Sporting homenageia Iordanov e campeões de 1999/2000 | Relvado

Sporting homenageia Iordanov e campeões de 1999/2000

 


Sporting homenageia Iordanov e campeões de 1999/2000
A festa de hoje em Alvalade tem como pretexto a merecida e tardia homenagem a Iordanov, mas o Sporting aproveitará a ocasião para aplaudir os campeões de 1999/2000, o título que chegou ao cabo de 18 anos de jejum. O vídeo que se segue recorda as imagens das comemorações de há 10 anos...

PFbTynBGKto

Festa do título 1999/2000 garantido pelo Sporting após vitória sobre o Salgueiros por 4-0 com golos de André Cruz (dois), Ayew e Aldo Dusher.

Lá para os 5 minutos do vídeo podem ver o abraço entre Augusto Inácio e Iordanov em que o treinador salienta que o jogador «é um grande companheiro de balneário» e que «merece muito este campeonato». O avançado búlgaro tornava-se campeão ao cabo de 9 anos em Alvalade, onde foi o primeiro capitão estrangeiro da história do clube.

Iordanov acabaria a noite de festejos dos leões pendurado numa grua a colocar o cachecol do Sporting na estátua do Marquês de Pombal, em Lisboa.

Videos:

Comentários [27]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Ninguém tem imagens...

...do Iordanov a colocar o cachecol do Sporting no leão do Marquês?

É verdade, grande momento...

...e era sempre um prazer passar no Marquês e ver a faixa verde a voar ao vento... OBRIGADO YORDANOV! TIVE O PRAZER DE O CUMPRIMENTAR PESSOALMENTE UMA VEZ NA ACADEMIA SPORTING! ACORDA SPORTING! ACREDITA LEÃO!!! Cumprimentos

Confusão

Sobre este tema não me vou alongar, pois poderei ser mal intrepretado pelos Relvas Sportinguistas, mas um jogo de homenagem imposto por um tribunal é algo muito estranho. A festa e as declarações feitas pelos dirigentes do clube em torno deste jogo são no mínimo uma hipocrisia.

Re: Confusão

Hipocrisia é recorrer a tribunais para não pagar indemnizações e lavar as mãos que nem pilatos num assassinato há 15 anos atrás.

Precisavamos ...

de um Marco Aurelio , um Andre Cruz , um Iorda e um Schmeichel ... que grandes jogadores. SL

infelizmente

não vou poder ir, mas gostava imenso de assistir a este jogo de homenagem a Iorda9, que merece o respeito e carinho de todos os adeptos do Sporting. Ver essas imagens de 2000, dá-me uma nostalgia brutal, foi o meu primeiro titulo de campeão, que vi do meu Sporting, e ao mesmo tempo uma grande tristeza, por ver um Sporting actual tão diferente, e principalmente, tão incompetente. André Cruz, Shmeichell, Beto, Duscher, Pedro Barbosa, Vidigal, De Franceshi, Yordanov, Acosta, todos jogadores sem manias de craque, mas que eram mil vezes melhores jogadores, do que a maioria, dos que compõem o actual plantel! E nestes, infelizmente, são constantes as birras, e manias, durante toda a época. Era incrível o espírito dessa equipa, e lembro-me que até jogadores mais débeis, como César Prates, Delfim, Ayew ou Mbpenza, quando entravam em campo davam tudo pela a equipa, e esforçavam-se ao máximo! Lembro-me também, da entrevista de Nelson, no banco de suplentes, ainda com os instantes finais da partida a decorrer, ou da festa que fizeram com Paulinho no balneário, ou no dia seguinte, em entrevista há bola branca, Inácio em directo, a dizer há mãe, que acabara de telefonar, que ia almoçar a casa. Lembro-me igualmente de uma lance com Smeichell, na parte final da partida em Paranhos, em que alivia a bola, num lance acrobático, e ouve um raspanete dos companheiros, mas olha para eles a rir-se com pleno ar de gozo pelo momento. Tenho procurado esse lance no youtube, mas parece que ninguem o filmou. Enfim, bons tempos. Tempos em que os jogadores não faltavam aos treinos sem justificação, como acabou de fazer, outra vez Izmailov, que sempre o vi como bom profissional , e incapaz de fazer estas cenas. Com este Sporting actual, Até tu Marat, até tu...

Re: infelizmente

"Era incrível o espírito dessa equipa, e lembro-me que até jogadores mais débeis, como César Prates, Delfim, Ayew ou Mbpenza, quando entravam em campo davam tudo pela a equipa, e esforçavam-se ao máximo!" Débeis? O Prates foi-se abaixo na segunda época é certo, teve uma quebra de forma que o prejudicou bastante, mas estava longe de ser mau jogador. O Delfim foi dos melhores trincos que me lembro de ver jogar em Portugal e uma das principais razões para um Sporting campeão. O Ayew esse sim foi uma aposta falhada, embora tivesse alguma qualidade nunca encaixou bem na equipa. O Mpenza era um "Varela". Força, alguma velocidade que sem ser uma estrela de fintas e fintinhas era um jogador sólido que dava alguma segurança e pujança ao ataque.

O "Mochilas"

Pena ter sido uma acção judicial a decidir esta homenagem,lol,realmnete são diferentes.Vai ser bom voltar a ver Baia na baliza. Parabéns Iorda9.

Re: O

De realçar a humildade e a elevação do próprio ex-jogador, que nunca mais se referiu a esse facto, ao contrário de vocês (lol)! Abraço!

Re: O

Uma situação muito chata,tens que concordar.Agora que seja uma boa festa e que os sportinguistas não fiquem em casa. O Iorda era central ou ponta de lança :).

Re: O

O Iorda era a polivalência ao serviço do clube! Não me lembro de mais nenhum outro jogador do nível dele a fazer de ponta-de-lança, central e trinco com a mesma eficácia e entrega... O maricas do Veloso que ponha os olhos nele!! ;) Abraço! P.S.: Eu sou dos ingratos que raramente vai ao estádio, porque vivo bem longe dele e também porque o tempo das "vacas gordas" já passou há muito... Para grande pena minha, acredita...

de todos

Terei especial prazer em ver Marco Aurélio, um grande central, que não cometia muitas faltas discreto e sempre correcto com colegas e adversários (sempre preferi esses jogadores). Curioso ver o inicio do vídeo, "é o início de uma nova era no futebol português". Dez anos depois, foi tudo ao ar. Como há dez anos, procurava-se há muito um título. Mas na altura havia esperança no futuro. Hoje, apesar de o jejum "apenas" durar 8 anos, não me parece que o futuro sej assim tão radioso. Os sportinuistas estão escondidos, mas "basta" a equipa jogar a sério para eles também acordarem. Aliás, como se viu este ano com a euforia de Liverpool e (principalmente) Madrid. Nestes tempos de penúria, resta-nos a prestação (quase ignorada pela imprensa do costume) de algumas modalidades amadoras. Neste momento, com judo e andebol em destaque, com outras a poder ter bons resultados.

Que bonito...

Ficava ainda mais bonito, se esta homenagem não tivesse sido uma decisão judicial... *Nito*

Re: Que bonito...

Vais?

Re: Que bonito...

Vou. E tu vais?

Re: Que bonito...

Não sabes ler?

Re: Que bonito...

Sei. E tu sabes?

Re: Que bonito...

Sabes? Não sabia que a crinabel já vos ensinava a ler!

Re: Que bonito...

Ensinou, mas tu na casa pia aprendeste a levar na peida e a fazer mamadas... ou então se calhar foi com a tua Mãe, essa mulher da vida. Sim foi isso, estava a ler um livro enquanto enrabava essa vaca. *Nito*

Re: Que bonito...

Não tinhas pila para a minha falecida mãe meu filho da puta! Ela gostava de homens e não de paneleiros chalanas como tu. Já a puta da tua rodou mais caralhos que a tua avó, que já na altura era a puta mais rodada da tua terra. Família de putas e mongolóides típica.

Re: Que bonito...

Chegaste a ir ver o jogo de homenagem?

Re: Que bonito...

Fui.

Re: Que bonito...

E que tal?

Re: Que bonito...

Foi engraçado. Uns mais gordos e outros nem por isso e um resultado, que nem interessa de 7 a 6 com o Iorda a marcar o golo da vitória aos 89 minutos com toda a gente a abraçar o homenageado. Dos que lá foram o Acosta e o André Cruz ainda a mostrar qualidades e o Melo a fazer grandes defesas. O Domingos, Baía, Paulinho Santos e Couto bastante aplaudidos e alguns assobios ao pai Veloso pelas merdas que tem dito. Mas que se esbateram logo porque também entrou na festa e fez até alguns bons cortes com o pessoal a aplaudir. Os palhacitos foram o Peixe, este a fazer um penalti sobre o Iorda, e o Oceano sempre a mandar bocas. De resto foi mais do mesmo nestes jogos e muito prazer deu rever jogadores como o Naybet, o Mozer, o Carlos Xavier, o Sá, o Zé Dominguez, o Pauleta, o Vidigal, o Freire, etc...foi porreiro pá ;)

Re: Que bonito...

O Dominguez, que fixe. Um dia destes tentei ver se havia vídeos dele no Youtube e só havia dois. Era um craque com a bola nos pés. Pouco se fala dele. Jogou na terra onde nasci. Essa do Veloso foi boa lol Há pouco deu o Iordanov a falar na Sic Notícias mas deu pouquiíssimo do jogo.

Estes, sim, verdadeiros campeões!!

Que melhor maneira para quebrar a malapata do jejum do que com uma equipa sem grandes nomes ou artistas da técnica mas verdadeiros guerreiros e homens de armas?? Comandados pelo nosso timoneiro Inácio, que agora nem sequer foi hipótese para ocupar a cadeira vazia - Paulo Sérgio terá certamente outros atributos que eu desconheço!! Esta homenagem deveria incluir uma vénia obrigatória de todos os jogadores do actual plantel e um beija-pé especial do presidente Bettencourt, que tão cedo não deverá ver campeões à sua frente!! Força, Sporting!! Põe os olhos nos teus verdadeiros tesouros!!

É a homenagem devida!

São 9 anos de carreira em Alvalade, que marcaram a carreira de um jogador que será sempre recordado pelos adeptos do clube. Ainda me lembro da sua estreia em Alvalade e daquela dúvida sobre as qualidades técnicas do Iorda que se levantavam pela forma atabalhoada como às vezes recebia a bola ou fazia um passe. Mas foi suspeição que se foi esbatendo aos poucos tendo atingindo o auge da sua plenitude naquela tarde de domingo em que ganhámos a Taça de Portugal no Jamor. Numa era em que ser Sportinguista é bem mais difícil do que hoje. Nesse dia o Iorda ficou para a história. Com tantos jogadores de classe mundial seria o nosso Mochilas a decidir o jogo. E este vídeo também retrata o porquê desta devida homenagem. O Iorda mesmo não nascendo em Campo de Ourique ou Vila Real incorporou aquele sentimento Leonino único de união. Sentiu a causa maior de se ser Sportinguista. E hoje, independentemente, do que se passou em tribunal, o dia é de festa. E é com muito prazer que aplaudirei o Iorda, os jogadores que representaram o Sporting e principalmente jogadores como o Paulinho Santos, Fernando Couto, Rui Costa, etc, pela sua disponibilidade em dar o seu contributo por esta homenagem a um individuo que acima de tudo, foi sempre um exemplo dentro e fora de campo! Lá estarei, e apesar de ter entrada gratuita, paguei os 5 euros para o bilhete, já que toda a receita será direccionada para uma instituição de solidariedade com o apoio dos Leões de Portugal! Se há quem nos acuse do estigma do auto-elogio do "ser Diferentes" é nestas acções que o meu ego se orgulha de ser Leão, Sportinguista e adepto do melhor clube do Mundo! Saudações Leoninas