Beira-Mar-FC Porto: vitória sem brilho, mas com trabalho (crónica) | Relvado

Beira-Mar-FC Porto: vitória sem brilho, mas com trabalho (crónica)

O FC Porto triunfou num campo difícil. Sem deslumbrar, fez pela vida quando estava a perder e isolou
 
Beira-Mar-FC Porto (10/12/12): Hulk entre Zhang e Tavares
Lusa

O FC Porto ultrapassou este sábado um complicado obstáculo em Aveiro e isolou-se à condição no comando da Liga Zon Sagres, à espera do que o Benfica fará domingo na Madeira.

A vitória dos dragões pela margem mínima ajusta-se perfeitamente aos 90 minutos do jogo. Mas o FC Porto teve de lutar e correr muito para levar de vencida o Beira-Mar, que sabe defender como poucos em Portugal. Os jogadores comandados por Vítor Pereira parece terem percebido que, quando a inspiração não é muita, é preciso transpirar para alcançar o sucesso.

E o FC Porto foi mesmo obrigado a transpirar. Entrou bem no jogo, com Hulk, James e Djalma, bem apoiados por Moutinho e Belluschi a tentarem encostar os aveirenses à sua área. Mas Rui Bento estava à espera disso e montou a sua equipa da forma habitual: um grande acerto defensivo, com o veterano Hugo a comandar as hostes, muita solidariedade entre setores, a a tentativa de surpreender em contra-ataques gizados por Cristiano, o criativo de serviço.

A estratégia de Rui Bento foi a primeira a resultar. Apesar de ser o FC Porto a mandar no jogo e a construir as principais jogadas ofensivas, foi o Beira-Mar que marcou. Zhang, aos 34 minutos, antecipou-se a Maicon e concluiu o livre direto apontado por Cristiano.

Recearam os adeptos azuis e brancos que o Beira-Mar, ao ver-se a vencer, fechasse ainda mais a sua baliza e que o FC Porto de Coimbra, aquele que foi batido na Taça de Portugal, estivesse de volta. Até porque havia sintomas: Hulk não explodia, Djalma não engrenava e mesmo Moutinho parecia pouco seguro no passe.

Mas aos 40 minutos tudo mudou. Moutinho viu Hulk desmarcado, o brasileiro deu um toque para trás, para James, que não falhou, marcando um golo de belo efeito.

Um susto ao cair do pano

Veio o intervalo e o encontro recomeçou como tinha começado: o FC Porto a tentar chegar à vantagem, sem grande criatividade, e o Beira-Mar a fechar os caminhos da baliza.

Foi em contra-ataque que os dragões chegaram à vitória. Douglas quase festejou na baliza de Helton e, na resposta, Alvaro Pereira desmarcou Hulk, que marcou a Rui Rego de pé esquerdo, aos 59 minutos.

Estava feito o mais difícil. A ganhar, o FC Porto passou a controlar o jogo a seu bel-prazer, com circulação de bola, e sem dar grandes veleidades ao adversário. O jogo passou a disputar-se mais a meio-campo e o árbitro, Carlos Xistra, abusou dos cartões amarelos.

O FC Porto poderia ter marcado mais, mas a verdade é que o empate não surgiu por milagre… no último minuto dos descontos, Maicon atrasou mal a bola, Balboa centrou e um isolado Hélio, com tudo para marcar, rematou de cabeça de forma tão colocada que a bola saiu ao lado. Rui Bento não queria acreditar.

Ganhou o FC Porto, e ganhou bem. Está a subir de rendimento, e mesmo sem brilhar lutou pela vitória e conquistou-a. Não deslumbrou mas assim é que se conquistam campeonatos.

FC Porto:

Comentários [32]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Que sorte fcp.....que sorte

Se aquele último lance falhado escandalosamente de cabeça pelo jogador do Beira mar, tivesse sido concfetizado, hoje estariam todos a pedir o escalpe do VP. Assim, dizem que o fcp jogou bem....Tenham VERGONHA! Palhaços do fcp

:)

Sim, o Benfica e o sporting tb ganharam por muitos esta semana pelos vistos :P. Além disso, o Porto mereceu ganhar, tivesse empatado ou não, jogou melhor e com mais atitude. O Beira mar marcou nos apenas 4 ou 5 remates que teve.

Jogar contra estas equipas....

...sem PL e com um central na lateral,é do mais deseperante que existe.Uma equipa do FC Porto sem PL,é insultuoso.

Jogo de muito querer,mas tb de muita trapalhada.Curiosamente os golos resultam de duas belissimas jogadas colectivas.Fomos um claro vencedor,mas tivemos estrelinha no final,aquele Maicon.......enfim.

parece me uma adaptacao mt

parece me uma adaptacao mt infeliz essa do Maicon, e concordo, FCP sem PL é insultuoso

Alguma coisa se passa com Fucile...

..só pode!! Maicon não tem caracteristicas de lateral,por muito que seja bravo.

Kléber se não joga contra um Beira-mar,vai jogar quando?? Lembro que tem 6 golos.

A dado momento e com o FC

A dado momento e com o FC Porto a perder fulgor ofensivo, pensei que Vitor Pereira colocasse Walter e Hulk iria para extremo, onde estava a maior parte do tempo.. mas não.. Fez algo diferente.

Ps: Talvez tenhamos sorte com o Marítimo na próxima jornada. Hoje é jogo para alguns irem para a rua. Contra nós ficarão no Funchal.

Uma coisa VP tem razão....

...Hulk faz golos de qq lado. Agora ver esta equipa sem PL,é triste.

é no dragão o próximo jogo

é no dragão o próximo jogo não é? pode ser que o marítimo se encolha um pouco e o público empurre o FCP para mais uma vitória. a não ser que se marque cedo, não acredito em boas exibições. o FCP não consegue trocar a bola com velocidade suficiente para incomodar equipas bem organizadas e que dão pouco espaço. será mais um jogo em q teremos que esperar pela inspiração de um jogador ou dois.

preocupa-me que o hulk esteja a marcar golos a ponta de lança, isso somado as declarações de VP antes deste jogo leva-me a crer que o hulk vai continuar a jogar no meio... se assim for teremos que apostar me iturbe para a direita, pois djalma e varela não fazem um. rodriguez parece encostado e até podia ser útil... tanto extremo e afinal não chegam. época preparada como a do benfica o ano passado. mas a nossa não irá correr tão mal porque o benfica nunca estará tão bem como estivemos no último ano.

Neste momento....

....para o FC porto é mais "fácil" jogar contra o Maritimo,do que por exemplo o beira-mar.

Djalma é esforçado,mas Varela tem que estar muito mal.............se não corresponde nos trienos ,faz bem o treinador.

mas o marítmo apesar de

mas o marítmo apesar de atacar com mais gente tb n s desposiciona muito. teremos os mesmo problemas pra resolver e com a pouca velocidade que o FCP tem imprimido na circulação de bola... com um golo cedo talvez se jogue melhor, esperando que o marítimo suba um pouca as linhas dando mais espaço atrás para aproveitar a velocidade de hulk. até nisso n se tem visto a vantagem de ter hulk no meio, continua a cometer erros incriveies nas perdas de bola. decide muito mal. mas com aquele pé esquerdo está sempre habilitado a fazer goos claro.

pelo que tenho visto varela está mesmo mal... julgo que foi chão que deu uvas. aliás desde que partiiu a perna n foi mais o mesmo. fez alguns bons jogos mas nunca com a regularidade exigida.

Varela no ano passado....

...fez uma boa época.Mas concordo as lesões deixam marcas,apesar que sempre foi um pouco malandro.

Se o Maritimo jogar olhos nos olhos com o FC Porto,não teremos grandes problemas.Ainda por cima,quando percebemos que Hulk no meio é para continuar.

marítimo olhos nos olhos co

marítimo olhos nos olhos co FCP? tenho muitas dúvidas... pedro martins é um bom treinador e sabe que tem mais a ganhar se esperar pelo momento certo para fazer esse confronto. vai provavelmente esperar que o empate dure o maior tempo possivel para depois tentar ganhar. foi assim co benfica e correu bem. e jogou em casa...

n sei s o varela é malandro mas outra coisa que sempre lhe notei foi nos jogos teoricamente mais fáceis, nunca jogava tão bem. quem n s lembra das grandes exibiçoes co benfica? mas depois arrastava-se contra as outras equipas.

"Se"...

..eu tb não acredito num Maritimo a jogar "olhos nos olhos",pode ser que a vitória de hoje dé moral :).

Sempre gostei do Varela,mas concordo quando dizem que podia dar mais um pouco.Agora este ano ,tem estado miserável.

O "Se" era um grande PL mas nunca marcou golos :)

tb é preciso ver que ele n tem tido continuidade, o que influencia, mas da maneira que está a equipa n se podem estar a dar grandes oportunidades de retoma. joga quem esta bem quem n esta que continue a treinar. e ha muita gente a precisar de treinar infelizmente.

seria um escandalo o benfica perder outra vez na madeira. n me parece que v
a acontecer até porque eles sabem que mais dia menos dia o FCP vai alvalade e s n perderem pontos até lá ficam a assitir de cadeira a um dos candidatos a espalhar-se. ou mesmo os 2.

Para não variar, mais um jogo que não convenceu

Algo ia mal e continua mal neste FCP irreconhecível.
Há muita luta mas não há eficácia atacante.Defesa joga bem, linha média idem, ataque uma miséria.

Está tudo dito.

PAH!

Fundamental esta vitória!!

Claro que não tivemos o REGO a jogar no meio campo senão era mais fácil, mesmo assim conseguimos ganhar e manter o 1º lugar em IGUALDADE pontual, sim porque o FIFICA ganha ao MARÍTIMO por 3 ou 4 na boa... Depois do que aconteceu na Taça, os AMIGOS vão abrir as pernas não haja dúvida.

Boas amigo

Sem tirar nem por ais nada ao teu comentário, assino por baixo.

Tenho imensa pena de este espaço ser ter tornado (ainda mais) irrespirável.
É inadmissivel que permitam que alguns atrasados mentais apenas para cá venham
destilar odio e praguejar contra tudo o que não é do deles.
Eu, por mim, so ca venho mesmo por acaso. Mas comonao faço falta, cá, mas apenas
fazem cá falta os mentecaptos.

Abraço desPortista

B@rt.

PS: Esta resposta era para o Vingador_Azul, e nao para quem colocou o artigo.

Titulo enganador e de quem não viu o jogo

O FCP fez um jogo agradável, a equipa deu o litro, trocou quase sempre bem a bola, foi perigosa qb, sem brilho é um exagero, um exagero que começa a ser um hábito neste relvado cada vez mais doente(a começar pela edição).

E falando de atitude agradável, muito bem o Beira-Mar a tentar jogar o jogo pelo jogo enquanto as forças permitiram e apesar de não terem feito muito para marcar mereceram o golo pela atitude positiva que tentaram impor no seu jogo.

Em relação ao FCP gostei de James, gostei de Hulk parece que a cabeça voltou ao lugar depois de quarta-feira ter jogador só com o coração, gostei de Maicon no geral(teve lá 2 lances tipo Coimbra para a taça em que é mal batido mas no geral esteve bem) assim como toda a defesa com excepção no lance do golo e no último lance do encontro que podia ter custado bem caro.

Fernando esteve mais uma vez em grande, está em grande forma e falando de grande forma o que dizer de Moutinho, parece estar de volta ao seu melhor ritmo, simplesmente fantástico.

Djalma teve alguns bons pormenores sem deslumbrar mas é um jogador muito útil a defender, Belluschi alternou o muito bom com o mau(fez muitos passes errados) Souza entrou bem, Varela entrou desastrado e quiçá desmotivado?!

Vitor Pereira, meter o Iturbe a 2 minutos do final é gozar com o miudo só pode, que ainda deu um ar da sua graça.

No Beira-Mar Hugo esteve muito bem até se lesionar, assim como Cristiano e Artur claramente as duas estrelinhas desta equipa, Douglas parece que depois da lesão nunca mais foi o mesmo(infelizmente) mas mesmo assim deu algum trabalho à defesa do Porto, Rui Rego desta vez não fez um passe ao avançado(brincadeira) e até fez duas excelentes defesas.

Quanto à arbitragem, 4 foras de jogo muito mal tirados, 2 para cada lado, um amarelo ridiculo a Hulk depois de ser abalrroado por Hugo e um possivel(deixa algumas duvidas) penalty sobre Djalma.

PS: Edição não façam criticas a jogos sem os ver.

Cumprimentos

Mas tu viste mesmo o jogo?

Meu caro Vingador: Peço desculpa por te dizer isto, mas até fico a pensar que raio de jogo tu viste? É que eu vi um mau jogo do nosso Porto, sem um futebol definido, sem grande chama, sem boas idéias, mas apenas com muita vontade dos jogadores! Eles correram bastante, na segunda metade e esfiorçaram-se mas nunca jogaram bom futebol!
Também não entendo como consegues achar que a defesa andou bem (foram várias as vezes em que os da casa se isolaram masmo sem quase quererem atacar) e o Rolando, a exemplo do que tem feito esta temporada em todos os jogos, foi um verdadeiro susto! Ele simplesmente, quando a bola vai para o seu lugar, não está lá ou finge que está como no golo do Beira Mar! Por isso o pobre do Maicon tem de ir constantemente ao meio para o substituir. Otamendi tem muita dificuldade em jogar ao lado de quem não está e mesmo o Álvaro Pereira não faz o corredor como dantes!
Também não gostei da linha média! O Fernando até a defender (o seu forte) tem falhas e o João Moutinho faz um ou outro passe bom mas tem jogado bastante pouco! Infelizmente, aquele que tem sido o melhor dos médios esteve de fora (Defour).
No ataque, Djalma desta vez acertou pouco e foi pouco perigoso, Hulk lá fez um golo a assistiu para o outro e o James foi mesmo quem jogou mais. Mas o ataque afunila o jogo, já que aparentemente todos têm ordens para ir para o meio deixando os flancos para os laterais!
Ester treinador é não só mau como pouco inteligente! As suas teimosias vão-nos levar a um mau resultado como já conseguiu na Champions e na Taça! E creio que os jogadores já entenderam que esta será uma má época e não confiam no que ele diz e muito menos no que faz!
Desculpa isto mas o que eu continuo a ver é um grupo de jogadores, qainda que agora esforçados, mas não uma equipa de bom futebol!

e dragao13

aprende a criticar a opinião de outra pessoa com RESPEITO e sem ARROGÂNCIA, uma coisa é não concordares comigo outra é saires-te com "Mas tu viste mesmo o jogo?", não dragao13, sonhei com o jogo, ou confundi o jogo que vi no dia anterior entre o Infesta e o Desportivo da Praia com o Beira-Mar - Porto.

Enfim...

Claramente não vimos o mesmo

Claramente não vimos o mesmo jogo, acho que alguns adeptos estão muito mal habituados com o que foi a época passada, tão mal habituados que até quando a equipa joga razoavelmente bem acham que a equipa jogou mal.

Acho que fizeram mais do que suficiente para ganhar, e já agora dragão13 leste realmente o que eu escrevi ou quiseste simplesmente cascar naquilo que eu escrevi?

"O FCP fez um jogo agradável, a equipa deu o litro, trocou quase sempre bem a bola, foi perigosa qb, sem brilho é um exagero, um exagero que começa a ser um hábito neste relvado cada vez mais doente(a começar pela edição)."

Onde é que eu falo em excelente futebol ou até bom futebol, falo num jogo agradável, mas também algo distante de ser um jogo com pouco brilho.

Todos sabemos que não vais à bola com o Fernando, eu próprio acho que o Brasileiro tem muitas falhas com a bola nos pés, mas nos últimos 2 jogos?! Simplesmente impecável.

Moutinho tem jogado pouco? Viste os últimos 2 jogos? É que a imagem que fico no teu comentário é que analisaste a equipa do FCP antes dos 2 últimos jogos, Moutinho foi só o melhor em campo contra o Zenit e um dos melhores no Sábado, assim como Fernando.

Não vou dizer que és assim ou assado mas se calhar é por causa dessa forma de pensar que aos 10 minutos no jogos em casa já temos adeptos a assobiar a equipa, e estou à vontade para o escrever porque tenho sido dos maiores criticos do VP.

Cumprimentos

caro companheiro portista

sinto muito mas tenho que concordar que o jogo não foi brilhante. é certo que só uma equipa procurou jogar e foi o FCP como sempre neste tipo de jogos. mas o FCP não coneseguiu jogar.ponto final. aquilo não é nada. nos úlitmos 40 metros o FCP não existe. é tudo feito por instinto. não compreendo como é que ninguém faz um passe de primeira. anda tudo a passear a bola dum lad opro outro. o alvaro pereira agora aprendeu a fintar para o meio mas chega lá e n tem pé direito e cruzar para hulk e djalm tb n m parece a melhor solução. o FCP não consegue sair rápido para o ataque. as poucas vezes que o beira subia mais de 3 ou4 elementos o FCP não conseguia aproveitar. excepção feita no segundo golo que foi o mais próximo de um ataque rápido que se conseguiu.

eu na minha ideia pensei que VP tinha ficado porque iria ser uma continuidade, que manteria os principios de jogo. mas das duas uma, ou não consegue ou não é isso que faz. não me lixem, os extremos a jogar por dentro, bolas paradas já começam a ser todas para o boneco outra vez, jogar sem um ponta de lança e sem lateral direito impede completamente o FCP de fazer o jgo que fazia... eu acho que o homem não é mau de todo, mas se calhar não foi uma boa opção pra dar continuidade, pois o futebol do FCP está a milhas do ano passado.

tudo isto não quer dizer que não acredite nesta equipa. tenho vindo a dizê-lo aqui, o FCP a jogar mal se embalar numa séria de vitórias agora no fim do ano e inicio do próximo a coisa pode encarrilar. mas apartir deste mês começa a ser injustificavel estas exibições pouco conseguidas. pois isto para mim é fraco futebol. chamem-lhe maus hábitos o que quiserem, depois de ver o que estes jogadores fizeram no ano passado custa-me vê-los a jogar tão pouco.

algumas notas individuais: alvaro pereira espero que saia em janeiro, nota-se a diferença de atitude a milhas. e além disso temos um defesa esquerdo que custou prai 10 milhoes que so fez um jogo...
fernando está novamente em grande.já teve alguns pormenores a sair a jogar brilhantes, o que para ele é algo pouco visto. a recuperar bolas sem dúvida um dos melhores da europa dgam o que disserem. raramente falha o tempo de entrada.
djalma pode ser muito esforçado mas n chega
james tem muito potencial mas não está a ser aproveitado. e acho que o seu lugar é mesmo no meio, n vale apena insistir a pô-lo nas alas pois ele vem pro meio na mesma.
maicon... apenas quero dizer que por mais esforçado que seja, e tem sido, até o sapunaru ataca melhor.com dois defesas direitos fracos uma boa adaptação compreendia-se, mas n é o caso.a defender ainda vá que não vá mas a atacar...
moutinho foi o único jogador que vi fazer um passe de primeira e a procurar logo um espaço para receber mais a frente. bastavam mais dois ou 3 fazerem o mesmo para o futbol da equipa crescer...
belluschi um dos jogadores que mais aprecio mas julgo que já deu o que tinha a dar. preciso de fzr varios jogos consecutivos para ganhar forma mas com james a precisar de crescer tb e cada vez mais a pedir a posição no meio julgo que o argentino vai perder espaço se n atinar ra´pido. mts passes falhados...

ps:1 nota para uma arbitragem medíocre. amarelos em entradas limpas osbre a bola, meia duzia de foras de jogo mal tirados faltas mal marcadas... o gajo n sabia bem o que andava ali a fazer. este é que era xistra n era? aquelas capas de jornais do ano passado do braga-benfica talvez tenham dado resultado, o gajo na duvida era contra FCP.SEMPRE. já o bandeirinha que acompanhou o ataque do FCP na primeira parte e do beira na segunda ach que só tirou 1 ou 2 offsides bem tirados, o resto tudo ao lado.

um jogo agradavel?! James-

um jogo agradavel?!

James- esteve bastante bem,
Hulk.- valeu pelo golo e nada mais
Maicon- desastre autentico
Fernando-grande exibição de calar a boca a muitos
Moutinho- igualmente
Djalma- para bem do porto é bom que va rapidamente para a CAN e nao volte tao cedo
Belluschi-Ja deu pa entender pq nao tem sido opcao, terrivel
Varela-irreconhecivel
Souza- nada a assinalar, normalissimo
Iturbe- muito a dizer para 2 minutos. Para começar, arriscar uma "aposta" num jogo q nao tava nada seguro(prova disso e aquele ultimo lance do beira-mar) e mesmo que fosse uma aposta convincente para o jogo acaba por nao ser coerente deixar um jogador estrear-se a dois minutos do fim, sobre tudo um miudo com o rotulo do Iturbe,mas mostrou vontade sem duvida..

Rui Rego- ta a pedir selecção
Cristiano-ja vi melhor

no fundo uma exibição no limiar do "aceitavel" para o Porto...nao é suficiente. Um jogo de futebol mt á liga portuguesa, fraco

cadê o Alex Sandro?!

Concordo contigo..

...em quase tudo, continuo a pensar que o Maicon, não pode jogar a lateral direito, ontem nos últimos segundos quase deitava tudo a perder, além disso não dá profundidade ao ataque, e a equipa fica desequilibrada com isso, temos 2 defesas direitos aptos a jogar, se não confia nesses jogadores só resta uma alternativa , vender.
Uma equipa como o Porto, não pode ter invenções desta natureza.

Temos que ir ao Mercado, contratar um Ponta de Lança, sem entrar em loucuras.

Logo, na Madeira, mais uma vez O ÁRBITRO VAI SER O PROTAGONISTA !

Uma vitória com brilho...

...é uma vitória brilhante. Tendo em conta o que leio de alguns portistas do fórum, não foi isso que aconteceu em Aveiro.

Alguns portistas não são todos os portistas...

...eu por exemplo concordo plenamente com o Vingador.
Acho que fizemos um bom jogo, ainda para mais sabendo do jogo intensíssimo a meio da semana.

Ramzi, a má imprensa só vale

Ramzi, a má imprensa só vale quando se trata do teu clube? Quando é do meu já são justos os titulos e o que vem na noticia pelos vistos.

Lê todo o texto, uma equipa que tinha quase 70% de posse de bola, que quando sofreu o golo tinha 13 remates contra 2, mais ataques, mais cantos(isto só falando da primeira parte já que na segunda ainda foi mais esmagadora) é uma equipa que fez muito para ganhar, e pasmem-se as almas em alguns momentos até apresentou bom futebol com boas trocas de bola, continua a falhar a finalização e o último passe por vezes mas foi uma exibição bem agradável e com algum brilho sim senhor.

Mas já sabemos que má imprensa é só em relaçãoa o teu clube. Bom fds

Primeiro...

Ninguém falou do meu clube. Segundo, apenas constatei um facto que, surpreendentemente, andava tão longe da verdade que já veio mais um adepto do teu clube confirmar isso mesmo. Aliás, tirando tu e mais um ou dois, a posição dos adeptos do Porto que aqui comentaram é a mesma. Perdoa-me, mas sim, tenho tendência a acreditar em maiorias. Terceiro, se achas que foi uma vitória brilhante, não sou eu que te vou contrariar. Parabéns.

Lamento que tu tal como

Lamento que tu tal como outros não saibam ler.

Aliás estiveste tão atento ao que o user escreveu mas cagaste para a resposta que eu lhe dei pelo menos à primeira parte da resposta, ok Ramzi fica na tua, eu fico na minha mesmo que a minha seja um pouco diferente daquilo que tu afirmas que eu escrevi, é o que dá ler as coisas na diagonal, ah e fico feliz de a maioria e a opinião de alguns users servir para algumas coisas mas outras não, felizmente sou livre de escrever o que bem me apetece e não me guiar pelas "maiorias".

epa

parece que já não se pode opinar ou ter opinião. tambem querem bater no homem como fizeram ao coitado do jornalista da TVI? Tem que ser todos como os jornalistas da sportv? como o Luis fritas lobo sempre a lamber os tomates ao seu clube de coração?