A Crónica da Semana |
|
18 de Março de 2006, às 12:00 |
O "glamour" Blaugrana
por vputin
É relativamente pacífico que hoje, quando nos perguntamos sobre qual é a melhor
equipa europeia da actualidade, um nome surge logo à cabeça: Barcelona. Na
verdade, para muitos essa escolha prende-se com um nome: Ronaldinho
Gaúcho.
Dir-se-á: o brasileiro atingiu um nível futebolístico tal que a sua presença em
campo é como um toque de Midas em relação à qualidade dos demais companheiros.
Mas para mim, a superioridade Blaugrana não se esgota nesse factor. Há algo
mais. Tem a ver com a filosofia de jogo que patenteia.
A equipa está desenhada para ser uma máquina que suporta um leque de criativos,
que compreende jogadores geniais como Eto'o, Messi, Deco, entre outros, de forma
a desenvolver um futebol de uma grande envolvência ofensiva. E sem dúvida que
essas intenções têm sido bem transportadas para o terreno de jogo. De modo que
actualmente o Barcelona será a equipa que melhor futebol pratica, em função
não só dos artistas de que dispõe, mas principalmente pela máquina que
está montada. Ora, é essa filosofia que torna a Catalunha o epicentro da
Europa futebolística actual. E que faz com que jogadores como Lampard e Henry,
que militam em grandes clubes, pretendam mudar-se para lá.
Mas chegado a este ponto, cabe perguntar, quais são as hipóteses do Benfica
face a este Barcelona? Eu penso que bastantes. Por várias razões.
Uma delas prende-se com o facto de o Barcelona ser um clube que tradicionalmente
fraqueja na Europa. Por outro lado, por muitos avisos que o Deco faça, não
acredito que os jogadores do Barcelona vão ter o Benfica na devida conta. E
isso vai jogar em muito a favor do clube encarnado.
A isto acresce que a defesa do Barcelona é o calcanhar de Aquiles da equipa. E
vai ter de se deslocar a Barcelona sem o Puyol, o que pode ser importante. Em
quarto lugar, o Ronald Koeman tem-se mostrado um homem talhado para os
grandes momentos: Liverpool, Manchester United, Porto... Com o Barcelona isso
também se deve evidenciar.
Por último, não tenho dúvidas de que os jogadores do Benfica vão estar muito
mais empenhados e motivados que os do Barcelona. Prognostico por isso uma
eliminatória muito equilibrada...
____________________________
Outras crónicas:
- Uma questão de níveis de motivação, por j_eagle
-
Benfica espera quebrar invencibilidade da Académica em...
-
Sporting na Figueira da Foz para regressar aos triunfos A...
-
Liga: FC Porto e Sporting com vida difícil A Jornada 8 da...
-
FC Porto em Vila do Conde para encurtar distância para o...
-
Atente na distribuição das equipas para o sorteio:CABEÇAS-...
-
Taça UEFA: é a vez do Sporting de Braga entrar em acção O...
-
Vitória de Guimarães: é hoje o tudo ou nada pela Champions...
-
Taça de Portugal: FC Porto quer dobradinha frente ao...
Off-Topic (Para divertir)
Enviado por Adidas a 18 de Março de 2006, às 14:16.http://www.metacafe.com/watch/74832/soccer_fights/
http://www.metacafe.com/watch/75855/soccer_violence_and_fights/
http://www.metacafe.com/watch/76562/always_look_on_the_bright_side_of_life/
www.metacafe.com/watch/75611/ronaldinho_gaucho/
Penso que não.
Enviado por Fuzilah a 18 de Março de 2006, às 14:05.Desde pequeno que me lembro de adorar o FC Barcelona, cheguei mesmo a ter uma camisola do Barça antes de ter uma do Porto, e vivendo agora por aqui juntei o útil ao agradável sendo que sigo melhor o que se passa com o Barça. Fiz esta pequena introdução uma pouco para evitar os relvinhas que provavelmente me iriam ou vão chamar-me mau português ou espanhol, Pondo desde já claro que torço pelo Barcelona porque mais que simpatizante sou adepto do Barça. À frente do Barça só mesmo um clube, o FCP. Essa é a razão pela qual torço pelo Barça, pois até agora fiquei contente com o avanço do Benfica.
Voltando ao assunto:
Vejo que muita gente fala mal da defesa do Barça e do seu GR...mas já olharam para o próprio umbigo?
Moretto é melhor que Valdez? O facto de Valdez ser mais fraco que Casillas ou Canizares não tem nada a ver com o jogo do Benfica, ou com a champions league. Se eu corro mais rápido que o meu vizinho isso quer dizer que como existe o Obikwelo (peço desculpa por não saber escrever o seu nome) o meu vizinho já pode dizer que sou fraquinho porque há melhor no país, esqueçendo-se que é ele mesmo que tem de correr comigo?
O mesmo se aplica à defesa...Gio era suplente no Arsenal..sim, ok...e? Onde jogava Alcides por exemplo? E já agora, ser suplente no Arsenal faz dele um mau jogador? Ou será que ainda novo ser suplente no Arsenal (suplente utilizado diga-se) está ao alcance de todos?
Edmilson joga na canarinha...
Rafael Marquez é a estrela da selecção Mexicana.
Oleguer...cumpre. Não é estrela, mas não é por ele que o Barça perde.
Agora lembro que a maior parte dos comentários esperançosos num bom resultado do Benfica partem do pressuposto de que têm uma má defesa os culés...Mas será que para chegar à defesa (que defendo não ser má como a pintam) não têm que passar pelo meio campo? Será fraquito o meio campo do Barça? É só festival ofensivo como o pintam alguns ou será que recuperam um sem número de bolas logo aí e que essa é a grande base do seu domínio de jogo e partida para o ataque...
Enfim, pena tenho que muito provavelmente Messi não recupere para o SLB, que Xavi continue fora e que Puyol ajude só na segunda mão, pois gostaria de ver a máquina completa. De qualquer forma que vença o melhor no total das duas mãos, e que o melhor seja o Barça.
Visca Barça!
Re:Penso que não.
Enviado por Porto Rosso a 18 de Março de 2006, às 19:45.Na defesa: respondendo à tua pergunta, Alcides jogava no Santos, o que é sempre um bom cartão de visita. Edmilson está neste momento mais rotinado para jogar a meio-campo, como trinco. Se assim fôr, reconhece que sem o seu capitão Puyol na 1ª mão a defesa, à excepção de Marquez, não será do mais sólido que há.
Não me estás a perceber penso...
Enviado por Fuzilah a 18 de Março de 2006, às 20:24.Santos...Arsenal...ora bem...relembro ainda que gio joga pela selecção holandesa.
Acho que as pessoas se esquecem que o facto de numa equipa ser um jogador menos cintilante, não significa que noutra não fosse estrela! O Gio no benfica seria estrela, assim como no Porto ou em muitas equipas europeias de renome.
Huth não é titular no Chelsea e é um bom central, teria lugar no Benfica.
Rui Costa está no banco do Milan e podia jogar a titular facilíssimo no Benfica.
Falando do Barça, quase todos os titulares habituais teriam lugar no 11 do Benfica e alguns suplentes também: Iniesta, Larsson, Ezquerro, Motta, Beletti...Qualquer um destes nomes seria um trunfo de pré-temporada ou de campanha eleitoral no Benfica (porque estamos a falar do Benfica, porque no Porto ou Sporting também o seriam).
Ou seja, dentro de uma equipa ser menos visível ou menos dotado que outros, não significa que em comparação com outra equipa (neste caso o Benfica) não sejam bons.
Re:Não me estás a perceber penso...
Enviado por Kcavalo a 18 de Março de 2006, às 20:45.Cumprimentos
Re:Penso que não.
Enviado por Kcavalo a 18 de Março de 2006, às 19:50.Não largues a pinga não!
Re:Penso que não.
Enviado por Porto Rosso a 18 de Março de 2006, às 23:13.Então contradiz-me lá!
Não comparemos...
Enviado por Zé Bentão a 18 de Março de 2006, às 14:03.O Benfica é mais fraco que o Liverpoool.
O Benfica é mais fraco que o Barcelona.
Espero que o Benfica perca por tantos contra o Barcelona como perdeu contra os outros dois clubes...
Não é o Benfica que tem a "obrigação" de passar à próxima fase, o que é algo importante durante um jogo...
Se o Benfica não passar é "normal", sempre era o Barcelona. Chegar às 8 ultimas equipas da Champions já é uma vitória.
Se o Benfica passar é um "feito extraordinário".
Mesmo que o Benfica não passe já sai como tendo feito um "grande feito"...
Quando o Sporting foi à final da UEFA o ano passad
Enviado por HULK VERDE a 18 de Março de 2006, às 22:50.Dois pesos e duas medidas...
As hipoteses...
Enviado por sabotage_crew_92 a 18 de Março de 2006, às 13:54.Cumps.
Re:As hipoteses...
Enviado por freitas vsc a 18 de Março de 2006, às 23:25.O
Enviado por Fábio_SCP a 18 de Março de 2006, às 12:58.Eu diria antes...algumas.
E só porque, e aqui concordo contigo, a sua defesa não é das melhores da europa, apesar de ser forte.
Tem um bom guarda-redes, mas que também falha, ver último jogo da liga espanhola, tem um grande defesa, Puyol, mas parece que não vem a Lisboa.
Tem depois Marquez, central forte na marcação e internacional mexicano.
Pronto até aqui até não é das piores que vi...
Mas nas laterais, e aqui o Benfica pode aproveitar, tem Gio, que apesar de ter qualidade, frente a um Simão perderia em velocidade, e tem um Oleguer, que é dos mais fraquinhos laterais direitos que já vi, não percebo como Belleti não joga, ou como apenas joga pouco...
Mas para o Benfica criar perigo no reduto defensivo do Barça terá de ser pelas alas.
Do meio-campo para a frente nem vale a pena falar, a qualidade é enorme.
Depois, não concordo quando dizes que o Barcelona fraqueja nas competições, talvez no passado o tenha feito, mas o ano passado só não chegou mais longe porque apanhou um Chelsea a todo o gás e mesmo assim quase eliminou a equipa de Mourinho, e não me parece que agora e depois de se ter vingado da equipa inglesa que vá fraquejar, ainda mais nuns quartos-de-final...
Outra coisa é os jogadores não levarem o Benfica em conta.
Por favor, apesar de os jornais espanhóis, terem dito que o Benfica seria o adversário mais apetecível, e é a verdade, não vejo os jogadores do Barcelona a menosprezarem o Benfica, estamos a falar de uns quartos-de-final da Liga dos Campeões, e de certeza que o Barcelona vai encarar o Benfica como um adversário a ter em conta.
Melhor equipa Europeia?
Enviado por CaMuFLadO a 18 de Março de 2006, às 12:56.Barcelona tem Ronaldinho, Messi, Eto'o e Deco. As outras têm uma equipa de futebol.
Tudo é possível.. E eu acredito até porque o árbitro ainda nem apitou para o inicio do jogo, ainda ninguém foi expulso, nenhum árbitro português vai apitar o jogo e o resultado ainda está em 0-0.
Por muito que digam
Enviado por Bife a 18 de Março de 2006, às 12:53.Melhor Equipa Europeia? Não sei não...
Enviado por Lordrewer a 18 de Março de 2006, às 12:53.Penso que tanto a Juventus como o Milan são mais fortes, e que o Benfica dar-se-á melhor com o Barcelona.
Aliás, este Barcelona é uma equipa inconstante, capaz do melhor quando começa bem o jogo, mas também é uma equipa que em desvantagem costuma apresentar sérias debilidades. Apesar de ser Portista, desejo que o Benfica passe, e embora seja muito difícil, é possível.
Saudações Azuis!
Realço outro factor
Enviado por Porto Rosso a 18 de Março de 2006, às 19:33.Realço outro factor
Enviado por Porto Rosso a 18 de Março de 2006, às 19:33.Re:e ainda outro
Enviado por Porto Rosso a 18 de Março de 2006, às 23:17.Benfica
Enviado por Illidan Stormrage a 18 de Março de 2006, às 19:29.Re:Benfica
Enviado por Kcavalo a 18 de Março de 2006, às 19:48.Taditos!
O meu Barcelona vai esborracha-los que nem uma Barata!
É muito muito muito muito muito muito difícil...
Enviado por PROZAC a 18 de Março de 2006, às 18:38.Mas talvez por isso, se calhar ainda nos arriscamos a ver clubes como o Villareal, Lyon ou Benfica nas meias, é que ninguém parece estar a contar com eles e como se tem visto, às vezes a falta de humildade paga-se caro...
Quanto à equipa do Barcelona, creio que Ronaldinho e Eto'o são letais e a qualquer momento podem desfazer um adversário. Por outro lado, creio que Deco é o maestro daquela orquestra e este sim, deve ser marcado individualmente pelo Beto! Ronaldinho, é esperar que esteja desinspirado, ou que exista uma boa entreajuda entre Nelson e o ala que estiver à frente deste. Já Eto'o é não deixar que Deco lhe passe a bola, ou então obrigá-lo a receber a bola de costas para a baliza...
Quanto ao resto, é ter fé em Simão, Geovanni, Miccoli e Nuno Gomes, e esperar que Valdez e os outros quatro façam o resto. Se calhar, ao contrário do que muita gente pensa, as meias finais podem muito bem ser, Villareal-Arsenal e Lyon-Benfica, é preciso acreditar!!!
Penso que
Enviado por Perpétuo a 18 de Março de 2006, às 16:34.lol
Enviado por Burns a 18 de Março de 2006, às 15:21.depreende-sedaqui k o benfica tradicionalmente tem sucesso na europa
por favor , n caiam mais no ridiculopk estas ultimas semanas foram de riso
É da praxe dizer que há 50%...
Enviado por migtea a 18 de Março de 2006, às 15:10....de hipóteses para cada lado.
Benfica: É essencial fazer um bom resultado no Estádio da Luz, para isso contamos com o apoio de 65 mil portugueses, com a motivação extra dos jogadores em grandes palcos europeus, com um sólido Luisão, um nada fatigante Léo, com a experiência do Karagounis, o dia sim do Simão e do Geovanni, um Nélson a aproveitar a ausência de Puyol com centros para a cabeça do N.Gomes. Conto também com um Deco em dia não, embora ele na Luz sempre se dê bem (vide Selecção).
Barcelona: É o futebol espectáculo, muito dependente da sua estrela Ronaldinho. Há já alguns anos que não vai a uma final da Champions e esta é uma oportunidade de ouro, depois de ter eliminado o Chelsea. Não são pagos a peso de ouro, mas quase, mas há um que me parece mimado... o Eto'o. Basta uma coruja piar (uh, uh, uh) e o tipo pensa que estão a gozar com ele e ameaça sair do campo. Que saia, é menos uma ameaça:)
Depois da Taça de Portugal perdida, o Campeonato difícil, só resta dizer: Força Benfica! Ganhem ao Barça.
Analisando bem
Enviado por Ana Francisca a 18 de Março de 2006, às 14:59.BENFICA SEMPRE!
Barcelona
Enviado por xmc a 18 de Março de 2006, às 14:37.De facto , a defesa é menos brilhante, a luz do Barcelona é do meio capo para a frente e do seu jogo bonito de ataque.
Quanto a ser a melhor equipa mundial, digamos assim: toda gente gosta de ver jogadores que fazem magia, e o Barcelona tem muita exposição televisiva:Quando se fala da melhor, se fala pelo todo, mas quem respira magia em jogadores numa mão enche os olhos com agrado.
Para mim, a melhor equipa do mundo, ainda está para vir, detesto pontos finais com a mania do limite final.
O confronto do Benfica, concede algumas hipoteses por não ser um oponente de jogo tipo de contenção.Caso fosse uma equipa topo italiana, penso que as dificuldades seriam mais que muitas.O SLB não tem jogo de ataque continuado, que sim de contenção e ataques rápidos ou contra ataque.Para isso, precisa de quem ataque, arrisque e gere espaços vazios, e perca a bola.
O Benfica tem a hipotese de ser feliz, espero que o seja.
É a típica arrogância Benfiquista
Enviado por Kcavalo a 18 de Março de 2006, às 12:27.Agora dizes que a debilidade do Barcelona é a defesa, não me digas que a defesa do meu clube é só composta pelo Poyol e mais 3, não meu amigo, temos o Belleti, o Gio, o Marquez, Oleguer, Sylvinho e Edmilson é só estrelas! Outra coisa a máquina ofensiva do Barça não é muito concentrada na defesa é mais no meio-campo com um alto nível de recuperações de bola de destruir o ataque da equipa adversária e ao mesmo tempo impelir a equipa para frente.
Se o jogo entre o Barcelona e o Benfica, for similar ao jogo que o Barcelona fez com o Bétis então o Benfica nem toca na chicha, nem consegue ir para o ataque.
E mais tenho analisado os jogos do Benfica e sempre que se perde um jogador no quarteto defensivo inicial Alcides, Luisão, Anderson e Léo que a equipa do Benfica se vê em apuros. Antes de bandeirares em arco olha para o teu plantel e constata que pelo menos dois jogadores importantes do Benfica não jogam contra o Barcelona, por isso trata da tua casa que eu trato da minha.
PS: Barcelona es lo mejor! Arriba Barcelona!
Re:É a típica arrogância Benfiquista
Enviado por PROZAC a 18 de Março de 2006, às 18:46.Re:É a típica arrogância Benfiquista
Enviado por pedro cch_0 a 19 de Março de 2006, às 17:42.mas se tivesses com mais atenção já tinhas reparado, que ele ja por mais de 1 vez se assumio como adepto do barça...
ja n é a primeira vez que aqui o "vejo" escrever que é do barcelona !!! e já de á um bom tempo para cá...!!!
Re:É a típica arrogância Benfiquista
Enviado por Odi a 18 de Março de 2006, às 18:05.O que lastimo (entre aspas, pois este jogo é desejado) é que este jogo não seja a final da competição... Quem ganhar a eliminatória será provavelmente o Campeão Europeu... com uma única ressalva: a Juventos de Italia!
Veremos se me engano...
Odi