O Benfica, o Sporting e o árbitro | Relvado

O Benfica, o Sporting e o árbitro

Com o golo do Benfica, a psicologia leonina acabou por ficar desfeita.
 
Jesualdo Ferreira no banco (grande plano)
Vladimir Rys/Getty Images

Vi o jogo entre o Benfica e o Sporting convicto, como bom Sportinguista e crente na equipa que ainda sou, que o Sporting iria derrotar o seu vizinho lisboeta. Infelizmente, a minha crença não foi tão longe e o Sporting acabou mesmo por perder por 2-0.

O jogo revelou um Benfica mais forte taticamente mas pior no jogo. Mostrou um Sporting aguerrido no duelo, com maior envolvimento ofensivo, até ao primeiro golo do Benfica. Às águias bastou apenas os momentos de inspiração de figuras como Gaitán, Lima ou Salvio.

O pendor ofensivo desta equipa do Benfica deve-se fundamentalmente a Matic, exímio no pêndulo defensivo e na estruturação do meio campo benfiquista, permitindo o desnovelar ofensivo encarnado com tranquilidade e prazer. Já não existe a pressão fantasma de Javi García na Luz.

Quanto ao Sporting, vê-se claramente as limitações nos jogadores, inculcadas por uma época para esquecer. Ou para lembrar, dependendo da perspetiva. Com uma equipa claramente jovem, a sua juvenilidade traduziu-se numa maior pujança durante os primeiros 35 minutos de jogo. Com o golo do Benfica, a psicologia leonina acabou por ficar desfeita e pairaram sobre as cabeças dos jogadores os desaires das primeiras jornadas da Liga. Tal medo inibiu a equipa e isso permitiu ao Benfica assumir o comando das operações.

Quanto às individualidades, falo em Bruma como mais um jovem que promete dar brilho nos relvados portugueses, algo que o Sporting também já nos habituou com outros jovens.

Quanto às críticas ao Sr. João Capela, penso que elas estão bem alinhadas por parte do Sporting e dos Sportinguistas. De facto, o juiz da partida cometeu alguns erros que, principalmente os dos momentos iniciais da partida, poderiam dar um outro destino ao resultado final ou, pelo menos, uma outra garra dos Leões ao jogo. Mas parece-me sempre muito exagerado justificar os desempenhos desportivos pelas arbitragens. E os dirigentes e responsáveis leoninos deveriam ter mais cuidado em proferir tais declarações após o jogo. Que mensagem passará para o plantel do Sporting? Mais desalento, mais desmotivação, mais vontade de desistir? Ou então, pior ainda, pode levar à desresponsabilização dos atletas, levando-os a encontrar “nos árbitros” a explicação para a sua falta performance desportiva.

Mas também classifico as declarações de Jorge Jesus - e refiro-me a Jesus porque o Sr. Luís Filipe Vieira se recusou ainda a fazer quaisquer declarações sobre a partida - como inqualificáveis. Porque não assumir a má exibição da equipa de arbitragem? Porquê dizer e frizar o “Limpinho, limpinho” e que este árbitro tem grande futuro? Parece-me de mau tom estas declarações.

Com este tipo de comentários after game, por parte do Sporting e do Benfica, aliados à má exibição da equipa de arbitragem, penso que o Futebol e a Competição só têm mais a perder do que a ganhar.

Benfica:

Comentários [54]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Ha' opinioes e opinioes

Muito se tem falado no Sr. Joao Capela, vi o lance e revi umas dezenas de vezes, tentando com imparcialidade fazer uma analise precisa e consiza, tendo chegado a' conclusao que se o arbitro assinalasse penalti, as duvidas que continuam a persistir sobre a decisao nunca acabariam, lances destes existem em quase todos os jogos, apenas existe a diferenca de: Este jogo ser o campeonato do Sporting, limpariam a imagem ganhando ao Benfica, eventualmente oferecer ao seu (dono) mais um triunfo antecipado e dai' todo o alarido, ao contarrio de um golo limpinho marcado pelo Braga em Alvalade, que lhe ira' retirar eventualmente o terceiro lugar, cujas vozes, nao se elevaram aos ceus, pedindo justica por um erro clamoroso sem margem para duvidas que ate' hoje ninguem soube justificar, para alem de f.......o S. de Braga, juntou-se agora alianca, para clamar justica, a qual foi esquecida no famoso fora de jogo de 3 metros, o roubo de Guimaraes etc etec. Joguem a' bola, e deixem o Benfica marcar, fazendo golos sublimes, atraves de jogadas que percorrem o mundo atraves do yuotube e deliciam os adeptos do desporto rei

Doping no Boifica

Num ano o Boifica teve quatro (4) atletas seu apanhados nas malhas do doping, e pasme-se, em quatro (4) modalidades diferentes! Futebol, basquetebol, Voleibol e ciclismo. Sendo totalmente contra o uso de doping, acho imensa piada que os mais porcos nesta matéria, os boifiquistas, apontem o dedo a outros, sem terem a noção do rídiculo. Mas os palhaços encarniçados, a carneirada SLB, não passam de atrasados mentais. Logo, falta-lhes a memória repetitivamente. Enterrados em m+erda, ainda não deram por o que são e, pelo cheiro fedorendo que destilam. Os palhaços encarniçados são assim... pôdres em vida.

Julgado?

Lembrem-se que o Veloso foi acusado de doping, para o Porto poder enviar um dos seus jogadores ao mundial do Mexico, de que resultou uma multa para' FPF 500 contos que o Veloso ofereceu a uma instituicao de caridade, dado que foi provado ser uma cabala.
O Mal que fizeram ao Benfica acabou para sempre,

Com um chefe assim...

Em Julho de 1993 o sr Luis Filipe Vieira foi julgado e condenado no Tribunal da Boa-Hora pela prática de um crime de roubo. Foi condenado a 20 meses de prisão. No 3.º Juízo Criminal de Lisboa, pelo Juiz-Presidente, Afonso Henrique Cabral Ferreira'

A grande diferenca

O Bimbo Peidolas da Bosta foi condenado pela justica desportiva, a outra ( civil) que so' existe para alguns, estando nos' em 1993, ainda funcionou para punir L.F.Veira, vitima de um canalha que nao pagou o que comprou, eu tambem faria o mesmo, recuperar o que me pertencia.

Boifica na 2ª Liga.

Parece que andam por aqui muitos lampiões com memória de m+rda. É que o Boifica já esteve três (3) vezes para descer de divisão. Duas (2) por dívidas ao fisco e a jogadores e outra por jogar uma época inteira com um jogador inscrito de forma ilegal. Nas duas primeiras foi salvo pelo governo. Nada de admirar num clubeco dos regimes políticos, desde 1908. Na outra cito Valentim Loureiro, na altura presidente da Liga: é difícil ver o Boifica na segunda divisão! Pois é, mas outros clubes, esses honestos, por muito menos desceram de divisão. É que sendo o Boifica um clubeco bufo-político, lá está a mãozinha sempre a ampara-lo. O Boifica a roubar e corromper desde 1908. A habitual javardíce encarniçada. Os boifiquistas têm memória de caca. O mesmo que têm nas carolas. Bufos de m...

Ao ponto que...

...Chegam os benfas para branquear um escândalo da arbitragem(apenas mais um)...
é preciso ter lata para chegar ao ponto de se fazerem passar por Sportinguistas...
Não faltam cães-ninjas por aqui...!!!
Não olham a meios para atingir os fins...

benfica, o clube do doping?

Um dossiê especial dedicado ao clube habitualmente associado ao doping, com diversos casos recentes:

http://csifutebol.wordpress.com/2013/04/24/benfica-e-doping-uma-ligacao-...

ROUBO DE CAPELA!

No jogo da final da Taça 15 minutos ou Taça Lucílio Baptista -, mesmo com muita gente a dizer que Abdoulaye não tocou em Mossoró, assumi que foi foi penalty e disse mais, desculpando João Capela, que na posição em que se encontrava o árbitro, só podia ter assinalado grande penalidade. Passada uma semana, perante aquilo que se viu, porque não fez o mesmo, porque não assinalou o juíz de Lisboa os penalties contra o Benfica? Uma vergonha, um critério que diz muito do que se tem passado esta época. Mas mais, como é possível, na mesma linha do que aconteceu ontem, a Rádio Renascença ter dado nota positiva a Capela? Isto é sério? Isto é jornalismo? É assim, com critérios destes, descaradamente a favor do Benfica, que se pressiona e condiciona ou não os árbitros. Uma comunicação social vendida, incapaz de ver o óbvio, mas só quando lhe interessa. Fosse este roubo de capela, a favor do.Porto, tinha caído o Carmo e a Trindade. E ouvir adeptos e paineleiros benfiquistas, dizerem que é injusto esta temporada do seu clube estar a ser colocada em causa por um jogo e uma arbitragem? É preciso não ter um pouquinho que seja de pudor. Esta gente já se esqueceu da época passada, no Benfica-F.C.Porto, do que disseram e fizeram ao árbitro auxiliar Ricardo Santos, só porque errou num lance? Mas esta gente, rasca até dizer basta, já se esqueceu do que fizeram e disseram sobre as temporadas 2002/2003 e 2003/2004 em que o F.C. Porto era não só a melhor equipa portuguesa, como também a melhor equipa da Europa?

LOL

Hoje ficaste com as aftas a arder depois de veres a capa da Abola ou que?

Casapiano, quando vais ao

Casapiano, quando vais ao Campus da Justiça este espaço fica bem mais asseado!

Somos culpados pelo que o bibi te fez?

Queixa-te ao provedor ou à Tia Catalina!

........................

Lixo ...

... continuem com essa mentalidade que vão longe!

Ontem mesmo, o decano do

Ontem mesmo, o decano do Jornalismo Português Cruz dos Santos, especialista em arbitragem na sua coluna semanal no Jornal A Bola , sublinhou a VERGONHOSA arbitragem de Capela, e escreveu que este lesou seriamente a verdade desportiva, Cruz dos Santos abordou as GF não assinaladas, e acrescentou que Matic e Maxi deveriam ter sido expulsos!

Bem, escrito por quem foi, e no jornal que foi, mais palavras para qqê para definir uma ARBITRAGEM VERGONHOSA e que pode impedir o Sporting de ir à Europa, ou definir o Campeão, nao seria ajustada a irradiação?

O Sporting e os seus adeptos

O Sporting e os seus adeptos deviam era de estarem felizes...é que a 4 jornadas do fim, finalmente conseguiram a manutenção na primeira liga.

Falso sportinguista.

Este Mata é tão sportinguista como o Vieira e cia. Hipócrita de m+rda. Só falta dizer que a arbitragem foi excepcional. Lampião encapotado, sem dignidade nem honestidade alguma. Um palhaço e um artigo de se lhe limpar o rabo e, o esfregar na tromba do Mata de m+erda.

Mata-ratos lampião.

«A liberdade de expressão vale não apenas para as informações ou ideias acolhidas com favor, mas também para aquelas que ferem, chocam ou inquietam o Estado ou uma fracção qualquer da população. Assim o querem o pluralismo, a tolerância e o espírito de abertura, sem o qual não existe sociedade democrática».
Carta Europeia dos Direitos do Homem -Handyside. 1976.

Abutre encarnado.

Um abutre negro-encarniçado que não quiz ver três (3) penaltys descarados, a favor do Sporting, não é apenas incompetente! É indigno, desonesto e corrupto. Não tem desculpa possível.

Mata.ratos

Mata, vai-te matar lampião. Só com um pano encharcado em m+rda no focinho deste Simio Lampião Mata. Gaiato de trazer á trela. Amigo de árbitros do Apito Encarnado. Até á légua se nota a cor encarniçada dete palhaço. Lol.

Terceiro mundo 1

Federação Búlgara de Futebol suspende árbitro.

rtp.pt - CB/Lusa 22 Abr, 2013.

Federação Búlgara de Futebol suspende árbitro.

A Federação Búlgara de Futebol (FBF) suspendeu hoje o árbitro Nikolay Yordanov, por erros de arbitragem no jogo que opôs o Levski Sofia e o Litex, no último sábado a contar para o campeonato búlgaro.

A comissão de arbitragem (CA) analisou o jogo e encontrou nove erros cometidos pelo árbitro durante o jogo.

Após o encontro, o treinador do Litex, Hhristo Stoitchkov, antiga estrela do Barcelona, criticou o árbitro por não ter apitado um penálti, aos 27 minutos, quando o marcador ainda estava 0-0. O jogo terminou com a vitória do Levski Sofia por 2-1.

Nikolay Yordanov é o segundo árbitro a ser sancionado esta época após um jogo entre o Levski Sofia e o Litex.

Ahmet Ahmet, que apitou o jogo entre as duas equipas no dia 13 de março, a contar para os quartos de final da Taça da Bulgária, foi o primeiro árbitro a ser suspenso, após uma decisão controversa que ditou o afastamento do Litex da Taça da Bulgária.

http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=645927&tm=47&layout=158&vis...

nos somos mesmo dum pais de

nos somos mesmo dum pais de 4ª mundo, onde ate os arbitros corruptos e condenados cumprem castigo e voltam a apitar e voltam logo a primeira categoria!!!
clubes ate pagam putas a arbitros e ferias, ou sao apanhados com arbitros em casa de presidentes e fecha-se simplesmente os olhos a isso...
realmente

Apito Encarnado.

Pois é. Há aqui boifiquistas que nem conhecem a sua porca e pôdre história. Ou já esqueceram o Jõao Pode Ser? Já esqueceram o Vieira a escolher árbitros para um jogo da Taça de Portugal. Já esqueceram os jantares, do Veiga com árbitros, em Penafiel? Já se esqueceram das trafulhices fiscais? Da bufaria-encarnada á PIDE sua protectora por ordem de Salazar? Etc... etc... etc... É o que eu digo: os boifiquistas só têm caca nas suas reles monas.

Aguarda-se e seria ajustada a

Aguarda-se e seria ajustada a irradiação do Capela ou Calabote II, conseguiu :

Afastar o Sporting da Europa!

Definir o Campeão!

Nada mais grave e lesivo do que deve ser a VERDADE DESPORTIVA:

3 GP e perdao em 2 expulsões!

VERGONHA!

Terceiro mundo 2

Na Bulgária 2 árbitros foram suspensos por erros durante os jogos que apitaram. O caso é que, ao contrário de Portugal, a Bulgária não é um país do terceiro mundo e, ali não há lugar a javardos corporativismos arbitrais, nem é admitida a corrupção descarada ou á Capela, como lhes aprouver chamar. Por cá mais uma vez se prova que a camarilha encarniçada, sem apoios políticos-arbitrais, não passa de um enorme monte de trampa salazarenta. o Habitual num clubeco sem dignidade nem honestidade. O clubeco SLB = Sabújos, Lacaios e Bufos. A roubar e corromper, realmente são os maiores do mundo.

Hehehehehe...triste figura a

Hehehehehe...triste figura a vossa.
Para o ano há mais.

Esta Simone Mata e Esfola BODES decerto???, É tãon Sportinguista

Como cá o "JE" é BIMBO ou MILHAFREIRO...???!!!, aparece aqui esta MERDA, que nunca comentou e faz um pseudo-artigo a defender o indefensável, daquela corja os da freguesia de CARNIDE..., ainda mete farpas a defendor o ROUBO descarado do CAPEL(inhas), este cabrão de árbitro que conhece "VEM" o Kadafhi do aPóeirado, ou nãon tibesse sido atleta jovem do clube dos TOUROS que o desdito estourou... PUTA que o PARIU, esperemos se faz algum comentário este MERDAS BENFA ou lança mais algum articulado!!!

P.S. - Bejam os Índios/Lampiões que dão o Ámen ao tipo, só para perceverem a COR do MATA e ESFOLA "BODARIA"!!! Realmente Só MERDA..., por aqui PASTA.

Este Sportinguista que mais

Este Sportinguista que mais parece uma melancia, devia sim relevar que o melhor em campo, foi o unico Português do 12 titular do Benfica : João Capela!

A devida "chapelada" ao unico Português da equipa tiitular do Benfica que foi justamente João Capela, sózinho ganhou o jogo!

Para recordar, e repito, à escolha do freguês :

Penalti sobre Ricky aos 6 minutos> http://www.ftpimg.com/photos/20130421136658313201641.gif

Penalti sobre Capel aos 8 minutos> http://www.ftpimg.com/photos/20130421136658321177468.gif

Penalti sobre Viola aos 88 minutos > http://www.ftpimg.com/photos/20130421136658318152214.gif

...

Recorrias a um pouco de honestidade, nem era preciso muito, e não colocavas aí o lance do holandês de tão ridículo que é. Em relação aos outros dois, há falta sobre Viola, enquanto que no lance do Capel, apesar de existir contacto, só consigo rir ou não fosse o espanhol conhecido por aproveitar grande parte das disputas de bola para uma bela piscina. Dito isto, sim o Sporting tem razão de queixa da arbitragem no jogo de Domingo. Se perdeu devido à actuação de Capela? É o caminho mais fácil e que compreendo, não fosse a única forma de afagarem esses cabeções uns aos outros.

O penalty do Holandes? Vais

O penalty do Holandes? Vais advogar a lei da vantagem dentro de area? Nao existe, aliás o Ricky remata sim, mas já em queda fruto do toque anterior do Garay!

Quanto ao Calabotte II ops Capela o unico Portugues do 12 titular do Benfica, gostei sobretudo do critério disciplinar, nesse aspecto esteve excelente, concordas?