Benfica e Sporting | Relvado

Benfica e Sporting

As páginas mais bonitas da história do nosso futebol, o crescimento do nosso futebol, assentam neste
 
Benfica vs Sporting: Cardozo e Rui Patrício
Lusa

Desde já saudações a todos os Relvas. Embora seja leitor assíduo já há algum tempo, só há alguns dias escrevi o meu primeiro comentário e, face a muitas das coisas que são ditas e feitas, não posso deixar de demonstrar alguma tristeza por aquilo em que se foi tornando o nosso futebol.

Sou adepto e sócio do Benfica e, embora muitos não percebam isto, tenho um grande respeito pelo Sporting (o meu querido avô era sportinguista) e também por todos os clubes que escreveram ou fizeram parte das páginas mais bonitas do nosso futebol. As páginas mais bonitas da história do nosso futebol, o crescimento do nosso futebol, assentam nestes dois clubes: Benfica e Sporting, clubes que com respeito, seriedade, honestidade e uma grande rivalidade conseguiram grandes conquistas. Clubes que têm como lema SLB: de muitos um e SCP: esforço, dedicação, devoção e glória, ao contrário de outros cujo lema é "nós só queremos ver Lisboa a arder".

Mas nós, benfiquistas e sportinguistas, o que fazemos?! Deixamos que a nossa rivalidade nos leve ao ódio (não todos, felizmente), e esse ódio só nos deixa cegos e assim só damos mais margem de manobra aos corruptos.

Benfica e Sporting não são inimigos, são RIVAIS, são "OS RIVAIS". Quando o Benfica é prejudicado, os sportinguistas nunca o admitem, quando o Sporting é prejudicado os benfiquistas nunca admitem? Os grandes prejudicados dos últimos 30 anos no nosso futebol são Benfica e Sporting que se viram e veem vítimas de uma teia engenhosa, e verdade seja dita, inteligentemente orquestrada por um Sr.º: Pinto da Costa; e começada por um Sr.º: Pedroto, mentor do primeiro; senhores esses que com inúmeros lacaios começaram uma guerra Norte-Sul. O resultado dessa teia são anos e anos de pressão, favores, tráfico de influências, coação, corrupção que visam prejudicar clubes como o Benfica e o Sporting e os clubes do Sul.

Quero deixar claro que não sou lisboeta, cidade fantástica, e também não sou do Porto, região onde tenho as minhas raízes e gentes fantásticas, sou português. Nada me move nem contra, nem a favor do Norte ou do Sul. Nada me move contra a Instituição FCP, mas tudo me move contra "OS CORRUPTOS". Alguém dirá: "então, e as vitórias europeias?"; "então e SLB e SCP também não fizeram ou aconteceram?" Tretas , tudo tretas, a tão conhecida e tão vossa tática da mentira dita tantas vezes até que passa a ser verdade. Quem não se lembra do Sr.º Barata que há alguns anos disse que foi intermediário do Sr.º Pinto da Costa para "aliciar" árbitros europeus? Quem não se lembra das declarações de pessoas como Ferguson - "compram títulos no supermercado" - Platini, António Oliveira, Octávio Machado, ex-jogadores, ex-árbitros, Calheiros, Guímaros, etc. E as escutas, ui as escutas, que não são válidas, pois então. Mas todos ouvimos, todos sabemos, nada aconteceu, e todos continuam em seus cargos a fazer o que sempre fizeram nos últimos 30 anos.

No futebol houve, há e haverá sempre erros dos árbitros que beneficiam e prejudicam todos, aqueles erros que todos nós sabemos que acontecem, por incompetência, por falta de qualidade, por cegueira, e depois há os outros erros, há as dualidades que beneficiam sempre os mesmos e prejudicam sempre os mesmos, e por incrível que pareça acontecem sempre nos momentos cruciais e quando dão mais jeito aos corruptos. 

É óbvio que nem todos os títulos terão sido ganhos assim, claro que não! Hoje são uma instituição grande que tem todas as condições de conquistar títulos, mas essa grandeza foi conseguida como? Como é que lá chegaram? Podem dizer que isso não importa, que o que importa é que agora também são grandes, mas acreditem, importa é como. O passado é a nossa história, são as histórias das nossas vidas, é o passado que nos faz quem somos, que nos dá um nome, uma história. As nossas, de Benfica e Sporting (por muitas mentiras e teorias que inventem para tentar provar o contrário), são grandiosas, sérias, honestas, conquistadas com amor, dedicação, humildade. A vossa história e grandeza foram conquistadas como todos sabemos, e isso nunca irá mudar, é essa a vossa história, o vosso passado.

Saudações desportivas.

I Liga:

Comentários [29]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

PAH!

LOL

Artigo típico ENCORNADO. O FIFICA e os seus adeptos em geral, são aqueles que menos RESPEITO têm pelos adversários, são SEMRPE campeões de pré-epoca, são arrogantes e prepotentes. No fim, faz-se JUSTIÇA DIVINA, ou pelo menos tem-se feito, a menos que surjam casos de túneis e afins para ajudar o CLUBE do REGIME.
O que o autor deste artigo diz em relação ao FCPorto, é o que a propaganda ENCORNADA transmite aos seus "CARNEIRINHOS", nada de novo. Não possuem opinião própria, ideias próprias, esperam sempre pela posição OFICIAL do clube para "discutir" com os restantes adeptos. TRISTE, mas é isto que é o FIFICA.

Estes...

...percevejos imundos só dizem merda.

PAH! Estes....

... CLONES do TRAVESTI do Relvado fartam-se de a comer..... e de fazer login / logout!! LOL

podias ter-te mantido sem

podias ter-te mantido sem comentar então. para começo não correu nada bem... a do ferguson é a prova da propaganda benfquista no seu melhor... o gajo praticamente diz que o FCP nãp tem adversários a nível interno e vocês ouvem o que querem ouvir, que é o blá blá do costume e já tantas vezes ouvido por essa casas do benfica fora...

saudações e boa sorte para o próximo artigo. se possível sobre futebol...

opiniao

E uma opininao, claro que nao vais estar de acordo, no entanto parabens acabaram de ganhar ao Braga , com merito, e provavelmente o campeonato esta entregue.
Boa Pascoa

Começas hoje e começas mal!

Realmente um artigo do mais nojento que se pode produzir! Um artigo cheio de mentiras e meias verdades que lembra umas coisas "bem demias" enquanto esquece outras importantes. Um artigo que eu diria, parafraseando um jornal que o PCP tinha "a verdade a que tempos direito"!
Um artigo que mostra escassa inteligência e muito fanatismo! Apenas um exemplo para evidenciar as duas coisas: é sempre com gosto que vejo os benfiquistas menos inteligentes a falarem das afirmações do sr Alex Ferguson sobre o Porto ganhar campeonatos e o paralelismo com as idas ao supermercado. Claro que cegos pelo seu ódio e pela pouca esperteza querem dar ao facti uma determinada interpretação. A verdade porém, e o próprio já o afirmou mais do que uma vez, é de que a afirmação pretendia apenas dizer que o FC POrto ganhava os campeonatos, em Portugal, com grande facilidade, por falta de oposição, podendo concentrar-se nos confrontos internacionais mais exigentes! Mas algiuns benfiquistas são tão ridículos que até isso vêm usar! Uns pobres de espírito como este pobre diabo que agora começa a escrevinhar por aqui!

opiniao

Sao opinioes , eu tenho a minha e o sr. tem a sua e por muito errado que eu possa estar creio que nao ha necessidade de partir para ofensas pessoais, no entanto o SR. fez algures um comentario em que dizia que torceu pelo benfica na champions isso acho que e a postura a ter. Todos , eu no que me cabe sempre torço pelas equipas portuguesas na europa seja ela qual for.
Boa Pascoa

Se te mantiveres muito...

...por aqui vais ver que os percevejos são todos iguais.
Se não gostam da tua opinião INSULTAM. E não há volta a dar. Mesmo aqueles que parecem ser de outra cêpa acabam por mostrar que a cêpa é a mesma.

Ah as páginas da história..

...com Benfica e Sporting.

Não sei porquê mas este artigo fez-me recordar um indivíduo, Salazar.
Ah a história... Como dizem os saudozistas: naquele tempo é que era...

Cumps

Salazar

Em relaçao ao Salazer nao sei nao estava la, mas ha opinioes das mais diferentes, algumas que dizem o contrario.
Boa Pascoa

Epá!

Então para 1º artigo vais atacar os donos da verdade?? O que te passou pela cabeça, não sabes que os gajos têm sempre razão? Lisboa a arder? Incapazes de dizer uma coisa dessas!!!

CARO SRº SLBLUZERN

Direi uma opinião sobre a sua crónica , falta mencionar após os anos de 1950 , quando o governo salazar já estava mais enrraizado e o mesmo aconselhado a protécionar o futebol como fazia os ditadores da europa , e até sul americano , começa-se a vêr um protecturado a um clube benfica que éra de todo gerido por inimigos dos descendentes da monarquia , monarquia essa que salazar se negava a dár direito a ter acento parlamentar na assembleia da republica , e que se negava , a entregar o direito da coroa real ser o chefe máximo da nação , mas sim manter um presidente a seu gosto , esse clube protegido começou a ter capacidade finançeira para comprar todos os jogadores de valor que existia em portugal . AO PONTO DE AS RESERVAS DESSE CLUBE TER A MAIORIA DE ELEMENTOS DE NIVEL IGUAL , AO SPORTING E PORTO , situação essa que levou estes dois clubes a ter de comprar jogadores estranjeiros para poder de 4 em 4 anos ao menos o sporting poder meter um campeonato , foram pelo menos 30 anos de ditadura futebolistica , foi preciso um 25 de abril para as forças se equilibrarem ,,, salvou-se o porto nesta faze e cresceu porque teve a sorte de ter um PC que astuto e viu como conseguiria alterar este panorama ,, o meu clube sporting não tinha muita manobra de crescimento porque estamos sempre condicionados a viver numa REPUBLICA EM QUE OS FILHOS DESSA REPUBLICA NUNCA ACEITARÃO O SPORTING COMO CLUBE DO POVO , LEVAM SEMPRE A VIDA E A ESPALHAR NA IMPRENSA , QUE O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL , AO SER CRIADO POR DESCENDENTES DA MONARQUIA SEJA UM CLUBE DE ÉLITE NOS DIAS DE HOJE , este mito tem de ser desmestificado porque fomos criados em 1906- e a republica foi implementada em 1910 , situação que o benfica se aproveitou não só mentalmente como fisicamente ao ocupar a casa de joão franco como sua sede de clube um palacete , do exilado politico ex: ministro do rei assassinado , levou o seu tempo desde anos 1925 até 1950 os republicanos a procurarem destruirem a márca sporting porque estava mais organizada e solidária que o benfica porque este éra um clube dos revolucionários republicanos , e a desorganização e a pobreza do pais não permitiu o salto do benfica , foi lento o processo mas por altura de 1950 seria o inicio da decadencia tanto do porto e sporting , estava o inicio das planitudes do clube do regime de SALAZAR, não é assim tão amigavel e saudável essa história que quer impingir , a prova que o benfica éra protegido o regime protegeu um clube que ocupa um palácio , que não tinha campos de futebol porque para onde ia éra sempre em locais não permitidos . ao ponto de duarte pacheco aconselhar o sporting a ceder a estançia ao benfica , até o estado arranjar local para colocar quem éra protegido clube de republicanos os intocáveis sem nada mas intocáveis , o sporting apenas tinha de competir com este clube rival que devia ser apenas rival dentro do campo , mas o sporting as suas gentes sabiam , que estava a ser criado o clube que seria dono de portugal , mas nada podia fazer , o sporting se fosse o clube das élites , não seria o benfica o clube que é ,, o sporting éra o clube que foi criado pelos que foram despojados dos seus bens , a bem da RÉPUBLICA , não quero e não admito amizade com um clube , que é mais corrupto do que o porto , o porto apenas usou as armas que lhe foram possiveis para cortar com o poder do passado do benfica , pagar para ganhar é feio , pagar para se destruir um clube isso não é só corrupção é do mais vil e horrendo que há , foi sempre o que a seita benfica fêz ao sporting ------ e agora está mais activo que nunca se nós sportinguistas não fizermos como ponto de honra tentar salvar o nosso clube , esta seita do benfica levará a fim para o que sempre sonharam ,,,,,, destruir o sporting-------- por mim já tinha começado a revolta não sei porque esperamos

Eu nao

Se os Benfiquistas sempre sonharam com o fim do Sporting nao sei, se sim eu nao faço certamente disso, ao contrario faço votos para que no futuro o Sporting volte a ser tao forte como ja foi para bem da competiçao e do futebol.
E ja agora que ganhem a Liga Europa, ainda ir beber umas cervejinhas com os meus amigos do sporting

ola Sr. Leao Vivo

A si tambem o meu obrigado pela sua opiniao expondo as suas razoes com educaçao , assim sim podemos e devemos discutir o futebol, como e obvio nao estamos de acordo em tudo mas ainda bem que nao, em relaçao ao que fala acerca do Clube do regime e-me dificil de falar sobre isso ate porque nao sou desse tempo e como e obvio sou obrigado a aceitar o que dizem e tambem o que o senhor diz no entanto o que dizem e bastante controverso, ha historias muito diferentes. Eu nao aconselhei SLB E SCP a unirem-se ou serem amigos mas sim RIVAIS com respeito e eu nao entendo seja sportinguistas ou benfiquistas pelo odio, acho que nao tem que ser assim.
Boa Pascoa

Oh caro leaovivo

mas afinal o que é que se terá passado com uns tais Motas (Gois) e Ribeiros (Casais) e outros tais? Foi
no tempo dos Afonsinhos? Calma que Portugal é nosso como diz o outro...Cumprimentos e boa Páscoa.

QUANDO BEBES DE MAIS

POSSIVELMENTE FICAS COM DORES DE FIGADO , QUANDO LÊS AS VERDADES O TEU CEREBRO FICA CONFUSO , DIZ CARO VELHA ÁGUIA ,, A VERDADINHA É ESTA

Oh leao

como só sabes injuriar, ofender e denegrir, daqui por diante e no que a mim diz respeito, vais ficar a falar
sózinho porque não mereces resposta...

ESPERA LÁ

MAS EUTOU A OFENDER AONDE , não te chamei bebado , beber um pouco mais aconte-se a todos , ficar confuso não é chamara maluco, sei o que disse e nunca ofendo quem tambem não o fáz á minha pessoa, levas para esse lado lamento tenho consciencia , e sei estar , com quem merece .. mas já agora poderei dizer que não és simpático ao falar em pessoas sem acusar o que elas fizeram ,

Artigo...

..pró lixo.

Tipico benfiquista,parolo e mentiroso.

É isso.

Só os adeptos do clube pagador de putas e viagens ao Brasil é que são verdadeiros e iluminados.
Ridículo!

Ainda bem...

...que não sou o unico a saber isso.

PAH!

Podes ir mais o VETERANO de guerra para a tua ADEGA na CORDOARIA e enfrascar-te para esquecer mais uma VITÓRIA do GRANDE PORTO.

TRAVESTI remendado.

Olha, mais um do clube da virgem pura..

Caro novo user,

Ainda não percebeste algo elementar, para os Portistas é completamente indiferente a opinião dos adeptos de um clube que anda à décadas a fazer-se de santo, vítima e fez muito pior e por muito mais tempo.

Tu és somente mais um adepto do SLB, com a mania da pureza do seu clube..

Fazes jus ao lema do clube "olha para o que eu digo e não para o que eu faço". Infelizmente as pessoas têm memória, eu sei que é uma chatice, para quem tem a mania da pureza, mas os factos estão lá..

Quanto ao título " Os Corruptos", olha se a maioria dos adeptos dos outros clube tivessem 50% da educação que adeptos do SLB, similares a ti, andavamos a chamar isso ao teu clubes à décadas.

É só tipos armados em virgens puras..

P.S. Fico sempre com uma dúvida, este tipo de comportamento, é por puro fanatismo ou pouca inteligência??

Caro Sr mercurio

Sei que para muitos o que os benfiquistas pensam passa ao lado, e ainda bem nao somos mais nem menos que os outros, no entanto expressei somente uma opiniao , que quer esteja certa ou errada, penso ser gratuito e de mau gosto da sua parte entrar na ofensa pessoal.
Boa Pascoa

Desrespeitas os outros e queres respeito??

Ofendi-te pessoalmente??.. coitadinho..

Tu insultas todos os Portistas e agora vem fazer-te de vitima?? Podes ofender os outros e os outros têm que te tratar com respeito?

Quem quer respeito, faz por mereçe-lo..

Tu fizeste o contrário, por isso, assume o que escreveste.

Nao

Nao insultei todos os portistas nao e verdade mas tudo bem e a tua interpretaçao e tambem nao me sinto ofendido , eu nem o conheço, como e que me posso sentir ofendido?
So acho que nao e necessario.

Nem sabes o que escreves??

Tu escreveste " mau gosto da sua parte entrar na ofensa pessoal"

E quem escreveu aquilo? O Pai natal? O zé da esquina? O batman?? Assume o que escreves e sê homenzinho.

Continuo-te a dizer, se os adeptos dos restantes clubes tivessem metade da educação de adeptos do SLB, como tu, chama-mos muito mais ao teu clube..

Caro slbluzern, se este é o

Caro slbluzern, se este é o seu primeiro artigo, então tenho de dizer que perdeu uma excelente oportunidade de ter ficado quieto, e não ter perdido tempo a escrever algo tão faccioso, incoerente e irreal.

Sou adepto e sócio do Futebol Clube do Porto, Portista ferrenho, mas não sou ingénuo nem parcial. Tenho a perfeita noção do que foi exposto em relação ao meu clube no processo Apito Dourado, quis, enquanto adepto e sócio do FC Porto, enquanto pessoa que contribui com quotas todos os anos para o clube, ouvir as escutas do processo para saber o que se passa com o meu clube. E a conclusão a que cheguei entristeceu-me, mas não me surpreendeu: o presidente do meu clube tinha procedido a acções que visavam viciar certos jogos. Mas quer saber porque não me surpreendeu? Porque, apesar de condenável, no mundo actual, e num desporto como o futebol, é algo que qualquer pessoa sabe que acontece. Assim como qualquer pessoa que não seja obstinada reconhece que Sporting e Benfica já procederam a acções semelhantes, assim como muitos clubes de outros países.

Como adepto do SL Benfica, fica-lhe mal, mas muito mal, fazer-se de indignado contra a interferência dos dirigentes no são funcionamento do futebol, contra a corrupção e essas acções, porque o seu clube tem um longo historial de acções semelhantes às de que acusam Pinto da Costa; lembro-lhe as escutas nas quais Vieira é apanhado a dizer que árbitros quer para os seus jogos e para os adversários.
Lembro-lhe os jogadores do Estoril e do Vitória do Guimarães, assim como dirigentes dos clubes, que afirmam terem sido aliciados por dirigentes do Benfica para que quando jogassem contra o clube da Luz facilitassem o jogo ao seu clube.
Lembro-lhe os testemunhos do ex-presidente do Farense, António Boronha, de que dá conta do aliciamento com prostitutas da equipa de arbitragem de um Benfica vs Marselha por parte dos dirigentes encarnados; ou, também relacionado com arbitragem, os testemunhos do inglês Howard King de que foi (por mais que uma vez) aliciado pelo Benfica e pelo Sporting, referindo precisamente os jogos em que foi subornado com prostituas, jóias, tabaco cubano, e muitos mais presentes.
Lembro-lhe os documentos da Polícia Judiciária que foram publicamente conhecidos, nos quais a instituição judicial dá conta de que, após colocar Vieira e outros dirigentes benfiquistas sob vigilância, como Veiga, assistiu e observou a vários encontros, em hoteis e bares, entre dirigentes encarnados e árbitros antes de jogos nos quais os últimos arbitravam jogos do Benfica.

Já para não falar do período da década de 60. Todos sabem, menos os que não querem ver, de que o Benfica teve presidentes que usavam a sua influência política e económica para criarem toda uma conjuntura favorável à manipulação do futebol nacional. Investigue a história do seu próprio clube, e verá que é essa a verdade.

Mais, você cita afirmações completamente tiradas do contexto: Ferguson afirmou que o Porto "compra os titulos no supermercado", porque estava a criticar a competitividade do campeonato! Ou seja, estava mais a criticar os rivais do Porto, grupo no qual se inclui o Benfica, do que o Porto! E, sinceramente, gostava que me desse os links das afirmações que diz existirem sobre o aliciamento do Porto a árbitros internacionais. Sinceramente, nunca tive conhecimento de tal facto, pelo que gostava que me desse provas dessa afirmação.

Independentemente do clube, todos nós temos de encarar uma realidade: o futebol é um negócio, e como tal haverá sempre actividade de bastidores, dirigentes a usarem influência e dinheiro para criarem condições favoráveis à vitória dos seus clubes. Onde há dinheiro, há corrupção. Infelizmente, é assim que a nossa sociedade funciona. Porto, Benfica ou Sporting, pouco interessa qual é o clube. Todos tentam usar qualquer mecanismo para vencer, mesmo os ilegais.

Sr Patriota

O meu obrigado pela sua opiniao expondo as suas razoes com educaçao, assim podemos e devemos falar de futebol como e obvio todos sabemos que nao ha santos e estou de acordo em relacao a alguns pontos noutros nem tanto so tenho pena do odio que se foi criando no futebol porque na tem que ser assim.
Boa Pascoa