Diz-me o que calças... | Relvado

Diz-me o que calças...

 

O primeiro problema suscitado pelas chuteiras Nike aconteceu com o craque inglês Wayne Rooney, aquando da sua lesão no jogo frente ao Chelsea que o impediu de, até ao momento, ter dado o contributo à Selecção do seu país no Mundial da Alemanha. Especialistas ingleses sugerem que a Total 90 Supremacy, chuteira usada pelo avançado do Manchester United, pode ter levado à lesão de Rooney que quebrou um osso do pé direito. A Nike alega em sua defesa que a equipa médica do Manchester «confirma não haver ligação entre a Total 90 Supremacy e a lesão» de Rooney. Figo usa este mesmo modelo de chuteira, tal como o brasileiro Roberto Carlos, o espanhol Fernando Torres, o italiano Alberto Gilardino e o inglês Rio Ferdinand, todos presentes no Mundial.Outro modelo da Nike usa Ronaldo, mais concretamente a Mercurial Vapor III, que também lhe está a dar problemas. Sobre as bolhas de que o jogador se queixou pelo uso das chuteiras novas, a Nike do Brasil veio a público realçar que são «exactamente iguais às que ele já vinha usando há três meses. Tão logo ele nos informou do desconforto que estava sentindo, trouxemos as chuteiras que ele vinha utilizando em Madrid», constata ainda a marca, frisando que o calçado foi desenvolvido «em parceria com o jogador» e que o próprio avançado do Real Madrid «forneceu à Nike informações e detalhes para que pudéssemos criar uma chuteira que o ajudasse a melhorar seu desempenho em campo», salienta-se na nota endereçada à imprensa. A Nike sublinha também que já está a trabalhar «para aperfeiçoar o calçado».Mas a marca não se livra das críticas. O ex-jogador Craig Johnston, tendo como alvo claro a Nike, considera que «alguns fabricantes produzem peças que não dão suporte adequado aos atletas». Esta opinião não é contudo completamente isenta, já que Johnston desenvolveu com a Adidas, concorrente directa da Nike, a chuteira Predator. Neste como em outros assuntos é importante ter sempre em evidência que são tempos em que o marketing e a guerra entre marcas de equipamentos desportivos assumem primordial relevo no desporto-rei. E em boa verdade nenhuma das marcas está isenta de censuras, havendo consenso de que actualmente se usam materiais mais leves e finos que dão menor protecção aos jogadores nas situações de risco.«As chuteiras modernas, de todos os fabricantes, possuem travas bem mais longas do que as antigas. Elas entram fundo no gramado e muitas vezes travam a perna do jogador», destaca o ortopedista do clube brasileiro Santos em declarações à revista
Isto É. Joaquim Grava nota que «isso contribuiu para o aumento importante, nos últimos anos, das contusões no pé e no joelho».É claro que esta é só mais uma opinião e outras haverá, positivas ou negativas, sabendo-se que nunca a questão das marcas teve tanta preponderência nas lutas de bastidores do desporto-rei. Certo é que em campo vão valendo ainda mais os talentos individuais do que os ícones das chuteiras. Se bem que o calçado inadequado pode complicar a vida a qualquer craque.Foto: Agência LusaSusana Valente

Primeira Página:

Comentários [25]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

off-topic - a verdade da não convocação de Baía

Jn de hoje: Ruy Carlos Ostermann é o homem que escreveu a biografia de Luiz Felipe Scolari, logo após a conquista do Campeonato do Mundo pelo Brasil, em 2002. Encontrámo-lo ontem na sala de Imprensa de Berlim, antes do jogo dos canarinhos. Não parece ter 71 anos. É simpático, muito acessível e até perguntou se os portugueses tinham apreciado o seu livro. "Gosto sempre de saber se consegui passar a mensagem que eu e ele desejávamos", afirmou, com um sorriso tipicamente brasileiro, enquanto bebia um café. Contou muitas histórias sobre a carreira de Scolari no Brasil e em Portugal. Houve uma que despertou imediatamente a curiosidade. "Eu sei que ele não é amado por todos no vosso país. Por exemplo, os adeptos do F. C. Porto começaram a gostar pouco dele a partir do momento em que recusou convocar Vítor Baía. Mas, se calhar, essa não foi uma decisão dele, mas sim da Federação Portuguesa de Futebol. Eu sei que todos os responsáveis da FPF negam isso mas um dia a verdade virá ao de cima", sublinhou. Mas que verdade é esta que ninguém pode saber?

Re: off-topic - a verdade da não convocação de Baía

Isso não novidade nenhuma, pois não existe qualquer senso na forma como Scolari mal chegado ao nosso país, encostaria Vítor Baía de uma forma tão vincada. É obvio que por detras das decisões tecnicas houve sempre decisões de secretaria, nomeadamente do sr. Madaíl. Mas como já nos vem habituando o sr. Madaíl, não tomates para assumir os seus actos e escondeu-se nas costas de Scolari, fazendo crer que Baía não voltou á Selecção por causa do treinador, quando a realidade foi bem diferente. No fim de tudo quem perdeu com isto foi Portugal, que passou estes quase 4 anos sem poder contar com um guarda-redes da valia do Baía, especialmente no euro2004, quando dias antes desse torneio começar tinha sido eleito pela UEFA o melhor guardião Europeu, e quiça poderia ter contribuido para que a nossa prestação ainda fosse mais brilante, coroada com uma vitória. Uma coisa é certa, no dia que Scolari sair da Selecção Nacional iremos saber na plenitude essa história de Baía e muito roupa será lavada nessa altura!

Re: off-topic - a verdade da não convocação de Baí

Há anos que não é segredo nenhum que a não convocação de Baía tinha sido uma exigência de Madaíl. Eu acho que o pessoal pegou mais com o Scolari pela forma como ele respondia a essa questão... No entanto, o verdadeiro fdp é o Madaíl. Seja por causa de ser testemunha no processo do Oliveira a federação ou por outra coisa qualquer, essa "decisão de secretaria" já nos custou o Euro2004.

Re: Re: off-topic - a verdade da não convocação de

Basta ver que o agostinho foi o selecionador pós-mundial2002 em 4 ou 5 jogos pré-scolari e o baia na altura ja estava encostado, criticar scolari pelo afastamento de Baia é simplesmente perda de tempo e de razao. O homem de "no fim estarei ca pra assumir" assim se viu em 2002 é que é o verdadeiro cancro da selecção e o resto é chover no molhado.

Falemos de qualidade...

Mesmo não sendo o melhor especialista em calçado desportivo, tenho conhecimento de que a nike não é nem nunca foi propriamente a melhor marca em chuteiras de futebol, mas sim a com mais fama à custa dos seus patrocinados, como no caso concreto de Luis Figo entre tantos outros cracks, entre eles quase toda a selecção do Brasil=P Toda a gente sabe que a Nike está a anos luz da Adidas, da Puma, da Umbro e da Lotto em termos de qualidade de chuteiras de futebol, mas sendo lider de mercado não precisam de muito para vender e continuarem como lideres, ou seja, basta ter os seus cracks a fazer publicidade!!!

agora ja sei porque baia nunca é convocado

por scolari baia usa luvas adidas e a nossa selecçao usa camisolas nike

A Nike

Aínda não viram o grande logotipo da Nike,que está numa rotunda à entrada de Tavira? É claro que aquilo pretende ser uma vela(marítima) mas tem angulos que é tal e qual a marca da Nike.Se passarem por ali reparem bem.

Mas a nike ?

Aquela que manda em muitas selecções, como o Brasil ?

por isso é que ronaldo que horas antes da final

do mnundial 98 estava com os olhos virados,estava muito mal e mesmo assim jogou a final e ele nao jogou nada e Brasil perdeu 3-0 cada jogo que ele nao joga a nike perde muito dinheiro

Re: por isso é que ronaldo que horas antes da fina

e por isso é que o Geovanni foi ao mundial e chegou ao Barcelona

Por acaso lembrei-me disso...

...quando vi o Figo a trocar de chuteiras. Eu e milhões de telespectadores vimos bem a marca que calça. E no entanto lembrei-me que poderia ser estratégia de marketing da Nike, cujo um dos patrocinados é o Figo. Vejamos, quanto custam 5 segundos de publicidade numa qualquer TV perto de si? Pois é. E no jogo Angola-Portugal, a Nike teve-a de borla quando as câmaras focaram o Figo a trocar de chuteiras. PS: Que ricas férias eu tive.

Re: Por acaso lembrei-me disso...

Para ser publicidade verdadeira tinha que haver cumplicidade do "câmara" e do realizador. De modo que se foi publicidade tiveram que pagar à SIC.

Re: Por acaso lembrei-me disso...

Fizeram a mesma coisa no outro mundial.

Re: Por acaso lembrei-me disso...

férias aonde? se não estou a ser inconveniente claro.

Gerês

1ª vez desde míudo. Percorri dezenas de km's a pé nos trilhos e desliguei-me de tudo. Foi óptimo e em Setembro volto lá.

Re: Gerês

Das terras mais bonitas do país, sinto-me um priveligiado por morar a poucas dezenas de kms dessa terra.

Re: Por acaso lembrei-me disso...

pois mas a nike ! não deve de pagar nada pouco ao figo para ser seu representante ! e quem diz o figo diz qualquer um dos outros jogadores que vestem e calçam a marca !! por isso a publicidade nunca se poderá considerar de borla !! é claro que eles tiram o retorno disso !! mas tambem gastam fortunas !!

Eu comprei umas chuteiras na feira de Espinho

Por 10 euros. E já as usei vinte vezes a jogar a bola. E continuam impecáveis. "Viva a exploração dos chineses e indianos"...

Re: Eu comprei umas chuteiras na feira de Espinho

:):)

Ah pois!

Feira de Espinho é o Harrods da Zona Norte. Brincas...

Re: Ah pois!

Não brinco nada, disseram-me que tinham qualidade (eu não acreditei mas arrisquei) e afinal tinham.

Re: Re: Ah pois!

Só tive problemas com um arrumador quando me vinha embora, estava a experimentar uns calções no carro e o gajo não saía dali a espreitar. Mandei-o embora o gajo não arredou pé, saí do carro com um ferro para o aviar (a minha cara-metade a gritar para me acalmar), a minha sorte foi ter aparecido um cigano conhecido que o mandou embora. E ainda falta 1 ano para acabar uma pena suspensa...Mas eu fervo, quem me pica ou "mato" ou sou morto.

Re: Re: Re: Ah pois!

fogo , nao se metam com o devenixe...

Re: Re: Re: Re: Ah pois!

Não é deveniche é devenish e não te esqueças que fui eu que te "convidei"! não me deixes ficar mal.

Re: Re: Re: Re: Re: Ah pois!

nao leves a mal , tava ´ na brinca ´ ....