Benfica 4-1-3-2 ou 4-3-3, qual a melhor tática | Relvado

Benfica 4-1-3-2 ou 4-3-3, qual a melhor tática

Depois de um ano falhado a nível do Benfica com o 4-1-3-2, uma coisa foi visível: os três médios ofe
 

Depois de um ano falhado a nível do Benfica com o 4-1-3-2, uma coisa foi visível: os três homens que jogavam à frente do Javi, o Salvio, o Aimar, o Gaitán tinham um papel muito cansativo e não conseguiram aguentar a época toda.

Por outro lado, há um sinal de clara mudança no futebol mundial. O Barcelona encanta o mundo com o seu futebol e o seu 4-3-3 ganha tudo que há para ganhar com dois laterais ofensivos, um trinco, dois médios organizadores de jogo e três avançados. A Espanha ganhou o Campeonato da Europa e do Mundo, com a mudança do esquema de jogo, de maneira a copiar o esquema do Barcelona.

O grande rival do Benfica, o Porto, com 4-3-3, com um trinco, dois médios centros e três avançados, ganhou campeonato sem derrotas, ainda a Liga Europa onde o Falcao foi o melhor marcador, e o Hulk que jogou muitos jogos como extremo foi melhor marcador do nosso campeonato.

Uma questão se levanta no Benfica: seria melhor trocar o esquema de um 4-1-3-2 e passar a um 4-3-3, adaptando o esquema do Barcelona com as devidas diferenças e adaptações para o Benfica?

Teríamos um Benfica a circular a bola entre todos os jogadores, a ter 70% de posse de bola no campeonato, dominando o jogo e fazendo correr o adversário atrás da bola e ainda descansando com posse de bola para que os jogadores do Benfica aguentarem uma época cansativa e longa.

Até a nível de plantel seria uma ótima escolha o 4-3-3. Temos um grande trinco o Javi Garcia, temos muitas opções de qualidade para as duas posições de médio centro - Aimar, Bruno César, Carlos Martins, Rúben Amorim, Gaítan - temos vários extremos de qualidade, como Enzo Perez, Gaitán, Urreta, Nolito e Jara. Como os extremos jogam mais à frente no 4-3-3, marcariam mais golos. Temos vários avançados de qualidade, Cardozo voltaria a ser um dos melhores marcadores do campeonato caso quiséssemos jogar com um ponta de lança fixo servido pelas alas. Ou Saviola, Jara ou Rodrigo, caso quiséssemos jogar com um jogador mais móvel na frente.

Benfica:

Comentários [7]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Não é assim que as coisas acontecem!

Os treinadores, com muito, mas mesmo muito raras excepções, têm um sistema táctico favorito, aquele em que jogam sempre e em que se sentem confortáveis. Jorge Jesus tem o seu esquema e jogará com ele seja treinador do Benfica ou do Passarinhos da Ribeira. Depois, podem fazer algumas modificações tácticas em função do adversário, fazensdo subir mais este do que aquele ou dizendo aos laterais ou só a um deles para ficarem atrás, etc, mas o esqurema geral mantém-se.
Não é o treinador que adapta o seu esquema táctico aos jogadores mas estes que se têm de adaptar, melhor ou pior ao que o técnico quer! Os grandes treinadores são os que conseguem indicar os jogadores que precisam para o seu futebol.
Só me lembro de um, José Mourinho de seu nome, capaz de treinar várioas esquemas diferentes e jogar com eles! E também sabia ir buscar os futebolistas que precisava. Chamam-lhe o "The Special One" e não é à toa!

Penso que com o plantel que

Penso que com o plantel que temos actualmente pode-mos jogar com as duas tácticas.

O grave problema neste momento não está tanto na nuance ofensiva mas na defensiva ou seja com a saida do coentrão tapamos o buraco que tinha-mos a central pois vem o Garay ( ao que tudo indica) mas vamos ficar com o lado esquerdo com um buraco. Carole bom jogador mas sem calo, Peixoto não é jogador para o Benfica e o Shaffer que gostava que lhe dessem uma oportunidade a comprar o ansaldi parece bastante interessante ou então ir buscar um jogador como o Maxwell (na lista de dispensas ao que se consta).

Pelas opções actuais (pensando já na saida do Coentrão e entrada do Garay) penso que o 4-1-3-2 seria o melhor pois não temos um lateral ainda na esquerda que possa-mos confiar no ataque (apesar do shaffer atacar mt bem ao contrario do defender).

Qual o melhor sistema?

Como podemos estar aqui a falar de qual o melhor sistema de jogo para as características dos jogadores do Benfica, se ainda não sabem quais são aqueles que formarão o plantel.
Dede, esquece, Mangalla está a vestir-se, Garay deve andar a passear com o coentrão pelas avenidas de Madrid, ansaldi ninguém sabe onde pára, danilo vão com sacos de caramelos ás compras, Cardozo deve andar a comprar agasalhos para o frio, etc, etc. parece uma equipa vagabunda, sem rei nem roque. O jogo de apuramento para a Liga dos campeões é daqui a 3 semanas e ainda não sabem quais os jogadores a inscrever para poderem participar nessa eliminatória. Será que ninguém com responsabilidades põe mão nisto? Só com um milagre esta "equipa" terá sucesso desportivo esta época. Mas alguém no seu perfeito juízo poderá pensar que este estado de coisas leva a nau a bom porto? Cambada de mentecaptos. Foram todos aos molhos para estágio sem saberem bem o que vão a fazer. Portanto, sistema de jogo?..... todos ao monte e fé em Deus, pois não vai ser com Jesus que lá vão ( nem com costa, carraça e/ou LFV). Sucesso desportivo atinge-se com método, disciplina, planeamento, rigor, liderança forte e depois com quem saiba fazer, quando, como e com quem.
Se vêm todas estas permissas reunidas em algum clube de futebol que conheçam por esse mundo fora e que normalmente não tenha sucesso digam-me. Agora vejam se isso se verifica no actual SLB? Esqueçam tácticas ou sistemas de jogo.
Esta é a minha opinião, não levo a mal quem pense de maneira diferente, só espero estar enganado, mas.....
Para se ter sorte no futebol é preciso muito trabalho e saber.

São muitos jogadores

E ainda por cima não se sabe quem fica ou sai.

Muita confusão... não precisavam disto, será das pubalgias?

Quanto ao central tb partilho

Quanto ao central tb partilho a tua opiniao, Garay era uma solução á maneira, de resto os outros dois centrais bem poderiam ser Miguel Vitor que jogou mt bem em Inglaterra e não esquecer o gigante que veio neste mercado de Inverno muito discretamente Leo Kanu(contratado ao cruzeiro 23anos 1,96m). No meio campo ainda nao sei se é assim tao necessario arranjar um box-to-box, Ruben Amorim e Matic podem fazer essa posição e até mesmo Cesar Peixoto e Nuno Coelho, claro que se Jorge Jesus procura mesmo um Ramires Danilo será a solução ideal, e até me parece uma boa contratação para o futuro, mas de certeza que muita gente correria o risco de ficar com o lugar em risco no plantel, ja la temos muita gente, mas ainda assim vejo com bons olhos Danilo no Benfica ainda que seja um alvo praticamente impossivel neste momento.
Caso se confirme a saida de Coentrão (parece q ja nao ha nada a fazer) seria uma pena se Ansaldi nao viesse para colmatar a sua vaga, acho que era um jogador q vale a pena pagar os seu 10milhoes de euros.
Na frente penso que nao é preciso mexer mais, temos um avançado q faz 20golos por epoca e outro q se tiver em forma é um jogador vital. Mora não sei mesmo o q pode fazer, mas chamam-lhe o novo Forlan, e Nelson Oliveira parece me uma boa alternativa ate pq ganharia experiencia e quem sabe se nao estariamos perante o proximo ponta de lança q a selecção tanto precisa...

Isso seria tudo mt bonito se

Isso seria tudo mt bonito se em vez de termos um mastodonte de 1,90m faco tenicamente tivessemos um ponta de lança completo q saiba sair da area, jogar com os pes mas que ainda assim conseguisse ter alguma presença dentro da area como Villa e Falcao(so para citar os seus exemplos). Cardozo não deixa de ser bom jogador mas não vejo que se enquadre nesse esquema tactico por ser limitado nesse sentido, é um ponta de lança de area e ideal para o 442 se jogar a seu lado um outro avançado de trabalho e alta kilometragem, nesse aspecto um Saviola q não se ande a arrastar é o jogador ideal.
Eu pessoalmente não consigo concordar ou discordar consigo porque tambem vejo muita vantagem em jogar com 2avançados, tal como faz por exemplo o Manchester United, Arsenal, Milan e por vezes o Real Madrid.

penso que o 4-1-3-2 é o mais

penso que o 4-1-3-2 é o mais adequado ao plantel do benfica, sinceramente. agora, de facto, acho essencial a contratação de um jogador de caracteristicas box-to-box para jogar numa ala, que seja tão bom a atacar como a defender. se bem que, se verificarmos bem o benfica tem ruben amorim, que faz essa posição perfeitamente, e agora tem matic, que parece ter muito potencial, mas ainda é uma incognita. Tenho de o ver jogar para tirar as conclusoes necessarias. depois na outra ala é necessario um jogador com caracteristicas de extremo e aí é onde o benfica esta melhor servido - nolito, enzo, urreta, gaitan e ate mesmo jara. em relaçao aos 2 avançados acho que cardozo é essencial na equipa (ou alguem do estilo dele - bendtner era uma excelente alternativa), uma vez que prende os 2 centrais, ganha bolas e guarda-as na frente. o outro avançado em condiçoes normais sera saviola, que em forma é um jogador ao nivel dos melhores.
a defesa neste momento é o sector mais preocupante, uma vez que coentrao esta na iminencia de ir embora - é absolutamente necessario contratar um defesa lateral esquerdo de grande qualidade (nesse caso ansaldi seria a melhor soluçao). do lado direito maxi é um jogador muito bom, e wass, ou muito me engano ou esta ali um muito bom jogador de futuro. quanto a questao dos centrais, é aqui que o benfica esta a pecar nesta pre-epoca. era essencial ja terem mais ou menos os centrais que irao fazer parte do plantel contratados. o luisao é um senhor jogador, mas falta-lhe um grande central ao lado - jardel é bom, mas ainda tem de melhorar em alguns aspectos, roderick é uma enorme promessa, mas necessita de jogar. miguel vitor neste momento ém uma incognita para mim, pois nao tenho acompanhado a carreira dele em inglaterra. a soluçao garay parece-me uma excelente aposta, a concretizar-se. é um jogador que vem do real, internacional argentino, habituado a grandes jogos numa liga super competitiva.
cumprimentos