Arsenal Grande ou arsenal pequeno? | Relvado

Arsenal Grande ou arsenal pequeno?

Clube da dimensão do Benfica ou Porto, ou um clube como Manchester United, Real Madrid ou Barcelona?
 

Desde que o Arsenal anunciou em 1996 Arséne Wenger como treinador que mudou completamente a filosofia do clube...

Wenger na altura muito jovem com pouco curriculum vitae protestavam por ser um treinador tão pouco experiente e por querer mudar o clube de uma ponta a outra de um momento para o outro. Ora a direção dos Gunners não fez juízos de valor e deu apoio e ora começou aí o trabalho de Arséne Wenger.

Ora começou o futebol do clube londrino a mudar radicalmente de um estilo de futebol na expectativa para um futebol rápido ofensivo naquela altura era HENRY criava e tornava tudo fácil Pires com a sua criatividade destruía com passes e arrancadas o centro do campo do oponente o Bergkamp como a simplicidade de marcar golos Overmars com aquelas correrias loucas que partia os rins a qualquer lateral.

Primeira grande fornada de jovens estrelas que trouxe (e para mim a melhor) Thierry Henry;Overmars;Patric Vieira;Robert Pires;Overmars;Bergkamp;Wiltord;Ashley Cole. Nessa primeira fornada que se alargou muito tempo mesmo o futebol era muito bonito mas títulos eram poucos tirando terem vencido o campeonato sem derrotas em 2002 não houve nada de importante.

A partir de 2005 entra a nova fornada de estrelas (Fábregas;Van Persie;Walcott;Song;Vela;Bendtner; Nasri) começou realmente este futebol ofensivo de tudo pelo chão com a posse de bola passes a rasgar com fábregas e Nasri a serem expoentes grandes no meio campo e Van Persie muito bom a técnica e finalização do holandês.

Mas os problemas que já vinham de trás mas um pouco escondidos desta vez fez descarrilar o Arsenal; já antes a defesa do Arsenal não era muito boa, David Seaman nunca pareceu a ninguém um guarda-redes de se confiar a 100% a ala direita com Lee Dixon, Eboue foi sempre um problema mas no centro da defesa Sol Campbell tapava muitos dos buracos. Mas agora lateral direito Sagna é bom mas deixa demasiados espaços, atrás o centro da defesa já foi mudado sei lá quantas vezes e mesmo assim Vermaelen, Koscielny, Mertesacker, Squilacci, entre outros já dispensados, nunca tiveram o entrosamento necessário.

Alex Song sempre foi muito sozinho a defender e Clichy deixava muitos espaços e agora André Santos ou Gibbs ainda nenhum me mostrou muito valor; para verem os guarda-redes há dezenas de vídeos de frangos de todos os guarda-redes pós Seaman e Lehmann do Arsenal: Fabiansky, Sczesny e Almunia todos fracos. O Sczesny nem tanto, mas os outros meu Deus...

Depois vêm os problemas que o clube tem de ambição e poderio no futebol mundial depois de encontrar e moldar todas estas jovens estrelas o mais normal era criar um legado vários títulos ingleses e fora de portas, mas não, este clube tem os excelentes jogadores e depois com os grandes problemas defensivos e falta de implementação de mentalidade ganhadora ao clube estes jogadores começam a sobre-render e jogar mesmo muito pouco.

Depois deixar sair estrelas a preço saldo.

Henry- 20 milhões, neste aqui posso aceitar mas não compreendo sendo o melhor jogador da história do clube deveriam ficar com ele como símbolo vivo do clube mas não, foi para o Barcelona e a primeira época lá o Barcelona destruía qualquer equipa penso, que o Henry marcou 23 golos.

Touré - um dos poucos bons centrais que o Arsenal teve que estava até numa forma boa vendeu por cerca de 25 milhóes, na altura era um dos melhores centrais agora caiu muito devido a lesões e excesso de peso.

Fábregas- pior transferência de sempre, como se deixa sair um jogador deste calibre por 35 milhões, este é um jogador de pelo menos uns 80 milhões. Imaginem, o Danny do Zenit foi mais caro que esta pérola.

Nasri - bem, é melhor nem falar vendido por cerca de 25 milhões.

Van Persie- melhor marcador do campeonato inglês vendido por 30 milhões, nem chegou bem. Isto é um atentado.

Na Avaliação ao Arséne Wenger: potenciar jovens nota 20, o trabalho de scout e camadas jovens até equipa principal é mesmo muito bom, tirando para mim o desperdício do Carlos Vela que parece mais pelo feitio dele, foram todos muito bem formados.

Organização da equipa no campo nota 8, sinceramente é o pior que ele tem, as equipas deles são com excelentes jogadores no ataque e bons na defesa e o meio campo não é meio campo porque ele parte o meio-campo em elementos de ataque e elementos de defesa, não há um jogador que equilibre a equipa quando esta perde a bola na frente e sofre demasiados contra-ataques.

Motivar Plantel - nota 1, com estes jogadores ele não incute mentalidade ganhadora e eu vejo equipas como atual o Manchester United e Chelsea que são arrastados pelos jogadores de mentalidade ganhadora (Lampard, Vidic, Terry, Drogba, Rooney) e o Arsenal perde facilmente com esses clubes com melhor equipa de longe.

Caros Relvas, qual o futuro deste Arsenal? Segunda época com péssimo arranque, vendeu mais 2 estrelas não ganha nada há 8 anos será um clube da dimensão do Benfica ou Porto que cheio de dinheiro vende as estrelas, ou um clube como Manchester United, Real Madrid ou Barcelona, mas que nunca consegue ganhar nada? De quem é a culpa desta falta de estatuto? Arséne Wenger deve continuar?

Internacional:

Comentários [5]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

o problema do Arsenal e eu

o problema do Arsenal e eu vivi 8 anos em Londres bem perto do Emirates e costumava frequentar um pub gerido por sócios do clube é o excesso de vendas e fraco investimento para colmatar saídas....
Embora em Inglaterra torça pelo Manchester United, ninguém fica indiferente ao Arsenal.
Neste momento está muito atrás dos seus principais rivais e embora Wenger seja na minha opinião um dos 5 melhores treinadores do mundo a gestão da equipa faz-se « às três pancadas ».... o Arsenal podemos comparar ao Benfica de Jesus o clube pratica um bom futebol, assente no estilo de posse e ofensivo e tem épocas ( mais recente em 2008 ) é uma equipa que faz muitos golos, agora quando vende constantemente os seus melhores jogadores é difícil pois a estabilidade da equipa reduz muito.
Por exemplo acha que Arteta é substituto para Cesc ou Giroud para Van Persie? podem ser bons jogadores mas o Fabregas cresceu no Arsenal com 17 anos já jogava ao lado de Henry e outros, e Van Persie é um dos melhores avançados do mundo apenas com falta e titulos que irá ganhar este ano com toda a certeza. mas pior do que vender os melhores é vender aos principais rivais, o vender Fabregas para um clube espanhol ainda é um mal menor, ok podem encontrar-se a nível europeu, mas por exemplo Nasri e Clichy ao City, Van Persie ao United ai a coisa complica e muito.
Por isso é que em Londres dizem que ao Arsenal não falta «balls» para vender, mas falta « balls» para comprar e investir.
Neste momento considero o Arsenal ao nível de Napoles e Atlético de Madrid ou até um pouco abaixo.

Excelente artigo e Saudações

Fabregas e Van Persie

foram vendidos ao desbarato pois não aceitaram a renovação e iam entrar no ultimo ano de contracto.

O Arsenal começou a ser

O Arsenal começou a ser gerido como uma empresa e vende sistematicamente os seus melhores jogadores, não podendo, por isso, ombrear com os seus rivais. Eu não aprecio muito Wenger como treinador, mas destaco-lhe a perspicácia para descobrir jovens talentos e julgo que é essa componente que o mantém no cargo, porque o clube já não está formatado para ganhar, mas sim para lucrar.
Esta filosofia é mais notória de há quinze anos a esta parte, deixando de apostar no jogador inglês experiente e duro (foi a base da selecção inglesa durante vários anos), para apostar no jogador jovem e mais evoluído tecnicamente (grande aposta no mercado francófono). O Arsenal dos durões Seman, Adams, Linighan, Keown, Bould e Winterburn e dos todo-o-terreno Campbell, Parlour, Merson, Smith, Limpar e Wright acabou!

Claramente Wenger deve continuar aliás

se existe factor que não deixa o Arsenal cair é ele mesmo... vendem-lhe sempre os melhores jogadores e ele consegue sempre formar boas equipas, imagine-se o United a tirarem-lhe na mesma época Evra e Rooney, e no ano a seguir Vidic e Nani... é o que acontece no Arsenal, não há dinheiro, mas têm Wenger para não cairem na mais banal das depressões como o Liverpool...

Depende das perspectivas..., o Arsenal do Alfeite cá para o "JE"

é GRANDE, dado ter uma área de aproximadamente 36 hectares, em contraponto a minha barraca é pequena porque foi construída num terreno que nãon chega a um hectare..., perceveu a "cousa"...???!!!

P.S. - Já do Arsenal que fala, é um clube mediano para o pequeno, assim como o clube dos BIMBOS/APALERMADOS que ainda é mais pequeno tem menos adeptos, perceve!!! Só TRETALOLANDO