De Sumaríssimos... | Relvado

De Sumaríssimos...

 

hawkeyes diz: "depois de Silva e McCarthy a Comissão Disciplinar
da Liga decidiu instaurar também processos sumaríssimos
a Adriano,
Bruno Tiago e Nem. Após as queixas dos responsáveis do Porto clamando por
igualdade de tratamento para todos, estes sumaríssimos procurarão apenas deitar
poeira para os nossos olhos, já que não atingem nenhum dos grandes de
Lisboa? Ou, pelo contrário, apesar de tarde, a Liga decidiu ser implacável para
a violência, penalizando TODOS os que a ela recorrem? Teremos vários castigados
por jornada? Produzirá efeitos?"

Primeira Página:

Comentários [9]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Igualdade penal

Sumaríssimos, sumários ou sumarentos vai tudo dar ao mesmo. A crer no que aqui se escreve no Relvado, um jogador deveria ser castigado com uma pena tanto mais pesada quanto o clube a que pertence é detestado pelo Relvinha enquanto que ... ... (olha o passarinho!) se for do clube do mesmo. É por ser conhecedora desta realidade e do marketing que gira em torno do fenómeno desportivo que o Conselho de Disciplina toma as suas decisões. É normal, é a globalização, é a cultura Big Brother/Quinta das Celebridades em que o cidadão julga ter um poder de decisão sobre o futuro de um outro cidadão/concorrente bastando-lhe para tal marcar um número que lhe é passado continuamente na televisão e pagando a ridicularia de uma bojeca por chamada.
Num país de cultura democrática, os juízes do CD deveriam, antes de decidir, preencher um pequeno teste:
1- O que é a igualdade dos cidadãos perante a lei em geral e a igualdade penal em particular?
2 - Sabendo que há três clubes cujos jogos são transmitidos na sua totalidade e devidamente cobertos por múltiplas câmaras enquanto outros só têm direito a um máximo de 6 transmissões por ano, acha que estão reunidas as condições de equidade que devem presidir à aplicação da justiça?
3- Sabendo-se que a câmara não é inocente, quais são os meios que utilizaria para impedir que a selecção das imagens ficasse à discrição de um operador de câmara e/ou chefe de operações que as seleccionaria a seu bel prazer?
4- Neste contexto, não acha que todos os estádios deveriam estar equipados com câmaras fixas instaladas em pontos nevrálgicos do estádio de forma a permitir a captação de imagens com o mínimo de intervenção humana possível? Quem pagaria a factura?
Deixo aos relvinhas o cuidado de completarem este questionário. Desejo apenas lembrar aos que defendem a utilização das imagens de forma cega e incontrolada a frase de um dos maiores especialistas em comunicação, Marshall McLuhan: "A mensagem é o média", ou seja, o que conta não é o facto mas a forma como o facto nos é apresentado. A crer nas imagens televisivas, Salazar nunca conheceu qualquer oposição e, após ter sido assassinado, Trótsky nunca existiu.
No caso concreto do futebol, os adeptos do Vitória de Guimarães são uns bárbaros como as imagens o documentam e no Belenenses-Benfica de há uns anos atrás onde, segundo o relatório da Polícia se destruiram até hoje mais cadeiras num Estádio de futebol, nada aconteceu porque, apesar de o jogo estar a ser transmitido em directo, o realizador ter tido o cuidado de afastar das bancadas pudicamente o olhar indiscreto das câmaras. Quem, como eu, assistiu por televisão à triste final da Taça de Portugal em que morreu um adepto do Sporting deve ainda recordar-se que só teve conhecimento do ocorrido passada mais de meia hora quando os adeptos do Sporting gritavam assassinos e o relator teve de informar a notícia. No dia seguinte descobria-se que as imagens estavam disponíveis, só que o realizador, e quanto a mim bem, tinha decidido ocultá-las. Só que nem sempre é essa a bitola que preside à escolhas dos nossos eméritos e equidistantes operadores de câmara. Ora, a justiça poderá, por vezes, ser cega na sua aplicação. Não deve é, à partida ser vesga na recolha de provas.

Re:Igualdade penal

O mal está, portanto, nos operadores e realizadores de televisão e como não se podem filmar todos os jogos de forma equalitativa, nada de castigos. Livre actividade para cotoveladas,empurrões cuspidelas, rasgões e quejandos.Curioso!!

Mas..

Como é possível artigos destes serem aprovados? Tive de ler duas vezes porque não estava a acreditar que fosse possível ser aprovada uma coisa assim. Mas porque raio haveriam de ser feitos processos sumaríssimos aos de Lisboa, se não se vêem os homícidios que todos temos visto nos jogos do Porto. A falta de Fair-play e as agressões são uma constante nos lados do Dragão. E estou a dizer isto duma forma completamente neutra. Basta lembrarem-se do escândalo que foi o jogo contrra o PSG que Maniche e Postiga fazem provavelmente uma das jogadas mais feias de que o futebol se lembra. Pensem um pouco antes de submeter estes artigos e a edição que pense um pouco também antes de os aceitar.

Off Tropico: para os descrentes

Segundo a SIC, a Judite do Porto, está a fazer interrogatórios na capital, no âmbito do apito Dourado.
E esta hein...!

E...?

Alguem me pode explicar os jogos que não forem televisonados em que se fica? Não deveria ser igual para todos os clubes? E porquê que só apenas agora, decorrido metade do campeonato é que as imagens voltaram a contar para aspectos de disciplina?
Ainda há dias num jogo em directo, foi validado um golo com duas bolas em campo, como as imagens documentam e o mesmo não foi suficiente para a comissão disciplinar da liga. Vergonhoso no minimo.

Só não há sumarissimos

Contra o Boavista!
Major Corleone Loureiro e a sua máfia (família) continuam a manobrar.

Igualdade....

Por um lado ha muita indisciplina no FCPorto, que me lembro so o Paulinho Santos era o unico com esse privilegio, se o SR. Pinto da Costa não meter um travão alguns jogadores do Porto tem sempre lugar na secção de Boxe do Boavista :D
Por outro lado ha quem envie DVD'S para o governo a reclamar. Será disso?

Vou-me mas é dedicar a venda DVD'S que por este andar tenho o benfica a comprar-me.

?!Eu tou é aqui a perder tempo... te logo tenho uns dvd's para gravar.

mas houve alguma agressão de algum

jogador do benfica ou Sporting nos últimos 15 dias (depois da última façanha do McCarthy em Coimbra)?

Que me conste não portanto a pergunta é facciosa!

O contrário é mais verdadeiro: porque é que os jogadores do Sporting e Benfica são expulsos ao mínimo toque e os do Porto podem escarrar e agredir a esmo sem que nada lhes aconteça? Pelo menos até há 15 dias atrás....

Pede-se alguma coerência por favor...

Dá vontade de rir

Só não percebo porque é que uns são filhos da mãe e outros são filhos da outra senhora.