Mourinho novamente eleito o melhor | Relvado

Mourinho novamente eleito o melhor

 

José Mourinho foi eleito melhor treinador da Europa na última temporada, no tradicional inquérito realizado pelo jornal El País de Montevideu. O técnico do Chelsea reuniu a maioria das preferências dos cerca de 200 jornalistas de diários, revistas, semanários e agências noticiosas europeias, somando 48 votos contra os 32 do espanhol Rafael Benitez, campeão europeu pelo Liverpool, e do italiano Fábio Capello, da Juventus. A maior distância ficaram o holandês Frank Rikjaard, do Barcelona (12 votos), o francês Gerard Houllier (11), do Lyon, o chileno Manuel Pellegrini, do Villarreal, e Marcelo Lippi, seleccionador de Itália (ambos com 10), refere a agência Lusa.

Primeira Página:

Comentários [15]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Os Aprendizes de Cruyff

Como consequência surgem complicados sistemas tácticos e indecifráveis métodos de treino. O segredo mágico de Cruyff era, porém, a simplicidade em tudo o que fazia. Com a bola nos pés ou como mero observador.
Um dom descrito no livro Brilliant Orange, onde se narra como analisava um jogador longe do relvado. “A sua técnica não é boa”, dizia. “Mas como pode dizer isso tão seguramente?”. “É obvio. Quando ele chuta a bola, o som é o errado. Quando chutas correctamente, tens de antes tocar a relva, penteá-la um pouco por baixo da bola como numa tacada de golfe. Isso ouve-se e é um som agradável.” Pelo simples som que a bola faz ao ser rematada, sabe-se para onde ela vai, a intensidade do remate, sua direcção e velocidade.
Foi esta noção de tempo e espaço, com a bola, que fez a revolução do futebol holandês. Cruyff teve como mestre Michels, o pai do Futebol Total, mas a verdade é que o aprendiz suplantou o sistema que sem ele nunca teria vida própria.
Poderá, depois, como treinador, falar-se num verdadeiro e original sistema-Cruyff? Penso que não. A base da poção mágica de Michels, desenhada em 3x4x3, continuava lá: três defesas, dois extremos, posse e circulação da bola, e um guarda redes adiantado, meio libero, a jogar com os pés. Cruyff apenas desenvolveu estes conceitos imaginando-os como se ainda estivesse em campo.
Quando em 82 regressou á Holanda para pendurar as chuteiras, ainda inspirou, no relvado, o inicio de carreira de muitos jovens que em breve iriam gerar o renascimento laranja de 88: Van Basten, Gullit, Rijkard, Vanenburg e Koeman, colegas e pupilos.
Curiosamente, esta influência mista também se estendeu á base da selecção-dinamite da Dinamarca, com Lerby, Jesper Olsen, Arnensen ou Molby, então também seus pupilos.
De todos os jogadores da geração moderna o que no estilo e no gesto mais se aproximou de Cruyff, foi Bergkamp, por si lançado em 87, com 17 anos. Faltou-lhe carácter e mais qualquer coisa que não se explica. Apenas se sente.
Quando jogava, Cruyff para além de um futebolista fabuloso, era um grande bailarino. Conta-se que até Nureyev ficou magnetizado pela sua dança em campo, com o perfeito controle, balanço e graça de movimentos. Tudo traços de um espaço sagrado, prolongado fora dos relvados, onde muitos sonham penetrar. Pura utopia.

É o melhor do mundo

Ainda odeio o Vilarinho por o ter afastado do Benfica...

Quantos votos teve

o paulo bento

Re:Quantos votos teve

teve mais que o koeman com certeza!! nos 3 primeiros jogos oficiais k fez ao serviço do sporting conseguiu fazer mais pontos que o koeman á frente do benfica

Portugal

É objectivamente uma terra de mistérios.Mal fora a nossa cultura altamente esotérica dada a componente fortíssima Templar.
Nesta linda terra feita de rosto, parece ter o olhar tão mais vasto que se aguentou contra tudo e todos sempre em minoria.Deu terra ao mundo, dá alegria, dá dos maiores legados se saber conviver e universalidade, dá Fernando Pessoa, dá um sem número de personalidades de pendor ímpar deste o continente ás ilhas em poucos milhares de pessoas a habitar.
E quando dá, ou é tudo ou nada, nunca mediano, só excelência.Mourinho é mais um das terras do Sado e Bocage, que chega a ser Sado para os Ingleses!!
Portugal é mesmo um mistério, é um orgulho ser Português .

esta eleissão é uma trafulharia

que raio é que fês este houiller a época passada?
eu nã sou lá muito apressiador dos técnicos e jogadores espanhóis, pois tem aquela mania que são maiores que os outros assim aos estilo dos italianos ou dos franssêses, mas a grande verdade é que benitez meressia vensser este prémio.
primeiro porque foi ele que ganhou a liga dos campiões e nã o mourinho.
segundo porque foi ele que ganhou a supertassa da europa e nã o mourinho.
tersseiro porque foi ele que foi vice-campião do mundo de clubes e nã o mourinho.
eu tambem gosto do mourinho, mas ele apenas ganhou a liga inguelêsa, nem sequer foi á final da tassa, nã é sufissiente.

Re:esta eleissão é uma trafulharia

e que tal ires pa primaria aprender a diferença entre "ss" e o "c ou ç"?

uma votação um pouco estranha

acho estranho não aparecer o Le Guen, que não sendo o melhor faria algum sentido aparecer neste top. digo eu ...

de resto acho que o prémio fiicou bem entregue.

cumps,

contra factos...


 
O Mourinho não dá mesmo hipótese a ninguém !! Este ano ainda vão acabar o campeonato com mais pontos de vantagem......LOL
O jogo contra o Barça na LC vai ser um espectáculo !!!

Quantos votos

teve o Luís Campos?

Re:Quantos votos

o meu.

Normal

quem é bom... ganha!

sobre mourinho

não ha novidades?

é bom para kele k se autodesigna um dos melhores treindaores d tds os tempos: mr. Cruijff, k anda sempre a a ssbiar e a dzr aml do homem

And

what´s new?..

He´s the special one :oP

Querem ver que irá ganhar o próximo ano?

Que novidade..

Abraços