Há motivos para tantas críticas à Jabulani? | Relvado

Há motivos para tantas críticas à Jabulani?

 


Há motivos para tantas críticas à Jabulani?
Quando se critica tanto a Jabulani, é interessante olhar para a evolução das bolas de futebol ao longo dos tempos... Ora notem neste vídeo... Há razões para se queixarem da bola oficial do Mundial 2010?

GbIGiduEi1c

Todas as bolas já utilizadas nos Campeonatos do Mundo da FIFA. Um longo caminho até à Jabulani...


Videos:

Comentários [7]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

A bola

Há motivos sim. Concordo com as queixas dos guarda-redes a respeito da bola. Não só na questão dos remates, mas parece que também os passes longos ficam prejudicados. É mentira que favorece o futebol espectáculo. Pelo contrário: torna o remate vitorioso mais fortuito, ou seja, menos remates, mais hipóteses de êxito. Isto é, favorece uma postura mais defensiva das equipas, apostando mais no remate de meia distância do que o ataque continuado em busca do golo. Não é preciso atacar tanto, porque é mais provável surgir o golo com uma bola destas. A bola não deve ser 'enganadora' como são estas últimas. Deve ser uma bola normal, os efeitos são dados pelos jogadores, quanto muito com ajuda das chuteiras e, claro, do treino. Achei piada à bola de 1962, com a palavra "Crack"... logo nos anos 60 :) coincidência...

gosto da de 1970...

...mais clássica impossível.

Re: gosto da de 1970...

sem dúvida que transformou-se num ícone do Futebol.

Intemporal

A “bola” e o monstro

Azteca – México 86, sem dúvida a mais bonita, na minha opinião!

Re: A “bola” e o monstro

Concordo

Tudo evolui e a bola também!

O vídeo colocado mostra a evolução no aspecto da bola e deixa ver como as coisas mudaram! Mas o futebol tornou-se muito profissional, todas as equipas se adaptam às bolas com que têm de jogar porque têm reacções diferentes e ninguém quer ser apanhado desprevenido com uma bola que os seus jogadores não sabem como reage. A Jabulani tem feito a unanimidade das opiniões contrárias e isso tem de ter algum significado! A própria FIFA já veio dizer que não ignora as queixas e que vai avaliar a situação após o Mundial! Mas não podemos esquecer que há muitos interesses comerciais em jogo, inclusivé da própria FIFA e que muitas marcas, para além da Adidas, e que patrocinam muitos jogadores de alto nível, estão interessadas em serem elas a fabricar a bola dos próximos Mundiais! Não creio que se devam desvalorizar as queixas mas têm de ser bem avaliadas para evitar mais problemas no futuro!


www.casasdeapostas-portugal.com