Morreu Morais... | Relvado

Morreu Morais...

 

azwg4acfqDAJoão Morais, autor do golo que deu ao Sporting a Taça das Taças em 1964 frente ao MTK, o famoso «cantinho do Morais», faleceu esta terça-feira à noite, aos 75 anos. Morreu em Vila do Conde vítima de doença prolongada.kiko5575

Videos:

Comentários [36]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Esclarecimento da Edição

Na quarta-feira a Edição não esteve a fazer o seu trabalho como devido. Não foi greve, nem despedimento, nem qualquer problema técnico. Contingências profissionais que não permitiram que a edição de artigos e notícias fosse feita como habitualmente. Aqui fica o lamento perante os relvinhas por uma ausência que não foi escolha própria.

Re: Esclarecimento da Edição

Muito bem, Susana. Estamos esclarecidos. ;)

Re: Esclarecimento da Edição

Da minha parte, não me insurgi contra esse facto. Até porque frequento o fórum porque e quando quero, não tenho nenhum contrato a ligar-me (lol) nem pago por qualquer prestação de serviço. O que achei de mau tom, e continua aliás, foi "terem retomado os trabalhos" e não publicarem nada acerca do desaparecimento de Morais. Seria de bom tom corrigir essa falha que, pelos vistos, incomodou vários relvas, sportinguistas ou não, e não apenas a mim. Cumps.

Re: Esclarecimento da Edição

«não publicarem nada acerca do desaparecimento de Morais» Aqui está o devido texto sobre o assunto para assinalar a importância do desaparecimento do ex-futebolista. Não sei se estaria à espera de uma notícia, mas tendo o falecimento ocorrido na terça-feira não poderíamos estar hoje a dar a notícia! O artigo de opinião do relvinha kiko5575 assume adequadamente o importante papel de comentar/recordar a figura de João Morais.

Re: Esclarecimento da Edição

Já aqui me congratulei com o artigo do relva em questão, um dos que mais prezo aqui no fórum, aliás. Talvez o termo "publicar" não tenha sido o mais correcto, porque o certo é que publicaram o artigo em questão, mas sim "editar", uma vez que com a assinatura da edição não vi nada. Falo apenas no sentido de uma merecida homenagem. Morais faleceu às 22h00 de Terça-Feira. Logo, no dia seguinte (ontem) seria notícia. Hoje, porém, seria tão notícia quanto o anúncio do 3º lugar ocupado pela Selecção Nacional no ranking da FIFA, anunciado também com um dia de "atraso"... Em matéria de falecimentos, e estando a reportar-nos mais a uma homenagem do que propriamente a uma notícia, creio que não caía mal de todo vir com o atraso de um dia. A homenagem está prestada através do relva kiko5575, mas poderia - e deveria, a meu ver - ter sido prestada directamente pela edição. Esta é a minha opinião, tão somente isso. Cumps.

Não ligues cold, é claro que tens uma certa razão.

...mal ou bem, outra coisa não seria de esperar. Mas a edição preferiu dar primazia ao artigo do kiko. Com que intenção não sei. Se queria fazer-se difícil, ou achou que foi a melhor forma, isso é lá com eles. A consciência é da edição, e da sua autoria, nem uma palavra sobre o assunto. Mas como disse, sendo plausíveis as desculpas apresentadas aos relvas pela edição, sem no entanto referir o motivo pelos principais focos de protesto, não vale a pena julgar intenções. Basta tirar algumas constatações mais óbvias. Pela minha parte está o assunto encerrado. Mas ficará como mais um episódio da edição do relvado. Cumprimentos

Re: Não ligues cold, é claro que tens uma certa razão.

Sabes que não sou nada de embirrar com a edição nem de mandar recadinhos ou indirectas, até porque, conforme fiz questão de ressalvar à Susana Valente, tenho consciência de que estou inscrito porque quero e, como não pago nenhuma quota, as minhas reclamações poderão ser encaradas apenas como meras sugestões ou reparos. Neste caso, fiquei particularmente chocado porque se trata do desaparecimento terreno de alguém muito querido e ligado ao Sporting, e, sinceramente, nem quero começar a relacionar clubes e tratamentos entre cada um... Ainda por cima, farto-me de ver "notícias" (conforme a Susana chama à morte de alguém) completamente desactualizadas ou fora de timing, bem como artigos repetidos e lançados depois na mesma pela edição. Enfim, um reparo, caro Hulk, conforme digo, ou um desabafo, encare-se como se se quiser... Abraço!

Notei de facto ...

que poucos artigos sairam. Desculpas aceites , uma vez que se dignaram a dar uma explicaçao. Cumps

Exactamente.

...concordo, Mystical. Da minha parte, é plausível, e por esta, pode a Susana ficar descansada.

A homenagem merecida a João Morais...

...e por um relva que foi por mim votado, a par do LG, como o relva do ano. E grande contribuição do Mystical com as palavras de Morais sobre o golo que marcou na finalíssima da Taça das Taças. Haja desportivismo. Cumprimentos, kiko E mais uma vez, os meus pêsames à família e aos mais próximos do Morais.

Re: A homenagem merecida a João Morais...

Obrigado pelas palavras, mas um jogador, que fez o que ele fez, mais do que um sim bolo de um clube passa a simbolo nacional abraço caro Hulk

Re: A homenagem merecida a João Morais...

Meu caro Hulk , nos sportinguistas , sempre fomos mal amados neste país. Ninguem nos respeita , ninguem chora as nossas perdas nem as nossas conquistas. Lembro-me da final da Taça Uefa , em que assim que o jogo acabou , interromperam a emissao sem dar uma explicaçao logica. Quem estava em casa foi deixado à mercê de uma tristeza constrangedora , sem ter a possibilidade de ouvir por parte dos dirigentes e treinador do Sporting uma palavra de consolo. Interromperam a emissao como se nada mais houvesse a dizer , quando havia muito. Um obrigado publico ao Sporting , pela maneira como elevou o estatuto do futebol nacional a patamares ha muito esquecidos , nao teria ficado mal , mas enfim , este é o pais em que vivemos. Saudaçoes Hulk

Re: A homenagem merecida a João Morais...

Não sei o que se passou a nível da comunicação social aquando da final da Taça UEFA que o Sporing perdeu porque, felizmente, tive a enorme honra de poder ter estado in loco a assistir. O que aconteceu no estádio, e certamente saberás, foi uma manifestação emocional como não me lembro de igual... Todo o estádio em uníssono a gritar SPORTING, muitos dos adeptos lavados em lágrimas mas a saltar de cachecol na mão, um espírito que só consigo encontrar no nosso Sporting (serei suspeito para tecer esta consideração?). O Sá Pinto chorava desconsoladamente e depois veio-se agarrar às redes a procurar consolo na massa associativa! Posso ser lírico e estúpido, mas nunca uma derrota me provocou tanto brio e orgulho como essa! Abraço!

um «herói» improvável

Já que ele nem era para ter estado nos jogos da final. Como ele disse, em entrevista do ano passado feita a um blog, nem estava para ser convocado, uma vez que beneficiou da lesão de um senhor da formação do Sporting, Hilário, no fim de semana anterior. http://anortedealvalade.blogspot.com/2009/05/de-um-cantinho-para-gloria.html Fica aqui a história de todo esse jogo http://www.forumscp.com/wiki/index.php?title=Cantinho_do_Morais Numa equipa que acabou a ser treinada pelo Arquitecto (?) que desenhou o estádio de Alvalade, foi uma conquista muito suada. Em cinco eliminatórias, o Sporting teve de recorrer três vezes a jogo de desempate (pelas regras actuais dos golos fora tinha sido eliminado as três vezes), noutra eliminatória goleou o Manchester por 5-0 depois de ter perdido em Inglaterra por 4-1, e a eliminatória que faltou foi a da maior goleada europeia de sempre: 16-1 Quanto a Morais, apenas um obrigado, foi por sua causa que "a terra estremeceu e verde se tornou"

Re: um «herói» improvável

Foi, de facto, uma caminhada absolutamente épica. A todos os níveis.

Lamentável

ter que ser um user a escrever sobre isso, uma noticia que passou completamente ao lado dos média e do RELVADO. que descanse em paz... Cumps

Re: Lamentável

Concordo. Surpreendeu-me totalmente a maneira como se ignorou uma figura que marcou o imaginário dos portugueses, através do célebre "cantinho"... E depois os ditos merdia enchem as notícias com a última entrevista do Ronaldo(meu deus quantas vezes já ele deu entrevistas este ano???), entrevistas essas que só dizem banalidades.Sou fã de Ronaldo mas não percebo que assunto há para falar-se de 15 em 15 dias com uma entrevista a Ronaldo. o país que temos. Fica os pêsames e homenagem de mim que sou benfiquista ao Morais, descansa em paz!!!!! Cumps.

Morais!

Não foi um grande jogador, mas é um símbolo do Sporting e fica para sempre ligado à sua história ao marcar aquele golo de canto directo que deu a única taça das taças para equipas portuguesas! RIP!

Ainda ha pouco comentei isso num artigo !

Lancei o artigo ha quase 2 dias e nao foi aceite. Eu e o Kiko falavamos ha pouco sobre isso. Nao se compreendia o porquê desta noticia nao ter merecido maior relevo aqui e na comunicaçao social de um modo geral. Grande Morais , grande jogador. Deixo aqui o modo como Morais descreveu o seu golo : “Virei-me para o banco e confirmei se era eu. O técnico acenou-me que sim. Lá fui. Peguei na bola com jeitinho, disse-lhe umas palavrinhas amigas, dei-lhe um beijinho… Depois, mal senti o pé a bater nela fiquei logo com a sensação de que seria golo. Parece que o tempo parou ali. Observei a trajectória do esférico, vi o Figueiredo a correr para o primeiro poste e o guarda-redes atrás dele para interceptar a eventual cabeçada do desvio, mas o destino estava traçado. A bola passou por cima dos dois e acabou por entrar junto ao segundo poste. Foi a euforia total, ainda para mais porque foi o golo que ditou a vitória e permitiu-nos trazer a taça. Não foi um golo de sorte. Ao longo da minha carreira marquei mais uns quantos da mesma maneira…” Descansa em Paz ! SL

Aleluia!!!

Um bem-hajas, grande kiko!! ;) Mais satisfeito ainda fico pela autoria do artigo, um dos relvas mais prestigiados cá do burgo a provar que sem edição se calhar passaríamos muito bem, obrigado!! Não quero acrescentar muito mais, apenas queria mesmo um "cantinho" para Morais, ele que me deu a mim o "cantinho" mais saboroso da história do Sporting. Dizer ainda também que a Taça das Taças é um troféu que jamais poderá ser conquistado. Ou seja, quando num futuro bem longínquo conquistarmos Champions atrás de Champions e de vez em quando uma Liga Europa para desenjoar, esta Taça cairá que nem ginjas no meio dos outros troféus europeus do Sporting!! ;) Obrigado, Morais!!

Re: Aleluia!!!

ehehehe obrigado.... isto de ter que ser um portista a homenagear-vos.... ;)

Um simbolo do Sporting!

Um homem que nunca renegou o seu Sportinguismo e será para sempre uma referência indissociável do mundo Leonino! Ainda me lembro da vergonhosa campanha que o Pelé lhe fez em meados dos anos 80, onde este o acusava de o ter lesionado no clássico Portugal-Brasil de 1966, sem que ninguém com obrigações deste país o tivessem defendido contra este ataque nojento de um jogador que teve tanto de bom jogador como de merda como homem. Valeu-lhe à altura os seus companheiros de selecção, como o Eusébio, o Figueiredo e o Mário Coluna que sempre o defenderam e que revelaram, como mais tarde se confirmou, que o Pelé já tinha entrado lesionado para esse jogo e que o Morais, apesar de alguma impetuosidade nos lances de falta sobre o Pelé, tinha sido leal e sem responsabilidades nessa lesão o Pelé. Fica para a história do Sporting e da nossa selecção e espera-se a devida homenagem domingo à noite em Alvalade. Ao dragão 13, que fez o obséquio de comentar no off-topic que fiz sobre a morte do Morais, gostava de lhe confirmar que o Morais, apesar de sempre faltar todo o apoio que as nossas glórias precisam, foi homenageado em vida em Alvalade, sempre que se comemorava a sua carreira em Alvalade ou essa final contra o MTK. Saudações Leoninas

Re: Um simbolo do Sporting!

Já sabes que o Pelé calado é um poeta.

Re: Morreu Morais...

Do morais, além de saber que apontou o tal canto na Taça das Taças, e de ter lesionado eusébio no Mundial de 66, recordo-me de uma entrevista de Tarzan Taborda a Herman José, em que dizia que na vêspera da final da Taça das Taças, levara os jogadores às meninas, e referiu mesmo o nome de Morais. Em plena televião! Há gente que parece que vive noutra mundo. Que descanse em paz.

Então, ó cold...

...deixaste que o kiko se antecipasse?! :) Como é óbvio, este artigo já deveria de ter entrado aqui há mais tempo. O silêncio constrangedor que se fez na comunicação social sobre a morte de tão prestigiado atleta do Sporting, e que tanta alegria trouxe aos leões, atesta bem o nível ou falta dele) civíco e cultural do desporto e da sociedade portuguesa. Pouco há a dizer...a não ser deixar aqui as devidas condolências e expressar o enorme respeito que todo o adepto digno de futebol deve de ter para com um atleta como o Morais. Cumprimentos a todos, em particular aos sportinguistas.

Re: Então, ó cold...

eheheheh muito bom.... até parece que tem que ser o Portista a homenageá-lo!!!! um dia , os netos do cold vão lhe perguntar, que foi o morais, e o cold responde: procura no relvado o artigo sobre ele! eles voltam à carga, ó Avô, porque teve que ser um Portista a escrever o Artigo? onde estavam os Sportinguistas? ah e tal, sabes , netinho, nesse dia não houve artigos.. ah pois... assim se vai escrever a história!!!! abraço

Re: Então, ó cold...

Ehehe...haja alguém. :) Aqui não há cá cor clubísticas. Somente o amor ao desporto e o devido civismo para com quem o merece. Abraço, amigo.

Re: Então, ó cold...

Ainda não foi desta, meu caro! Mas ainda bem que saiu da "caneta virtual" do kiko esta homenagem! ;) Concordo plenamente com as tuas considerações... Foi vergonhosa a maneira como este desaparecimento (não) ecoou na comunicação social em geral!! A única Taça das Taças do futebol português... e obtida de forma tão épica e invulgar!! Enfim, enfim... Grande abraço!

Re: Então, ó cold...

Minha resposta ao GVF eheheheh muito bom.... até parece que tem que ser o Portista a homenageá-lo!!!! um dia , os netos do cold vão lhe perguntar, que foi o morais, e o cold responde: procura no relvado o artigo sobre ele! eles voltam à carga, ó Avô, porque teve que ser um Portista a escrever o Artigo? onde estavam os Sportinguistas? ah e tal, sabes , netinho, nesse dia não houve artigos.. ah pois... assim se vai escrever a história!!!! abraço

Re: Então, ó cold...

LOL Que vergonha, realmente!! Se os meus netos dão numa de investigar o passado, vão-me perguntar "Então, avô, tanto paleio, e artigos nada??" Ainda vou ficar conhecido como o novo "Bitaites"... Lol É só meter a colherzinha na papa dos outros, mas fazê-la, tá quieto!! Eh pá, quando eu começar a escrever o primeiro artigo, nunca mais vou parar... Vocês ainda me vão pedir para deixar de atafulhar o Relvado com artigos meus!! Eheheh Abraço, e mais uma vez o meu obrigado! P.S.: E fica prometido (espero que daqui a muito tempo apenas, talvez quando for avô) retribuir com uma homenagem ao Madjer, quando calhar a vez dele!! ;)