Benfica acusa jornalista da Lusa de tendência portista | Relvado

Benfica acusa jornalista da Lusa de tendência portista

 


Benfica acusa jornalista da Lusa de tendência portista
A Agência Lusa e o Benfica apresentaram queixas à Entidade Reguladora da Comunicação Social (ERC) no âmbito do conflito que opõe
as duas partes desde sábado passado. A agência noticiosa alega que o clube da Luz a impediu de exercer o direito à liberdade de informação. A SAD
encarnada fala em «mau jornalismo» e acusa um jornalista da Lusa de revelar uma alegada tendência portista e de distorcer a verdade.




O Benfica reporta-se a Francisco J. Marques, ex-jornalista do Jornal de Notícias e actual editor de desporto da Lusa. Num comunicado
publicado no seu sítio da Internet, as Águias frisam que este profissional lhes suscita «desconfiança», citando vários artigos por ele assinados onde
se detectará uma suposta tendência de apoio ao FC Porto.

Em causa está uma notícia da Lusa com o título «administradores do Benfica receberam 180.000 mil euros apesar do quarto lugar». O emblema
da Luz considera que «nem sempre o nascimento de uma notícia é inocente» e que por vezes «tal sucede com intenções desculpabilizantes ou dissimulatórias», recordando ainda que antes deste artigo tinham saído as notícias relativas aos prémios da SAD do FC Porto.

Quanto ao artigo escrito por Francisco J. Marques, o Benfica entende que o «jornalista conseguiu transmitir a ideia contrária aos factos que lhe
foram reportados
» e que «distorceu o sentido da notícia».

Considerando que «a Lusa desinformou» e que deveria ter «assumido o erro» e pedido «desculpas pelo desvio verificado», o Benfica
justifica assim ter impedido o acesso da Lusa às instalações do clube nos últimos dias.



Benfica:

Comentários [139]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Re: Benfica acusa jornalista da Lusa de tendência portista

se o LFV fosse outro, estava agora a ligar para os NN e a pedir para fazerem uma visita a este fdp.

Lisboa, Novembro de 2008

OH DIA HISTÓRICO. O Benfica descobriu que existem jornalistas tendenciosos e que às vezes distorcem as coisas. Eu, pessoalmente, só o tinha descoberto há QUINZE ANOS. Mas o que arroga ao Benfica o direito de decidir o que é o bom e o mau jornalismo? O lápis da censura sempre foi azul, agora querem que seja vermelho? É que só há 2 hipóteses. Caso a notícia seja verdade (e parece que é verdade que o Benfica ficou em 4.º e os administradores receberam determinados prémios) têm de meter a viola no saco. Caso seja mentira, um processo por difamação ao jornalista. IT'S THAT SIMPLE.

Re: Lisboa, Novembro de 2008

olha outro... Sabes ao menos o que é a LUSA? pelo teu comentario nao sabes mesmo

Re: Lisboa, Novembro de 2008

Oh LG, tu que és um entendido do direito Português diz-me uma coisa. Esta tentativa de colar esta verdade à outra das antas é legal? E se sim, não irá contra os princípios deontológicos do jornalismo?

Re: Lisboa, Novembro de 2008

O problema é que a notícia é uma meia verdade...eles receberam 180000 euros e ficaram em quarto lugar. Mas não receberam os 180.000 euros POR ficarem em quarto lugar e sim por resultados financeiros... O que o benfica diz é que a lusa deu a entender que os tinham recebido graças ao facto de a equipa de futebol ficar em quarto lugar..

Re: Lisboa, Novembro de 2008

se assim é se descer de divisão e derem lucro recebem na mesma?????? grande benfica..... continuai assim!

Re: Lisboa, Novembro de 2008

Sim porque supostamente os administradores da sad tratam das finanças... Repara: Se o clube der der prejuízo mas for campeão os jogadores, treinador, etc recebem um prémio e os homens da sad em princípio nada...Se o clube der lucro e descer de divisão os da sad ganham o prémio e os jogadores nada. Não sou entendido mas penso que é assim. Não passa pela cabeça de ninguém o treinador receber um prémio porque a sad deu lucro logo o contrário também não deve acontecer. Mas acontece.

E a Bola ...

record... correio da manhã... sic...rtp...tvi.. RR...Antena 1... 24 horas... têm tendência para que côr???

Re: E a Bola ...

RTP? Lol! Bom jornalismo desportivo será o dos JN, Jogo, Público, Sol, SIC, etc?

Re: E a Bola ...

Sabes o que é a agência Lusa?

Foi azar no timing

Normalmente o Vieira resolve estas coisas por outro lado. Infelizmente calhou logo no fim de semana em que a polícia prendeu os capangas dos NN e fechou a sede que estes tinham no estádio da Luz.

Re: Foi azar no timing

Quais capangas? VocÊs põem sempre o vosso exemplo quando pensam nos outros. Na Luz as claques não têm os mesmos privilégios que os SD nas Antas.

Re: E a Bola ...

Para a do Minas da Borralha.

E tendencia para inventar esta polemica?

E assim, abafar a notícia cheia de gasolina, sobre um posto de venda de droga em pleno estádio da Luz ? Estas manobras, sonsas, mediocres, de tentar abafar uma nóticia fabricando uma: Não notícia..!! E logo, com o doce de marmelo que é dirigir ao FCP..pensei que já estivesse gasta a fórmula, mas enganei-me!!São os tempos do 2 em 1 !! Ó patrão?Faz esse, e rola ai uma grama faz favor!Com tanta droga de noticias, para paraisos artificias de tapa olhos, temos disco !Rola ess ó pastor Mouro !Já te atendo ! Cya

Re: E tendencia para inventar esta polemica?

Que cromo! Posto de venda de droga na Luz, jejejejeje...

Re: E tendencia para inventar esta polemica?

Tens razão, estupefacientes!Perdi-me ao esquecer que os opiários da forma , andam aqui ! Queres uma moeda, para ver se entra melhor a realidade ? Cya

Para quem não ainda não percebeu eu explico:

A Benfica SAD tem prémios para os administradores que variam em função do desempenho financeiro da instituição - são prémios de gestão semelhantes aos de quase todas as grandes empresas. O Jornalista noticiou que os prémios recebidos eram pelo 4º lugar - o que deturpa claramente a notícia e pretende cobrir a careca de outros. Deve ser processado! P.S. Para quem não percebeu isto é apenas um dos muitos ataques feitos ao Benfica pelo grupo "controlinveste", que anda à deriva com o crescimento do Benfica (e da Benfica TV) e a perda de competitividade de empresas como a ZON.

Sim...exactamente !

As perdas da ZON estão relacionadas com a BenficaTV... ok ! Estou esclarecido.

Comportamento fascizóide

Para quem não percebeu, já não estamos no tempo do controle da imprensa. Se o Benfica tem alguma queixa contra o jornalista, que o processe, mas impedir o seu trabalho enquanto jornalista, É CRIME, PUNIDO POR LEI

Re: Para quem não ainda não percebeu eu explico:

E exactamente de que forma é que esta "farpa" (se o é) contribui para a melhoria da competitividade da Zon? Por uma estória de uns milhares de euros legitimamente encaminhados para os bolsos de uns administradores, vão porventura os potenciais consumidores de TV orientarem-se para a Zon, em detrimento de um qualquer provider alternativo mais "avermelhado"?

Re: Para quem não ainda não percebeu eu explico:

Eu não percebo. Podes explicar-me como é que uma empresa que pertence ao ESTADO está a lutar pelos direitos do Oliveira?

Vai ver o capital social da Lusa

E vê de quem é uma das maiores participações! CONTROLINVESTE! Agora percebes?

NESSA teoria de conspiração não embarco

A Impresa do Balsemão tem quase o mesmo capital social, também faz parte da grande teoria ou foram só os 23% do OLiveira que desencadearam esta verdadeira crise no Portugal do século XXI? Foi uma notícia sensacionalista e empolada, como muitas. Agora calhou-vos a vós, até têm estado com sorte este ano. Saiu noticia semelhante em relação ao Sporting, também me arranjas uma ligação?

Re: NESSA teoria de conspiração não embarco

E curiosa essa grande luta ser perceptível na forma belicosa como os Srs Vieira e Oliveira são constantemente observados juntos num estádio perto de si!

Re: NESSA teoria de conspiração não embarco

Eram vistos enquanto decorreu 2ª round das negociações. Que FALHOU novamente. E além disso há uma velha máxima que nos aconselha a ter os inimigos por perto.

O Sporting,..

não me interessa para nada! Agora enquanto benfiquista atento e razoavelmente "dentro" do assunto SEI qual a estratégia da ControlInveste. E o jornalista em questão trabalhava até há 17 dias para esse grupo.

Respondam-me o seguinte...

A questão é a seguinte: A agência Lusa mentiu ? - Se mentiu o Benfica tem razão e tem todo o direito de tentar por vias legais repor a verdade. - Se a agência lusa está a dizer a verdade não há motivo algum para este espalhafato todo e é completamente injusto que tal aconteça. Tanto quanto eu sei, não existe censura do Estado Português e muito menos de um clube de futebol.

Re: Respondam-me o seguinte...

pelos visto nao estas atento e desconheces o que é a agencia lusa. Le o comunicado todo que la ate explicam o que e a agencia lusa, que e diferente dos demais orgaos de comunicacao. Ai perceberas porque que é que erraram redondamente. Este tipo de jornalismo aceitava-se no jornal de noticias ou outros, mas na lusa não e permitido.

Re: Respondam-me o seguinte...

Sim mentiu, pois fez referência que os prémios dos administradores tinham a ver com o 4º lugar do ano passado, o que é rigorosamente mentira!

Re: Respondam-me o seguinte...

exacto, foi essa pequena distorção da verdade, que lhes valeu esta atitude!