junho que não lhes dirijo a palavras mas eles continuam a marrar contra a parede :)
Força :)
Abraço para Rentería II e Nélson Oliveira.

Renteria II

Como conseguiste encaixar o Jackson Martinez neste comentário??

És outro que alinha nisso?

És outro que alinha nisso? Ehehe. Não sou nenhum adivinho mas estou em crer que vocês são engolir sapos com o Martínez.. Sou eu que confio no rapaz, não sei..

tenho sempre essa aspiração :)

Não o conheço nem nunca o vi jogar. E no caso dos ponta de lança, aprendi a só tecer juízos após uma sequência de 5 jogos a titular.

Dás a tua confiança assim de mão beijada??

PAH!

O curioso é que quando o Falcao veio para o FCPorto, era apelidado de Farias II pelos sábios do futebol... depois engoliram o sapo, mas que sapo! LOL Muito gostam de mandar farpas sem sequer ter visto o tipo jogar, depois fazem figurinhas patéticas......... LOL

sábios??

A única comparação que ouvi foi do esilo de jogo ser muito parecido com o do Nuno Gomes antes da lesão.

agora compreendo porque INÁCIO

NUNCA SERÁ UM BOM TREINADOR, então este cabeçudo apesar de nabo é mentiroso , no sporting desde os juniores foi sempre D.E. depois diz que rojo não é o jogador que intere-se ao benfica COMO L.E. porque atua como central,,,,,,,,,,,, um jogador por aquilo que é visto saber joga nestas duas posições ,,,, e quer dizer que é preferivel adaptar uma avançado do que o um central para D.E. ,,,,,,,,,, COMO É ESTE GAJO TREINADOR ,,,,,,,,,,,,, POR ISSO É D ANGOLA ROMÉNIA IRÃO EM MESES VEEM QUE NÃO ES TREINADOR

não foi o último campeão pelo

não foi o último campeão pelo Sporting? Foi foi.

Um central adaptado a lateral não tem mentalidade nem resistência (a grande maioria) para dar a profundidade que se quer nos novos laterais, daí se adaptar um médio-ala a lateral com alguma regularidade.

Antigamente era ao contrário porque o que se exigia de um lateral era que defendesse.

ultimo foi boloni ,, inacio acabou trabalho de mataraze

e o que é isso não ter mentalidade nem resistencia, tenho curso de treinador 3º nivel , pois fique sabendo , que qualquer treinador no mundo quer quem defenda melhor que ataque , por isso porto paga bem pelos laterais , veja o danilo e o pereira quanto custaram

acho que

sim...ou foi ele ou foi o Bologni

sinceramente

ao que leva o desespero por um lateral esquerdo.

Vou pegar no meu carro e adapta-lo a barco, para as ferias...

A ser verdade, estamos sujeitos a duas coisas:

- Ou perdemos um bom avançado e ganhamos um bom lateral
- Ou perdemos um bom avançado e estragamos a carreira do Melgarejo

Mas tu acreditas nisto?

Melgarejo está a ser utilizado a lateral por falta de opções. Provavelmente o Jesus achou que podia preencher esta posição enquanto não chega o reforço. Fez isto no ano passado, com o David Simão por exemplo.

Deus te oiça Ramzi

eu tambem tenho duvidas, Dai o meu "a ser verdade".

O que dizes faz sentido, visto termos extremos a mais e laterais a menos...

Bem..o Rui Patricio nos treinos da Seleção tambem jogava a defesa esquerdo...

Vamos ver

Piada do dia

"não existe um único lateral esquerdo que se destaque no campeonato português"
Álvaro Pereira, Alex Sandro e Insua são o quê?

PIADA É FAVOR

umdiz no meu tempo eu eo velosos faziamos o corredor um milhão de vezes os laterais atacavam muito , o inacio já diz no meu tempo os laterais não subiam muito,,, são do mesmo tempo vamos lá entendeer estes dois senhores ,alvaro diz todos os anos se questiona um bom lateral ,, mas um recente campeão do mundo não é um bom lateral

...

O Alex Sandro destacou-se muito, realmente...

É fraco?

Fez uma boa recta final de campeonato. Um jogador muito talentoso.

na reta final

com tudo decidido, e muito menos pressão. Não estou a ver como se possa ter destacado. Só se for pelo preço do passe e meses no estaleiro.

Gostei de o ver no ataque, bom na fase ofensiva. Mas a defender...ui ui. Ainda tem que comer muita sopinha.

Não disse..

..que se tinha destacado. Agora não tenho duvidas que estamos perante um atleta talentoso.

...

Não é fraco, mas daí a ter-se destacado.

Não estou a ver...

...Melga a lateral,mas quem sabe. O que acho estranho é que o benfica ainda esteja numa de inventar laterais esquerdos.

Este paraguaio é um excelente jogador.

Oh meu deus...

E eu ainda dou cliques a este fórum...