Jesualdo admite mudar táctica de Adriaanse, mas não já | Relvado

Jesualdo admite mudar táctica de Adriaanse, mas não já

 


Jesualdo admite mudar táctica de Adriaanse, mas não já
A marca de Co Adriaanse vai-se manter no FC Porto com que Jesualdo Ferreira entrar em campo na sexta-feira frente à União de Leiria. O novo técnico dos dragões anuncia que não vai mudar o sistemo de jogo que o holandês implantou no clube, pelo menos no que concerne ao encontro de arranque da época 2006/2007. Para já «o que é importante fazer é modelar as coisas dando confiança aos jogadores no sistema em que estão habituados», frisa Jesualdo não pondo de parte a hipótese de utilizar outro sistema no futuro.

Porto tem obrigação de ganhar ao Leiria

O ex-treinador de Boavista e Braga sustenta a manutenção do sistema de Adriaanse frente aos leirienses com o facto de o Porto ter «rotinas anteriores» sustentadas. Quem assumiu o comando da equipa apenas na segunda-feira não pode impôr de imediato as suas ideias, conforme faz notar Jesualdo, salientando que «pode haver alterações pontuais, mas para já manteremos o esquema táctico que estava definido», evidencia. «No futuro, isso sim, o FC Porto, comigo, poderá ser diferente», adiciona. Mas de qualquer modo independentemente do sistema táctico o «objectivo é ganhar» ao Leiria, refere, sublinhando que «se o FC Porto estiver à altura, como queremos e sabemos que vai estar, temos obrigação de ganhar», constata.
Sobre a equipa adversária, que é treinada pelo ex-avançado portista Domingos Paciência, Jesualdo analisa que «o Leiria tem boa equipa, com muitos jogadores da época passada» e que «pode causar-nos problemas», aponta. Manifestando que tem «grande carinho» por Domingos, o treinador portista considera que o jogo no Dragão é «muito importante» para o ex-treinador da equipa B azul e branca, prevendo que ele tente «tirar partido dos três jogadores rápidos que tem na frente». Em termos de lacunas Jesualdo repara que a defesa leiriense «sofreu mexidas e pode não ser tão eficaz».

Campeão em título detém favoritismo

Fazendo a antevisão do campeonato Jesualdo diz que «o FC Porto é favorito» dado o título de campeão conquistado na época transacta. E além de Benfica e Sporting, crónicos candidatos, o treinador aponta ainda o Sporting de Braga, emblema que levou à Taça UEFA na época passada, realçando que «construiu uma boa equipa».
Quanto ao Porto, Jesualdo afiança que «tem uma estrutura organizada» e «um bom plantel e uma boa equipa». O treinador admite contudo reforços, referindo que «quem quer um Porto mais forte tem que estar preparado para fazer alterações». Mas não é provável que esses eventuais reforços cheguem durante este período do mercado de transferências.


Foto: Agência Lusa

Primeira Página:

Comentários [7]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

off topik :vejam o novo video do baia

foi eu que fiz o video,espero que gostem :)) http://www.youtube.com/watch?v=dIpnhmT-zFc

...

Espero que em conjunto com o Rui Barros o Jesualdo perceba o esquema e que o Porto mantem este esquema por muito tempo. Cumps

Re: ...

Não deixa de ser uma possibilidade, mas pelo discurso do Jesualdo não acho que isso vai acontecer. Neste momento não vai mudar de táctica, porque isso poderia significar que a sua chegada implicava mudanças radicais e acho que não é essa a ideia que Jesualdo quer transmitir, não só porque estamos perante uma equipa campeã, como por o Adriaanse ter saído contra a vontade de Pinto da Costa o quer dizer que existia uma satisfação\admiração pelo seu trabalho, mesmo podendo existir algumas divergências (que ainda não estão clarificadas, assim como a sua saída). Jesualdo quer primeiro ser aceite por todos, se calhar por isso é que não pediu nenhum jogador por sentir dificuldades numa posição, não muda de sistema – que o obrigaria a uma mudança de estatutos dos jogadores na construção da equipa principal – e apela a que os adeptos estejam no estádio. Só falta mostrar bom futebol e vitorias… Além disso só faz elogios aos jogadores, dizendo que eles são suficientes para jogar como quer, deixando no entanto no ar que para fazê-lo permanentemente terão que vir outros, só que como é obvio não quer falar do futuro. Por isso creio que vai mudar no futuro, só que para mim o sistema pouco importa. O que interessa é potenciar ao máximo o contributo de todos os jogadores e como os melhores estão no meio-campo partilho da tua ideia de que este sistema é o melhor, para além de se ajustar melhor ás poucas soluções que temos na defesa. Agora se Jesualdo construir um plantel que se ajuste melhor ao seu sistema, terá o meu apoio incondicional! Como isso não vai acontecer até aos jogos da Liga dos Campeões (e até poderá nunca acontecer), em princípio, vamos poder ver o Porto a jogar nesta competição com os tão debatidos três defesas, que na minha opinião não têm a influência de que se fala, para a fragilidade defensiva da equipa. Aliás, se existir essa grande fragilidade na competição, terá que se culpar mais o meio-campo e os alas que devem ter mais responsabilidade defensiva num sistema destes. Mas como já disse e todos nós sabemos: o meio-campo é o melhor sector do plantel!

mas nao esqueças de uma coisa na epoca

passada o fcp nao passou da 1ªfase da liga campeoes porque jogou os 6 jogos sempre com 4 defesas o fcp so começou a jogar com 3 defesas depois de perder em reboleira com aquele frango de baia e assim ganhamos a dobradinha sendo a equipa com menos golos sofridos em toda a europa nem o mourinho consegiu isso com 4 defesas no fcp para mim o fcp tem que jogar sempre com 3 defesas o ajax tambem foi varias vezes a melhor equipa da europa na decada de 70,80 jogando sempre com 3 defesas.

Concordo

Como disse anteriormente, com estes jogadores o melhor sistema é de três defesas. O que acho é que de acordo com o discurso do Jesualdo, a sua intenção é mudar. Pode ser que mude de ideias quando começar a jogar nele... Ou então terá que, forçosamente, fazer mudanças estruturais na equipa e é claro que, neste momento, Jesualdo não quer ser visto como alguém que chega e muda tudo.

Faz bem em manter um sistema campeão

Pelo menos por enquanto. Até que seja possível implementar seguramente o seu sistema preferido há que manter o sistema de Adriaanse, que pelo menos trouxe resultados. Em 1 mês ou 2 veremos esse 3x4x3 ser convertido facilmente num 4x3x3, com Bosingwa na direita da defesa, Pepe e Ricardo Costa no centro, e Cech à esquerda. No meio-campo, Paulo Assunção mais recuado, e à sua frente Lucho e Raúl Meireles ou Ibson. No ataque, Quaresma à direita, Adriano no centro e o jovem Anderson à esquerda, formando assim uma belíssima equipa. Posso não estar 100% certo, e ainda há de vir algum outro jogador, mas penso que o 4x3x3 portista não vá muito além do que referi.

Liga Record bp ultimate

Já se encontra criada uma liga privada do relvado.com para todos os utilizadores que habitualmente participam neste concurso! Nome da liga privada: relvado.com™ Descrição da liga privada: Uma nova disputa entre os utilizadores do site relvado.com, desta vez não pelos pontos! Código de registo: clones Espero a vossa colaboração para criação de uma liga bastante competitiva! www.ligabpultimate.record.pt