Scolari diz que os comentadores não sabem nada de bola | Relvado

Scolari diz que os comentadores não sabem nada de bola

 


Scolari diz que os comentadores não sabem nada de bola
Luíz Felipe Scolari volta a insurgir-se contra as críticas à Selecção portuguesa. O triunfo magro frente a Angola na estreia no Campeonato do Mundo da Alemanha fez retomar o coro dos reparos à equipa das quinas e o seleccionador de Portugal considera que essas considerações são de quem nada percebe de futebol.

Em entrevista concedida à sua assessoria de imprensa, Scolari salienta que os comentadores «não sabem o que é bola, não sabem quantos gomos tem, não sabem quanto pesa, não sabem nada e ficam dizendo um monte de asneiras».
«Os comentaristas continuam sendo comentaristas porque técnicos não vão ser nunca», acrescenta ainda o treinador da Selecção portuguesa.
Scolari recua no tempo e lembra que «há dois anos, no Euro, perdemos o primeiro jogo, há quatro anos jogámos o primeiro jogo do Mundial [2002] e perdemos, há seis anos no Euro [2000] perdemos o primeiro. Quer dizer, ganhar 1-0 é ruim?» O seleccionador deixa a questão no ar continuando a dar mostras do seu mal-estar com as críticas.

Foto: Agência Lusa



Primeira Página:

Comentários [32]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Vamos por partes

Sera que foi bom ganhar o primeiro jogo? Eh claro que sim, sao tres pontos e isso eh o mais importante porque sao os pontos que passam as equipas ha proxima fase da prova e nao o numero de golos marcados contra Angola. Fez Portugal uma excelente exibicao? Nao, simplesmente fez o suficiente para levar de vencida uma equipa da divisao de Honra Portuguesa (desculpem os Angolanos pela analogia) do qual demonstraram que nao vieram ao mundial para fazer turismo. Alem do mais este foi o primeiro jogo e geralmente a tendencia de uma equipa eh para melhorar com o tempo, por isso mesmo espero ver Portugal a jogar melhor no proximo jogo. Para isso tambem convem adicionar o facto de DECO ser um jogador em falta e isso mesmo notou-se. Com ele em campo tenho a certeza que o rendimento sera maior. Tem Razao os media em criticar o desempenho da Seleccao? Todos sabemos que eles sao pagos para dar noticias e opinioes, nem sempre sao as melhores porque realmente nao sao treinadores nem o viram a ser, mas sao parte fundamental de um desporto ainda para mais quando estamos a falar de uma competicao deste calibre. Sao em suma a ponte entre os jogadores e nos o publico. Tem Razao Scolari em criticar os media? Como pais democratico que somos podemos todos dar a nossa opiniao incluindo o Selecionador, no entanto para quem ja foi campeoao do mundo estas palavras so degineriram a sua imagem que tem sido constantemente delapidada embora em termos de resultados nao nos podemos queixar. Eh que Portugal desde que Scolari pegou na equipa teve os melhores resultados em termos de classificacao de sempre num Europeu e agora vamos la ver no mundial. Como adepto de futebol quero que a nossa Seleccao fassa sempre mais e melhor. A critica eh algo que todos nos temos de viver com ela e para o bem ou para o mal sempre estive por tras de Scolari porque eh ele que esta a frente dos destinos da nossa equipa. Por isso mesmo ate que tenha razao em contrario apoiarei sempre o nosso Selecionador como o fiz sempre. Venha o Irao

É verdade.

Só me ocorre dizer que o Scolari tem razão. A maior parte dos comentadores desportivos só dizem barbaridades, percebem pouco de futebol e ainda por cima tem a mania de inventar palavras novas para o nosso vocabulário, para além de não esconderem minimamente as suas preferências clubisticas.

Re: É verdade.

Concordo contigo. Faz como eu vê os jogos através da RTL, do canal francês M6, ou do canal italiano RAI UNO e ficarás muito melhor informado. Para ouvir relatos televisionados é preferível fazer um pequeno esforço e ouvir os alemães, os italianos ou os franceses comentando os desfios.

Mentira!!

«Os comentaristas continuam sendo comentaristas porque técnicos não vão ser nunca» O Jorge Gabriel no último Trio d'Ataque apresentou o documento como é já um treinador, até assinado por Gilberto Madail. =P E o senhor Scolari devia ter respeito pela opinião das outras pessoas mesmo que não as goste de ouvir. Por exemplo, muita gente não gostou da sua convocatória, mas não é por isso que deixa de apoiar a selecção, e apesar de não termos concordado, temos de respeitar.

Re: Mentira!!

Há muitos médicos, engenheiros e advogados, que tiram os seus cursos, mas ganham a vida sem exercer profissões ligadas aos cursos que adquiriram, como é o caso de alguns políticos, ou seja por se ter um canudo não quer dizer que se venha a ser profissional dessa área. Veremos se o Jorge Gabriel algum dia será treinador. Quanto muito, por analogia com os políticos que fazem assessoria (lobby) em empresas conceituadas, Jorge Gabriel não passará de um comentador com o curso de treinador.

Re: Mentira!!

ainda era um gajo que eu gostava de ver a treinar o teu Sporting...

Criticos

Nao ha nada mais facil que ser critico, e apenas ficar em frente a televisao, esperar as decisoes do treinador, ver os pontos fracos e criticar. O processo da tomada de decisao eh um processo dificil onde existem inumeras variaveis que muitos criticos nao conhecem ou nao tem acesso, o processo de criticar a decisao tomada e facil e esteril pois raramente uma critica eh construitiva.

Re: Criticos

Assino por baixo. Dissestes muito e bem em poucas palavras. É uma arte rara.Comentário excelente.Parabéns. Cumps.

Re: Criticos

Estou completamente de acordo com esta opinião. É por isso que o Scolari é o seleccionador. A caravana passa e os cães ladram.

Re: Re: Criticos

Cães roídos de inveja, daí ladrarem mais. Óptimo comentário. A tua expressão da "caravana" é felicíssima. Cumps.

Muito bem Scolari

Ganhastes a Angola, com jogadores Angolanos habituados aos grandes campeonatos de segunda e primeira liga portuguesa. Em 2004 perdeu-se contra o campeao europeu e em 2002 perdeu-se contra uma equipa que perdeu nos quartos de finais sendo roubada pelo arbitro. Veremos o percurso da Angola neste mundial. Mas uma coisa é certa, ja vi neste mundial pelo menos 6 ou 7 equipas bem superior a Portugal sabendo que equipas como o Brasil, França, Espanha, Ukrania, Suiça ainda nao jogaram. Mas, pelos vistos, esta tudo normal e pelo que se viu nos jornais de segunda feira ainda devo perceber menos de bola que os jornalistas. Vou querer ouvir este palhaço que anda a fazer pouco de nos depois do jogo dos oitavos.

Primeiro comentário neste novo Design

Só para relembrar ao Scolari que, os jornalistas podem realmente não perceber nada da bola, mas fica bem mais mal a um Seleccionador Nacional não estar a par dos resultados que a Selecção teve nos 3 anos antes dele... Pior ainda usar essa ignorância para mandar bocas! Ainda por cima um dos melhores jogos que tive oportunidade de ver com Portugal como Protagonista... No Euro 2000 começamos com uma vitória por 3-2 sobre a Inglaterra. Continuamos com uma por 1-0 sobre a Roménia e terminamos a fase de grupos com uma vitória por 3-0 sobre a Alemanha. Em relação ao jogo com Angola, tenho muita pena de estar a dizer isto mas a Angola é o elemento neutro do Grupo.Quanto muito irá servir para aumentar muito ou pouco o Goal Average das outras 3 equipas. No caso de Portugal serviu para aumentar o minimo possível... Resumindo ganhar ao Irão agora é que é fulcral, em vez de andar a desperdiçar tempo em bocas, para se poder encarar o México de uma maneira relaxada e possivelmente fazer descansar alguns jogadores para os oitavos. Saudações

Re: Primeiro comentário neste novo Design

Em relação ao Euro2000, acho que te estás a esquecer de algo... Os portugueses sempre se deram bem com os grandes. Aí as vedetas vaidosas, perdem temporariamente a vaidade, e jogam para a equipa. O nosso grande problema são as Coreias, Américas, Saltilhos, vedetas mimadas, muito ego, muita vaidade, muito egoísmo, etc... Estás te a esquecer que nos Mundiais não vamos só apanhar as Inglaterras ou Alemanhas, mas também equipas muito fracas, tal como na Coreia. E é sempre aí que nos espetamos, e que deitamos tudo a perder. Ele refere-se á mentalidade de vaidade e excesso de confiança que sempre foi a nossa "morte" nos grandes momentos. Discordo da tuda visão do Scolari, mas respeito. Cumps.

Re: Re: Primeiro comentário neste novo Design

Yep! Tens razão! Não assisti como deve ser ao Portugal-Angola, mas gostei muito dos primeiros minutos do jogo e pensei que Portugal fosse golear. Isso só por si foi bastante positivo, porque não pensei que a Selecção tivesse esse espírito contra uma equipa mais fraca e inexperiente nestas andanças. É claro que depois não correu tão bem, mas o que interessa é que não se repetiu a entradas nas duas últimas grandes competições, com as derrotas com os EUA e a Grécia. Pelo que vi, a espeçaos, do Irão, contiua a ser uma equipa que merece respeito, mas é mais frágil do que pensei. JohnnyD, dizes que é imperioso ganhar ao Irão. Eu tb digo, ms por motivos diferentes, é imperioso porque Portugal joga melhor, tem melhor conjunto, melhores individualidades e está melhor preparado fisicamente. Não creio que Portugal tenha dificuldades em passar o grupo.

Re: Re: Re: Primeiro comentário neste novo Design

Eu tb não acho que Portugal deixe de passar o Grupo. Até acho que passar em 1º ou 2º é a mesma coisa pois Argentina ou Holanda são adversários a meu ver igualmente fortes, já para não dizer ambos mais fortes que nós neste momento. Mas irrita-me a arrogância do Scolari quando é criticado. Ainda por cima desta vez usou argumentos falsos para tentar minimizar o trabalho dos Seleccionadores anteriores e reduzir a analfabetos do futebol certos comentadores desportivos. Já agora fora Brasil, Argentina e México que equipas não Europeias estão a ver nos Oitavos? Só me estou a lembrar de uma possível surpresa tipo Austrália(Gus Hiddink...) ou Equador... Quase que aposto numa razia total de África e Ásia, com muita pena minha em relação a uma delas. Saudações

Mas...

Voces devem ser adeptos de Portugal e de futebol, certo? Então deviam perceber qualquer coisinha...os jogadores não jogaram mais porque não podiam e não porque não quiseram! Os jogadores têm estado a levar grandes "tareias" do preparador fisico e o resultado é este agora vão estar alguns presos dos movimentos, porque é que acham que o 1º treino a seguir ao jogo foi de descontração? Por isso mesmo porque os jogadores têm os musculos a rebentar...de tanto esforço...Alias viu-se bem nos primeiros minutos de jogo, quando mostraram a imagem do petit já com a camisola toda suada e a fazer uma cara de esforço que ate parecia que o jogo já tinha 80'. Esta exibição foi muito boa para o 1º jogo e para a condição em que os jogadores se encontram... Cumps

Re: Mas...

Por isso mesmo porque os jogadores têm os musculos a rebentar...de tanto esforço...Alias viu-se bem nos primeiros minutos de jogo, quando mostraram a imagem do petit já com a camisola toda suada e a fazer uma cara de esforço que ate parecia que o jogo já tinha 80'. Esta exibição foi muito boa para o 1º jogo e para a condição em que os jogadores se encontram... Este é um tipo de argumentação que, desculpe-me, não colhe e que infelizmente é tão vulgar na nossa sociedade: mas então as condições atmosféricas não eram iguais para as 2 equipas? Não correram imenso as 2 equipas? Não estava calor/abafado para as 2 equipas? Então não arranjemos desculpas deste tipo, ok?

Re: Como qq portugues

Acredito q alguns n podessem dar mais nem o vao conseguir dar dado as epocas que fizeram. Mas o q estas a dizer n se ajusta mt pois é normal no dia a seguir ao jogo (ou no fim dele) os jogadores fazer treino de recuperaçao. A suar isso basta correr 5 minutos para isso acontecer. E temos de ser reslistas n foi uma gande exebiçao valeu mesmo o resultado, esperemos que melhorem e que alguns jogadores ganhem ritimo e recuperem a sua forma e outros ganhem cabeça e pensem em jogar em prol da equipa. Qt ao que scolary disse ele tinha de dizer alguma coisa para justificar a exebiçao e resulveu atacar os outros para desviar as atençoes acho que foi inteligente retira pressao feita sobre os jogadores e os comentadores vao malhar no treinador (n é que n o mereça).

Re: Re: Como qq portugues

bem visto á la Mourinho, aliás como kk bom treinador, não confundir com comentador!

Finalmente

alguem que respira futebol!

Dizer isso é fácil...

Dizer que os comentadores não percebem nada de bola é fácil. Difícil é argumentar a veracidade de tal afirmação, coisa que o Scolari é incapaz de fazer. Sugere que o importante era a vitória pois quer em 2002 quer em 2004 Portugal entrou a perder, o que é a verdade suprema do futebol - o que interessa mesmo é ganhar. Só que isso não é argumento para não haver críticas. As críticas são sempre feitas para apontar erros que podem ser corrigidos, e mesmo as equipas que ganham têm sempre coisas a melhorar, e Portugal tem muitas. Para finalizar, é rídiculo dizer que os comentadores não sabem o peso da bola. Realmente esse é o maior segredo do futebol... Mas se calhar houveram muitos tugas que ao ler isto do Scolari julgam que ele disse uma grande coisa...

Re: Dizer isso é fácil...

Mais facil ainda eh estarmos sentadinhos no sofa de casa e expor criticas ao trabalho dos outros, sem procurar saber razoes e muitas das vezes sem sermos coerentes com criticas passadas. A coisa mais facil do mundo eh ser critico, principalmente sem termos que nos explicarmos. Imagina se o Deco tivesse jogado, e tando embaixo de forma fizesse um jogo miseravel, la estavam os cometaristas a dizer se o jogador nao tivesse em condicoes nao deveria jogar.

Re: Dizer isso é fácil...

Por acaso a maior parte dos críticos argumentam a sua posição, e são coerentes com as suas críticas. Claro que muitas vezes as críticas do crítico "A" contradizem as críticas do crítico "B", mas isso é inevitável. Cada qual tem a sua opinião, que pode ser diferente da dos outros. Por isso é importante que seja argumentada. No inverso, o Scolari não argumenta aquilo que afirma. Como resposta às críticas feitas com fundamentos responde simplesmente que ele "não percebem nada de futebol", referindo inclusivamente que eles não sabem o peso da bola, o número de gomos da bola, e ainda muitas outras palermices. Mas reconheço que sempre é melhor dizer destas asneiras do que o insulto fácil e badalhoco ("é uma bosta") com que brindou os "críticos intelectuais". Criticar por criticar é fácil. Muito mais difícil é criticar com argumentos. Isso é o que separa Scolari dos "intelectuais" - e se calhar o Scolari tem "dor-de-cotovelo" por não ser intelectual.

Bom...

Eu já não sei quantos gomos tem uma bola... porque depende da marca e do modelo. Sobre o peso... isso já é mais fácil (excepto se perguntarmos ao famoso "Duro_e_Puro"), porque está devidamente regulamentado... mas quem joga e quem treina, bem o pode fazer sem o saber (tal como quem comenta). aliás duvido que 10% dos jogadores da selecção o saibam. Se até há quem jogue sem saber as regras, por isso... Sobre os comentadores... tenho a dizer que, pelo que li, os comentários mais "azedos" (em termos de imprensa) para com a exibição da selecção da FPF até nem foram dos comentadores portugueses... basta dar uma vista de olhos pela imprensa internacional (inclusivé do Brasiú)!

Mas...

Quando é que este Scolari/Pinochet vai conseguir ouvir uma opinião contrária sem ser mal educado e rude? Se os comentadores são pagos para darem a SUA opinião porque é que não podem? Eu tinha ideia de que em Portugal não tinha-mos ficado no 24 de Abril, mas com a cultura que o Scolari tem sobre Portugal não acredito que saiba o que foi o 25 Abril. Mas ok, que portugal ganhe 1-0 ao irão e depois empate com o México, ficamos em 2º e nos oitavos perdemos com a Argentina, vamo-nos embora e ninguém diz mal do homem, porque no fim de contas foi eliminado pela Argentina. Life's so simple.

Felipão sabe

Ele tem toda a razão. É certo que todos têm direito á opinião. E é sempre anormal quando há unanimidade. Nunca pode haver unanimidade, porque todos não pensam de forma igual. O que já não se admite é pseudo-comentadores, muitos motivados seja por guerrilhas clubísticas, outros porque se estão a fazer ao tacho (treinadores portugueses por exemplo), outros com inveja mal disfarçada, seja pelo que fôr, todos criticam Scolari por tudo. E a verdade é que nem coerentes sabem ser. Vejam isto. Aqueles que criticaram Scolari por não trazer Quaresma, com o critério de que ele era o melhor, "esqueceram-se" de Moutinho que fez uma época muito mais regular do que o jovem Ricardo, que é um óptimo jogador mas é ainda irregular. Mas vieram logo também com o argumento da "juventude". Era preciso, segundo estas sumidades do futebol, dar espaço aos jovens. Tudo bem. Nada a apontar. E depois, espantem-se: Criticaram Scolari por trazer o jovem Bruno Vale e queriam levar lá Baía que tem 36 anos de idade!!!!!!????? Criticavam Scolari por levar jogadores que não jogavam regularmente e depois Baía perdeu a titularidade para Helton e exigiam que fosse na mesma!!!!!!????? Afinal que supostos critérios presidem a estas críticas? Figo, Paulo Sousa, Rui Costa e Baía, estavam lesionados na Coreia!!!!!! Oliveira levou-os e foi aplaudido por estes comentadores.E fomos para lá com uma equipa de vedetas trintonas só porque estas vedetas tinham "nome". Eram as escolhas "tão óbvias", "tão evidentes" e sobretudo foram escolhas "muito consensuais" na imprensa.Então onde estavam aí esses supostos critérios de "estar em forma", "ser o melhor", "trazer a juventude"????!!! Com ferros matas, com ferros morres, customa-se dizer.... É criticar por criticar. É preciso dizer que aquela equipa daquela barraca vergonhosa da Coreia foi uma equipa cujas escolhas forma consensuias, muito "evidentes", muito "óbvias",aplaudidas, não criticadas. Escolhas que foram elevadas quase a verdade papal. Com os lindos resultados que todos conhecemos. P.S. Nada me move contra os que Scolari não escolheu. Não estão em causa no meu comentário a qualidade desses jogadores.São opções de Scoalri somente. Isto é para certos pseudo-comentadores de futebol. Cumps.Eu acredito Felipão. Glorioso sempre.

Essa última tirada diz tudo...

um comentário sobre a selecção em que fala sobre as opiniões serem feitas sobre fervores clubisticos e no fim, "Eu acredito Felipão. Glorioso Sempre". É engraçado.

Re: Essa última tirada diz tudo...

Qual é o problema de estar lá Glorioso? É somente um final de frase, como dizer cumps. Eu uso muitas vezes estes "finais" em inúmeros comentários quer sejam sobre a selecção, quer sejam sobre o Porto ou Sporting. Já agora viste no meu comentário sobre "Temos Figo no Mundial" o meu elogio a Ibson? Isso também é clubite aguda?Eu sou do Glorioso não do Porto. Mas o comentário era sobre o Figo e selecção e contudo falei do Ibson. A elogiá-lo. Aí já não há mal?????!!!!! Ou quando defendi que o Raúl Meireles ou o Moutinho tinham qualidade para ir á selecção também foi clubite aguda? Ou terá sido imaparcialidade aguda? Cumps.

gostava...

...de vêr o Scolari como comentarista, lá isso gostava... Será que punha de parte a sua própria opinião e lambia as botas a toda a gente ou, pelo contrário, era coerente e dizia o que pensava? O problema do Scolari é que se acha o melhor do mundo e arredores... e que os outros não valem... nenhum.

Re: gostava...

"...lambia as botas a toda a gente...", é isso que tu pensas dos jornalistas e comentaristas de serviço? Eu cá acho que é uma observação muito feliz, porque deve ser o que eles andam a fazer.