Dias da Cunha também deixa o Sporting | Relvado

Dias da Cunha também deixa o Sporting

 

_____________________________________________
LEIA AINDA:
- Treino do Sporting
ainda com adjuntos de Peseiro

- Duque não augura nada
de bom para o futuro do Sporting

- Pressões atrasam
oficialização de Paulo Bento

- Oceano poderá integrar
equipa técnica de Paulo Bento

- Porque pode Paulo
Bento treinar o Sporting?

- Paulo
Bento apontado como treinador do Sporting

- Soares Franco: começa
novo campeonato para ganhar

- Soares Franco assume presidência da SAD leonina
- Sporting em revolução
procura treinador
- Peseiro emocionado
pede desculpas
- Dias da Cunha: se
Sporting fosse meu Peseiro não saía
- Paulo de Andrade: dou
a minha cabeça com prazer
- Dias da Cunha confirma
saídas de Peseiro e Paulo de Andrade

«MAIORIA DOS SPORTINGUISTAS NÃO SE REVÊ NA ARRUAÇA»
Quanto às razões de Dias da Cunha para a saída do Sporting, o presidente
demissionário refere que ao aceitar as saídas de Peseiro e de Paulo de Andrade
violou dois princípios fundamentais. O dirigente nota que cabe à
«direcção conduzir os destinos da instituição» e que «o
tempo e o espaço para se colher a vontade dos sócios são as assembleias
gerais», sustentando ainda que «os contratos são para se cumprir».
Dias da Cunha já
tinha manifestado que por vontade própria Peseiro
não sairia do Sporting, sublinhando assim que o facto de ter agido motivado pela revolta dos adeptos invalida a sua continuidade no clube.
A terminar o referido comunicado Dias da Cunha nota ainda que acredita que «a
imensa maioria dos sócios do Sporting não se revê na arruaça e na
desestabilização» que diz ter ocorrido ultimamente.

Primeira Página:

Comentários [76]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Directo do site do SCP

Comunicado

Tornei público ontem que decidi aceitar os pedidos de demissão do Administrador Executivo da Sporting, SAD, Paulo de Andrade, e do treinador principal da equipa de futebol, José Peseiro. Ambos tinham há muito posto os seus cargos à disposição, tornando claro que não esperavam do Sporting qualquer compensação – felizmente há pessoas que pela sua qualidade ímpar e pela maneira como servem o Clube continuam a demonstrar que o Sporting é diferente.

A decisão que tomei, embora tenha tido a sustentá-la o que fui levado a considerar como o superior interesse do Sporting, violentou-me de forma intolerável.

Com a idade da razão, aprendi a viver com princípios, os princípios que meus Pais me incutiram, e aprendi também que os princípios não têm excepções – é a velha ideia, fora de moda, bem sei, de “antes quebrar que torcer”.

Entre os meus diferentes princípios, contam-se dois que o momento que o Sporting atravessa me leva a que os invoque:

- Em democracia, todas as instituições são governadas pelos órgãos que a legislação em vigor estabelece; num Clube desportivo, como numa sociedade comercial, cabe à respectiva direcção conduzir os destinos da instituição; o tempo e o espaço para se colher a vontade dos sócios são as assembleias gerais.

- Os contratos são para se cumprir.

Ao aceitar como aceitei os pedidos de demissão do Dr. Paulo Andrade e do Prof. José Peseiro fi-lo violando estes dois princípios. E nem o facto de o ter feito, como já referi, em defesa do superior interesse do Sporting, é capaz de me levar a fechar os olhos, a fazer de conta e a continuar como se nada se tivesse passado.

Em consequência do que sucintamente acabo de expor, decidi deixar a Presidência do Sporting. Obviamente, deixo também todas as Presidências e qualquer outro cargo que tinha no Grupo Sporting.

Com o objectivo exclusivo de serenar a imensa maioria dos Sportinguistas – porque sei bem que a imensa maioria dos sócios do Sporting não se revê na arruaça e na desestabilização - estou em condições de informar que, nos termos estatutários, os órgãos sociais do Clube e das empresas continuam em funções.

Lisboa, 19 de Outubro de 2005

António Dias da Cunha

Em linha ao que ja era anunciado nos desportivos hoje e Filipe Soares Franco assumira a Presidencia interina do clube, sera que Riberos teles e Bettencourt voltarao a SAD do Sporting?
Talvez haja uma luz ao fim do tunel.

Saudacoes

Re:Directo do site do SCP

Grande HOMEM! Um dos melhores presidentes que o Sporting teve desde que me conheço.
Claro, Senhor Dias da Cunha, que a esmagadora maioria dos sócios, como eu, abominam estes arruaceiros que acabaram de transformar o Sporting em cacos. Eu também me vou embora. Vou deixar de ser sócio. Não tenho nada a ver com esta gentalha.

...

Coitado to belho, foi biolentado!

A ser verdade, o Sistema...

... agradece!

Cala-se uma voz "idiota", "louca"... para muitos... mas que nunca deixou de ser uma voz incómoda e questionante... que obrigou muita gente a pensar! E muita gente a agir... nem que fosse para apagar "as provas"! :)

É verdade que muita gente o apelida de "louco"... mas a um louco não se responde! Eu sei do que falo... conheço muito bem o Hospital Psiquiátrico de Lorvão e falei com muitos "doidos"!

Depois dele... muita coisa no futebol português mudou!

A História... pode ser daqui a 30 anos... far-lhe-à justiça!

Saudações

Re:A ser verdade, o Sistema...

A credibilidade do Sr. Dias da Cunha vem abaixo quando se repara no oportunismo com que tais críticas ao "sistema" eram lançadas...

Re:A ser verdade, o Sistema...

Ouvi-o fazer muitas críticas ao "Sistema", mesmo após vitórias do Sporting! Se era a isso que te referias...

Ouvi-o fazer críticas ao "sistema"... à arbitragem... às nomeações... ao sistema instaurado de observação dos árbitros... mesmo sem o Sporting averbar derrotas!

Se era esse o "oprtunismo" a que te referias!

Obviamente, como todos os outros que falam em "campos inclinados", em "caminhos de cabras", em cabalas, em compadrios na Liga, em "leite com café", em "critérios obscuros do CD da Liga"... quando a equipa era beneficiada não dizia nada!

No entanto, sempre pediu ao Poder Político para intervir no mundo do futebol, dentro das suas competências, que é o legislativo!

Cumps

Re:A ser verdade, o Sistema...

Nelson, estás cheio de razão. O Senhor Dias da Cunha, não só fez um belíssimo trabalho no Sporting, dando continuidade e até em alguns casos melhorando o chamado "projecto Roquette", como também, duma forma geral, no futebol português. Não sei até que ponto a acção dele não foi preponderante para o aparecimento do apito dourado.
Espero que nos "belos" discursos que se vão fazer por altura das comemorações do centenário, não se esqueçam de enaltecer a grande obra que este grande homem fez no Sporting e no futebol português, pela sua constante luta contra a mediocridade intelectual e contra a corrupção existentes.

Re:A ser verdade, o Sistema...

Ontem o Dias da Cunha falou em "epitáfio".

Parece que muita gente o queria ver "morto"... e eu pergunto-me "porquê?".

Ele teve muitos méritos e sucessos... seja porque continuou o Projecto, seja porque lhe deu nuances próprias. Teve também falhas e fracassos... e foi a eles que quase todos deram destaque!

Neste momento vive-se uma política de "terra queimada"... embora pareça haver uma certa linha de continuidade.

A ver vamos... como diz o cego! :)

Cumps

Re:A ser verdade, o Sistema...

Já o disse muitas vezes aqui no relvado. A guerra só foi contra ele, porque foi ele o cooptado para substituir o Roquette, o qual foi responsável por impedir que a sua "cadeira" fosse ocupada pelo patrão da Juve Leo, o Luis Duque. Este é o verdadeiro motivo porque quizeram vê-lo "morto".

Re:A ser verdade, o Sistema...

Dias da CUnha até podia ter razão (e tinha quando afirmou que os 2 rostos do Sistema eram Pinto da Costa e Valentim loureiro) mas o que fez para os denunciar foi pouco revelando-se até certa altura cobarde!

A aliança com o Benfica foi o principio do fim, primeiro e sem querer falar mal da Instituição Benfica, as pessoas que estão à frente deste clube não se condignam minimamente numa aliança ou qualquer parceria com o Grupo Sporting liderada por pessoas que ninguém poderá apontar um dedo!!!

Em tempos ouve um (Godinho Lopes) que foi automaticamente afastado de funções e do mundo SPorting!

Tenho pena mas é assima vida quem não se rodeia dos melhores sofre as consequências na própria pele. E no final da época passada tal como fizeram com Fernando Santos (para mim mais ingrato ainda) tinham posto fim a uma época que podia ter sido de sonho e tornou-se um verdadeiro pesadelo com um peso enorme na transformação feita no plantel.

A saida de Rochemback foi forçada, o jogador queria ficar e bastava para isso terem dado os 2.5 que pagaram pelo João Alves ao Barça pela totalidade do passe. O Sporting ganhou menos de 700 mil euros com a sua transferência! Enfim...uma barbaridade!!!

Barbosa que desceu o ordenado para menos de metade do que auferia na altura também foi mandado pela porta fora. Para não falar da não renovação do contrato com Rui Jorge que apesar de ter 32 anos foi titular indiscutivewl da Selecção durante muito tempo e ainda podia ser 2ª opção para o lado esquerdo da defesa.

Não vou bater mais no ceguinho mas Dias da Cunha fez tudo para que o céu lhe caisse na cabeça e foi o que aconteceu. Todos largaram o barco só com DIas da Cunha ao leme e a dizer que o Barco ia direito torto estavam os outros!!! Enfim...

Filipe Soares Franco...humm..a ver vamos!

Re:A ser verdade, o Sistema...

Pelo que vou lendo escrito por ti... quando escreves "a sério"... :)... noto que tens algumas informações que eu não tenho!

Mas deixa-me só dizer que não sei se o tal Manifesto era assim tão mau para o futebol português e para o SCP. O que li na altura... agradou-me! Não sei se é devido a ele que o SLB é ou foi beneficiado... nunca entrei nessa linha de raciocínio... não vou entrar agora!

Quanto ao Godinho... o que dizes é verdade... e o problema dele com a justiça nem sequer teve nada a aver com o futebol, mas sim com a EXPO... por causa do aluguer de uns barcos-hotéis, segundo creio! Se me epetecesse que me viessem agora aborrecer com "conversas da tanga" dir-te-ia que o SER DIFERENTE no Sporting tem a ver com coisas dessas. Assim não digo nada... porque.. enfim... :P

Os problemas do SCP vão muito além da saída de Barbosa e Rui Jorge... sobre quem li muitas CRÍTICAS arrasadoras em muitas ocasiões, ao longo dos últimos 2 anos, principalmente! Mas agora todos dizem maravilhas deles... claro... o que até acho normal, pois não tardará muito vais ler aqui enormes elogios ao Dias da Cunha, como acontece quando morre alguém! :)

O problema no Sporting não tem só a ver com a equipa e com os jogadores que saíram... porque uma coisa parece ser verdade: há grande falta de dinheiro e o orçamento tinha mesmo de baixar! Viana, por exemplo, não ficou por causa disso... e mesmo Rochemback... porque há que não esquecer o que iriam ter como ordenado mensalmente! Não penses só no valor do passe...

Enfim... mas eu nem queria discutir isso... porque a hora é de saber quem lhe vai suceder! E como.. e com que consequências!

Cumps

Re:A ser verdade, o Sistema...

Sem me querer armar em bom, sempre vivi o Sporting de uma maneira frenética apaixonado e algumas vezes facciosa mas tive alguns problemas com esta gente do Futebol, eu não directamente mas a minha familia, e quando assim é a familia està à frente de qualquer coisa. ESTIVE 2 anos sem ir ao Estádio...

Conhecia o mundo SPorting de trás para a frente desde o Porteiro ao PResidente, passando pelas secretárias, técnicos do futebol juvenil, jogadores...enfim posso dizer que durante muitos anos passei a vida dentro do antigo Estádio José de Alvalade por aqueles corredores conhecendo grandes jogadores do panorama Nacional não só do Sporting mas de quase todos os clubes...aponto apenas alguns, Jordão, Oliveira, Manuel Fernandes, Damas, César Nascimento, Osvaldo Silva, Jorge Vieira, Eriksson, Chalana, Néné (a minha mãe diz que eu costumava jogar à bola com a "Filha" dele..lolololo) Bento, Diamantino, Jorge de Brito, Alvaro, FErnando GOmes, Pinto da COsta, bem a lista é tão extensa como o meu caderno de autografos que tem mais de 2000 assinaturas de muitos destes e de outros jogadores...!!!

Hoje em dia aquilo que sei é o que vou ouvindo e depois de ouvir tira as minhas próprias conclusões, algumas percepitadas outras mais justas!!!

à cerca de 1 ano, trouxe a Lisboa nomeadamente a Alcochete o responsável pelo Futebol Juvenil do Bétis para encetar um projecto que achei bastante agradavél para ambas as partes, Betis e Sporting). Marquei uma visita (e reunião) às instalações de Alcochete para o Resp. do Bétis ver com os próprios olhos a realidade leonina e com o intuito de se proceder a um protocolo de transferência de conhecimentos e modelos de treino adaptado ao futebol jovem com troca de instalações e quiça de jogadores. Após ter falado com umas pessoas amigas indicaram-me este senhor Paulo de Andrade que seria a pessoa mais correcta para encetar este tipo de colaboração.

Liguei o Sr. estava de férias...mandou-me falar com o meu grande amigo Torcato o que foi um alivio para mim!!!

Este Sr. Andrade nem se dignou a aparecer e o protocolo que ambicionava ficou em águas de bacalhau pois pessoas como Jean Paul, Carlos Bruno e mesmo o Sr. JM Torcato não têm poder de decisão no que toca a estas coisas ... fui muito bem recebido assim como os resp. do Bétis que ficaram muito impressionados com a qualidade da Academia.

Acrescento apenas que o tratamento às pessoas que vivem o Sporting e que nele trabalharam por carolice durante anos a fio, falo por experiência própria, deixando muitas vezes interesses familiares e pessoias a favor do Sporting, trabalhando muitas vezes até às 3/4 da manhã sem qualquer renumeração, foram aos poucos saindo de Alvalade de forma muito pouco digna.

O Sporting tem que ser devolvido aos sócios e não a interesses bancários e de terceiros!!!

Gosto do Sporting, Vivo o Sporting, Amo o Sporting!

Tenho pena que algumas pessoas sem escrupulos e incompetentes ainda lá continuem...(Mario Casquilho e outros...) mas é assim a vida feita de injustiças!!!

Tenho uma fraca esperança que algo possa mudar!!!

As minhas grandes referências de sempre no Mundo Sporting foram JOSÈ DIAS que muitos se calhar nunca ouviram falar era um homem com H grande!!! João Rocha, Jorge Vieira, Osvaldo Silva e Cesár Nascimento!!! PEssoas que viveram o Sporting...

Fika bem e desculpa este desabafo!!

Re:A ser verdade, o Sistema...

Quais serão agora os condidatos à Presidencia?

Alguma ideia?

Quem gostarias de ver? e como Treinador?

cumprimentos!

Re:A ser verdade, o Sistema...

Não sei, Dilbert... :)

Quando vieres a Coimbra poderemos falar do assunto... e beber um copo!

Para já, não vou adiantar nomes.. nem ideias! Isto está tudo muito "quente"! :)

Abraço

Sinceramente ...

...penso que os assuntos não ficarão resolvidos mesmo assim.

Cumprimentos

Dias da Cunha

E agora? Há eleições antecipadas? Quem vai escolher a nova equipa técnica?
O Sporting vai ser um mar de indefinições. Se houver eleições antecipadas vai ser prejudicial pois a época fica totalmente perdida, ainda por cima em ano de centenário.

Re:Dias da Cunha

Era o que a mior parte dos sportinguistas queria!

Deitaram tudo abaixo!

Agora... que se arranjem... e não se queixem! :)

Cumps

violentou-[o]????

Deve ter doído....

Mais a serio...goste-se ou nao do homem...vou ter saudades das asneiradas inocentes que dizia ao fim de cada jogo que perdia....

Não é má pessoa...apenas não entendia muito de futebol....venha o proximo.

nao e por isso....

boas eu nao sou sportinguista mas na minha opiniao acho que as saidas do treinador e outros sao um pouco exageradas pois este ultimo jogo com a academica o peseiro fartou-se de gritar para os jogadores e de nada serviu, deu para parecer que ja estavam noutra dimenssao.porque nao castigar os jogadores em vez do treinador eu ja joguei futebol nas camadas dos juniores e o nosso ordenado era dividido por jogos e so se ganhasemos os jogos e que ganhavamos o dinheiro correspondente aos jogos eu acho que deviam comecar a fazer o mesmo em vez de despedir os treinadores tudo muito bem eles erram mas nao sao os unicos e o sr peseiro fez o que muitos nao conseguem levou o sporting a final da taca uefa e quase ganhou o campeonato agora respondam-me que culpa teve o homem do ricardo ter frangado frente ao benfica em que o sporting perdeu o titulo?

já se fazia tarde!!!

Finalmente a vassourada porque todos esperávamos,mas se for para entrar um protegido desse senhor então estaremos á mesma perdidos.Precisamos de caras novas no clube são sempre as mesmas á vários anos.

Só posso dizer isto

Pai nosso que estás no céu
Santificado seja o vosso nome
venha a nós o vosso reino
seja feita a vossa vontade
assim na Terra como no Céu
o pão nosso de cada dia nos dai hoje
perdoai-nos as nossas ofensas
assim como nos perdoamos a quem nos tem ofendido
e não nos deixeis cair em tentação
mas livrai-nos do mal
Amén.

P.S-Nem parece que larguei a catequese há dez anos mas uma notícia destas bem merece uma oração!
Obrigado Senhor(mesmo apesar de ser ateu)!

Re:Só posso dizer isto

De ateu é que tu não tens nada!

Bem se viu para onde se dirigiu o teu coração e o teu pensamento num momento de felicidade! :)

lol

sou sou mas há coisas q não se esquecem
cumps

Finalmente… coerencia!


Finalmente, vislumbra-se luz ao fundo do tunnel! O desenrolar de todo este processo tornou o cenario actual inevitavel! Num ultimo esgar de bom senso, Dias da Cunha demite-se! De forma indirecta, assume de uma vez por todas a sua responsabilidade ultima na crise desportiva que grassa no Sporting Clube de Portugal! Fica no entanto a ideia no ar de que tudo isto ja devia ter acontecido a mais tempo. O Sporting perdeu batalhas decisivas, tomou decisoes desastradas e opcoes altamente discutiveis enquanto a crise se agudizava a olhos vistos! O processo de renovacao do Sporting ja poderia estar formalizado, nao fosse a casmurrice e teimosia daqueles que deveriam saber onde estava a raiz de todos estes problemas! Se em vez de procurarem repetidamente justificacoes externas para os proprios fracassos tivessem, racionalmente, olhado para a sua propria actuacao, talvez a crise actual nao fosse tao profunda!

Teme-se agora que seja tarde demais para salvar a epoca! Bom, o Sporting actual afigurava-se como uma equipa que lutaria, na melhor das hipoteses, pelo meio da tabela! Pior do que o actual “satus quo” sera dificil de conseguir! Por isso mesmo, todo este processo deve ser visto como uma oportunidade em si de inverter o actual estado de coisas! Mas atencao: o Sporting nao e uma monarquia! O unico erro de maior da gestao Roquette foi o da “transferencia” de poder que efectuou para Dias da Cunha! Qualquer novo presidente tem de ser legitimado pela vontade dos socios do clube! Ja chega de golpes de estado palacianos! As eleicoes tem de se realizar, nem que isso implique o retardar da escolha definitiva de um novo tecnico. Qualquer solucao temporaria sera capaz de melhorar a producao actual da equipa! So com transparencia de processos o ciclo renovador agora iniciado tera oportunidade de revitalizar o clube, projectando-o para o patamar que o seu historial merece!

Saudacoes Relvaticas
Rasputin

P.S.- A especulacao selvagem a volta do nome do novo tecnico leonino ja esta em plena erupcao! Quanto a quem sera o escolhido nao vou, obviamente, entrar na “danca”, mas fico estupefacto quando oico coisas como “este treinador sera bom, mas tem salarios demasiado altos para o clube”?!?!? Quer dizer, fica mais barato ir buscar um “fraquinho” ou uma incognita e passado uns tempos pagar-lhe uma indeminizacao pelo subito despedimento?? Santa paciencia…

Isto é tanga!

Fontes sff! Nem um link nem nada... Até ver n acredito...

Re:Isto é tanga!

ai ai.... nem um link nem nada??
então a palavra comunicado não é um link para a... fonte?...

Re:Isto é tanga!

Oh idiota qnd postei aki isto n havia link nenhum. Fodasse se n tens nada de jeito para dizer nem me dirijas a palavra!!! Vai falar c kem esteja para te aturar. Irra q é estupido o homem!
IDIOTA!!!

Re:Isto é tanga!

Tou-me marimbando para as moderações! Agora n tejam é à espera q sempre q digo qq coisa venha um chico esperto qq dizer asneiras eu assobie para o lado, qnd a edição sabe perfeitamente q qnd colocou esta noticia n havia link nenhum para coisa alguma!

Re:Isto é tanga!

venha um chico esperto

pediste um link, disse-te onde estava, salta-te a tampa e passo a chico esperto... que raio de atitude...

Re:Isto é tanga!

Disseste em tons de gozo balofo, aliás como já me tinhas respondido ontem. Qnd coloquei aki o post a perguntar por links é óbvio q era pq a noticia tinha saido sem uma unica referencia qnt à fonte, facto corrigido depois e q ainda n tinha reparado.
Passa bem!