APAF quer punições exemplares no rescaldo do Benfica-Porto | Relvado

APAF quer punições exemplares no rescaldo do Benfica-Porto

 

A Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) solicita à Comissão
Disciplinar (CD) da Liga de Clubes um «rigoroso inquérito» aos incidentes
ocorridos no Benfica-Porto (0-1) do passado domingo. A estrutura revela ainda em
comunicado que pretende que a justiça desportiva aplique mão pesada aos
prevaricadores apelando à «punição exemplar» dos que tiveram
comportamentos indevidos, tanto a nível pecuniário como desportivo. Falando numa
«gritante falta de lucidez e discernimento» por parte de alguns, a APAF
considera que é preciso acabar com o «sentimento de impunidade dos
prevaricadores» e ameaça mesmo que os árbitros estão preparados para tomar
«posições drásticas e objectivas para restituir a credibilidade no
sector».

Primeira Página:

Comentários [21]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

a APAF

tem cegueira selectiva.

claro que os prevaricadores devem ser punidos.

mas porque é que quando o josé pratas foi agredido no intervalo de um porto-benfica nas antas para na segunda parte inverter a vantagem do benfica para o Porto a APAF ou equivalentes nem um pio deram? agora querem faltar aos jogos?

se é para punir os prevaricadores que se punam todos.

Minagem secreta?

"Numa viagem a Liechtenstein, principado onde o clube de PC foi disputar um jogo particular, um emigrante português, que se dedicava à pintura de automóveis e também fazia uma perninha como empresário de jogadores de futebol, conseguiu criar uma grande amizade com PC e Reinaldo. O indivíduo tinha boa pinta e falava várias línguas. Era inteligente e mostrou-se conhecedor do ramo. E como era necessário preencher a vaga de Luciano D´Onofrio, a solução estava mesmo ali à mão. José Veiga tinha todos os predicados para entrar na organização e, num ápice, apareceu em Portugal como sócio de Joaquim Oliveira. Grande jogadores começaram a passar pela sua mão. Ganhou prestígio, mas a sua ligação aos Oliveira limitava a sua acção.
        PC estabeleceu então uma nova estratégia:
        - O José Veiga tem-se mostrado competente e capaz. Tem-nos dado muito dinheiro a ganhar, mas está na hora de se desfazer a sociedade.
        Joaquim Oliveira não entendeu onde o presidente queria chegar e não hesitou em perguntar:
        - Mas não estou a entender. Se ele nos está a dar bom dinheiro, porque é que vamos desfazer a sociedade?
        PC tinha acordado mal-disposto e, ainda por cima, a sua gata, logo pela manhã, tinha-lhe derramado leite sobre as calças. Olhando a nódoa mal disfarçada junto à carcela, explicou o seu plano:
        - Se desligarmos o José Veiga da nossa organização, simulando um desentendimento, ele fica mais livre para poder trabalhar com outros clubes, nomeadamente com os nossos maiores adversários. Com esta acção, para além dos lucros que daí podemos retirar, ficamos com a possibilidade de minar os nossos adversários por dentro. Ficamos com o campo livre para lhes vendermos jogadores com rótulo dourado, mas fora de prazo, e também podemos vender os seus melhores jogadores para clubes estrangeiros, criando, assim, focos de instabilidade ao mesmo tempo que se lhes diminui a força.
        Joaquim Oliveira nem queria acreditar no que ouvia. Aquele homem era de facto um manancial de inteligência. Dois dias depois, estava desfeita a sociedade e, tal como fora previsto, José Veiga tornou-se num dos empresários mais conceituados da nossa praça."

Este texto é de 2000... Hoje estamos em 2004 e que faz José Veiga? Exacto, controla o futebol do Benfica... Só não vê quem não quer.

Re:Minagem secreta?

Não houve engano na classificação deste comentário??Quanto a mim é ridiculo ou no máximo divertido (bastante sem sal).

Re:Minagem secreta?

A ser verdade essa ficção (?), a CIA e a KGB(ex) teriam material de estudo muito grande em Portugal

Vou citar, e penso que muito bem:

A boa educação

Que a organização de um jogo de futebol requeira uma verdadeira operação militar de segurança é algo já normal nos dias de hoje. Tão normal que, salvo raríssimas excepções, não causa qualquer inquietação ou sobressalto cívicos. Anormal é encontrar alguém que denuncie o caminho que o espectáculo desportivo de futebol está a seguir.

O jogo praticado foi substituído pelo jogo falado e este ganhou em dimensão bélica ao primeiro. O insulto, a boçalidade, a ausência de elementares regras de cortesia, de respeito, de boa educação, só chocam quem se não revê na incivilidade. Instituições de utilidade pública de inquestionável mérito e património desportivos são apropriadas e lideradas por quem não revela a mais elementar preparação, equilíbrio emocional, simples bom senso. As claques são câmaras de eco deste tipo de liderança, que as legitimam de forma clara ou simulada.

O que se passou no final do encontro Benfica-Porto ajuda a compreender melhor o que o antecedeu. O que seria elementar esperar era que as Direcções dos dois clubes se entendessem quanto ao modo como o espectáculo deveria ser organizado. Optou-se pelo insulto inenarrável.

É barato, é fácil e tem sucesso garantido culpar o Governo. Mas não há nenhum Governo que possa preencher aquilo que é da exclusiva responsabilidade individual: o saber respeitar os outros e o saber respeitar as instituições que se serve. O ser bem educado. O ser civilizado.

Compreendo por isso que, neste estado de coisas, haja quem não tenha vontade de, com a sua presença, caucionar a grosseria chocante que por aí campeia. Sobretudo quem gosta de futebol e sempre achou que o seu exercício não era incompatível com a boa educação.

José Manuel Constantino

Presidente do Instituto do Desporto de Portugal

in O Jogo, 19/10/04

Um boicote !

Se fosse árbitro e sabendo o tudo o que se passou , faria tudo para boicotar os jogos do Benfica enquanto não pedissem desculpas publicamente .
Afinal , por muito menos esses Srs. "diferentes" exigiram um pedido de desculpas por parte dos dirigentes Portistas por eles terem reclamado pelos bilhetes que teriam direito !!! Ui !!! Não parece ter lógico , pois não ????

FCP foi prejudicado !

Penso que o Árbitro deveria ser punido pois cometeu vários erros:
-mostrado com excesso de rigor o cartão amarelo aos jogadores do Porto.
-Não mostrou 2amarelo e consequente vermelho ao Karadas, depois deste ter empurrado Pepe na grande área.
-O Pepe é muito mal expulso, depois de ter sido agredido por Nuno Gomes.
-O pseudo-Golo do Benfica resulta de uma jogada irregular, quando o Petit remata, o simão está em fora de jogo, na direcção da bola, e baixa-se para não lhe tocar, o que fez com que o Vitor Baía não visse a partida da bola, de facto ele só viu a bola, a partir do momento que o simão se baixou já dentro da grande área. Ou seja Simão teve influência directa na jogada, impedindo vitor baia de ver a bola e que quase resultava em golo.

Re:FCP foi prejudicado !

Palhaçada senhor oportuno!

clubite aguda

mas como não insultaste um clone que insultou a tua mãe o censor azul do relvado não te vai tirar dez pontos sem aviso

Clubite Aguda?!?

Tenham lá paciência, isto é do mais divertido que escreveram aqui nos últimos 3 dias eheheheheheheheh.

Jogada irregular?!

Jogada irregular com Simão em fora de jogo a interferir na jogada??!!
Isso deve ter sido ilusão óptica :o

Re:FCP foi prejudicado !

Grande filme!!

- O Jorge Costa fartou-se de distribuir "fruta" e nem um amarelo.

- O Karadas, no lance com o Pepe, sofre primeiro uma carga com o braço/cotovelo na face. Em Guimarães, o Luisão não fez tanto e o Benfica sofreu um penalty.

- O Nuno Gomes foi expulso por tentativa de agressão e o Pepe por agressão, é o que está no relatório.

- Em relação ao Petit, faltou-te dizer que ele estava a fazer um passe para o Simão, só que saíu-lhe com demasiada força e por acaso na direcção do baliza. Sorte teve o Baía em estar no caminho da bola, senão nem a via...

Re:FCP foi prejudicado !

Pois ai esta a grande diferença.
O V.Baia viu-a e o Moreira não a viu...

Re:FCP foi prejudicado !

viu-a mas largou-a para dentro da baliza ... aí está a grande diferença!

Isso mesmo!!

Com esta história toda ,os arbitros devem andar todos "ressabiados" com o SLB..com muito pouca paciência para vos aturar...

Que sejam exemplares!

Já agora, aproveitem e passem a castigar quem visita os árbitros na cabina, em especial no intervalo dos jogos...

Re:Que sejam exemplares!

Despropositado?
Por favor, ainda ontem escrevi que este relvado está viciado para os andrades mas agora tenho a certeza.a ti dão um despropositado, ao Astoria que te respondeu exactamente nos mesmos moldes deram-lhe oportuno.
Isto esta uma boa trampa.
Para mim o oportuno foste tu.

Re:Que sejam exemplares!

És mesmo lampião!

Re:Que sejam exemplares!

diz-me alguma coisa que eu não saiba porque eu sou com muito gosto

Xiiii Ricardo...

Já ng se lembrava da oferta da camisola do Nuno Gomes, do que tu te foste lembrar....eheh

Que tal...

...começar pelo árbitro?!