Afinal quem é o maior?! | Relvado

Afinal quem é o maior?!

Caros relvas, para vós o que é ser o maior? Ter simplesmente alguma coisa a mais que o rival?
 

Se o melhor é fácil medir…o maior é difícil e subjetivo ajuizar! Ora vejamos, o FCP e o SLB têm praticamente o mesmo número de títulos no total das competições. O Benfica mais campeonatos, taças da liga e taças de Portugal, o FCP mais títulos internacionais e supertaças.

Sempre ouvi os benfiquistas a dizer que são os maiores por terem mais títulos…agora pergunto eu – ter 3 títulos europeus a mais do que o Benfica faz do FCP o quê?

Eu vou para a questão da dimensão e pelo número de adeptos…o Benfica nesse campo é efetivamente o maior, mas longe do mito dos 6 milhões!

Caros relvas, para vós o que é ser o maior? Ter simplesmente alguma coisa a mais que o rival?

Acompanhe os artigos do Relvado no Facebook e no Twitter.

Benfica:

Comentários [11]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

SLB O melhor do Mundo

Tanta confusão com quem é o melhor do mundo.

Claro que para mim será sempre o SLB, mesmo que estivesse nos distritais. Por isso não percam tempo com argumentos por vezes incorrectos para tentar convencer-me do contrário.

Agora a sério, temos de esquecer o passado e viver o presente, no ano passado o melhor foi o FCP (futebol e modalidades) este ano estão todos iguais, no final da época fazemos as contas e veremos quem é o melhor.

vejamos outra perspectiva

Estas comparações entre quem é o "maior de Portugal" esbarram quase sempre nos mesmos argumentos. Uns dizem que têm mais sócios e adeptos, outros que são mais ecléticos e têm mais títulos, outros que vencem mais e têm mais prestigio internacional, etc. Não faltam variantes e argumentos para cada um dos adeptos.

Depois temos aquelas comparações um pouco rídiculas com os clubes estrangeiros e aí até tenho vontade de rir. Os "grandes" clubes portugueses são grandes num país como Portugal e lá conseguem tb alcançar as comunidades de emigrantes que mais não são que o prolongamento do próprio país. Mas alguma vez nos próximos anos um Porto, Benfica ou Sporting terá uma dimensão planetária semelhante a um grande espanhol, inglês ou italiano?

O benfica mata-se para ter 500 mil "amigos" no facebook, o porto para ter 400 mil e um sporting um pouco menos, depois visitamos a página de manchester, real, barça e afins e os números rondam os 16/17 milhões! E a diferença não se vê só na dimensão dos paises, mas sim no alcance que esses clubes conseguem ter no mundo inteiro: china, japão, india, america do sul, eua, mexico, etc.

Ou seja, podemos estar aqui a discutir se o clube x ou y é maior ou menor que o w ou z, mas no fundo estamos a discutir pintelhos. Os 3 grandes clubes portugueses, são 3 grandes clubes dentro da sua realidade e têm dimensões - seja o q isto for - semelhantes em portugal, agora o que é impossível compara-los com os grandes clubes do pais vizinho ou ingleses, italianos ou alemães.

Caríssimo usuário o MAIOR, mas mesmo o MAIS-MAIOR sou eu, agora

O MAIOR em termos de titulos, cá no condado portucalense é o SPORTING CLUBE de PORTUGAL!

E no MUNDO só Barcelona tem mais, pois entre Real Madrid e o Sporting, deve estar ela por ela.

Sabe é do ecletismo, se é que sabe o que isso é, o SPORTING CLUBE de PORTUGAL, na maioria das modalidades sempre teve os MELHORES/MAIORES!

Sabe quem foi Joaquim Agostinho, Carlos Lopes, Gémeos Castro, Júlio Rendeiro, Xana e mais umas dezenas...

Além desses, sabe o nome dos dois jogadores formados no S.C.P., eleitos os melhores do mundo no pontapeio na bola?

É para ver a grandeza deste clube, os BIMBOS nem um nome para mostrar, o clube Índio/Lampião o único que continua a apresentar em mais de quarenta anos é o Eusébio...

Por isso quando falar do MAIOR, isto que lhe venha à alembradura.

ecletismo? o sporting nem tem

ecletismo? o sporting nem tem modalidades!??!?! alias nem tem pavilhao para modalidades...
So conheco o futsal e andebol.
E ridicularizar um clube andar ai todo inchado que é campeao do berlinde ou da pesca desportiva ou do badmington... por amor de deus poupem-me.

o Futre poderia..

...ter sido eleito o melhor do mundo enquanto jogador do FC Porto, não fosse "boicotado" por um jornaleiro da bolha ou coisa parecida. Mesmo assim podemos dizer que "formamos" o melhor treinador do mundo, que só não ganhou esse título em 2004 porque simplesmente não existia. Ganhou na altura o título de melhor treinador da Europa, o que já não foi nada mau..

Caro usuário, segundo diz até é professor? E não consegue...

ou lê de inviés/esguelha os bitaites, então se o Paulinho drogadito do Futre fosse mais um dos eleitos do escoçeamento da bola, tinhamos não dois mas três dos melhores do MUNDO formados lá pelo MAIOR o SPORTING CLUBE de PORTUGAL!!!

Acredite, que não entendo mesmo o seu conversê..., pode ser da idade!

Quanto à questão do treinador, se capto, parlapia do Special Ten o Zé Melrinho?, mas esse na sua formação, começou por Alvalade está a ber como adjunto do Sir Bobby Robson, e antes de chegar ao Clube dos Bimbos, penso que saiba por onde o desdito passou, agora ser da formação do Clube do BIMBO da BOSTA, é tudo uma questão realmente de perspectiva..., de quem bê ou pouco vê/destrinça.

Já agora só por mera curiosidade, qual o nome de um atleta BIMBO que se tenha destacado dos demais?

ps - se o futre tivesse sido..

...considerado melhor jogador do mundo, seria como jogador do FC Porto e não como jogador do sporting por mais formação que tenha feito no teu clube. Aliás o próprio eusébio que deste como exemplo no slb, formou-se no sporting lá da terra dele mas foi no benfica que teve o reconhecimento mundial.

Vocês poderiam efectivamente ter 3 jogadores formados no vosso clube a serem considerados depois como melhores no mundo, mas jogadores do vosso clube a serem os melhores do mundo = ZERO.

Bem, o Futre, se tivesse ganho a Bola de Ouro

seria em 87 e já como jogador do Atlético de Madrid. Para que conste.

o futre..

...fez a formação no sporting, mas foi no Porto que foi lançado para a ribalta internacional, tal como aconteceu com Jos´Mourinho. E já agora diga-se que é verdade que o special one passou pelo sporting como adjunto, mas de igual modo passou pelo fc porto e até por mais tempo.

Recordemos uma foto historica do FC Porto:

http://i.dailymail.co.uk/i/pix/2009/07/31/article-1203399-05E7F046000005...

E se quiseres então falar da verdadeira formação de José Mourinho como treinador, terás que recuar ao Estrela e ao Vitória FC, onde esteve antes de ir para o sporting.

Já agora e relativamente à última questão, referes-te a atleta de alguma modalidade em particular ou de futebol?

User Zéfilho, como se denota pela sua resposta é como ambos

escrevemos uma questão de perspectiva (é como aquela do Bruno Alves que chegou ao clube BIMBO no último ano de júnior também ser da formação...), quanto ao nome, só quero um parecido com o Tinô o grande campeão do pedal, ou do corre Maratonas sem precisar de sangue de rena da lapónia.

Aurora Cunha,

..Fernanda Ribeiro, campeãs mundiais e esta segunda campeã olimpica.

Temos figuras históricas como Nélson Puga no voleibol, Carlos Resende no andebol ou Vitor Hugo no hóquei em patins. No ciclismo a figura maior foi o Agostinho, mas saberás perfeitamente alguns dos nomes e a história impar do FC Porto na modalidade.