Fátima Felgueiras acusada de financiar ilegalmente o futebol | Relvado

Fátima Felgueiras acusada de financiar ilegalmente o futebol

 

O jornal Público adianta na edição desta quinta-feira que o MP responsabiliza, além de Fátima Felgueiras, também o ex-presidente da autarquia Júlio Faria, cinco ex-vereadores da Câmara e quatro ex-dirigentes do clube pelo alegado esquema ilegal de financiamento do FC Felgueiras. Durante a presidência da autarca terão saído indevidamente dos cofres da Câmara para o clube cerca de três milhões de euros, enquanto durante o mandato de Júlio Faria terão sido cedidos ilegitimamente 255 mil euros.As investigações policiais concluíram-se no Verão de 2005, de acordo com o Público que salienta que a elaboração da acusação arrastou-se por mais de um ano devido a várias incidências, entre as quais o falecimento de um dos principais arguidos, Álvaro Costa, ex-presidente do FC Felgueiras.Quanto às acusações atribuídas a Fátima Felgueiras, que é ainda acusada de outros 23 crimes no caso judicial relacionado com financiamentos ilegais para o PS, o advogado da autarca, Artur Marques, salienta na Agência Lusa que «é fácil de demonstrar» que a presidente da Câmara felgueirense «não pode ser responsabilizada por um eventual descaminho das verbas entregues por contrato-programa devidamente aprovado em reunião de Câmara». Ainda em declarações à Lusa fontes ligadas a Fátima Felgueiras consideram que ela será facilmente ilibada, uma vez que «não houve dolo na sua actuação», argumentam.Contudo os investigadores da Polícia Judiciária referem na mesma publicação que «as provas constantes da acusação são fortes já que não dependem de testemunhos pessoais, eventualmente alteráveis, e balizam-se essencialmente em documentos incriminatórios apensos aos autos», dizem.Susana Valente

Primeira Página:

Comentários [22]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Ela é muito criativa!

Outro dia vi na TV um programa em que a D.Fátima fazia o lançamento dos "Bordados de Felgueiras".Segunda a reportagem os bordados estavam a vende-se bem e até já são exportados. Qual ´não é o meu espanto quando vejo que os bordados são uma cópia dos famosos Bordados da Madeira". Desculpem esta mudança de assunto. Saudações.

Re: Ela é muito criativa!

Ó sobelem, estás aqui a fazer a triste figura que eu fiz este Verão. Também passei por Felgueiras e vi os tais bordados de que falas. -Olha, vendem aqui bordados da Madeira, disse eu à miúda que me acompanhava e que queria ir ao Alto da Lixa comprar bordados tradicionais de linho (feitos à mão). Quando ela olhou para mim, percebi logo que tinha dito disparate. E lá me explicou que "aquilo" eram bordados da Trofa (uma pequena aldeia de Felgueiras), que não tinham nada a ver com os bordados da Madeira e que, as toalhas de mesa da Trofa, a nível nacional, eram de uma qualidade (e preço) só comparável às colchas de Castelo Branco e aos tapetes de Arraiolos. Continuo tão nabo como antes em matéria de farrapos, mas esta, por estar fresca, ainda não esqueci.

Já vi este filme

Pronto lá vamos nós começar todo de novo. Mas porque será que esta nossa justiça só olha para os pequenos. O que é que fizeram as Câmaras de Lisboa e do Porto para apoiar o Benfica, Sporting e Porto. Valha-me S. Torcato de Avintes, lá vamos nós ver um filme dos antigos a preto e branco. Eu não sou de Felgueiras nem do Figueirense mas isto outra vez não. Já estou a ver o fim do filme Arquive-se por falta de provas ou qualquer coisa do género. Mas será que neste país não se passa nada para alem do futebol?

Re: Já vi este filme

Claro que passa!! Tambem é tudo arquivado,ou não se prova nada! Saudações.

Uns dados que não saíram na imprensa

E possívelmente nem são, ainda, do conhecimento do MP. São os seguintes, e soube-os por acaso durante uma visita a Felgueiras por intermédio de um Dirigente de uma Delegação de um clube grande nessa cidade; Como a maior parte deve saber o FC Felgueiras acabou. Isso era do conhecimento geral mas não é isso a novidade. A novidade é que quando entrei em Felgueiras ví grandes placards a promover um determinado clube novo o CLUBE ACADÉMICO DE FELGUEIRAS, placards esses que soube posteriormente pertenciam à Câmara. A data da fundação desse clube e mais dados podem ser consultados no site da AF Porto (http://www.afporto.com/) depois entrar em jurisdição, procurar Felgueiras e clicar no tal clube. Na visita a esse núcleo perguntei que clube era esse, e entre sorrisos malandros foi-me dito que tinha sido criado em Maio pela CMF (por interpostas pessoas é claro) e que estava inscrito na AF Porto. Perguntei se era o substituto do FC Felgueiras e a resposta foi que sim mas que também não porque o FC Felgueiras iria reaparecer também brevemente. Fiquei perplexo e foi-me dito que os dois iriam coexistir numa base de patrocínio da CMF e que já havia problemas por causa disso. Não perguntei quais eram os problemas mas esta notícia fez-me perceber onde está o interesse da criação de dois em vez de um. Dar dinheiro para um, e se for ultrapassado um determinado plafond cría problemas a quem o faz, dividir o dinheiro por dois disfarça! E pergunto também se conhecem algum clube que tenha surgido e que tenha sido promovido com placards (e não era um, eram muitos) pagos pela Câmara?

Fátima Clube Felgueiras!

Como acham que o FC Felgueiras conseguiu a sua única presença na Primeira Liga, corria então a época 1995/1996??? Pelo FC Felgueiras passaram jogadores como Sérgio Conceição, Ricardo Silva, Romeu, Fernando Meira e Pedro Mendes todos emprestados por Guimarães e Porto eram então presidentes Pinto da Costa e Pimenta Machado! Digo-vos que no jogo decisivo da época 1994/1995, aquele que definia a subida do FC Felgueiras estavam no estádio pessoas como Pinto da Costa, Joaquim Oliveira, etc. Isto num jogo da Liga Honra que por sinal ficou marcado por bastante polémica e isto numa época em que o FC Felgueiras teve por exemplo num jogo que perdia 3-0 ao intervalo, 4 penalties a favor na 2ª parte, marcando 3! Quanto a Fátima Felgueiras esses envolvimentos como o FC Felgueiras já são há muito conhecidos e saliento por exemplo a compra do Estádio Dr. Machado de Matos em Felgueiras ao próprio FC Felgueiras por parte da Câmara sendo posteriormente alugado por uma verba simbólica! De salientar que este se encontra sem qualquer tipo de utilização (digna desse nome para um estádio) desde o fim do FC Felgueiras...

Re: Fátima Clube Felgueiras!

nenhum desses jogadores estiveram envolvidos com o fc porto nessa altura, apenas posteriormente. nunca foram emprestados pelo porto ao felgueiras.

Re: Fátima Clube Felgueiras!

Pelos vistos foi dinheiro posto fora,o que é uma pena! Por mais um bocadinho ainda se descobre que está envolvida no"Apito"!!! Saudações

Re: Fátima Felgueiras acusada de financiar ilegalmente o futebol

Notícia era a pessoa em causa não estar envolvida.

Re: Re: Fátima Felgueiras acusada de financiar ilegalmente o fut

Ao menos não o meteu no próprio bolso como muitos dirigentes que conhecemos!!! Saudações.

Re: Re: Re: Fátima Felgueiras acusada de financiar ilegalmente o

Não o meteu todo.... :)

Re: Re: Re: Fátima Felgueiras acusada de financiar ilegalmente o

Dar para ir buscar novamente. Um filme real muito comum nestes casos.

O que queriam?

Se vocês fossem presidentes da Camâra e houvesse um clube com o vosso nome, ainda por cima da vossa terra, não dariam também uma ajudazinha? Nota: Comentário carregado de ironia, ok? O que vale é que ela está tranquila pois sabe que será recebida em apoteose aconteça o que acontecer, isto é, nada!! É um milagre para ela ter nome de santa, embora se se chamasse Judite, também a "judite" a deixaria em paz.

Re: O que queriam?

Ao que parece houve dirigentes a pagar dívidas pessoais também ...

Esclarecimento da Edição...

Para os devidos efeitos, e para ajudar os participantes neste Fórum a expor as suas opiniões com conhecimento de causa, esclarece-se que "financiar ilegalmente" o futebol é, como em Felgueiras, dar dinheiro para ajudar o clube de uma pequena cidade de província a manter-se na Divisão de Honra. Não confundir com "financiar legalmente" que é, como no caso das grandes cidades e ilhas, dar balúrdios ao futebol para o clube ter acesso às provas da UEFA ou, o que seria oiro sobre azul, ser campeão nacional. Neste último caso, entende-se por "financiamento legal" a possibilidade de recompra pela Câmara de terrenos doados para fins sociais, a concessão de direitos de urbanização em terrenos destinados no PDM à prática desportiva, a concessão de bombas de gasolina e, inclusive, o arrendamento de estruturas desportivas a preço da uva mijona. Pela Edição do Relvado, (assinatura ilegível)

Re: Esclarecimento da Edição...

Ainda que este post esteja considerado e moderado como "divertido" eu considero-o muito sério e além da moderação felicito o autor pelo espirito crítico,que alás tenho notado em outros posts. Saudações.

Re: Esclarecimento da Edição...

5*...e o reto é conversa!

Fátima Felgueiras disse:

"Estou tranquila. Tenho casa no Brasil!" :)

Mais uma para vender papel,TV e radio

Vivemos num país em q pr tudo e por nada se lançam ao ar notícias como quem lança milho às pombas do Rossio. Fabricam-se escândalos para todos os gostos. Por fim; Tudo acaba em NADA! Pergunta-se:-Valerá a pena interessar_nos em ler notícias neste país que ao invés de se preocupar com o trabalho e desenvolvimento, se dá apenas ao luxo de nos entreter com estas histórias da caroxinha?

Claro que está tranquila...

Afinal a TAP continua a ter muitos voos para o Brasil...

Re: Claro que está tranquila...

mas ela é brasileira por isso é natural ela ir tantas vezes ao brasil

Ao menos gosta de futebol...

esta tb faz tudo...devia ter uma vida bem preenchida...