Afinal há quem pense o futuro... | Relvado

Afinal há quem pense o futuro...

 

Misty diz: "porque há pouco tempo se
falava por aqui sobre a falta de iniciativa na área da formação de jovens
além-fronteiras, saliento notícia do jornal A Bola sobre o protocolo assinado
entre o Benfica e Carlos Alhinho para a criação de uma escola de futebol do
clube português em Cabo Verde e que deve funcionar na Academia que o antigo
jogador possui em São Vicente. António Carraça, coordenador da
formação benfiquista, é o grande culpado desta iniciativa que vem mostrar que,
afinal, há em Portugal, quem pense o futuro. Será esta a solução para, dentro de
pouco tempo, termos em Portugal jovens futebolistas de nível garantido e sem
grandes custos?"

Benfica:

Comentários [23]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

FAbrica de Futebolistas...procura sócios

Se fosse assim era simples não era? Era tipo uma máquina de fazer chouriços...

Isto é só rir...formação não são batalhas isoladas!!!

O Sporting, por exemplo, uma das melhores escolas do Futebol Europeu, não lhe chega ter uma academia!!!

É preciso ter gente competente À frente dela...porque a grande parte dos jogadores do Sporting vem de fora...os olheiros é muito importante!!!

Duvido muito...

Cabo Verde tem muito poucos habitantes. Aliás, basta reparar que o melhor jogador e melhor marcador do campeonato cabo-verdiano estava até há bem pouco tempo em negociações com o Barreirense. Não sei se chegou a assinar contrato. O campeonato cabo-verdiano está muito, mas muito longe do nosso.

Mas, mesmo assim, esta iniciativa é louvável, embora fosse melhor fazer esta aposta em Angola ou Moçambique.

Grande Carraça

Não há duvidas o carraça consegue fazer juz ao nome, afinal foi ele aquando presidente do sindicato dos jogadores a mando do Felipe Vieira, fez o futuro de Jardel. Agora está a tirar dividendos da situação. Do Veiga nem vale apena falar

para ingles ver e ouvir

é só formação na equipa pincipal!e deformação ao nivel de dirigentes que são responsáveis pela formação de jogadores desde as escolas aos juniores,qualquer pai que tenha interesse em pôr o seu filho nas escolas benfiquistas têm que abrir os cordões à bolsa,ou então ter grande amizade com um simoes ou com um shéu,só assim terá hipóteses de ver o seu filho de milhafre ao peito.
A realidade é esta,posso exemplificar com o caso ocorrido com o meu irmão,foi observado no clube de formação dele por olheiros do benfica e convidado a aparecer num treino de captação,posso-vos dizer que apesar de uma semana de treinos de boa qualidade ele teve uma conversa com uma pessoa que ainda faz parte do universo benfiquista,a explicar-lhe que ele até tinha jeito mas que afinal já havia pontas de lança para essa época.Os pontas de lança eram:um jovem africano de idade duvidosa,que mais tarde ficou provado ter perto de 20 anos em idade de juvenil;o Peixe mais novo vindo directamente da nazaré!!!;e a cereja em cima do bolo-o filho do Néné-a gaja que entrou num programa da tvi,que já se falava na altura ser o exemplo do bom jogador femenino!E se têm duvidas vão ao histórico do arquivo do slb e confirmem.Mas isto já foi há mais de 10 anos,será que ainda será assim?procurem pelo nome de rodrigo brasão que foi para o litex e que também se fala de umas luvas que o simoes e o shéu receberam tudo em beneficio da formação do benfica.Abram os olhos!

somos nos portugal

os benfiquistas sao a maioria da populaçao logo e merito portugues a prospeçao de novos talentos

Fonte?

"Será esta a solução para, dentro de pouco tempo, termos em Portugal jovens futebolistas de nível garantido e sem grandes custos?"

Não me parece... Cabo Verde tem cerca de 420 000 habitantes. Não me parece que duma população tão pequeno sairam muitas vedetas.

Mas a iniciativa não deixa de ser louvavel e seria muito bom se outros clubes portugueses fizessem o mesmo noutros lugares.

Re:Fonte?

Por algum lado há que começar, não te parece?

Re:Fonte?

Claro.
E como disse, é um grande iniciativa.

Apenas não concordei com a parte em que perguntavas se isto seria uma fonte de jogadores de qualidade a baixos custos.

Re:Fonte?

Será esta a solução para, dentro de pouco tempo, termos em Portugal jovens futebolistas de nível garantido e sem grandes custos?

Esta foi a pergunta colocada e a palavra fonte não aparece por lá. Mais, com esta pergunta refiro-me à criação de escolas de formação em países africanos, não me cingindo apenas a Cabo Verde que, neste caso, foi o pioneiro.

Re:Fonte?

Então retiro a minha discordancia!:)
Nesse caso concordo.. esta pode ser uma maneira de obter jogadores a baixo custo e com qualidade.

Já agora gostava de te fazer uma pergunta Misty... considerando que em países como Angola em que 3,9% da população tem sida, que a mortalidade infantil é de 191 em cada 1000 e em que a esperança de vida é de apenas 36 anos de idade, ou em Moçambique em que 12,2% da população tem sida, em que a mortalidade infantil é de 130 em cada 1000 e em que a esperança de vida é de 40 anos.
Estas estatiticas não são nada favoráveis, nem ao desenvolvimento do país nem ao aparecimento de grandes atletas. Como achas que uma iniciativa como esta do Benfica pode melhorar o país? Achas que teria alguma influência na sociedade destes países, especialmente no desenvolvimento dos jovens?

Re:Fonte?

O que pode salvar qualquer dos muitos países africanos, chamados de "terceiro-mundistas", é aquilo que meio mundo tem por garantido, alimentação e cuidados básicos de saúde. Isso vai acontecer quando os governos dos mesmos criarem vergonha na cara e [em vez de ostentarem e esbanjarem a sua riqueza] olharem para os seus povos. Ponto.

Angola tem 14 equipas a disputaram o campeonato nacional, Moçambique tem 12, Cabo Verde tem 11 (com um [engraçado] esquema, semanal, de folga de uma equipa). Parece que entre mortos e vivos ainda há quem jogue futebol. Não podemos ser tão lineares perante este assunto; sabemos perfeitamente que a oportunidade não é para todos mas apenas para alguns. Além disso, se a proporção funcionasse [apenas] com números e percentagens como os que apresentas, os etíopes não andavam nas "bocas do mundo" quando se fala de atletismo ; )

Não será certamente esta iniciativa do Benfica a 'salvadora' do país mas não deixa de ser uma iniciativa que poderá ajudar alguns jovens a alcançarem patamares com os quais só podem sonhar. Dar objectivos aos jovens [mesmo que apenas a alguns] é sempre uma excelente influência. É claramente uma iniciativa que pode dar frutos no futuro.

Questionas-me como acho que uma iniciativa como esta pode melhorar o país; eu respondo-te: pode melhorar o país se o atleta for bem sucedido na sua carreira e não esquecer o seu país de origem [este mesmo artigo dá-nos o exemplo de Carlos Alhinho]; depois, tudo pode acontecer - Weah não é candidato à presidência da Libéria? : )

PS: A expressão "melhorar o país" é muito relativa... digamos que se pode ir melhorando "aqui e ali" ; )

Re:Fonte?

Ainda há pouco tempo o Benfica foi a Cabo Verde buscar um jogador chamado Davidson, que já é considerado a maior promessa da equipa B, e o novo Manuel Fernandes, tais são as parecenças do seu jogo...

Re:Fonte?

Claro que vão aparecer jogadores bons. O que estav a dizer é que a população de Cabo Verde é demasiado pequena para que se posso esperar que eles sejam uma fonte de jogadores de qualidade e a baixo preço.

Mais depressa, Angola que tem cerca 11 milhões de habitantes e Moçambique que tem 19 milhões de habitantes, poderiam ser uma fonte de jogadores. Há muito mais por onde se escolher.

projecto

Afinal uma das propostas da direcção do benfica era ter a melhor escola de futebol do pais!!

e excelente

A iniciativa do benfica,e penso que os clubes portugueses nao investem nestas escolas porque os brasileiros e aos montes,e qualquer um vindo dos palops e considerado estrangeiro,talves a federacao e a liga sejam responsaveis por isso

Também

pode ser que se arranje peças suplentes para o joelho do Mantorras... baratas!

Ele que ainda é um jovem...

Toulouse 1 - Braga 0

Golo de Giresse.

Re:Toulouse 1 - Braga 0

Onde é que estás a ver isso?

Re:Toulouse 1 - Braga 0

Em nenhum lado caro tomazzz!
Eu não tenho apenas bonitos olhos (é o que me dizem), também tenho bons ouvidos.

Re:Toulouse 1 - Braga 0

;o)

Gaba-te cesto!

de louvar

esta e uma iniciativa de louvar e que o futuro dos clubes portugueses esta na formaçao evenda de jogadores porque portugal e um pais pequeno e para os clubes tenham dinheiro tem de arranjar mais valias na formaçao e entao uma grande aposta esta do benfica

Re:de louvar

a+poiado estou completamente de acordo

Re:de louvar

sim de louvar slb sempre