Costinha: saída de Scolari serão dez passos atrás | Relvado

Costinha: saída de Scolari serão dez passos atrás

 


Costinha: saída de Scolari serão dez passos atrás
Costinha é mais um jogador da Selecção portuguesa que sai em defesa de Luiz Felipe Scolari, salientando que o seleccionador
«tem feito muito por Portugal» e que a sua continuidade na equipa das quinas será benéfica para o futebol português. Mas por outro lado o médio questiona se valerá a pena que o treinador brasileiro continue face às críticas constantes. Certo é que segundo Costinha Scolari «conseguiu unir o país» e «os clubes já não mandam na Selecção como antigamente», analisa o atleta. Se ele deixar a Selecção «serão dez passos atrás», salienta um dos sub-capitães de Portugal.


«Coisas más morrem à nascença!»

Costinha constata que «por um lado gostava que [Scolari] continuasse porque era bom sinal e Portugal continuaria no bom caminho». Mas «por outro lado, pergunto-me se vale a pena continuar a ser castigado por uma ou outra opção, por uma ou outra táctica, por um ou outro comentário», adiciona o atleta. O médio congratula-se com o facto de o seleccionador ter «as suas ideias e vai morrer com as suas ideias», nota, realçando que o técnico é imune às pressões dos clubes. Quanto a uma eventual continuidade do treinador, Costinha preconiza que «os jogadores mais novos irão beneficiar muito com o lado humano e profissional» de Scolari.
E perante as críticas de que a Selecção tem sido alvo, nomeadamente após a exibição frente a Angola, Costinha considera que são «normais» e que são reparos que «existem em todas as Selecções». Mas é certo que «as coisas más que chegam ao balneário morrem à nascença», assegura o atleta que na próxima época vai jogar no Atlético de Madrid. Costinha frisa que há «um espírito e união de família muito grandes» no seio da Selecção, notando que os jogadores estão «concentrados em ganhar jogos» e «em fazer o melhor possível». O médio afiança que todos têm a consciência de que devem ser «muito fortes mentalmente para saber ultrapassar os adversários que estão dentro de campo e fora da bancada».
Quanto ao facto de não ter sido titular no jogo de estreia de Portugal no Mundial, Costinha destaca que «qualquer jogador tem que estar preparado para jogar e para não jogar», realçando que ficou «extremamente satisfeito por Portugal ter vencido». De resto os atletas que entraram de início «merecem continuar», refere o médio, prevendo que «com o desenrolar dos jogos ainda ficaremos mais fortes».

Boa Morte: não esperamos facilidades frente ao Irão

As declarações de Costinha foram prestadas em Marienfeld no quartel-general da Selecção portuguesa na Alemanha, onde também falou com os jornalista na conferência de imprensa diária Luís Boa Morte. O jogador do Fulham destaca que as quinas não estão «à espera de facilidades» frente ao Irão. Salientando que se trata de um adversário perigoso, Boa Morte refere contudo que Portugal deve preocupar-se apenas consigo de modo a «fazermos o melhor e conseguirmos os três pontos», realça. Quanto às suas hipóteses de alinhar o atleta diz que está disposto a «jogar onde o mister entender», sublinhando contudo que isso não é o mais importante. Boa Morte frisa que o grupo português «é forte» e que é preciso «pensar jogo a jogo» sem colocar «metas e fasquias».
Entretanto do Irão vem a notícia de que Ali Daei está recuperado para o jogo com Portugal. O avançado estava em dúvida por lesão, mas o seleccionador iraniano já confirmou que poderá utilizá-lo frente às quinas. Também Mehdi Mahdavikia e Ferydoon Zandi estão aptos para o encontro.

Foto: Agência Lusa



Primeira Página:

Comentários [31]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

O Figo disse que eram 20 passos atrás

A avaliar pela maioria dos vossos comentários e, estando o Figo também do lado do treinador, implica que: Estará ele na Alemanha sem merecer? Não pensa pela sua cabeça? Scolari também lhe pagou para dizer o que disse? Hum… será coincidência? Não parece. De facto, alguns (poucos?) portugueses pensam como Costinha e Figo.

Re: O Figo disse que eram 20 passos atrás

Eu sou um deles

Deixando os comentários ao jeito das novelas...

... o que realmente interessa é que Scolari tenha visto os problemas no jogo contra a Angola e que passo a citar: a defesa muito junto da grande áerea, o meio-campo defensivo muito junto da defesa e criando um fosso muito grande com o ataque. Mais, caso haja necessidade de jogar com dois avançados será que temos uma táctica em que a rotina dos jogadores seja também óptima? Não crendo ser alarmista, creio que não, pois no jogo contra a Angola, houve um momento que se em vez de colocarmos mais um meio-campista tivéssemos colocado mais um jogador lá na frente, teríamos feito melhor figura. Pelo menos é a minha opinião. Quanto a novelas... prefiro a Floribela! =P Cumprimentos Futebolísticos!

os portista já nao sabem o que dizem

critica o selecionar porqu eo petit joga a titular no lugar do petit depois criticam o costinha por defender scolari e que so e convocado por favor!! o odio sobre os jogadores do benfica sobrepoen se ao odio pelo selecçionar nao convocar os jogadores ke desejam?

Re: Tu é que já não sabes o que dizes...

Porque a ultima pessoa a poder falar em odios neste forum és tu, que tanto semeias e cultivas o odio persecutório sobre o FC Porto. Enfim, o teu lema deve ser; "Olhem para o que eu digo, não olhem para o que eu faço."

«os clubes já não mandam na Selecção como antigame

sabem de que clube ele esta a falar. - porque antonio oliveira vai pa treinar da selecção depois de uma 1 ves con escandalos de prostitutas a mistura e fracassos de qualificações... ..viram algum portista criticar antonio oliveira? sabem porque? eu sei! na selecção jorge costa sergio conceição secretario fernando couto entre outros jogadores do porto foram apanhamos con nandrolona cm testes feitos na federação.. quem se lixou? quim e kennedy porque? uns comiam leitão outros tomavam comprimdos alguem criticou? scolari so teve os melhores resultados de sempre nas competições em que participou ate agora.. é criticado como nunca outro selecçinador foi sabem porque? porque não convocou o franganeiro do vitor baia ...akele que no primeiro jogo do mundial levou os 3 frangos mais rapidos da historia de um mundial!

Pergunta:

O Fernando Couto era jogador do Porto nessa altura?

O Costinha tem razão?

Agora quem manda na selecção são as amizades e os lobbies, o mérito desportivo não é com certeza, senão não estarias aí...

ah seu burro

estas a dizer que o que manda na selçéao são os lobbies? Es mesmo parvo porque isto era verdade se fosse um treinador português a frente de seleção como ha 4 anos quando Oliveira convocou para o Mundial Pedro Barbosa, Baia que não tinha feito as eliminatorias, e outros João Pintos da merda que foderam tudo na Coreia Hoje ha um homeme a frente da seleção que convoca os melhores jogadores e nos quaias mais confiaz e vos a dizer mal! Digam-me quem jogaria no lugar do Costinha? Moutinho? no Mundial levam um encosto de ombros põe-se a voar? o Meireles? não tem estatuto de seleção? E o Quaresma? tanta gente a crer o Quaresma no Mundial e o que fez nos -21? Ele e os outros que la estavam! Para mim este é o melhor grupo que podemos ter, e sobretudo o melhor treinador, pois um Potuguês a frente da seleção so daria MERDA!

Costinha

Tem toda a razão e continua a ser um grande jogador com a benesse de estar fresco à espera deste momento há 6 meses enquanto outros jogadores chegam mais cansados com muitos minutos em cima das pernas.É tempo de nos unirmos em prol da seleção nacional. tomara eu que ganhem todos os jogos por 1-0. já vi o brasil , a França ou a Inglaterra e não fizeram melhor. Cumprimentos

aliás

sou novo, mas já não pego numa bola à seguramente mais de 6 meses. que me chame a mim que estou mais "fresco"

à espera deste momento há 6 meses"... fresco!? porra(!),cá para mim é mais congelado...

Talvez um pouco de agradecimento....

Sera que esta declaração não tem um pouco de agredicemento por o selecionador nacional levar a um mundial um jogador não rodado e em baixo de forma sem clube quando tantas vezes disse que so os jogadores que tem clube e que entravam na "sua" selecção abrindo uma vaga para um jogador que não tem clube outros tambem mereciam ir....! Penso e concordo que Scolari fez muito por Portugal embora goste da forma como ele comanda a equipa As vitorias não deixo de relembrar que não e português e se "nós" portugueses temos o luxo de ter o melhor treinador do mundo porque não utiliza-lo fica a pergunta no ar....!!! Sk8

Como diz o proverbio

Mais o Mestre é burro mais o cão é fiel. Se não conhecesse a situação do Costinha (sem clube e sem competição)até era capaz de pensar que o sargentão lhe pagou para ele vir falar bem dele.

Falou o Ministro

Falou um grande profissional, daqueles que só reconhece um resultado em cada jogo: a VITÓRIA!!!!! É destes que precisamos. O Costinha é daqueles que tem fome de vitórias, daí quando há 2 anos o Porto-pós Mourinho ter entrado com um empate em Braga, mandou logo o aviso á navegação "O Porto com mais ambição, tinha conseguido algo mais..." E ainda questionam porque está lá?Talvez porque vai para lá com ambição de ganhar, não como as vedetas vaidosas e egoístas da Coreia... Ouçam só como o Mourinho o admira.O Mourinho ele próprio já reconheceu inúmeras vezes a imensa admiração que nutre por ele. O Mourinho admira um qualquer????!!!!!Não, só admira os melhores, porque só joga com os melhores.... Falou o Ministro... Cumps.

O Costinha sabe porque é que esta ai!

O Costinha sabe muito bem que numa seleçao normal estaria em frente a tv a ver os jogos! Quem é amigo de Scolari quere que ele fica, e os outros que ele se va embora. Estas declaraçoes sao apenas para defender um grande amigo!

Re: O Costinha sabe porque é que esta ai!

E as de Pinto da Costa, são para defender quem?Os seus interesses, os do Porto não da selecção. Por isso embirrava sempre que Scolari convocava Deco, P.Ferreira, R.Carvalho e chegou á acusar Agostinho Oliveira, quando este criou um torneio a meio da presente época para os sub-21 de preparação, de estar a fazer uma espécie de torneio "Benfica campeão". Aí onde estava o suposto patriotismo do sr Pinto da Costa? Aí já não tinham que ir os melhores???!!! Ou seja R.Meireles ou Quaresma só têm de ir quando interessa. A selecção deixou de ser uma plataforma de interesses de clubes em valorizar jogadores. Já não são mais uma extensão de clubes, antes o Clube de Todos Nós... Cumps.

Re: O Costinha sabe porque é que esta ai!

"e os outros que ele se va embora." Que outros? Estás a falar de quem?

Re: Re: O Costinha sabe porque é que esta ai!

Dos que se sentem injustiçados ?Será ?

Re: Re: Re: O Costinha sabe porque é que esta ai!

Ah bom... digamos que são milhares... então! E em todas as selecções do mundo... dependendo do ponto de vista dos adeptos, dos treinadores dos clubes... dos presidentes dos clubes... dos jornalistas... enfim... Eu ainda pensei que alguém tinha feito uma declaração concreta, dizendo que queria que ele se fosse embora... Enganei-me, pelos vistos!

Re: Re: O Costinha sabe porque é que esta ai!

Todos os jogadores que todos os domingos dao o seu maximo esperando serem convocados para a seleçao A. Eu ainda nao percebo como é possivel a equipa nao ter sido renovada minimamente em 2 anos. Agora convocar jogadores que nao jogam nos clubes é uma falta de respeito para os que jogam. Por exemplo Costinha, Maniche, Postiga, Quim, Valente nao eram convocados numa seleçao normal aonde se convoca quem merece. Com a qualidade dos nossos jogadores acho impossivel nao se encontrar melhor.

Re: Re: Re: O Costinha sabe porque é que esta ai!

R costa tambem, eu bem me ri no dia da convocatoria...

Re: Re: Re: O Costinha sabe porque é que esta ai!

Ha uma razao clara, que o Scolari trabalha com um grupo restrito de jogadores, formando um grupo forte e coeso. Havendo uma renovacao gradual e lenta, de forma a nao pertubar o hambiente da selecao. Agora julgar o trabalho de Scolari sem que os resultados ou fracassos tenham ocorrido eh no minimo injusto.

Re: Re: Re: O Costinha sabe porque é que esta ai!

Jogadores que todos os domingos dão o seu máximo esperando serem convocados para a selecção A? Ah bom... podia citar-te uns... cem ou duzentos! E até da Divisão de Honra... Ainda pensei que me ias falar de alguém em concreto e que tivesse feito declarações no sentido da saída do Scolari. Afinal falaste nos teus pontos de vista... Mas devo dizer-te que li declarações, de jogadores preteridos por Scolari, de apoio à Selecção! Aplaudi de pé! Mas seja como for, isso de haver "injustiças" nas convocatórias... foi algo que sempre aconteceu. Lembro-me de outros seleccionadores, no passado, terem deixado o melhor marcador do campeonato fora do Mundial... e até me lembro de outro jogador que foi convocado após lesão e após ter jogado um jogo, no final da época! E ficou no banco o jogador que tinha feito a campanha de qualificação! Não vi tanto alarido como agora... Scolari adoptou um critério... formou um grupo... e é com ele que se vai desgraçar... ou alcançar a glória! No passado, com esse critério de se chamar quem, momentaneamente, estava "em boa forma" é que caimos no ridículo de termos internacionais sem qualquer valor sustentado... e não ganhámos nada com esse critério... mas mesmo nada! A questão, aqui, está em apoiarmos quem foi chamado... e apoiarmos quem os chamou! No fim, acertam-se as contas! Lembro-me de Scolari ter deixado Romário de fora de um Mundial... toda a gente dizia que ia ser uma desgraça... mas não foi! :) Coisas do futebol... Saudações

Re: Re: Re: Re: O Costinha sabe porque é que esta ai!

"No fim, acertam-se as contas!" Pois, quer ganhe quer perca vai com a conta bancária bem "acertada", essa é que é a verdade. E está-se a borrifar para os que andaram a meter a bandeirinha à janela...

Re: Re: Re: Re: O Costinha sabe porque é que esta

Eu nao queria dar nomes para nao entrar em alguma polemica. mas se quizeres realmente nomes, acho que jogadores como o P Mendes, Moutinho, Quaresma, Baia, P Emanuel, M Fernandes etc.. tinam lugares na seleçao no lugar de alguns que estao ai por amizades. Outra coisa, em 2004 alem de discordar estive a apoiar a seleçao. As contas nao foram feitas no fim : Scolari andou a brincar com uma equipa durante 2 anos e depois acaba por por a base da equipa do Porto que tinha acabado de ganhar a Champions. Imagina o que podria ter acontecido se a equipa estivesse preparada... Scolari perde contra a Grecia na final da mesma maneira que a França e a Republica Cheka, centro da direita e golo. Isto é un erro profissional. E a prova que ele nao estudou minimamente a equipa. Que conta se fizeram no fim? uma medalha oferecida pelo presidente da republica por ter perdida a final de maneira inadmissivel. Por isso tudo nao vou cair no erro uma segunda vez e voltar a apoiar este clube que é tudo menos uma seleçao que represente os portugueses.

Re: Re: Re: Re: Re: O Costinha sabe porque é que esta

Moutinho? Manuel Fernandes? Quaresma? Por acaso viste o Europeu de Sub-21? Eles apresentaram-se numa forma mesmo muito má, nem passes saíam bem. Deixem-se de tretas! Futuramente vão ser grandes jogadores, pelo menos têm tudo para o ser, mas até agora ainda não ganharam quase nada. Cumprimentos Futebolísticos!

Re: Re: Re: Re: Re: Re: O Costinha sabe porque é q

nao tinham motivaçao nenhuma jogar uma competiçao sem interesse. Ja estavam a pensar nas ferias e no mundial falhado porque nao se dao bem com as boas pessoas. Agora apenas tiveram 1 semana de preparaçao. Acho que nao é muito para recuperar. Nao é por acaso que agora ha 4 semanas de preparaçao para o mundial.

Tu apoias quem quiseres, claro!

Mais uma vez, limitas-te a dar a tua opinião sobre quem achas que tinha lugar na Selecção. Pensava que essa conversa já tinha terminado... que não adianta nada! Se eu fosse selecionador, se calhar também teria convocado outros jogadores, em detrimento de outros. Se calhar o Costinha e o Ricardo Costa seriam alguns deles. Mas, olha, não sou seleccionador... e, parece-me, nem tu! Fico com pena de ver portugueses a condicionarem o seu apoio à selecção do seu país à concordância/discordância com alguns dos convocados. Mesmo em relação ao Euro... nunca tínhamos chegado tão longe num campeonato desse tipo! A maior parte das vezes "nem lá íamos"! E Portugal não chegou lá só com os tais jogadores do Porto. Aliás, alguns dos erros mais tremendos que vi serem cometidos... foi precisamente a jogadores portistas... e não me refiro só ao primeiro jogo! Ah: também vi o Ricardo cometer erros. E até vi outros jogadores falharem golos "de baliza aberta"... ou quase! Mas queria lembrar também que foram muito, muito importantes jogadores como Miguel, Rui Costa e Cristiano Ronaldo, sem esquecer Figo. E até Ricardo... que o diga a Inglaterra! Mas, como tudo na vida, esquecemos umas coisas e apenas recordamos outras... Eu, por exemplo, lembro-me bem do que muitos portistas diziam de Quaresma, em mais de metade da época... :) E lembro-me bem que, nesse Europeu, muitas "grandes potências do futebol" perderam... foram eliminadas... tanto por Portugal como pela Grécia! Coisas do futebol... Saudações

Re: Tu apoias quem quiseres, claro!

E obvio que nunca ninguem a nao ser o seleccionador ficara completamente satisfeito com uma convocatoria. Agora quando isto se torna uma provocaçao, nao posso concordar. Mas pronto sao opinioes. Para mim, o criterio fundamental para jogar na seleçao é pelo menos ser titular no seu clube. Nao é o caso com muitos convocados na seleçao. Agora é obvio que Scolari teve uma falta de respeito para uma parte de Portugal com insultos e provocaçoes. Eu faço parte desta parte do pais, e nao esqueço facilmente. Agora é obvio que quando houver uma mudança radical eu volto a interessar por a seleçao portuguesa que para mim desapareceu ha muito e foi trocada pelo clube de Scolari. Mas pronto, sao opinioes e pontos de vista. Saudaçoes e que no mundial ganha quem merecer.