Benfica: Agressão de adepto a bandeirinha deve dar em multa | Relvado

Benfica: Agressão de adepto a bandeirinha deve dar em multa

 


Benfica: Agressão de adepto a bandeirinha deve dar em multa
A Comissão Disciplinar (CD) da Liga de Clubes analisa na reunião de terça-feira a invasão de campo protagonizada por um adepto do Benfica durante o clássico com o FC Porto. O homem, alegadamente natural de Vila Nova de Gaia, entrou em pleno relvado e apertou o pescoço ao árbitro-assistente José Ramalho. A CD deverá classificar a infracção como leve, ficando-se pela aplicação de uma multa.




O facto de a partida na Luz ter prosseguido sem qualquer paragem, independentemente da entrada no relvado do adepto benfiquista, servirá como atenuante. O caso deverá ser enquadrado no Artigo 148.º do Regulamento Disciplinar (RD) que respeita às «infracções disciplinares leves» e que determina uma multa de 1250 a 2500 euros.

Para haver azo à interdição do Estádio da Luz de um a três jogos e uma multa mais avultada de dez a 20 mil euros teria que verificar-se
uma agressão com «lesão de especial gravidade», conforme se aponta no Artigo 146º.


O RD esclarece que uma lesão de «especial gravidade» é aquela que prive a vítima de «importante órgão ou membro», que a desfigure «grave e permanentemente», que lhe afecte decisivamente «a capacidade de trabalho, as capacidades intelectuais ou de
procriação
», que lhe provoque «doença particularmente dolorosa ou permanente, ou anomalia psíquica grave ou incurável» ou que motive «perigo para a vida».

O caso em apreço não teve contornos de tamanha relevância, pelo que a situação deverá valer a mera multa aos encarnados. De qualquer forma será fundamental para a avaliação da infracção o relatório de jogo do árbitro Jorge Sousa.

Individualmente, o adepto vai responder em Tribunal e, ao abrigo da Lei 16/2004 que visa combater a violência no desporto, o homem poderá ser proibido de assistir a jogos no Estádio.



Benfica:

Comentários [137]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Apresentação e Estreia

Boa tarde a todos! Há algum tempo que frequento, enquanto leitor, este espaço. Muitas vezes pensei integrar de forma escrita os debates que por aqui se desenrolam. Contudo, e muito por culpa do fanatismo desmedido de alguns membros do relvado, tenho-me remetido ao silêncio. Ganhei coragem, e resolvi registar-me! Sou adepto do Sport Lisboa e Benfica, e membro de uma das suas claques. Vivo o meu clube à minha maneira! No estádio canto, grito, choro, sou fanático, sofro de clubite aguda, e sou faccioso… mas em casa, consigo ser ponderado, isento, humilde e desportista, na verdadeira essência da palavra. Como não vou comentar qualquer artigo directamente das bancadas do estádio da luz, espero poder contribuir de forma positiva para a evolução e bem-estar do relvado. Não procuro conflitos, rivalidades, e muito menos inimigos…espero apenas poder expor as minhas ideias de forma saudável, não deixando de lado o meu grande benfiquismo…Por muito isento que tente ser… tenho na alma uma chama imensa! Quanto ao artigo… Não sei se será um castigo justo… Como o arbitro assistente disse, o que se passou foi uma “vergonha”. Pelo menos a mim, enquanto adepto de futebol, envergonhou-me. Contudo, penso que uma interdição do estádio também não seja a melhor medida, visto ser um castigo excessivo para o clube, que não é o único culpado. Sendo um clássico, a segurança tem de ser muito mais apertada. E o Benfica não tem controlo total sobre a segurança do estádio. Cabe aos seguranças levarem o seu trabalho a sério! Não pode haver falhas de segurança! Concordo com uma multa! Alta, muito alta! A ser paga pelo Benfica! E concordo que este adepto seja proibido de assistir a qualquer jogo do Benfica. Muitos rivais vão dizer: “Ah…se fosse noutro estádio caía o Carmo e a Trindade!” Lembram-se de um Sporting vs Benfica em Alvalade quando isto aconteceu? http://www.youtube.com/watch?v=0uwNTl5ViTs O que aconteceu ao Sporting? Qualquer um dos casos, é muito grave! Não pode acontecer! Encontrem-se (todos) os culpados e que sejam castigados de forma exemplar! Cumprimentos redSea

Re: Apresentação e Estreia

Bem vindo, caro rival amigo. Eu não sou daqueles Portistas que só tenho olhos para o meu clube, gosto de discutir futebol, o meu clube é o FCPorto e a Académica, porém o grande clube é a Académica, o FCPorto é secundário mas a verdade é que gosto de ver e discutir futebol bom e espectacular. Sejas então bem vindo. Quanto ao artigo, penso que o adepto estava claramente exaltado, que não deveria ter feito o que fez, mas acabou por o fazer e agora tem de arrecadar com as consequências, pois provavelmente o Benfica e o próprio adepto vão ter grandes multas, e agora é esperar e não especular. Penso que terão de proibir o adepto de voltar ao estádio da luz por um ano(todos cometem erros) e pagar uma ligeira multa. Bem vindo e cumprimentos para os relvas

Re: Apresentação e Estreia

O que aconteceu ao Sporting? Antes de mais, acho que há a lamentar o facto de três ou quatro jogadores do Benfica, que estavam a aquecer, terem passado os minutos seguintes ao golo do Benfica a fazer manguitos para a superior sul. Eu vi, porque o meu sector é aí (ainda que não na Juve Leo), ninguém me contou. Era bonito que o saber estar partisse primeiro dos jogadores, mas ninguém se preocupou em condená-los pelas suas acções provocatórias. Depois, a acção, primeira, pode ser idêntica, mas o efeito não o foi. Ou seja, ninguém foi agredido, nem sequer perto disso, aquando desta invasão. No sábado, no Estádio da Luz, um adepto do Benfica entrou no relvado e mandou um caldo no fiscal de linha. Considerando aquilo uma agressão, é óbvio que, num caso,existiu agressão a um membro da equipa de arbitragem, e no outro não houve agressão a ninguém, nem sequer a polícias. A que propósito vem a comparação?

Re: Apresentação e Estreia

Manguitos para a claque...claro! Eu tenho a certeza que não foram insultados pela claque... Esses jogadores tinham muitas razoes para sorrir antes do golo de Gio, porque estavam em 3º lugar(fora da champions). A agressão deu-se instantes depois do golo... Mas a questão não é essa! A que se deve a comparação? Falta de segurança! O Porto foi condenado por tentativa de corrupção...Achas que aquele senhor que entrou em campo com um ferro ia fazer festinhas a alguém? Dúvido... É uma invasão de campo...e Policias foram empurrados e atropelados invadiram o campo! É reprovável...e o campo não foi interdito! Cumps redSea

Re: Apresentação e Estreia

Ah, ok. Não cabe aos jogadores de futebol ter um papel distinto do de qualquer adepto arruaceiro e, por isso, devem responder a injúrias com provocações. Parabéns. Quanto ao resto, parecem-me óbvias as diferenças. Se eu me meter a correr atrás de alguém e cair no entretanto, não levo a mesma pena que alguém que vai atrás de alguém e o agride. Mas, para ti, é tudo igual. Paciência.

Re: Apresentação e Estreia

Não cabe aos jogadores de futebol ter um papel distinto do de qualquer adepto arruaceiro e, por isso, devem responder a injúrias com provocações. Parabéns. Atenção!Estas palavras são tuas! Não ponhas palavras na minha boca! Quanto à comparação, para mim faz sentido! São duas invasões de campo, e ambas têm de ser evitadas! A culpa não é SÓ do slb, nem SÓ do scp! Ambos os clubes deviam ser exemplarmente castigados! E essa comparação servia para facciosos sem noção da realidade...queres mesmo enfiar a carapuça?É que tinha uma ideia diferente de ti! Cumps

Re: Apresentação e Estreia

As palavras são minhas, mas com base na tua desculpabilização dos jogadores do Benfica que provocavam a claque do Sporting. De resto, as situações são comparáveis apenas porque são ambas invasões de campo por elementos estranhos ao jogo. Num caso, essa invasão foi resolvida prontamente e sem agressões. No outro caso, não foi, houve "agressão" (calduça, vá) e o invasor até pôde voltar calmamente para o seu lugar. Não estou, com isto, a querer dizer que o Benfica deve ter o seu campo interdito (para isso existem os regulamentos que confesso desconhecer, mas que, pelos vistos, mudaram muito nos últimos anos). Estou a apenas a destacar as profundas diferenças (ou diferenças profundas, se preferires) entre uma invasão e a outra. Que é de evitar, isso toda a gente concorda.

Benvindo

Espero ser a esta a primeira de muitas discussões saudáveis. "E o Benfica não tem controlo total sobre a segurança do estádio. Cabe aos seguranças levarem o seu trabalho a sério!" É evidente que tem que ter controlo, e responsabilidade. Se o clube coloca barreiras, fossos, seguranças, stewards, redes, ou qualquer outra medida, é evidente que enquanto clube é o responsável pelo recinto. Se não tem controlo, então tem que abdicar de organizar eventos desportivos na sua casa. Desculpa as palavras duras de introdução, não leves a mal, às vezes sou frontal demais. Para mim a interdição é um castigo demasiado forte também. Para mim o ideal seria a interdição, mas sob a forma de pena suspensa por 6 meses. Ou seja, o clube não recebia castigo, mas se houvesse reincidência (leia-se se não tomasse providências para que não se repetisse), então teria que cumprir ambos os castigos.

Re: Benvindo

Boas! Sem dúvida que tem responsabilidades. E terá certamente um plano de segurança. Plano esse que é assegurado pelos seguranças do estádio, os stewards e a própria polícia. O plano de segurança é definido em conjunto pela PSP e pelo Benfica. Nesse plano são integrados as três entidades a cima referidas. Normalmente, esse plano tem uma incidência especial em torno das claques dos clubes. E nessas zonas raramente se verificam invasões de campo, ou falta de segurança. Contudo esquecem-se que há problemas exteriores às claques, e há malucos fora das claques! Onde estavam os agentes da PSP, ou os stewards quando se deu o incidente? -Estavam onde achavam que seria mais importante! Mas eu acho que é importante em todo o estádio! Mas... Não há policias suficientes... Quem destaca o número que polícias não é o benfica! A PSP sabe a capacidade do estádio e sabe que o estádio estará próximo de lotar... Concordo com o castigo que apresentas.

Re: Apresentação e Estreia

+1 Interessante

Re: Apresentação e Estreia

Ora aqui está um ponto que defendo! Moderações Públicas Obrigado

Re: Apresentação e Estreia

No antigo relvado dava para colocar moderações públicas como opção. Nessa altura tinha públicas... Nada a esconder. Abraço

Re: Apresentação e Estreia

muito Bem-vindo! Frequento este espaço há cerca de um ano, já tive outro nick com o qual já era conhecido mas cansei-me das guerras por pontos e das ambições ridiculas de chegar ao top, entao sai por uns tempos e voltei agora com este nick... Identifico-me bastante com a descriçao que fazes, tambem vou a todos os jogos no estadio da luz, vou inclusivamente a alguns jogos no estrangeiro (irei a napoles dia 18) e no estadio tenho sempre a ideia de que o benfica foi roubado, de que contra o benfica nada e falta, e que o adversario joga sempre mal, em casa tudo muda e tenho outro prisma do jogo... abraço

Eu peço desculpa

PEÇO DESCULPA À MEMORIA DO MEU PADRASTO, QUE QUANDO EU ERA PEQUENINO ELE SEMPRE ME ENSINAVA A ATIRAR PEDRAS AO ÁRBITRO E SE POSSIVEL MANDA-LO PRO HOSPITAL. EU TENTEI REBENTAR-LHE O FOCINHO MAS SÓ CONSEGUI ESGANA-LO UM BOCADINHO!! EU APANHO O PROXIMO ARBITRO NA JORNADA 3 E PARTO-O TODO!!

Cherba

Diz-te alguma coisa ... quem tem telhados de vidro devia era estar calado

Re: Eu peço desculpa

Estou contigo "força". Assim, esses gajos passariam a ter mais respeito pelo Benfica.

Ainda sou novo...

... mas vi o antigo estádio de Alvalade ficar interdito pelo menos numa ocasião e por dois jogos. Foi nos anos 90 (92 ou 93, por aí), num Boavista x Sporting, e um fiscal de linha (julgo que do Veiga Trigo) levou com uma moeda na mona ou nas costas, lançada de uma das bancadas centrais. Conclusão do inquérito: adepto do Sporting (no meio de adeptos do Boavista, pode acontecer, mas enfim...) e interdição do nosso estádio por duas partidas. Só para estabelecer um termo comparativo perante factos menos espaçados no tempo, o Benfica cumpriu um jogo de castigo aquando do incidente mortal no Jamor (apanhou dois, mas recorreu e foi só um). Lembro-me de, nas Antas, o Saber ter apanhado com moeda de 50 paus na cabeça quando ia marcar um lançamento lateral. Foi no célebre jogo dos 3 Dorivas a 2, na mais mesquinha arbitragem que alguma vez na minha vida. Nem se piou em relação a possíveis suspensões das Antas (alguma vez isso aconteceu?, pergunto eu). Ainda bem que ninguém piou, não fosse ter sido outro adepto do Sporting, agora na bancada central das Antas. Há ainda menos tempo, na Luz, o Viana levou com um telemóvel, no célebre empate a 3 para a taça. Finalmente, no sábado, um adepto do Benfica entrou no relvado e mandou um caldo no fiscal de linha. São os casos com agressões que me lembro e interdições só vi uma. Os regulamentos mudaram? Ou depende da ênfase que se dá aos casos?

Re: Ainda sou novo...

Se já aconteceram interdições das Antas?? Não quero afirmar a pés juntos, porque não ando a contabilizar as interdições de todos os estádios deste país, mas era capaz de dizer que o FCP será o clube que viu mais vezes o seu estádio interditado... Lembro-me de o Porto nos anos 90 ter "recebido" o Boavista pelo menos uma vez em Coimbra e outra em Torres Novas, o Estrela da Amadora e o Estoril igualmente em Coimbra... e isto é apenas aquilo de que me lembro de momento...

Re: Ainda sou novo...

anos 90? em pleno apito dourado, nao acredito

Re: Ainda sou novo...

paciência...

Re: Ainda sou novo...

chippo, não me lembro mesmo. E vejo futebol, a sério, desde para aí a época 89/90. Não estou a dizer que seja mentira, mas não me lembro de ver o Porto com as Antas interditas. Quem souber, que esclareça aí a pequenada, sff.

Re: Ainda sou novo...

O Porto levou dois jogos de interdição e bem me lembro desse jogo - que vi ao vivo e a cores - em Coimbra com umas coxinhas ao redes do Porto a darem o empate a um golo e os apanha-bolas a voltarem aos seus lugares depois de terem desaparecido quando o FCP ganhava por 1-0... Esses castigos foram por causa do jogo das Antas em que o Benfica ganhou com dois golos de César Brito e tal castigo deveu-se ao facto dos balneários do Benfica não estar em ordem por causa de um líquido que não deixava ninguém respirar tendo os atletas tido que se equipar nos corredores... Esse castigo foi o mote para as célebres manifestações na Av. Libardade onde se encontrava na altura a sede do FCP, mesmo ao lado da C.M., aliás foi nessas manif`s que se tornou famoso o grito "eu só quero ver Lisboa a arder"...

Re: Ainda sou novo...

Acho que jÁ me lembro. O Pinto da Costa até deu uma espécie de comício inflamado no Governo civil. Mas se me permitem a minha colherada, também o Benfica já teve de jogar em estádio emprestado, na época de 94-95, em Torres Novas, contra o Tirsense. Deves-te lembrar, Fanta, porque isso aconteceu por causa de uma invasão no Bessa.

Re: Ainda sou novo...

E não sei se o SLB teve que jogar em casa emprestada por causa de um adepto do Benfica que na Póvoa atirou uma garrafa e atingiu um dos membros da equipa de arbitragem...

Re: Ainda sou novo...

Pronto, nem estou a pôr em causa o facto de te lembrares ou não. Eu cá lembro-me desses casos, talvez também por morar numa terra onde passa a Linha do Norte e me recordar de várias vezes ter visto os comboios carregados de portistas a seguirem para SUL para verem o FCP jogar em CASA. De resto, também não me lembro de muito mais, podem até ter sido mais jogos do que esses que referi. Aquele de que curiosamente me lembro melhor até terá sido o mais distante: um FCP - Estoril na primeira jornada da época 92/93 disputado em Coimbra; recordo-me desse jogo, porque o único golo foi marcado por um jogador que para mim, que era um puto na altura, era absolutamente desconhecido até então e que dava pelo nome de JORGE COSTA... acabou por me ficar para sempre na memória. Apenas fiz questão de responder à tua dúvida, porque já a vi noutros tópicos (nem sei se foste tu que a colocaste) e gosto de ver certas coisas esclarecidas antes que se tornem em mitos sem fundamento. A título de exemplo, refiro uma célebre lista do futebol português de A a Z que alguns relvas costumam colar por aqui: fala-se muito dos jogos que o FCP disputou na Maia contra equipas como o Leça e o Salgueiros, como se isso fosse um esquema para beneficiar o FCP. O facto é que esses clubes recebiam o FCP na Maia... e recebiam também o SLB... e recebiam igualmente o SCP! Motivo: melhores condições para as transmissões televisivas, mais nada. Querer-se passar a ideia que o FCP era o único "privilegiado" a poder visitar o Salgueiros e o Leça em casa emprestada é errado. Do mesmo modo é errado acreditar que o FCP iria sair assim tão beneficiado por defrontar esses clubes na Maia: é que o estádio do Salgueiros consegue ficar bem mais perto das Antas que o Estádio Municipal da Maia e quanto ao Leça deve ser ela por ela. Antes que se passe a ideia errada aqui no relvado de que o FCP NUNCA teve o seu estádio interditado, achei por bem esclarecer... Aliás, foi por já ter assistido a algumas interdições do estádio do FCP que devo ter desenvolvido uma certa aversão a essa história das interdições. Nunca percebi porque deve uma equipa e os seus adeptos acarretar com os prejuizos causados por um indivíduo ou conjunto de indivíduos, sejam eles adeptos isolados, membros das claques ou dirigentes. Eu diria que essa é uma das razões porque não se resolve nada no futebol português: é que não há responsabilização individual! No caso do adepto do SLB houve necessariamente gente que falhou. O próprio adepto, mas não só. O SLB vai acabar por pagar uma multa, mas os stewards, seguranças, membros da polícia, responsáveis pelas instalações que permitiram a sua chegada ao relvado irão ficar como se não fosse nada com eles. Mas o facto é que o assunto lhes diz respeito mais do que à direcção do SLB: foi neles que o clube depositou a confiança para evitar cenas dessas e a eles que o clube paga com esse fim! No dia em que cada pessoa seja individualmente responsabilizada pelos seus erros, em vez de nos refugiarmos na palhaçada das interdições, multas, despromoções, retirada de pontos, exclusões de competições europeias como castigo ao clube, veremos se a violência, a corrupção e a chico-espertice não abrandam seriamente... cumps

Re: Ainda sou novo...

Obrigado pelos esclarecimentos, chippo. Só mais uma achega, e em relação aos Leça, Salgueiros, Gil vicente versus Um dos três grandes: nisso, tenho a certeza que o Sporting, por imperativos de calendário ou o que fosse, defrontou bem mais vezes esses clubes (comparativamente com Benfica e Porto) no campo destes que na Maia. Aliás, nem me lembro de, contra o Gil Vicente, termos jogado fora do Adelino Ribeiro Novo (excepto em Alvalade, bem entendido).

Re: Ainda sou novo...

se não estou em erro , jogamos uma unica vez em braga contra o gil vicente . o porto lembro-me de ter jogado uma vez no adelino ribeiro novo , foi na ultima jornada do ano em que nos sagramos campeões depois da "travesia no deserto" não me lembro de mais vez nenhuma , o benfica esse nem me lembro de uma unica vez que lá tenha jogado . já no campo do salgueiros também não tenho a menor duvida que fomos a equipa dos ditos 3 grandes que lá jogou mais vezes .

ELES BEM TENTAM OCULTAR A VERDADE...

...MAS NÃO CONSEGUEM... SPORTING, O CLUBE DE PORTUGAL!!!

ahhhh, alguém se lembrou de ler este artigo ...

Estou farto de copy/past's http://www.lpfp.pt/SiteCollectionDocuments/Regulamento%20disciplinar.pdf Lei depois do 138 para baixo ... Cumprimentos

Re: ahhhh, alguém se lembrou de ler este artigo ...

"Das invasões e disturbios COLECTIVOS com reflexo" é desta k estas a falar... entao digo te o seguinte: existem muitos aki nao sabem o k dizem.. mas tu deves nao saber o k lês... Definição de "colectivo"- diz-se dos substantivos que, no singular, exprimem um conjunto de seres da mesma espécie. eu so vi um a entrar e agredir... palavra forte... uso pk o gajo nao foi fazer nenhuma festinha ao arbitro... nao vi muitos...