Batalha campal na Suíça | Relvado

Batalha campal na Suíça

 

Andrey Brasil diz: "tudo apontava para que o 1º jogo-treino da pré-época benfiquista tivesse um desfecho positivo, mas a invasão de campo de um adepto das Águias e o que se lhe seguiu acabaram por passar uma imagem muito negativa dos adeptos encarnados. Justifica-se tamanha ferocidade? Poderá o SLB ser punido pela UEFA?" 007 pergunta ainda: "depois do sucesso do Euro 2004, estas imagens não vêm denegrir o futebol português?" Para Marogui "os principais culpados foram os seguranças do estádio que agrediram desnecessariamente o adepto que queria apenas mostrar o seu apoio ao árbitro. É preciso reprimir a violência; mas não devem também as autoridades não a utilizar?"

Benfica:

Comentários [83]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

assunto delicado.

O benfica não merece qualquer tipo de castigo, até porque eram adeptos de vários clubes e se alguém ter de ser castigado é o clube da casa pelo comportamento dos seguranças que foram contratados. Além do clube suiço, deviam usar as imagens televisivas para castigar os autores das cobardes agressões ao segurança que estava deitado no chão e apanhou com pontapés na cabeça e parece que está em estado crítico. E claro os seguranças deviam ser proibidos de voltar a desempenhar funções identicas ás que realizaram.

Castigo?!

Nesta questão o castigo do benfica é o menos importante...

Má imagem

Mais uma vez fiquei decepcionado com má imagem que os portugueses deixam por esse mundo fora, e mais em particular com os imigrantes que deviam ter mais cuidado com as acções que tomam na terra onde videm.

De salientar o seguinte: os adeptos não pode entrar no relvado, e muito menos resistir à sua imobilização! Os seguranças agiram bem, já que era visível que o adepto estava a resistir, e a sua função é que continue o espectáculo.

Para finalizar, se eu fosse segurança da próxima vez que um adepto entrasse em campo, não era eu que o tirava de lá! E é nessa questão que se deve reflectir!

Re:Má imagem

Deves pertencer a essa corja (segurançazitos de papel)! Se quatro homens necessitam de recorrer ao bastão para imobilizar e deslocar um homem que não pesava nem 80 Kg então a única polícia que devia andar na rua era o CI!

?!

Ainda bem que me catalogas imediatamente, só podes ser um prodígio!

Quanto à questão propriamente dita, se toda a gente ficar a pensar que se entrarem por um relvado dentro estão sujeitos a apanhar umas bastonadas, por mim tudo bem! O que não posso admitir que alguém que está a cumprir a sua função seja agredido barbaramente por trogloditas.

Re:?!

Esses gajos não cumpriram função nenhuma! Antes pelo contrário, foram os principais responsáveis pela vergonha que se viu ao agirem num misto de incúria e incompetência!

Função

A função deles é que o espectáculo continue, e é para isso que as pessoas pagam. Assim que o tipo deixasse de se debater concerteza que era tirado de campo.

A mim não me impressionou nada as bastonadas num tipo que sabia exactamente aquilo que estava a fazer e aquilo que ele merecia. Já os pontapés na cabeça do segurança impressionaram-me muito!

Re:Função

Niguém ali era inimputável! O invasor sabia o que fazia e os seguranças também! E depois cada um colheu as consequências do que fez!

Não tive prazer algum em ver fosse que fosse a apanhar, e faço votos para que as consequência disto seja mínimas (o que infelizmente parece pouco provável)!

Podemos relembrar os final da UEFA em Sevilha ou a final do Europeu em Lisboa! O único factor que mudou foi a atitude dos seguranças e isso prova que eles foram os principais responsáveis pelo sucedido!

Não desculpem...

o inesculpavel!!!

Quem agrediu, seguranças e adeptos, são os culpados.

Além do mais, o segurança que foi agredido pelos "valentes", (valente quando são muitos, porque sozinhos são uns covardes) era o estava a tentar que os outros parassem de dar bastunadas.

Segorilas

Ponto UM: O artista que entrou a correr pelo campo, da próxima vez que o quiser fazer, certamente vai pensar nas que levou e não o fará. Só quando elas doem é que eles aprendem.
Ponto Dois: É no que dá porem segorilas com dois dedos de inteligência a zelarem pela segurança num jogo de futebol. Obviamente que se houvesse problemas as coisas iam descambar. Fez-me lembrar as assembleias do Benfica em que o Vale e Azevedo também contratava segorilas.

Digam o que disserem o principal culpado no meio disto tudo é o adepto que entrou em campo. O comportamento dos segorilas é de lamentar. Mas também vos digo, não fazia mal nenhum ao adepto levar umas chapadinhas para aprender.

Outra coisa, a maneira como aqueles animais entraram em campo para dar porrada nos segorilas não é normal, nem é de uma pessoa que estava calmamente a assistir ao jogo. É de mim ou eles pareciam preparados para ir dar porrada nos gajos ? Há coisa por trás disto. Se calhar os nosso relvinhas com FONTES SEGURAS nos possam esclarecer.

Cumprimentos

coisa mais absurda

1º a forma violenta como os seguranças se atiraram a um tipo que estava alegre a saudar o árbitro que era primo dele ou coisa parecida. absurdo

2º o povo está nas bancadas. os portugas. vêem quatro gajos a arrear num indefeso. o estádio não tem condições de segurança. foram vendidas bebidas alcoólicas antes e durante o jogo, segundo o record. basta que um elemento mais raivoso tome a iniciativa para se formar uma turba de "justiceiros"... efeito bola de neve

curiosamente a empresa de segurança era a mesma das outras visitas do benfica a carouge

3º destaco a postura do presidente do carouge ao assumir responsabilidades. se fosse em portugal a atitude era sacudir a água do capote, culpar o árbitro e o adversário, etc. e ainda pediu desculpas aos portugueses.

4º nem todos os portugueses saltaram em cima dos seguranças, vários foram os que tentaram evitar um linchamento. infelizmente parece que um dos seguranças está em estado grave. as imagens podem facilmente identificar alguns tipos que andaram a distribuir pontapés na cabeça

5º acabámos de mostar capacidade de organização... os suíços vão organizar o próximo euro e nem um amigável organizam bem

6º o slb não tem culpa, e portugal também não. vários jogadores do slb inclusivé salvaram os seguranças de pior. quanto ao tipo que primeiro entrou no campo para agredir os seguranças, provavelmente agiu impulsivamente apenas movido pela injustiça que presenciava, mas a sua atitude causou a avalancha de gente que entrou a seguir. só era preciso que alguém tomasse a iniciativa... a partir daí foi vê-los... milhares contra quatro é ainda pior que quatro contra um.

7º estou-me nas tintas se o tipo que iniciou isto estava com a camisola do porto ou do bombarralense... é o gesto de um indivíduo, não de uma instituição que representa milhões

Tens razão...

quando dizes que um tipo não representa uma instituição.Agora vai dizer isso aos palhaços da Liga que durante toda a época andaram a chamar tudo e mais alguma coisa aos VIMARANENSES pelos actos de meia dúzia de palermas e caladinhos que eles ficaram quando situações idênticas eram praticadas por adeptos de outros clubes.

Re:coisa mais absurda

em relação ao ponto 5, nao podemos analisar as coisas como tu analisate...nao é por um amigavel que podem,os deitar avbaixo a suiça como uma possivel ma organizaçao para o euro, para alem de este jogo nao dizer grande coisa a segurança suiça, uma vez que quem interviu foram seguranças privados....
  se formos a ver, antes de portugal organizar o europeu, houve varias invasoes de campo, nao so o do jogo sporting-benfica, como dos escaloes inferiores, e portugal acabou por organizar um grande europeu de futebol com um bom destaque para as forças policiais...
em relação ao resto do artigo, tiveste muito bem

Incidentes do SLB

1 - O jogo foi mal organizado, tendo pouca e inexperiente segurança

2 - Os seguranças estiveram mal ao agredir o invasor, mas nada que não seja comum em situações semelhantes

3 - Os primeiros adeptos a chegar, tem como principal objectivo salvar o colega, e penso que são corajosos.

4 - Os adeptos (mais do que um) que pontapeiam na cabeça o homem inconsciente são cobardes e descem a um nivel indigno de um ser humano.
É um comportamento criminoso e como tal deve ser tratado criminalmente.

Especialmente em resposta ao Brasil

qualquer invasão de campo por parte de um adepto é um acto condenável. Seja para apoiar um árbitro ou um filho que estaja a jogar em campo.

Nesta situação, porém, os seguranças esiveram mal, muito mal mesmo.

Eram quatro a prender o mesmo homem, já o tinham seguro e começaram a agredi-lo dentro de campo.

Quanto à imagem do Benfica ?

Bem, a ideia com que fiquei foi que os seguranças foram espancados por Benfiquistas na sua maioria mas também por portistas e sportinguistas, aliás, o primeiro em ir em socorro do homem que estava a ser algemado, vestia uma camisola azul e branca.

Até para manter a ordem dentro e fora de um estádio de futebol se exige bom senso. Aqueles seguranças não o tiveram.

Se a UEFA vier a castigar o Benfica estará a proceder de forma errada, basta analizar com cuidado as imagens.

Cumprimentos,

                                                                    JPS

Segurança pode ficar paraplegico

Os graves incidentes que mancharam o final do jogo Étoile Carouge-Benfica levaram ao internamento de quatro seguranças do estádio, um dos quais em estado bastante grave, já que apenas ontem, ao início da tarde, deixou de estar em perigo de vida.

O agente suíço que foi pontapeado durante mais tempo pelos adeptos enfurecidos sofreu traumatismo craniano e, além de ter fracturado um braço e uma perna, arrisca-se a ficar paraplégico já que sofreu lesões na zona cervical. Internado nos Cuidados Intensivos do Hospital Universitário de Genebra, o referido segurança será sujeito a exames complementares de diagnóstico para verificar quais as vértebras atingidas e aferir da gravidade das mesmas.

Quanto aos restantes três seguranças internados, um deles português, o diagnóstico é menos preocupante. Um deles tem um braço partido, outro fez uma fractura na perna enquanto o último ficou sem seis dentes.

É este o rescaldo do encontro que, recorde-se, era amigável e visava comemorar o centenário do Etoile Carouge. Só que os ânimos ficaram completamente descontrolados mesmo antes da invasão pacífica do adepto com o cartaz de apoio ao árbitro - ao que apurámos o seu estado físico é bom para quem levou tanta pancada.

Logo no início da segunda parte, alguns adeptos desentenderam-se e houve dois que tiveram de ser internados com ferimentos provocados por arma branca. Aliás, foi por isso que as ambulâncias de serviço ao jogo não se encontravam disponíveis para socorrer logo os seguranças feridos.

Diga-se que, muito depois do apito final, houve mais incidentes e um português visivelmente alcoolizado foi agredido por um suíço à saída do estádio.

Polícia admite rever esquema

A Gamasport, responsável pela organização dos dois próximos jogos do Benfica na Suíça, está preocupada com o que sucedeu e admite rever o esquema de segurança para os desafios frente ao Zaragoza e, sobretudo, com o Marselha. Antes do jogo desta noite haverá uma reunião com a polícia local de forma a evitar incidentes em Yverdon.

Paraplegia provocada por animais

O homem pode nunca voltar a andar, por muito mau que tenha sido o seu acto, a reacção daqueles adeptos foi animalesca e irracional, não se espanca ninguem que já se encontra desmaiado no chão... Aquelas pessoas são uma vergonha para o país e para todos os adeptos de futebol em geral.

Ninguém brinca c/ os Portistas

Aqueles seguranças pensaram que por se tratar de um jogo do SLB, podiam desancar à vontade no vizinho do àrbitro.

Azar deles é que tava lá malta adepta do Campeão Europeu.

Foram logo os primeiros a mostrar aos Benfiquistas como se faz justiça, Carago!!

Culpados.

Todos são culpados:

O adepto que entrou em campo com um cartaz a felicitar o árbito é culpado pois é proibido entrar em campo.

Os seguranças procederam erradamente pois atitudes daquelas são anti-humanas e neste caso desnecessário, esxeceram-se um pouco na detenção.

Os adeptos que ocorreram ao relvado para fazer ajuste de contas estiveram mal porque não devem de entrar em campo pois é proibido.

Todos aqueles que molharam a sopa por este ou por aquele motivo tambem eles deveriam de saber o que era levar nas orelhas para ver se gostavam.

Resumindo: todos estiveram muito mal.

Só uma questão. Durante o Euro ouvimos falar dos emigantes que tinham muito desportivismo e que o nosso pais era o melhor e agora ???

Emigrantes...

Enfim, mais uma vez os emigrantes portugueses a denegrirem a imagem do nosso país...
Estou farto deles...dizem-se muito patriotas, que só querem é voltar para Portugal, mas quando voltam vêm para cá falar francês e acham-se muito importantes por isso...

Os seguranças agiram mal, mas o adepto que entrou em campo continuou a correr com a faixa depois de conseguir soltar-se, por isso deduzo que a carga exercida sobre ele não foi assim tão violenta. E é preciso ver que 4 para 1 é diferente de 3000 para 4...além de que, bem ou mal, os seguranças estavam a fazer o seu trabalho...

Desculpem lá qualquer coisinha...

Re:Emigrantes...

Seu grande palhaço se não fossem os emigrantes a enviar as devisas pra ca Portugal ainda estava mais na merda do que esta ,a maior parte dos Portugueses é que são uns chulos que se aproveitan de quando eles ca veem passar férias de aumentarem os preços.

correcção

devias dizer adeptos portugueses ou não reparaste q as camisolas dos 2 primeiros agressores dos seguranças eram às riscas azuis e brancas?

O Figo

Vai contratar esta empresa de segurança para os seus próximos jogos.

Depois da cabeça de Leitão em Barcelona e da bandeirilha em Lisboa, faz-lhe mesmo falta.

Pior do que se pensava

Jornal Record hoje:

Os graves incidentes que mancharam o final do jogo Étoile Carouge-Benfica levaram ao internamento de quatro seguranças do estádio, um dos quais em estado bastante grave, já que apenas ontem, ao início da tarde, deixou de estar em perigo de vida.

O agente suíço que foi pontapeado durante mais tempo pelos adeptos enfurecidos sofreu traumatismo craniano e, além de ter fracturado um braço e uma perna, arrisca-se a ficar paraplégico já que sofreu lesões na zona cervical. Internado nos Cuidados Intensivos do Hospital Universitário de Genebra, o referido segurança será sujeito a exames complementares de diagnóstico para verificar quais as vértebras atingidas e aferir da gravidade das mesmas.

Quanto aos restantes três seguranças internados, um deles português, o diagnóstico é menos preocupante. Um deles tem um braço partido, outro fez uma fractura na perna enquanto o último ficou sem seis dentes.

É este o rescaldo do encontro que, recorde-se, era amigável e visava comemorar o centenário do Etoile Carouge. Só que os ânimos ficaram completamente descontrolados mesmo antes da invasão pacífica do adepto com o cartaz de apoio ao árbitro - ao que apurámos o seu estado físico é bom para quem levou tanta pancada.

Logo no início da segunda parte, alguns adeptos desentenderam-se e houve dois que tiveram de ser internados com ferimentos provocados por arma branca. Aliás, foi por isso que as ambulâncias de serviço ao jogo não se encontravam disponíveis para socorrer logo os seguranças feridos.

Diga-se que, muito depois do apito final, houve mais incidentes e um português visivelmente alcoolizado foi agredido por um suíço à saída do estádio.

Polícia admite rever esquema

A Gamasport, responsável pela organização dos dois próximos jogos do Benfica na Suíça, está preocupada com o que sucedeu e admite rever o esquema de segurança para os desafios frente ao Zaragoza e, sobretudo, com o Marselha. Antes do jogo desta noite haverá uma reunião com a polícia local de forma a evitar incidentes em Yverdon

Re:Pior do que se pensava

Só para em como alguns adeptos (sejam eles vermelhos verdes ou azuis) podem ser ESTUPIDOS e ANORMAIS o suficiente para destruirem uma vida por puro discargo de raiva...
OS seguranças agiram mal, é certo, mas estavam a fazer o seu trabalho, se o tsreaker tivesse queixas, apresentava-as pelas vias normais (tribunais), ate pk todos viram que os seguranças o queriam algemar e ele não colocava os braços atras das costas...
Os restantes invasores foram,como eu disse descarregar a sua furia/raiva do dia-a-dia de trabalho em profissionais que estavam simplesmente a fazer o seu trabalho...e, não chegando estar em vantagem de cerca de 1 para 100, ainda agrediam as vitimas INCONSCIENTES com BIKEIRADAS NA CABEÇA! Mas k é isto? Mas estas pessoas comem MERDA as colheres (desculpem lá)...Autenticos cobardes é o que são... e é que davam, pontapés e dps fugiam! fdx isto é de uma retrogadez/cobardia/estupidez tremenda!
Baaaaah...desculpem o desabafo...:(

Re:Pior do que se pensava

concordo plenamente com o teu desabafo

Re:Pior do que se pensava

Os seguranças têm de saber o que fazer em situaçaões difíceis (refiro-me à pose menos colaborativa do invasor) sem recorrerem ao bastão (que é suposto se um instrumentos de defesa e não de ataque)! Mais ainda, têm que saber que um estádio (no caso com "meia dúzia" de adeptos) não é a porta de uma discoteca! A reação das massas a uma cena destas nunca é pacifica! Não quero de maneira alguma defender a ira dos adeptos mas os principais responsáveis pelo sucedido foram os seguranças! Espero que recuperem a sua saude e que deixem brincar ao polícias e ladrões!

Re:Pior do que se pensava

Pena foi o segurança que estava a dar mais porrada por-se a milhas,se não so se perdiam as que caiam no chão.
Note-se que o Presidente do carouge deu uma entrevista a televisão a pedir desculpas pelo comportamento dos seguraças e não pelo dos adeptos.

Re:Pior do que se pensava

Não percebi! O presidente do Carouge devia ter pedido desculpas peloas adeptos?! Adeptos de quem, do Carouge?!

Violência desnecessária

se o "ataque" dos seguranças foi desnecessário ou cruel, que dizer do que aconteceu depois. Estamos a falar da vida de pessoas principalmente do segurança que corre perigo de vida.

Não há palavras, critico ambas as partes envolvidas, apesar de ser totalmente contra a investida dos seguranças ao adepto que invadiu o campo em 1º lugar.