Resultado: Holanda 1 - Portugal 1 | Relvado

Resultado: Holanda 1 - Portugal 1

 

Comentários [26]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Lamento...

... se vou contra o que se vai dizendo por aqui, mas esta selecção não convence ninguém. Para já, não é possível esperar muito de uma equipa que faz um só treino de conjunto antes de um jogo com uma equipa como a Holanda. Mas, de qualquer maneira, o que se vai dizer daqui a uns tempos é que Portugal "em quatro jogos só perdeu um" e se esquecerá muito provavelmente jogos como este, em que a selecção fez o quanto baste para não sair derrotada, com vários jogadores muito abaixo do seu nível. Não percebo que digam que Simão foi dos melhores em campo - deve ser por simpatia - porque na primeira parte de cada vez que a bola chegava ao lado esquerdo passava para a Holanda, ali não acontecia nada; marcou um golo, sim, mas num lance de sorte que não determina uma grande exibição. Ricardo esteve bem, sim, esteve seguro. Mas teve algumas falhas que duvido que perdoassem a Baía.. como uma defesa de um cruzamento para a frente, para o meio da área... mas lá está, é o Ricardo, tem de esforçar menos do que o outro, não é? Figo resolveu guardar as fintas mágicas para alturas mais importantes - quando está na Liga dos Campeões, talvez? -, parece que não se quer dar ao trabalho de fazer o que sabe, e isso, claro, reflecte-se no trabalho da selecção. O mesmo talvez se aplique a Rui Costa, embora neste caso ele tivesse uma missão diferente em campo, que não seria tão virada a grandes riscos. No lado direito da defesa havia um guarda de fronteira, mas como a Holanda é comunitária não havia necessidade de mostrar passaporte, e passava tudo à vontade...

E digo, assim não dá. Fazer "o suficiente" é muito bonito em jogos particulares, mas quando for a sério acontece o mesmo que no Mundial, "estes tipos afinal correm mais do que contávamos". Não há entrosamento, não há esforço. Talvez porque também não há condições para isso. Um treino, meus senhores?...

Gostava de saber porque é que o Deco foi convocado se Scolari disse que não queria interferir nas carreiras de Porto e Boavista... Deco jogou na segunda feira à noite 90 minutos e volta a jogar pela selecção? Eu sei que ele precisa de se integrar, mas não sei se assim não se estará a arriscar o jogador numa altura muito complicada para o Porto...

selecao

ricardo: indicutivel titular

miguel: falta-lhe muita experienca neste lugar
fernandos (meira e couto): um pouco lentos mas muita experienca.
rui jorge: ...do costume

tiago: esta a crescer mas eu acho-o melhor no meio campo do que a trinco
maniche: nao sera o melhor medio portugues?!?
rui costa: nao é medio; pode fazer melhor mas nao esta abituado a esta tactica (no milao ha 2 PDL)

figo: ...do costume
simao: esteve bem mas esta em grande sub rendimento; tens que ter mais vontade ho simaozinho
pauleta: ...do costume

conceicao: o melhor ATACANTE portugues
loureiro: entrou bem; pode vir a ser um grande trinco
nuno gomes: esta a jogar melhor desde algumas semanas; esta com mais confianca e ve-se no campo

para mim, ha jogadores indiscutiveis na selecao:
ricardo
baia

paulo ferreira
fernando couto
meira
ANDRADE JORGE
beto
rui jorge
VALENTE NUNO

COSTINHA
tiago
MANICHE
deco
petit(se recuperar a sua melhor forma)
viana

rui costa / figo
acho que nao haviam de jogar juntos porque a selecao fica com falhas tacticas

CONCEICAO
pauleta
POSTIGA
quaresma
...

melhor 11:
ricardo
paulo ferreira, beto(ou um dos ricardos do porto), jorge andrade e nuno valente.
costinha
maniche e deco
rui costa
conceicao e pauleta.

ainda falta equipa e identidade...

a este grupo de jogadores.
1-Ricardo esteve ao seu nível, justificando plenamente a convotória e a titularidade. Gostava de ver Baia na Selecção para o obrigar a trabalhar ainda mais (e melhor) ou para ver o grande Victor no seu lugar (pois o valor de ambos é muito equilibrado).
2-Míguel esteve inicialmente perdido. Não é possivel "desculpar" a sua má 1ª parte com a exibição do já muito "batido" e conhecido Mark Overmars, pois a este nível ou se está preparado, ou então mais vale ficar em casa. Retificou na 2ª parte e Portugal ganhou com esse facto.
3-Rui Jorge esteve ao seu melhor nível, tendo sido uma das melhores unidades da equipa das Quinas. Isso diz tudo sobre a sua exibição...
4-Fernando Meira foi a pior exibição da noite. Uma vez mais este promissor médio atacante que Quiníto um dia se lembrou de adaptar a Central foi o "elo mais débil" da Selecção, tendo a sua exibição consequências a nível do resultado.
5-Fernando Couto deu uma vez mais um claro sinal que é o patrão desta defesa. Pena que nos últimos jogos da Selecção não tenha ao seu lado um central de raiz e um pouco mais rápido que ele (como por exemplo Ricardo Carvalho, já para não falar das saudades que tenho de o ver jogar ao lado do Jorge Costa). Foi a voz de comando numa defesa parcialmente perdida pelas investidas do "rocket Mark" e pelo infeliz posicionamento do Meira, principalmente na 1ª parte. Mesmo isso, a experiência de Couto foi capaz de disfarçar...
6-Tiago foi uma das vedetas do jogo, uma vez que apenas foi passear ao Philips Stadium, em Eindhoven... espero que tenha aproveitado a viagem. o meio campo Português mudou radicalmente com a sua saída.
7-Luis Figo, mesmo mais lento que noutros tempos, não sabe jogar mal. Pena que em termos atacantes tenha estado tão desapoiado. Foi um dos que mais sentiu a falta do jogo de Tiago e o pouco apoio de Rui Costa ao Colectívo Português. De notar que também graças a Figo a ala esquerda holandesa não provocou mais estragos.
8-Maniche parece que já faz parte deste grupo á decadas, pois joga com confiança e parece um veterano, não se amedotrando com o facto de ter um nome sonante pela frente. Bate-se com galardia (por vezes comete alguns excessos já com a bola parada) mas foi, a par com Sérgio Conceição o mais esforçado jogador Português. Ao nível do que tem feito, e bem, esta época no FC Porto. Excelente reforço para Scolari.
9-Pauleta foi outra das vitímas de no miolo apenas termos Maniche a jogar, Tiago em classe Turística e Rui Costa em 1ª Classe (não podia suar muito...).
Apenas servido pelas alas por Figo e Simão, tentou, a sua maneira, remar, mas mesmo quando vinha buscar jogo mais atrás algo muito estranho acontecia nenhuma das vedetas compensava a sua posição mais avançada, o que facilitou amiude o trabalho da defesa Holandesa.
Lutador... desta feita sem recompensa.
10-Rui Costa foi a outra vedeta da Selecção. Este menino que tem pés de ouro (eu que o diga, pois crescí a jogar contra ele) continua a alternar o muito bom (jogo com o Brasíl) com o mediano (que é muito pouco para um jogador da sua classe), tendo sido um dos que menos trabalhou.
Pena que o melhor jogador Português da sua geração não consiga fazer uma época que seja com exibições consequentes e seguidas que convençam os amantes do Futebol. Talvez sinta que um excelente jogo (daqueles que apenas estão ao alcance dos predestinados como é o Rui Costa) de 5 em 5 jogos seja sufiente, mas a realidade é que após um bom jogo, normalmente "afunda-se" o seu nível exibicional, e ontem até teve espaço para jogar.
Foi devido á sua parca participação que a Selecção se viu obrigada a lateralizar em excesso o jogo.
11-Simão Sabrosa foi o melhor em campo, naõ só pelo golo, mas pelo excelente momento que mostrou ontem. Nunca virou a cara á luta, nunca se esqueceu de apoiar a defesa (e Rui Jorge retribuiu com uma grande exibição).
O golo foi a cereja que faltava em cima do bolo. Muito bom!
12-Luis Loureiro não é para mim uma surpresa e foi uma mais valia no meio campo Português (sim, após a sua entrada, Maniche deixou de jogar "a solo") e mostrou não só criatívidade como principalmente mostrou espirito de entre ajuda. Muito positívo e motivado.
13-Sérgio Conceição entrou para o lugar de Luis Figo e ganhamos velocidade pela direita (se bem que perdemos um pouco em técnica...) e foi ele o grande responsável pelo "alinhamento" de Miguel a Overmars (que na meia hora que esteve em campo no 2ºtempo não conseguiu levar tanto perigo).
Sérgio é um guerreiro e um jogador indispensável, quando está bem fisicamente, o que ainda não é bem o caso. De qualquer forma exibição muito positíva de um homem que não vira a cara á luta. Excelente prestação na 2ª parte.
14-Deco entrou muito bem e com Luis Loureiro formou um meio campo trabalhador e muito cambatívo. Como teria gostado de o ver jogar com Maniche em lugar de Hugo Viana, para que Maniche fizesse a posição que Deco ocupou e Deco a de Hugo Viana. Portugal teria jogado ainda mais.
Jogou solto, despreocupado e com alegria e quando assim é, é bonito vê-lo jogar. Infelizmente continua por vezes a preferir fazer "coisas bonitas" a jogar prático e por aí até foi muito importante Hugo Viana para Portugal.
Um bom jogo.
15-Hugo Viana entrou numa faze previligiada, pois nunca teve de se preocupar em defender ou recuperar bolas, parte em que a acção de Deco foi muito importante ao lado de Luis Loureiro.
Foi incisívo, mostrou que não perdeu o bom toque de bola, mas não jogou ao seu melhor nível, pelo que pergunto-me se terá justa esta chamada á Selecção.
16-Nuno Gomes foi importantíssimo na manobra atacante da Selecção, tendo continuado a missão de Pauleta, mas com uma vantagem, quando entrou já não necessitou de andar a "pregar sózinho" pois atrás de sí teve sempre um meio campo que o apoiou e que o compensou.
Gostei de o ver.
Scolarí é o responsável pela equipa das Quinas, mas tem de repensar muito bem o que quer da mesma e o que deve, ou não fazer, para tornar este grupo de bons jogadores numa equipa a que um dia possamos realmente chamar Selecção.
Miguel na direita, Meira no meio são solução de recurso e nunca 1ªs opções.
Portugal tem seguramente (e ainda bem) melhores opções para cada uma das posições.
Hugo Viana está longe do seu melhor, mas claro está, se não o tivesse chamado esse facto não teria vindo ao de cima.
Tiago foi na minha opinião (mesmo não sendo a pior exibição) a decepção da noite. Espero que tenha aprendido algo com a sua "prestação"(?)... eu chamar-lhe-ia mais depressa um passeio.
Rui Costa necessita de um susto. Não é admissível que um jogador do seu nível jogue tão pouco.
Temos massa humana, temos capacidade, falta saber se temos o engenho necessário para transformar esta massa humana e esse engenho numa equipa, onde ainda falta alguma identidade, que permitirá num futuro (que espero próximo) transformar este grupo de excelentes jogadores numa equipa: a nossa Selecção.

Urs Meier

Coloquem, por favor, os olhos no melhor árbitro do mundo do momento.
Consistente, bem preparado fisicamente, dando lições de bom senso (nomeadamente a árbitros que insistem, a este nível competítivo, em levar "o livro da Leis" debaixo do braço, como o "nosso" Martins dos Santos, ou mesmo o árbitro do último Lázio-FC Porto).
Simplesmente sensacional.

ainda falta equipa e identidade... Parte 2

12-Luis Loureiro não é para mim uma surpresa e foi uma mais valia no meio campo Português (sim, após a sua entrada, Maniche deixou de jogar "a solo") e mostrou não só criatívidade como principalmente mostrou espirito de entre ajuda. Muito positívo e motivado.
13-Sérgio Conceição entrou para o lugar de Luis Figo e ganhamos velocidade pela direita (se bem que perdemos um pouco em técnica...) e foi ele o grande responsável pelo "alinhamento" de Miguel a Overmars (que na meia hora que esteve em campo no 2ºtempo não conseguiu levar tanto perigo).
Sérgio é um guerreiro e um jogador indispensável, quando está bem fisicamente, o que ainda não é bem o caso. De qualquer forma exibição muito positíva de um homem que não vira a cara á luta. Excelente prestação na 2ª parte.
14-Deco entrou muito bem e com Luis Loureiro formou um meio campo trabalhador e muito cambatívo. Como teria gostado de o ver jogar com Maniche em lugar de Hugo Viana, para que Maniche fizesse a posição que Deco ocupou e Deco a de Hugo Viana. Portugal teria jogado ainda mais.
Jogou solto, despreocupado e com alegria e quando assim é, é bonito vê-lo jogar. Infelizmente continua por vezes a preferir fazer "coisas bonitas" a jogar prático e por aí até foi muito importante Hugo Viana para Portugal.
Um bom jogo.
15-Hugo Viana entrou numa faze previligiada, pois nunca teve de se preocupar em defender ou recuperar bolas, parte em que a acção de Deco foi muito importante ao lado de Luis Loureiro.
Foi incisívo, mostrou que não perdeu o bom toque de bola, mas não jogou ao seu melhor nível, pelo que pergunto-me se terá justa esta chamada á Selecção.
16-Nuno Gomes foi importantíssimo na manobra atacante da Selecção, tendo continuado a missão de Pauleta, mas com uma vantagem, quando entrou já não necessitou de andar a "pregar sózinho" pois atrás de sí teve sempre um meio campo que o apoiou e que o compensou.
Gostei de o ver.
Scolarí é o responsável pela equipa das Quinas, mas tem de repensar muito bem o que quer da mesma e o que deve, ou não fazer, para tornar este grupo de bons jogadores numa equipa a que um dia possamos realmente chamar Selecção.
Miguel na direita, Meira no meio são solução de recurso e nunca 1ªs opções.
Portugal tem seguramente (e ainda bem) melhores opções para cada uma das posições.
Hugo Viana está longe do seu melhor, mas claro está, se não o tivesse chamado esse facto não teria vindo ao de cima.
Tiago foi na minha opinião (mesmo não sendo a pior exibição) a decepção da noite. Espero que tenha aprendido algo com a sua "prestação"(?)... eu chamar-lhe-ia mais depressa um passeio.
Rui Costa necessita de um susto. Não é admissível que um jogador do seu nível jogue tão pouco.
Temos massa humana, temos capacidade, falta saber se temos o engenho necessário para transformar esta massa humana e esse engenho numa equipa, onde ainda falta alguma identidade, que permitirá num futuro (que espero próximo) transformar este grupo de excelentes jogadores numa equipa: a nossa Selecção.

Com quem Jogou o benfica

So uma pergunta .
Com quem Jogou o Benfica ontem (Jogo amigavel claro)e que é costume dizerem que os jogos não dão na Rtpi por culpa do Benfica ,e ontem não deu por culpa de quem?

Re:Com quem Jogou o benfica

Caro cdias,
Não me lembro de terem dito que o Benfica tinha culpa por a RTPi não transmitir os jogos do Porto. Pelo menos eu não disse...o que disse foi que existe uma grande diferença entre a atitude da RTPi com o Porto e com o Benfica.

Já uma vez te perguntei se acompanhavas a RTPi mas não me respondeste.
Volto a fazer a mesma pergunta, pois gosto de saber se o relva com quem estou a ter a conversa está dentro do assunto, ou se está apenas a tentar a mandar "bocas" para o ar. Por isso se me puderes responder agradeço.

Quanto ao jogo de ontem não ter dado...o que digo é que se fosse um jogo do Benfica dava de certeza, pois a RTPi tem dado todos os jogos amigaveis que o clube tem feito!

Aliás, não é por acaso que os unicos jogos que a RTPi comprou à SIC foram jogos do Benfica.

Um abraço

Re:Com quem Jogou o benfica

Caro Helder
Claro que vejo a Rtpi desde o primeiro dia de emissão,mas não me interessa se eles dão mais jogos de este ou outro clube pois a mim tanto me faz ver um ou outro jogo logo que seja de equipas portuguesas é-me igual .
Mas é que eu venho aqui a pouco e desde então os comentarios que li era tudo contra o benfica qualquer coisa que haja no Futebol e so para beneficio do benfica.
Ja agora em que zona da Suiça Estas.
Abraço e boa sorte para Sevilha

Re:Com quem Jogou o benfica

Caro cdias
Então se costumas ver a RTPi sabes que eu até tenho razão! eheheh

Tu dizes que gostas de ver qualquer equipa desde que seja portuguêsa...estou de acordo contigo em 50%, pois também gosto de ver os jogos importantes das equipas portuguêsas e a taça Uefa e a Liga dos Campeões assim como a nossa selecção, são os jogos mais importantes do ano, e esses a RTPi não está a mostrar.

Vivo no Valais, mais precisamente em Sierre, e tu?

Um abraço

Re:Com quem Jogou o benfica

Caro Helder
Talvez Rtpi Não os possa dar não sei qual é a politica deles.
Eu Estou en Lausanne.
Abraços

Re:Com quem Jogou o benfica

Caro 007
A ultima vez que estive em Lausanne, foi para ver a selecção jogar com a Macedónia.
Estava um frio do caraças! eheheh

Um abraço

Jogo equilibrado

com uma maior domínio da Holanda, estava a jogar em casa, sobre Portugal na maior parte do tempo.

Portugal que é o que interessa começou muito bem fazendo 25 minutos de bom nível mas foi completamente abaixo após o Golo de Kluivert só voltando a entrar em jogo a partir dos 65/70 minutos com um meio Campo e ataque quase completamente remodelados com as entradas de Conceição, Deco, Viana e Nuno Gomes que deram outro ânimo á equipa.

Gostei do entrosamento de Deco e Hugo Viana que apesar de terem entrado algo desenquadrados rapidamente entraram na partida e tiveram ambos pormenores excelentes. De qualquer modo ficou claro que para jogar com dois jogadores criativos precisamos de jogar em 4x4x2 ou seja com 2 jogadores mais recuados no meio campo. L.Loureiro apesar apesar de ter estado bem mostrou-se insuficiente para sozinho dar conta das depesas defensivas do meio campo. Tal factor foi algo disfarçado porque a Holanda a certa altura deu o tilt e porque diversas vezes foi auxiliado por Hugo Viana e Deco, exemplo disso é a forma como Deco tirou o pão da boca a um jogador da Holanda mesmo em cima da área na ultima jogada da partida.

Apesar de tudo estou confiante porque para este jogo não pudemos contar com Paulo Ferreira e Costinha peças importantes na Selecção e porque Maniche e Deco tb ainda não estavam a 100% pois jogaram 90 minutos há menos de 48 Horas e Tiago foi obrigado a sair antes do tempo para prevenir alguma lesão.

A pecha para mim foi a defesa que deixou os avançados Holandeses muito soltos e á vontade nos primeiros 65 minutos. Miguel só acertou quando deixou de ter Overmars nas suas imediações, F.Couto e Meira revelaram-se algo lentos tendo pelo frente dois dos melhores avançados da actualidade, o melhor para mim foi mesmo Rui Jorge. Porque não experimenta Scolari uma nova dupla de centrais quando dispõe de Andrade, Beto, R.Rocha ou R.Carvalho?

O destaque para mim vai para Simão não por ter feito uma exibição explendorosa mas porque pela primeira vez em todos os jogos que o vi fazer pela Selecção mostrou o talento que costuma mostrar no seu Clube, criou desíquilíbrios, esteve bem e marcou com um bocado de sorte o Golo do Empate de Portugal. Espero que esta exibição lhe dê mais confiança no Futuro pois o Figo que me desculpe normalmente já só joga a sério 20/25 minutos em cada jogo que faz pela Selecção.

Saudações

Equívocos a mais

Um lateral que parecia um anjinho perante a velocidade do Overmars, dois centrais duros de rins sem capacidade para acompanhar jogadores como Kluivert e Roy MacKay, e um Rui Costa com excesso de vedetismo sem meter o pé quando se impunha.
Sobrou um excelente Ricardo, um Rui Jorge a fazer lembrar os velhos tempos, o Maniche do costume e um Figo a um nível superior a todos os outros.
Hugo Viana entrou muito bem e o Deco teve dois grandes pormenores (um grande toque de calcanhar e um corte cirúrgico no último lance do jogo... será que o Rui Costa fazia este corte?).
Parece-me que o Scolari deve parar com as experiências e começar a apostar num onze sério.
Aqui vai a minha sugestão:
Ricardo, Paulo Ferreira, Nuno Valente, Fernando Couto e Ricardo Carvalho; Costinha, Maniche, Deco e Rui Costa; Pauleta e Figo.
De qualquer forma, conseguimos um óptimo resultado num estádio que já se pode considerar talismã para a nossa selecção.

Re:Equívocos a mais

Parece-me uma equipa azul de mais!

Re:Equívocos a mais

Palavras de um lateral portugues que uma vez teve de marcar o Overmars:

"O que é que eu havia de fazer?? O gajo tem um motor no cú!!"

frase verídica... agora adivinhem quem a disse.

Re:Equívocos a mais

se fosse um central diria Jorge Costa?

Foi o Abel?

Uma vez mais Eindhoven

A selecção portuguesa ameaça tornar-se a "besta-negra" dos holandeses. Ainda não foi deste que conseguiram vergar a nossa selecção que, sem fazer uma exibição brilhante, esteve perfeitamente à altura das circunstâncias.

    Embora, repita, não tenhamos sido brilhante, este jogo foi, em minha opinião, precioso em variados aspectos.

      - Prossegue fluidamente a integração do luso-brasileiro Deco no grupo dos seleccionados.

      - Simão terá levado uma "injecção" de moral que, de certeza, aumentará a sua produção com a camisola das quinas. Aquele golo significa um marco importante para o excelente jogador e significa o seu "crescimento" no grupo de trabalho.

      - A confirmação da excelência de Hugo Viana. O jovem não engana. Temos ali uma futura referência da nossa selecção. Um jogador que domina o terreno como poucos, que não se atemoriza perante nada. Simplesmente brilhante!

      - Tiago, no bom caminho. O futuro da nossa selecção passa, indubitavelmente, por ele. Caminha, a passos largos, para se tornar o "barómetro" deste grupo. Imprescindível!

      - Ricardo, enorme! Indiferente a polémicas, torna cada exibição um hino à arte de bem defender. Neste momento, o número um.

      Estes destaques individuais ilustram bem uma exibição muito personalizada, muito ponderada. Uma selecção que já não se deslumbra, que não vive de rasgos individuais, mas de uma constância exigente, concertada, objectiva.

      A pouco e pouco, Portugal transfigura-se num conjunto sólido. Uma equipa que não vive de sonhos, mas da entrega permanente, da primazia da excelência, do prazer de estar entre os melhores. Sem ninguém se por em bicos de pés. Naturalmente.

Destaques

Não perdemos! Já não é mau... para um jogo "fora de casa" e contra uma boa selecção! É um resultado que não deslustra, embora também não encante, pois, no geral, o futebol praticado não foi de "embandeirar em arco"!

Foi com um golo "de sorte"? E depois? Não é uma das variáveis do jogo?

Não quero fazer grandes análises técnico-tácticas, pois deixo isso a quem percebe mais de futebol! :o)

Prefiro deixar "falar o coração" e dizer quem me "convenceu", quem jogou de modo a deixar-me satisfeito... sem que, qualquer que sejam os citados, isso queira significar que não tenha havido outros jogadores que - até melhor! - não tenham cumprido e jogado bem!

Uns por um motivo, outros por outro... aqui deixo "a minha lista":

  • Ricardo;
  • Rui Jorge;
  • Simão;
  • Hugo Viana;
  • S. Conceição;
  • Nuno Gomes;
  • Hugo Viana...

    Olha, este último está "repetido"? Pronto! Deixem lá... podia escrever o Deco... mas, hoje, por acaso - e só mesmo por acaso! - achei que se esqueceu da "varinha mágica" no balneário... ou melhor, eu até vi uns "pós", mas agradaram-me mais os "pés"... do "repetido"! :o)

    Viva Portugal!

    Saudações desportivas
  • Re:Destaques

    Tu não és do sporting pois não??

    Rui Jorge??????

    Re:Destaques

    Caro Nelson,
    Pelo teu comentário fico ainda com mais certezas quanto à actuação da SAD do Sporting.

    É que embora muitos digam que o grande culpado da má época é o Boloni, o facto é que foi ele que lançou o Hugo Viana e foi a SAD que errou ao tê-lo deixado sair a preço de saldo.

    Ai Sporting, Sporting, onde estarias com o Hugo Viana, para não dizer com os outros que também sairam?

    Um abraço

    Re:Destaques

    Sou realista! :)

    Já conhecia Hugo Viana antes de ser lançado por Boloni... ainda podia ser muito útil ao Sporting, mas o "encaixe" conseguido por ele foi muito importante, mesmo sabendo-se que, daqui a um ano ou dois, ainda podia ser maior! O SCP podia esperar? Creio que não!

    Acho que a SAD do SCP, tal como muitas outras Sad's e clubes em Portugal, está numa situação de ruptura financeira, de quase "falência técnica"! Mas eu não conheço os dados suficientes para me poder alongar sobre este tema... :o)

    Portanto... eu até posso lamentar a sua saída, mas acredito que eles não tenham tido outra opção! E o plantel do SCP, - a priori - dava "algumas garantias"! Mas para esse "peditório"... já dei! :)

    E nos próximos tempos... outros (Quaresma? Ronaldo?) se seguirão! Se Deus o permitir, aqui estaremos para comentar isso... assim como outras saídas... de outros jogadores.... de outros clubes! :o)

    Saudações

    Demasiado (des)confiantes?

    Penso que a nossa selecção jogou bastante abaixo do nível a que esperamos que jogue principalmente nos primeiros 60min.Passes mal calculados,precipitações,um evidente nervosismo completados por um Figo demasiado individualista e por erros defensivos esclamorosos levaram a que a nossa selecção fosse completamente subjugada perante a uma Holanda não muito forte mas equilibrada. Mais uma vez se provou que a saída duma grande estrela como é Figo e Rui Costa e a entrada de jogadores mais jovens como Hugo Viana e Deco tem um grande efeito positivo na maneira de jogar da nossa equipa. Quando saíu Figo a jogo ofensivo da nossa equipa começou a fluir lindamente em direcção da baliza adversária, a selecção ficou mais concentrada e afoita culminando no golo de Simão.
    Agora pergunto: Será que este jogo,que se segue,a duas óptimas exibições é motivo para ficarmos confiantes na equipa? Penso que ainda falta muito trabalho como diz Scollari e que sobretudo falta acabar com um determinado poder que as "prima-donas" da nossa selecção tem neste momento, no momento que isso acontecer, que jogadores como Figo,Rui Costa e Fernando Couto deixarem de ter uma voz activa na nossa equipa e se limitem a jogar à bola a nossa selecção estará pronta a vencer qualquer adversário e qualquer competição. Ainda tenho fé que Scollari consiga fazer isso até ao Euro2004 já que demonstrou ser um treinador como se diz "com tomates" determinado a acabar com aquilo que nos fez fazer aquela figura patética na Coreia do Sul.

    Falhas e conclusões!

    Foi um jogo razoável, com um resultado justo, onde a Holanda mostrou que é uma grande selecção e que está em grande forma, pertencendo-lhe as melhores oportunidades e sabendo controlar muito bem a equipa portuguesa após se encontrar em vantagem! Em relação a Portugal, acho que se pode tirar algumas conclusões:

    - Fernando Couto e Fernando Meira parecem-me demasiado "duros de rins" para enfrentar equipas que troquem a bola bem e rapidamente! Acho que isto ficou provado no golo da Holanda!

    - Miguel embora consiga defender bem, apresenta naturais dificuldades quando encontra um extremo de elevada categoria como Overmars! Na segunda parte conseguiu acertar melhor a marcação.

    - A maneira de Portugal jogar, especialmente na primeira parte, continua a ser bastante previsível - fazer o jogo chegar às laterais e centrar para a área, onde geralmente se encontra Pauleta abandonado!

    - Rui Costa e Figo não foram os jogadores que precisavamos, falhando muitos passes e não conseguindo fazer a ligação defesa-ataque!

    - A finalização continua a ser uma falha e os remates à baliza continuam a ser escassos!

    - Na primeira parte, Tiago, Simão Sabrosa e Maniche foram, na minha opinião, os melhores jogadores, lutando sempre e tentando empurrar a equipa para a frente!

    - Na segunda parte, após um periodo de adaptação e com 2 jogadores mais criativos no meio-campo como Deco e Hugo Viana (no local onde deve jogar, Mr.Robson!), com o sempre guerreiro Sérgio Conceição, com Nuno Gomes e a agradável surpresa, Luis Loureiro, Portugal conseguiu empatar o jogo e criar mais oportunidades de golo, jogando melhor!

    - Acho que o melhor jogador de hoje, foi Simão Sabrosa, que correu o jogo todo e sempre se esforçou para chegar à baliza adversária!

    Como conclusão, gostaria de deixar algumas dúvidas:

    - será que vale a pena realizar estes jogos em que os jogadores só se reunem um dia antes?
    - Rui Costa e Figo precisam sempre de jogar de inicio?
    - não valerá a pena apostar mais no ataque desde o principio, ou será que só é preciso quando estivermos a perder?
    - que tal experimentar uma nova dupla de centrais, mais jovens e rápidos?
    - porque não dois jogadores como Hugo Viana e Deco, na equipa inicial, apoiados por um bom trinco?

    Esta é simplesmente a minha opinião, mas foram pensamentos que me ocorreram ao ver o jogo! Acho que a "revolução" na Selecção não se pode basear só em convocar novos jogadores, é preciso experimentar novos titulares, novas táticas de jogo e corrigir algumas falhas antigas que teimam em existir e não são estudadas, mesmo com a chegada de novos treinadores!

    centrais e o Miguel...

    totalmente de acordo que se devia renovar os centrais da selecção. Se o Baia está velho para a selecção segundo o Scolari parece dar a entender, porque não está o F.Couto. Além de que este mostrou estar em fase descendente contra o Porto. Os centrais podiam muito bem ser o Jorge Andrade,Beto, Ricardo Rocha, Litos e Ricardo Carvalho.

    Quanto ao Miguel num teste contra um extremo a sério, viu-se e desejou-se a defender... Ainda tem muito que evoluir, mas reconheça-se a sua humildade, ao saber reconhecer que esteve mal de inicio na marcação.

    Re:centrais e o Miguel...

    Parar o Overmars tambem não é nada facil,mas Miguel portou-se muito bem, mas creio que temos laterais de origem com bastante qualidade para a posição!

    Este Portugal não me cheira

    Este Portugal pós-Mundial 2002 não me convence...
    Ainda hoje estive a ver a k7 do Portugal-Turquia do Euro 2000 e as diferenças entre as «duas seleções» são abismais...Portugal já não joga um futebol sexy, apoiado, de pé para pé, se ao menos praticasse um futebol mais realista e pragmático em substituição, mas nem isso, este novo Portugal não tem fio de jogo, não tem alegria, não tem classe.
    Tenho a impressão que se o Europeu não se realizasse em solo lusitano que muito dificilmente Portugal se qualificaria para esta competição!
    O Scolari fez um milagre e conseguiu transformar a seleção brasileira de um conjunto de vedetas numa equipa campeã mundial, será que vai conseguir repetir o feito? Para isso ainda há muito trabalho pela frente...
    O resultado é enganador, Portugal em todo o jogo pouco ou nenhum perigo criou à laranja mecânica, que pareceu ter sempre o jogo n controlado. O empate surgiu de forma fortuita e não mascara mais uma exibição medíocre da equipa de todos nós...
    Mas nem tudo é mau porque qualidade há, temos aqui ovos para fazer boas omeletas, agora é preciso muito trabalho, organização e seriedade e não o tradicional amadorismo português!
    Mesmo assim... Viva Portugal !