Benfica arranca rumo aos oitavos na Dinamarca | Relvado

Benfica arranca rumo aos oitavos na Dinamarca

 


Benfica arranca rumo aos oitavos na Dinamarca
Não se poderá falar em sorte madrasta para o Benfica no sorteio para a Fase de Grupos da Liga dos Campeões. A equipa portuguesa vai disputar a passagem aos oitavos-de-final da prova com Manchester United, Celtic de Glasgow e FC Copenhaga no Grupo F. José Veiga, o director-geral da Luz, constata que «não há jogos fáceis», mas evidencia a «esperança de seguir em frente». A equipa portuguesa estreia-se a 13 de Setembro na Dinamarca frente ao Copenhaga, equipa que afastou surpreendentemente o Ajax da Liga Milionária.

Benfica nunca perdeu com dinamarqueses

O Copenhaga é a equipa menos cotada entre as que marcam presença na Liga Milionária e ninguém esperaria que a formação dinamarquesa eliminasse os holandeses do Ajax na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, mas foi o que aconteceu com um triunfo nos Países Baixos por 2-0! No plantel da equipa são de destacar os internacionais suecos Tobias Linderoth e Marcus Allbäck, os dinamarqueses Mathias Gravsen e Jesper Gronkjaer, e o ganês Razak Pimpong.
O Benfica nunca defrontou o Copenhaga, mas nos jogos com equipas dinamarquesas mantém um historial amplamente favorável com nove vitórias e um empate em dez jogos.

Manchester outra vez!

O grande favorito do Grupo é o Manchester United, clube que curiosamente o Benfica eliminou na Fase de Grupos da época passada com um triunfo na Luz por 2-1, aquela que foi a primeira vitória da equipa portuguesa sobre os Red Devils em cinco jogos. Há ainda a contar que os ingleses têm-se dado muito mal com os portugueses nos últimos tempos, mas os pupilos de Sir Alex Ferguson são osso duro de roer.
O plantel do Manchester não precisa de grandes apresentações, mas destaca-se a dupla endiabrada constituída pelos "putos" Cristiano Ronaldo e Wayne Rooney. A imprensa inglesa bem tentou desestabilizar a relação entre os dois jogadores no pós-Mundial e depois do Portugal-Inglaterra, mas os dois avançados já construíram vários golos depois disso.
Neste defeso a equipa "perdeu" Van Nistelrooy para o Real Madrid, mas nem assim o Manchester se perfila como tarefa fácil.

Celtic reforçado com Hesselink

No caminho dos encarnados há ainda o Celtic, a equipa que o Porto derrotou na final da Taça UEFA de 2003. Os escoceses são adversários temidos, em particular nos jogos no seu reduto, dado o fervor dos adeptos do país dos kilts, mas são um rival ao alcance do Benfica. No plantel do Celtic destaca-se o nome do internacional holandês Jan Vennegor of Hesselink, o avançado que Co Adriaanse queria contratar para o FC Porto e que acabou por rumar à Escócia. Há ainda os médios Jarosik e Nakamura, o primeiro internacional checo ex-jogador do Chelsea e o segundo uma das maiores estrelas do futebol japonês da actualidade.
O Benfica já defrontou o Celtic por uma vez, na época 1969/70, com a formação da Luz a ser eliminada por moeda ao ar depois de um empate a 6-6 no total das duas mãos e de no prolongamento não se terem marcado golos.

Calendário do Grupo:
+ 13 de Setembro
Manchester United-Celtic
Copenhaga-Benfica
+ 26 de Setembro
Benfica-Manchester United
Celtic-Copenhaga
+ 17 de Outubro
Celtic-Benfica
Manchester United-Copenhaga
+ 01 de Novembro
Benfica-Celtic
Copenhaga-Manchester United
+ 21 de Novembro
Celtic-Manchester United
Benfica-Copenhaga
+ 06 de Dezembro
Manchester United-Benfica
Copenhaga-Celtic

Primeira Página:

Comentários [21]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Jogo a jogo

O FC Copenhaga não é uma equipa de toscos. Tem muitos internacionais e com muita experiencia. A maioria dos jogadores já passou pelo campeonato Inglês. Claro que o Benfica é sempre favorito... Mas é necessario ser profissional em campo, jogar com a mesma mentalidade contra qualquer adversario. Já vi de tudo, lembro o Halmstad que nos eliminou, e se isso não fosse suficiente eliminou o Sporting o ano passado. È o que dá entrar em campo sem respeito pela outra equipa... Ou muito me engano ou vai ser um jogo chatinho. O Celtic é jogo taco a taco. O Celtic está reforçado e tem um plantel muito equivalente ao do Benfica. O ManU é um colosso e está a jogar nas horas... Milagres não se repetem. Infelizmente não acredito que vamos conseguir pontuar contra o ManU. A ver vamos como se porta o Benfica.

O 1º jogo pode ser decisivo

Para se ter uma ideia se o SLB vai ser apurado ou não. Mesmo ganhando não resolve tudo porque os outros principais candidatos também podem ir lá ganhar. Mas uma derrota, um empate mal menor mas não muito bom, obriga o Benfica a ter de ganhar em casa ao Celtic e Manchester e a pontuar na deslocação a um deles pelo menos. Já li por aqui, ontem e hoje, que o Celtic é um adversário pouco incómodo. Felizmente que Fernando Santos não deve ter essa opinião, o Celtic é sempre um adversário difícil e ainda à pouco tempo deu água pela barba ao FCP em Sevilha. Antes de falarem convinha verificar que plantel tem este ano (eu ainda não fui ver). De resto, o exemplo do Artmedia ajuda a explicar isso, não há equipas antecipadamente batidas na CL. Os portugueses podem passar todos, como podem passar alguns ou não passar nenhum, e mesmo a Taça Uefa não é certeza - veja-se o exemplo do FCP a época passada.

Este sorteio...

faz-me lembrar a sorte que o FCP teve em não encontrar equipas muito fortes quando foi campeão europeu com o Mourinho! Se não me engano, e por coincidência, apenas apanhou o MU na fase de grupos e depois... caminho fácil (sem tirar o mérito a Mourinho e aos seus jogadores, claro!).

Re: Este sorteio...

Sim... Só equipas faceis... Como o Manchester United... ou o Real Madrid... ou ainda o Lyon... e o Deportivo Corunha... Todos faceis... Que culpa se tem de o Porto eliminar Manchester, o Monaco dar 4-1 ao Real Madrid e ganhar ao Chelsea e o Corunha dar 4-0 ao Ac Milan? Sempre a tirar mérito ao que o Mourinho fez... As equipas iniciais eram bem mais dificeis do que as tens agora na fase de grupo... Só que foram sendo eliminadas...

Pensei que os Benfiquistas n ligavam a modalidades

Pelo menos depois de muitas respostas que obtive por aqui relativamente aos titulos conseguidos ao longo da história do Sporting e da sua tradição eclética. Pois hoje vi anunciado que a excitante equipa de ciclismo do Benfica vai voltar e logo com a cotnratação de José Azevedo, isto provavelmente para justificar a roda da pedaleira no simbolo, o que juntando à recente contratação de Vanessa Fernandes, e das contratações quase bi-anuais dos jogadores de Futsal do Sporting, me leva a crer que esta é uma tendência que contraria a vontade de sócios e adeptos, pelo que se prevê uma pequena rebelião no clube encarnado. E é claramente uma forma diferente de manter modalidades amadoras e revela a grandeza do clube. Não se forma tradições ecléticas, compram-se equipas e depois.. acabam-se com elas... Foi assim com os Argentinos que eram maradonas do Hóquei, que sairam sem lhes pagarem, e foi assim com a equipa de ciclismo há uns poucos anos atrás. Aguardemos pelas reacções dos benfiquistas...

Explica-me só uma coisa ...

O Carlos Lopes quando corria com a camisola da seleção branca com as letras "POR" á frente estava a representar o SCP ou PORtugal ? É que ainda ouvi à pouco tempo o presidente Soares Franco dizer que tinha que repensar o altetismo quando a maioria das vitórias eram pela seleção e depois vejo aqui artigos em que essas vitórias são atribuidas ao SCP. fico na duvida ! Quanto ao SLB se estivesses atento verias que isto não é de agora há muito que o SLB reforça as suas equipas ditas Amadoras o SLB ao contrário de outros tem BasKet ; Hoquei ; Andebol ; FutSal ; Volei e para mais ainda tem pavilhões onde os seus atletas podem jogar sendo que algumas destas equipas jogam mesmo para ganhar titulos.

Re: Pensei que os Benfiquistas n ligavam a modalidades

E eu pensei que não ligavas a benfiquistas. Não digo mais porque o comentário não merece. Fica bem.

Re: Pensei que os Benfiquistas n ligavam a modalid

Não me faças rir. Há uma diferença entre não ter tradição eclética, e não se agarrar a ela por não ter mais nada de jeito para mostrar. Não vás pelo caminho de comprar equipas e depois acabá-las, porque o último a fazê-lo e tem-no feito com regularidade nestes último anos, foi o teu Sporting. No Hóquei deixaram a época a meio porque até o aluguer do pavilhão de uma escola não foram capazes de pagar, acabando corridos. Quanto aos maradonas argentinos, falas dos irmãos Velasquez. O Mariano continua lá, é capitão de equipa. O Panchito, esse sim, o verdadeiro Maradona do hóquei, abandonou a modalidade, e não é raro vê-lo a assistir jogos do Benfica. A equipa de ciclismo formada na direcção do VA é a unica coisa que podes apontar, e estamos a falar de um projecto que não tinha pernas para andar, com demasiados custos e pouco retorno financeiro. Por último, basta comparar a quantidade de modalidades que cada clube tem para ver de onde vem esse "ressabiamento". :) Uns criam equipas novas, outras acabam com elas. Uns constroem 2 pavilhões e piscinas, outros fazem um multidesportivo sem bancadas e treinam tiro com arco no fosso do estádio. :)

Re: Re: Pensei que os Benfiquistas n ligavam a modalid

"Não me faças rir. Há uma diferença entre não ter tradição eclética, e não se agarrar a ela por não ter mais nada de jeito para mostrar." Caro Gein... pelos vistos também não compreendes que o sportiguismo, como definição clubística também acontece por associação ao ecletismo, e às vitórias noutros desportos que não o futebol. Não ter mais nada de jeito para mostrar? O Sporting mesmo em futebol tem um curriculo bastante apresentável e que não envergonha os seus adeptos. Vergonha, vergonha, não sinto das derrotas, ou da ausência de vitórias. Vergonha mesmo era se o meu clube fosse governado por Vilarinhos, Vale e Azevedos, LF Vierias e José Veigas.. isso é que me envergonhava. "Não vás pelo caminho de comprar equipas e depois acabá-las, porque o último a fazê-lo e tem-no feito com regularidade nestes último anos, foi o teu Sporting. No Hóquei deixaram a época a meio porque até o aluguer do pavilhão de uma escola não foram capazes de pagar, acabando corridos." O Sporting acabou com algumas modalidades - tal como vez com a venda de património, em Assembleia Geral, votada pelos sócios. E não sob decisão única e exclusiva dos sócios. A equipa de Hóquei, como deves saber, foi constituida por um grupo de sócios, que garantiam a completa autonomina do clube, usando apenas o seu nome e algumas facilidades inerentes. Infelizmente não cumpriram e o clube teve de efectivamente arcar com as despesas do referido departamento. "Quanto aos maradonas argentinos, falas dos irmãos Velasquez. O Mariano continua lá, é capitão de equipa. O Panchito, esse sim, o verdadeiro Maradona do hóquei, abandonou a modalidade, e não é raro vê-lo a assistir jogos do Benfica." Mas vai lá ver os jogos, ou pedir que lhe paguem? É que não há muito tempo que vi declarações dele num jornal a reclamar as verbas que não lhe pagaram. "A equipa de ciclismo formada na direcção do VA é a unica coisa que podes apontar, e estamos a falar de um projecto que não tinha pernas para andar, com demasiados custos e pouco retorno financeiro." Pois, não sei... Mas lembrei-me agora de uma tal equipa de fórmula automóvel.. "Por último, basta comparar a quantidade de modalidades que cada clube tem para ver de onde vem esse "ressabiamento". :)" Esperava honestamento que entendesses que não é ressabiamento, mas orgulho... Basta comparar o número de titulos conquistados nas modalidades para verificar efectivamente de onde vem o ressabiamento. E não me digas que também tem a Caça ao Urso? :) "Uns criam equipas novas, outras acabam com elas." Mas eu até acho muito bem que criem novas modalidades. E que as continuem. Só mostra que afinal há benfiquistas que até são capazes de gostar de modalidades amadoras. E os que não gostam ou não dão valor, vão passar a gostar... :) "Uns constroem 2 pavilhões e piscinas, outros fazem um multidesportivo sem bancadas e treinam tiro com arco no fosso do estádio. :)" Há clubes pequenos que tem de viver de acordo com a sua realidade. Não há dinheiro, não há palhaços, já diz o povo. O Pavilhão, não foi possível ser feito na altura, mas já está a ser projectado e em fase de começar. Segundo sei temos até estado a utilizar umas piscinas com umas condições óptimas e está prevista também a sua construção. Contudo, é curioso verificar que por exemplo com tantas instalações não tivessem campos para treinar e utilizassem o Estádio Nacional. Nós já utilizamos Alcochete há uns anos... Foi uma questão de prioridades. A questão de treinar no fosso, acho curiosa. E não deixa de ser menos verdade que a excelência dos nossos atletas é de facto soberba, pois o número de titulos conquistados com tão parcos meios, é verdadeiramente assombroso.. :)

Re: Re: Re: Pensei que os Benfiquistas n ligavam a

"Caro Gein... pelos vistos também não compreendes que o sportiguismo, como definição clubística também acontece por associação ao ecletismo, e às vitórias noutros desportos que não o futebol." Compreendo, compreendo. E tu? Será que entendes que essa definição clubística é comum a outros clubes? Vê lá tu que não é uma bola de futebol que temos no símbolo... O que não existe é necessidade de trazer o voleibol, badminton ou a caça ao urso (?) à discussão num fórum de futebol quando se discute isso mesmo. Soa sempre a diversão. :) E adeptos que não gostam de modalidades amadoras há em todos os clubes. Até no Sporting. Lembro-te que o basquetebol foi extinto por decisão dos sócios sportinguistas, e, por outro lado, quando Vilarinho propôs a extinção de modalidades amadoras, ela foi recusada em AG. Sobre as vergonhas, não provoques por aí. Há muitos nomes do vosso lado como Gonçalves, Sousa "Sportém" Cintra e toda a pandilha do projecto Roquette que conseguiu multiplicar as vossas dívidas com um "projecto inovador" e depois, quais ilusionistas, baralham as cartas (caras), anunciam o fracasso do projecto e candidatam-se de novo com estratégia oposta para ver se acabam de chupar os ossos. :) "O Sporting acabou com algumas modalidades - tal como vez com a venda de património, em Assembleia Geral, votada pelos sócios. E não sob decisão única e exclusiva dos sócios." Não percebi isto. Sobre o Panchito, vê lá tu a animosidade que deve haver, que o Carlos Dantas e o Benfica tentaram o regresso do homem à modalidade. E olha que não nego que possam existir dívidas, até porque a secção de hóquei deve ser a mais debilitada financeiramente, mas tenho dúvidas que não haja acordo. "Pois, não sei... Mas lembrei-me agora de uma tal equipa de fórmula automóvel.." O que é que tem? Isso chegou a arrancar? Tratou-se de um projecto que foi apresentado, alguns clubes - não só o Benfica - apresentaram-se disponíveis e promoveram a ideia. Acabou por dar em nada. Esperava honestamento que entendesses que não é ressabiamento, mas orgulho..." Orgulho no ecletismo, acredito. O achincalhar dos outros é que... :) "Nós já utilizamos Alcochete há uns anos... Foi uma questão de prioridades." O que é curioso, quando contrapomos com esse orgulho no ecletismo. Afinal de contas, foram os outros que deram prioridade às "amadoras", enquanto o Sporting deixou o seu "orgulho" para segunda núpcias. Ou até mais tarde, já que acabaram de eleger um presidente que diz abertamente que as modalidades não lhe dizem nada, e que dificilmente conseguirá manter as 3 de alta competição que ainda restam (parece que o andebol vai ao ar, e tendo em conta o desinvestimento para esta época, pode ser em breve).

Caros Gein, bmas e Argue!

Peço desculpa por não vos responder mais neste tema, que agora sim, daria pano para mangas. Levariamos aqui mais 4/5 respostas onde no final teriamos de baralhar e voltar dar, dada a nossa propenção a defender a nossa dama. Mas vou estar, felizmente, demasiado ocupado com a minha actividade poética e prosaica. Para continuarmos a discutir este eoutros assuntos, se os quiserem discutir numa esplanada na zona do Barlavento, com uma cerveja e uns bichos do mar, não se façam rogados, excepção feita ao Argue, não me leves a mal, podemos sempre beber as cervejas e falar de praia.. :) hehehe

Re: Caros Gein, bmas e Argue!

Aceito a cerveja, mas troco a bicheza por uns tremoços ou "minuins". :)

Re: Re: Caros Gein, bmas e Argue!

Pode ser uma cola com o famoso marisco " Tremoço "

Benfica arranca rumo aos oitavos...

..assim ek se deve pensar! se a equipe for ambiciosa e entrar para ganhar em todos os jogos nao teremos de esperar pela ultima jornada do grupo para a qualificaçao.. mas ha entraves! 1º old traford e o celtic park.. sao palcos onde e muito dificil vencer.. os adeptos "a moda britanica" sao fervorosos, e nao se cansam de apoiar as suas equipes.. -man utd: e grande mas nao e papao..e ao contrario do k dizem nao me parece estar assim tao melhor que no ano passado. -celtic: tem grandes jogadores, pricipalmente a nivel atacante.. mas vacilam um pouco na defenciva.. 2º a incognita chamada copenhaga! observem bem esta equipe.. nao e assim tao facil.. tem muitos internacionais.. sem compraçao possivel com "artemedias".. eliminou o ajax!! e possivelmente o benfica nao devera jogar num clima muito ameno em copenhaga.. Para o benfica neste grupo, apesar de algumas dificuldades tudo ok nao for a qualificaçao para os oitavos é.. e pouco, muito pouco.. e porque nao pensar em ficar com o primeiroi lugar e deixarem de pensar k os "outros" por serem igleses sao logo melhores? 11 conta 11.. Ja agora no canal televisivo Eurosport news xomentaram este grupo como o pior da champions, deve ser por isto: man utd- antigo campeao europeu celtic- antigo campeao europeu benfica-antigo campeao europeu realmente um grupo muito mau para estar na champions... o do milan ek e bom!! hasta..

Re: Benfica arranca rumo aos oitavos...

Aceita-se o comentário da Eurosport: É o pior na teoria em termos de indecisão/emoção. À partida existem logo 2 favoritos para passaram a eliminatória, o mesmo não acontece nos restantes grupos. Até é elogioso para o Benfica; quer queiramos, quer não, o Benfica apesar de ter feito nos últimos anos uma boa campanha europeia, não foi tão longe quanto isso, e o Manchester é a única equipa deste grupo com um passado recente de luxo na Europa. Temos de ser ambiciosos sim, mas há que pensar jogo a jogo, temos 13 ate à final. Cumps.

Re: Re: Benfica arranca rumo aos oitavos...

vamos entao fazer os 13.. jogo a jogo=D slb

Re: Re: Benfica arranca rumo aos oitavos...

Além disso, tirando o Benfica, que era segundo do pote 3, as outras 3 equipas eram 7ªs e 8ªs dos seus potes, o que resultou que o grupo do Benfica tivesse a média de pontos do ranking mais baixa de todos os grupos. Teoricamente, eram das equipas mais fracas que nos podiam calhar.

Re: Re: Re: Benfica arranca rumo aos oitavos...

mas o celtic num pote a cima do nosso.. e sera k e so uma luta entre o man utd e o slb?

Calendário favorável!

Visitamos o adversário teoricamente mais fácil, numa altura em que o clima se encontra ameno. Logo de seguida recebemos o Manchester numa fase em que o campeonato inglês irá realizar vários jogos em tempo reduzido! Se fizermos 4 pontos nestes dois jogos nada mau! Depois efectuamos dois jogos contra os escoceses, ainda bem que o primeiro será fora, porque um bom resultado poderá ter influência no desfecho do segundo jogo! 3 ponto era óptimo! Na quinta jornada recebemos o FC Copenhaga, obrigatório ganhar, pois à primeira vista parece ser o jogo mais fácil do grupo! Só espero que o último jogo seja apenas para designar o 1º e 2º lugar!

1º jogo determinante

Eu diria que uma vitória seria bastante importante para o apuramento. Se a essa vitória juntarmos outra no jogo na Luz com o os dinamarquese, então seriam 6 pontos... a apenas 2, dos 8 que na época passada deram o apuramento para os 8ºs. Mas duvido que desta vez os mesmos 8 pontos sejam suficientes. A não ser que este Copenhaga se revele uma boa surpresa (lembram-se do Artmédia... por coincidência também temos uns escoceses incómodos) e consiga baralhar as contas. Quantos às equipas do Reino Unido, tudo pode acontecer, depende muito da atitude nesses jogos. O Manchester deve estar à espreita de uma vingança e por sinal fechamos a fase de grupos em Old Trafford... será desejável não ser preciso ir lá vencer. Mas para quem nunca tinha vencido o MU e o Liverpool em Inglaterra, porque não vencer em Old Trafford?

Tarefa Difícil

"O Benfica já defrontou o Celtic por uma vez, na época 1969/70, com a formação da Luz a ser eliminada por moeda ao ar depois de um empate a 6-6 no total das duas mãos e de no prolongamento não se terem marcado golos. Ora o que era muito mais vantajoso para o Benfica! Ao menos na moeda ao ar ainda havia 50% de probabilidade para cada lado! :p O Benfica tal como se tem apresentado ultimamente, com copenhagas e celtics fica mesmo naquela posição favorável para andar enrascadíssimo para passar a fase de grupos, ou seja, quanto mais fácil na teoria for o grupo mais complicado é para o Benfica na prática. Portanto, há motivos para andarmos preocupados e apreensivos. O mesmo não se deve passar com os ingleses que anseiam por uma desforra, quer a nível de clubes quer a nível de selecções, para não falar da possibilidade de voltarem a ver a águia Vitória - what a thrill - lá vou eu vê-los caladinhos com os olhos esbugalhados a ver o voo da água com uma imponente salva de palmas na sua aterragem. Foi bonito, vindo de gaijos que no inicio e no final do jogo foram para o cimo do túnel gritar e cuspir em cima dos benfiquistas. O Benfica tem capacidade técnica para passar à vontade esta fase de grupos, mas ainda não demonstrou como. Cumps.