A Crónica da Semana | Relvado

A Crónica da Semana

 

Balanço de dois anos e meio de Scolari
por C4r7m4n

Todos os dias ouvimos falar no «Apito Dourado», os adeptos só falam disso e só
querem falar disso, mas gostava que me satisfizessem uma curiosidade em relação
a um tema de que ouvi pouca gente falar abertamente.

Scolari está há cerca de dois anos e meio em Portugal, tempo suficiente para se
fazer um balanço ao seu trabalho.
Houve um tempo de adaptação óbvio ao futebol português, com novos conhecimentos
a serem adquiridos para a implementação de métodos e tácticas que se adequem ao
futebol da nossa selecção. Scolari teve dois anos antes do Europeu para a
preparação do torneio, e para meu espanto este treinador, que se diz de topo
mundial, cometeu erros básicos e grosseiros.

Em dois anos de trabalho Scolari utilizou sempre as mesmas tácticas e
jogadores, nunca experimentando, num onze titular, jogadores diferentes para
poder ter um leque mais abrangente de opções. Mais chocante é Scolari ter
convocado Ricardo Carvalho pouco antes do Europeu, como se este jogador nunca
tivesse merecido um voto de confiança do treinador, logo desde o início.
O facto de ter estado em dúvida a convocação de Maniche e Ronaldo são erros que
não cabem na cabeça de uma pessoa com tão alto prestígio.
Nunca experimentou um sistema com dois pontas-de-lança, e convocou
insistentemente jogadores de qualidade duvidosa, como Rogério
Matias.
Um onze base definido por Scolari e que esteve na base desses dois anos de
trabalho desfez-se logo após o primeiro jogo do Europeu, isto porque ele estava
com a corda na garganta e meteu o orgulho no bolso. Foi a partir daí que
percebeu a utilidade de Nuno Valente, Ronaldo,
Deco e Ricardo Carvalho. Eu diria que a derrota no primeiro jogo foi benéfica
para o futuro no Euro 2004.

Pessoalmente eu acho que Scolari foi um péssimo profissional durante tanto
tempo. Apesar de tudo, como qualidades, aponto o bom gestor de recursos
humanos que parece ser, visto que os jogadores parecem gostar dele, e parecem-me
normalmente motivados.
Como pontos negativos aponto claramente a questão táctica, a arrogância, e o
conceito do futebol em si.

Esta é a minha opinião, mas gostava de saber a de outros!

____________________________
Outras crónicas:
- Separar as
águas..., por Tó Natário
- Mudanças no
futebol português, por j_eagle
- Pinto da Costa e o
seu futuro, por devenish
- Ajuda Divina em
nome do futebol, por Chess

Primeira Página:

Comentários [40]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

péssimo profissional?

mas xom os melhores resultados de sempre da lusa

oliveira teve a geração dourada no auge, entre os 28 e os 30 anos, couto, joao pinto, figo, rui costa, etc, mas não foi finalista

se não fosse o caso baia, toda a gente apontava o mau feitio de scolari como uma falha que lhe confirmava o valor. o que acontece é que qualquer estória que envolva o scolari em algo menos correcto é ampliada ao absurdo.

eu confesso que quando foi nomeado torci o nariz, mas quando ocmecei a ver que ele remava contra aquel aocrrente politicamente correcta de dizer o que os outros querem ouvir, comecei a gostar dele, da sua frontalidade e tudo o mais

pois é, quem não tem defeitos? o felipão manda bocas por vezes despropositadas e até violejntas, mas é o melhor seleccionador que portugal já teve. falo dos resultado,s é tão simples como isso.

acusam-no de anti-porttista, o que para mim é ridiculo... scolari lançou mias portistas na lusa que qualquer outro treinador... só caso baía vai contra esta lógica, mas outros seleccionadores tiveram casos no minimo mais esquisitos, lembro o caso de fernando gomes, ou manuel fernanes que ficaram com baixos numeros de internacionalizações por coisas assim

o euro foi das melhores coisas que qconteceram em portugal e scolari foi um dos obreiros de um verdadeiro estado de hipnose colecctiva

Re:péssimo profissional?

"Scolari foi um péssimo profissional durante tanto tempo"

eu disse isto, e vou falar claramente:

1-Ricardo
2-Paulo Ferreira
3-Rui Jorge
4-Andrade
5-Couto
6-Costinha
7-Figo
8-Simao
9-Pauleta
10-Rui Costa
11-Tiago/Petit/Luis Loureiro

Este foi o onze usado sistematicamente pelo seleccionador antes do EURO durante dois anos, e raramente iniciou um jogo com outros jogadores. A mim pareceu-me por birra, como que contradizendo toda a gente e deu enfase ao seu orgulho, como treindor de top...ou seja, nunca copiaria um sistema igual ao do Mourinho!

Ele fez isto até ao primeiro jogo do EURO, mas com a corda na garganta viu-se obrigado a dar o braço a torcer!!! Colocou o Deco (melhor que Rui Costa, e sinceramente se é brasileiro caga pra isso porque nao é disso que estou a falar) claramente com rendimento global superior ao Rui Costa. Colocou Ricardo Carvalho (um dos melhores do mundo ...venha quem vier) no lugar do ultrapassadissimo Couto, que apesar de tudo, é bom no balneario, pelo espirito e pela experiencia. Colocou Nuno Valente que fez um grande europeu, visto que tem qualidade superior ao Rui Jorge, e por fim fez o óbvio colocou Ronaldo no lugar dum inoperante e apatico Simao! São questoes que a mim me chocam pois durante dois anos nao experimentou nada!!!!!!!

E mais nao digo, o resto da minha resposta podes ler num post que coloquei! Estou a tentar fazer um balanço, vendo as suas qualidades e defeitos, e apontei aquilo que poderia ter sido melhor. Ao contrario a maior parte prefere falar no resultado! Realmente é um orgulho muito grande termos chegado à final e perder novamente com a Grécia!

Re:péssimo profissional?

esqueceste o Maniche. Muitas vezes nem era convocado e acabou por ser a surpresa da convocação final e uma das grandes figuras do Euro2004.

No mês de abril 2004, escrevi um artigo a perguntar porque é que o Scolari nunca tentou jogar com Costinha-Maniche e Deco juntos? A maior parte das respostas eram negativas, que a equipa do Porto não podia ser a selecção.

Este meio-campo "a Mourinho", pressionante e eficaz, mais do que habituados a jogaram juntos, teve a primeira oportunidade no segundo jogo do Europeu!

Re:péssimo profissional?

eu falei no Maniche no artigo. Acho estranho é estar em duvida até ao ultimo dia...mas enfim! Eu nao gosto do Maniche como pessoa, embora nao o conhecendo, acho-o um jogdor muito acima da media.

O problema maior nem é esse, é ele nunca ter experimentado mais soluções. Mas as pessoas preferem responder com nao-respostas!

Re:péssimo profissional?

Desculpa, li os comentarios antes de ler a cronica :P

Scolari nunca mudara, é teimoso. Agora vai insistindo no mesmo grupo até ao mundial. So se os jogadores se lesionaram ou se eles vão dizer, como Maniche disse esta semana, que realmente não esta bem fisicamente e que vai ter que parrar depois da Intercontinental.

Re:péssimo profissional?

tu ficas na tua--- e eu na minha

não experimentou... nos jogos

e falata falar do miguel em vez do ferreira

mas nao foi por isso que perdemos com a grecia... que ganhou à frança. à checa...

deco, carvalho, miguel, ronalso, entraram.... mas nao se notou pevas de falta de entrosamento... e o apatico simao cruzou para postiga evitar a derrota com a inglaterra

eu tornei-me pro-scolari, por mim pod ir para o lugar do sampaio, já que lele nao pode ficar mais 4 anos

Re:péssimo profissional?

essa resposta não tem nada de esclarecedor em relação ao que eu te disse. Mas OK ja sei que cada um fica na sua. Mas gostava era de compreender "a tua".

Por acaso esqueci-me de falar no Miguel que fez um excelente europeu...mea culpa! Sabes porque é que os jogadores qu entraram no segundo jogo, nem pareciam ter falta de entrosamento? Sabes porque? Porque sao bons...e sao os melhores inequivocamente!

Cumps

Tretas Cartman!

O Miguel fartou-se de meter em água em vários jogos de preparação. Desde exibições desastrosas (Espanha) a auto-golos (Inglaterra).

E por isto, Paulo Ferreira foi titular no inicio do Euro.

Queixam-se que Scolari demorou imenso tempo a meter a equipa "certa", mas o que é "certo" é que a equipa "certa" perdeu novamente com a Grécia na final, e muitos jogos até lá foram decididos pelos outros que tiveram que sair, como Simão, mas sobretudo Rui Costa, que saiu pela porta pequena e debaixo de críticas. Uma vergonha!

Re:Tretas Cartman!

"muitos jogos até lá foram decididos pelos outros que tiveram que sair, como Simão, mas sobretudo Rui Costa, que saiu pela porta pequena e debaixo de críticas. Uma vergonha!"

LOL...so faltava dizeres que o Simao e o Rui Costa nunca deveriam ter saido! Sabes, quem joga devem ser os melhores, e os que estao no banco têm de corresponder sempre que lhes é solicitado.

Quanto ao sair pela porta pequena, foi uma opção sua. Se nao foi titular, para mim, foi porque não tinha lugar!

Re:Tretas Cartman!

"so faltava dizeres que o Simao e o Rui Costa nunca deveriam ter saido!"

Não, não faltava porque não foi isso que quis dizer, nem tão pouco é o que lá está escrito. Referia-me apenas e só às críticas que lhes foram feitas, sobretudo ao Rui Costa, quando ele foi dos elementos mais importantes do Euro.

Já que focaste o acessório, depreendo que concordas com o essencial. Isso é bom.

Re:Tretas Cartman!

Mas quais criticas? Apenas me recordo de o Scolari em dois anos ter dado a oportunidade APENAS ao simao e ao Rui Costa no onze titular, nunca apostando nos dois actuais melhores jogadores portugueses :Deco e Ronaldo!

Se houveram criticas de mau desempenho, eu concordo com elas, porque a produção do Simao foi muito abaixo do que se pretende em tantas oportunidades. Virtude é reconhecer este facto e admitir que Simao e Rui Costa tiveram no lugar que mereciam: o banco! Eu admirei a carreira do Rui Costa, pela qualidade que demonstrou, ja vi exibições soberbas ao serviço do seu clube, e nao considero que este facto o leve a ser titular indiscutivel so para satisfazer um lobby. Deco era sem duvida um jogador mais competitivo para jogar num onze mais consistente, e Rui Costa sempre que entrou ajudou a selecção com grande caracter. É uma virtude...mas nao coloques o Rui Costa numa posição de vitima, porque nunca ninguem lhe fez uma critica injusta.

Ja fez muita coisa pela selcção e por esse facto merece um obrigado dos POrtugueses...mas temos de fazer justiça no seu devido tempo.

Cumps.

Re:péssimo profissional?

Não foi por isso que perdemos contra a Grécia.

Então foi porquê? Nq final do Euro2004, eu vi a selecção portuguesa com a posse de bola mas sem ideias ofensivas. Algumas tentativas individuais, mas nada mais do que isto. Uma selecção que tem o privilegio de jogar o Euro em casa tambem tem o privilegio de jogar jogos e jogos particulares, onde as ideias, tentativas, sistemas taticos podem sair a vontade. Mas finalmente, esses treinos perderam muito valor, porque metade da equipa que jogou o Euro não era a principal preocupação do Scolari.

Re:péssimo profissional?

e quantas ideias ofesivas tiveram frança e checa com a grecia?

só a russia é que entrou naquela defesa, porque nesse jogo os gregos n jogaram à defesa... mesmo que fossemos campeoes andavam aqui a dizer mal de scolari

Re:péssimo profissional?

Tu viste o jogo Grécia-R.Checa? foi o resultado mais injusto de todo o Euro onde a Grécia podia ter saido goleada. Mas a Grécia mesmo se a procurou, teve muita sorte em ganhar o Euro. Os ultimos resultados pela Grécia, vão provando isso. A França não estava bem como não continua a estar. Esta longe de jogar como jogou em 98 e 2000.

E tens razão, mesmo se Portugal tivesse ganho o Euro, teria criticado Scolari. Tenho as minhas opiniões e essa vitoria so poderia ter chegado com muita sorte. E tambem acho que Portugal chegou a final com alguma sorte, sobretudo frente a Espanha e a Inglaterra. é preciso sorte para ganhar uma competições destas, mas ha justos e injustos vencedores.

Re:péssimo profissional?

eu adorei o humberto como seleccionaldor, mas ele soube sair antes que os interesses instlaados o escorraçassem

oliveira fez boas fases de qualificação, mas eu detestei-o sempre e as suas opções no mundial froam catastroficas

artur jorge teve algum azar, mas tb n gostava dele

resumindo, nestes ultimos 15 aos só o humberto e o scolari é que eu gostei

e do scolari continuo a gostar o que n me impediu de já ter feito algumas citicas as suas opções

no entanto, fizemos um grande euro... isso não se apaga

e vi o checa-grécia.... injusto pois claro, mas a verdade é que os checos ficaram em branco, como a frança

Só digo...

Roma e Pavia, não se fizeram num dia!
É claro que ele queria uma equipa nova... com jogadores diferentes...
Um trabalho de dois anos tem continuidade, ou não?
Era só para o Euro que ele estava a trabalhar?
Vejam o que se passou com Figo! e o Rui Costa???
Acho que dá para entender porquê que ele queria mudar!?

Para complementar...

..e sustentar a minha opiniao, vou acabar com o meu raciocionio que ficou incompleto.

Não vou exultar por termos ficado em segundo, nao se trata de prepotencia ou arrogancia, mas vistas as condicionantes e os factores, julgo que o primeiro lugar era a posição que mais se adequava a Portugal. Perder duas vezes com uma equipa que tem um tipo de futebol peculiar e óbvio, era de esperar outro desempenho na final. Se nao aprendeu no primeiro jogo, nem com os restantes efectuados na competição entao digo que este treinador de top tem pouca capacidade de raciocionio e de percepção de jogo. Respondem-me com um campeonato do mundo, eu digo: houve algum torneio deste calibre com uma farsa tão grande de resultados? Esta competição pura e simplesmente nao existiu devido à pouca verdade desportiva. Esta é a realidade e eu não fecho os olhos só porque defendo um determinado tipo de ideologia.

Este torneio - Euro2004 - é por si só motivador para jogadores que têm como ambição a vitoria, jogadores que estão habituados a ganhar e tiveram um dado conciliador com a motivação: a maior virtude de Scolari, no que diz respeito ao gestor de recursos humanos que ele é. Os jogadores viram no Scolari durante o torneio um protector e um defensor de um grupo por si só coeso, mas consolidado pelas virtudes do Scolari. O facto de jogarmos em casa significa um dado inequivoco de motivação. Onde eu quero chegar é que Scolari de futebol percebe pouco, pois se isso não acontecesse não teriamos perdido duas vezes no mesmo torneio contra a mesma equipa.

Infelizmente as pessoas perdem pouco tempo para uma analise às capacidades de Scolari e refugiam-se no "o que interessa sao os resultados". Mas eu pergunto, como foram atingidos esses resultados? Ainda ninguem me soube explicar o porque! Apenas me dizem que os resultados estao a vista. Eu sustentei a minha opiniao com alguns factos, apontando virtudes e defeitos que o seleccionador tem.

Parece-me cada vez mais evidente que as opinioes de cada um têm-se baseado em duas faces distintas: os portistas e os não portistas. Tem-se notado uma opiniao menos positiva ao seleccionador por parte dos portistas, e todos aqueles que nao o sao, elogiam o seu trabalho, como que se estivessem a defender alguem que enfrenta a "alta autoridade". Eu Sportinguista e nao-apreciador de Scolari, e parece à partida um dado contraditorio, mas felizmente eu consigo dissociar o meu clube desta situação, para tentar fazer uma analise mais isenta.

Acho ridiculo em dois anos optar sempre pelo mesmo onze, e só porque estava com a corda na garganta decide dar o braço a torcer e por os melhores a jogar. Ridiculo, e sinto-me gozado como portugues que sou!

E para continuar Scolari tem pouca capacidade de improvisação, porque joga com a mesma equipa contra todas as selecções. É triste ver que contra equipas como o Luxemburgo joguemos da mesma forma como contra a Espanha ou Russia por exemplo!

Este é o meu ponto de vista isento, e não me conotem com alguma cor clubistica à partida, porque o que se trata aqui é da selecção. Libertem a vossa capacidade argumentativa para explicar o porque do bom trabalho do Scolari! Com o Humberto Coelho ficamos em terceiro no EURO2000, com jogadores mais fracos e fora de portas...

Re:Para complementar...

Tens que parar de chupar limões. Estás cada vez mais azedo.

E gostei da parte do isento. Sim, um português a escrever sobre a sua selecção é, naturalmente, um gajo isento.

Re:Para complementar...

podes ser isento em qualquer situação! Mesmo que sejas um Portugues a criticar o que esta bom ou mal na tua equipa.

Nao tenho forçosamente que falar bem desmedidamente!

Re:Para complementar...

Falar mal não é, de todo, sinónimo de isenção. Podes iludir-te como quiseres, mas nem tu nem eu alguma vez poderemos ser isentos sobre este assunto.

Re:Para complementar...

espera...ser nao isento é elogiar sem olhar a meios! mas tb pode ser criticar de qq forma...é verdade!

outro problema é nao admitir os erros do homem e as suas fragilidades. A mim nao me custa nada dize-lo porque queria dar-vos um ponto de vista valido! É uma opiniao com fundamento. mas aquilo que eu suspeitva aconteceu. so me sabem dizer que o balanço é positivo porque chegamos à final. isso é tapar o sol com a peneira! Man...ele nao manja nada de futebol.

Cumprimentos,

Tou a ver que nao foste pros copos, logo o Porto vai ganhar :P

Re:Para complementar...

Não fui... mas o olha que o teu Sporting não se safou. Por isso... :P

Re:Para complementar...

OK...entao ja sabes o que tens a fazer...sais todas as semanas, assim o Sporting ganha e o Porto perde :P

quanto ao Benfica, se o Karadas nao jogar la terao que se contentar com um empate ou derrota :P

Eu não gosto muito do Scolari

E isso, é preciso salientar, não tem nada a ver com o Vítor Baía. Tem a ver com aspectos tácticos e não sou o único a pensar isso: Mourinho também o disse.
Ter chegado à final do Europeu não foi uma proeza por aí além. A fase final foi jogada em Portugal e o valor da nossa selecção não era inferior às outras. Ter perdido duas vezes com a Grécia foi um fiasco, quer queiram admitir isso ou não.
Humberto Coelho já tinha conseguido um 3ºlugar na Holanda em condições menos favoráveis do que esta.
A campanha para o Mundial de 2006 está a decorrer de modo satisfatório, se o empate contra o Liechtenstein foi um escândalo a vitória de 7-1 contra a Rússia foi um sucesso estrondoso.
Mas é o nosso seleccionador, como dizia Cavaco Silva " deixem o homem trabalhar"!

Para quê discutir

a competência ou incompetência de Scolari se os resultados falam por si??

Final do Euro.

Mobilização de uma nação, á volta de uma equipa, um hino, uma bandeira, nem os politicos o conseguiram.

O melhor Euro2004 de sempre.

Uma Revolução na Selecção.

O arrumar silencioso da Geração Dourada e com êxitos.

Para finalizar em primeiro no Grupo de apuramento para o Mundial 2006.

Se isto não serve, mandem de volta o Tó Olibeirinha e o Golfista Humberto Coelhone.

Pode ser que percam tudo.

Re:Para quê discutir

Acho inacreditável um comentario destes ter nota maxima, quando o conteudo não o justifica...mas isto é uma opiniao pessoal!

"O arrumar silencioso da Geração Dourada e com êxitos."
lol esta é de rir. o que quer dizer esta expressão? Quer dizer que se não fosse o Scolari a geração dourada jogaria até aos 50 anos? Quer dizer que o Rui costa e o Figo não renunciariam à selecção? O João Pinto e o Vitor Baia foram excluidos por responsabilidade do Scolari? Falam como se arrumar uma geração dourada fosse um mérito. Mérito é corresponder às expectativas enquanto profissional, tanto pela capacidade de trabalho como pela qualidade.

"Uma Revolução na Selecção. "
esta revolução é pouca explicita. até porque temporalmente nao me estou a conseguir localizar. A revolução de dois anos a por o mesmo onze? Ou a revolução do Scolari para o segundo jogo do EURO? Qual a razao que motivou a tais mudanças? O que o Scolari fez foi o óbvio...mas tardiamente!

"Para finalizar em primeiro no Grupo de apuramento para o Mundial 2006. "
mas afinal estavamos a espera de que? em que lugar deveriamos estar então, num grupo com Luxemburgos e Liechstentein's? Apenas o grupo mais facil de sempre!.........

"Mobilização de uma nação, á volta de uma equipa, um hino, uma bandeira, nem os politicos o conseguiram. "
uma competição tao importante como um EURO jogado em casa, ainda por cima, significa desde logo motivação. A esta acresce-se o poder mediatico de Scolari, que reconheço ser o seu forte, bem como capacidade para gerir um grupo de trabalho. Ja agora os politicos em Portugal o que conseguuem de positivo afinal? Realmente boa analogia.

"Final do Euro. "
Resta saber em que condições é que la chegou, e perguntar porque é que não a ganhou...mas em frente!

"O melhor Euro2004 de sempre."
pois foi, nao o melhor EURO 2004 de sempre até porque so houve um, mas o melhor EURO em termos de classificação. Suplantou o tal golfista que jogando o torneio fora de casa e com jogadores de menor capacidade conseguiu um terceiro lugar!

"Pode ser que percam tudo."
mas nós ganhamos alguma coisa?

Re:Para quê discutir

Amigo, aí é que está o busílis da questão!!!
A selecção não é um clubezeco onde se juntam meia dúzia de amigos para dar uns toques na bola e que eles é que renunciam à selecção!!
Mas o que é isto?
Quem decide quem vai ou não é o seleccionador e deve decidi-lo com base na boa forma ou não dos jogadores não interessando se tem 20, 30 ou como tu dizias 50.
Não há (ou não devia haver) lugares cativos na selecção nem ninguém se deve sentir dono do lugar ao ponto de dizer "Eu é que não quero jogar mais na selecção".
Isso é para jogadores de nível mundial tipo Zidanes e outros do género.
Muito me ri eu quando vi a conferência de imprensa do Pedro Barbosa a dizer que renunciava à selecção...
Pergunto-te eu o que é que a dita "Geração Dourada" fez de jeito como selecção para além do Mundial de sub-20 e do Euro 2000!

Re:Para quê discutir

caguei para os pontos, mas gostava de saber o porque desta moderação! ridiculo!

nao pelos pontos mas sim pela atitude!

A culpa nem é do Scolari...

O MST e centenas de outros relvas, é que deveriam ter começado a criticar mais cedo, para ver se Scolari tirava logo da equipa aqueles não portistas, que só lá estavam a estorvar...

Não é o adjectivo mais incisivo...

A arrogância ou humildade nada significam perante a única medida significativa para qualificar um treinador: os resultados.

      Nesse capítulo, Scolari deixou-me um sabor agri-doce. Se é verdade que alcançámos um lugar muito honroso no Euro, também me parece que podíamos ter ido mais longe.

      Se é verdade que podemos penalisar Scolari por escolhas menos coerentes, também não podemos deixar de reconhecer que a garra e a determinação do seleccionador foram condimentos decisivos para o rendimento da equipa portuguesa.

      Num balanço à prestação de Scolari neste seu consulado na selecção tuga, dou-lhe uma nota positiva. Mas nada de extraordinário. Afinal de contas, é um dos treinadores mais conceituados do mundo e deveremos exigir mais.

      Reconheço-lhe, todavia, uma postura determinada, indiferente ao tráfico de influências de que tanto gostamos. Essa determinação (que se confunde, muitas vezes, com teimosia) permitiu-lhe ,a dada altura, unir toda uma nação. E, nos anos que tenho seguido a nossa selecção, nunca vi ninguém consegui-lo de forma tão cabal.

      Pena que tenha que ser um estrangeiro a dar-nos lições de empenho numa causa que devia ser de todos. Mas esse é um problema que temos enquanto povo...