Alemanha-Polónia pode ser decisivo no Grupo A | Relvado

Alemanha-Polónia pode ser decisivo no Grupo A

 


Alemanha-Polónia pode ser decisivo no Grupo A
Alemanha e Polónia abrem às 20 horas em Dortmund as hostilidades da segunda jornada do Mundial no Grupo A. É um jogo particularmente tenso e de alta segurança, sendo um dérbi entre vizinhos e com uma vasta comunidade polaca a viver em terras germânicas. De resto os avançados Miroslav Klose e Lukas Podolski, que foram titulares pela Alemanha no triunfo frente à Costa Rica, nasceram na Polónia. Além disto, o jogo poderá ditar a exclusão imediata dos polacos da competição depois da derrota frente ao Equador. Para a "Manschaft" uma vitória poderá por outro lado garantir desde logo um lugar nos oitavos-de-final.

Alemanha-Polónia [20 horas, SportTV]

Na história dos confrontos entre Alemanha e Polónia, os germânicos nunca perderam para os rivais vizinhos. A formação anfitriã do Mundial entrou bem na prova com um triunfo por 4-2 frente à Costa Rica, mas a defesa alemã revelou algumas debilidades, concedendo espaços nos dois golos de Wanchope. O seleccionador Jurgen Klinsmann salienta que frente aos polacos é intenção «reduzir o número de erros» defensivos e «instalar uma agressividade positiva». De regresso ao onze germânico deverá estar Michael Ballack que falhou o encontro de estreia no Mundial.
Do lado da Polónia há uma dúvida devido a problemas físicos; o jogador do Southampton Kamil Kosowski está em risco de não alinhar devido a lesão. O seleccionador Pawel Janas não abre o jogo quanto às opções a colocar em campo, mas salienta que efectuará algumas alterações em relação ao onze que perdeu com o Equador. Certo é que o jogo será «como uma final» para a Polónia, segundo afiança Janas, salientando que «se não conseguirmos pelo menos um ponto, então é melhor que façámos as malas». O seleccionador polaco evidencia ainda que «a Alemanha não é imbatível e nós daremos mais de 100 por cento», garante.

Camisola germânica, coração polaco

No meio destas análises tácticas ressalta a curiosidade de a Alemanha ter na sua equipa dois jogadores naturais da Polónia. Miroslav Klose e Lukas Podolski, que devem ser titulares nesta quarta-feira, admitem até que costumam falar polaco entre si para confundir os adversários. Esta não será uma boa ideia para o jogo de logo. Podolski viveu apenas os dois primeiros anos de vida na Polónia, mas mantém a dupla nacionalidade e diz que não entoará nem o hino alemão, nem o polaco, antes do encontro. Já Klose saiu com oito anos e meio da Polónia e confessa que «não perdi completamente o meu coração polaco».
Entretanto a imprensa germânica vai fazendo a habitual "guerrilha" do sensacionalismo, criticando a preparação dos polacos. O diário
Bild publica um artigo onde se nota que o Estágio da Polónia parece «um campo de férias», salientando que os jogadores não estão a seguir a dieta imposta pela Comissão Técnica e que se alimentam de batatas fritas e de cerveja.
Também na Polónia a imprensa não tem sido particularmente simpática com a Selecção e o treinador Pawel Janas está na mira das principais críticas. Será assim num clima de tudo ou nada que os polacos enfrentarão o encontro, com toda a carga positiva que isso acarreta, mas também com todo o peso da responsabilidade por um eventual fracasso. É certo que a Alemanha, jogando em casa e sem ter ainda convencido os seus adeptos, precisa também de provar o que vale.

+ Onze provável da Alemanha: Lehmann; Friedrich, Metzelder, Mertesacker, Lahm, Schneider, Frings, Ballack, Schweinsteiger, Podolski e Klose
+ Onze provável da Polónia: Boruc, Bak, Jop, Zewlakow, Baszczynski, Krzynowek, Jelen, Szymkowiak, Sobolewski, Smolarek e Zurawski
+ Árbitro: Luis Medina Cantalejo (Espanha)


Primeira Página:

Comentários [11]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Segundo a minha esposa disse

Os Polacos nunca se deram bem com os Alemaes. Isto tuda ainda remonta quando da invasao das tropas Germanicas da Polonia em 1939. A partir dai sempre existiu um odio escondido e encontros entre estas Seleccoes foi sempre intenso. Os Polacos vao vender muito cara uma possivel derrota. Mesmo que os jogadores Polacos andam a cerveja e batatas fritas. Cumps.

Re: Segundo a minha mulher disse

Pelo que sei parece que os Polacos nâo se dâo bem com nenhum paìs vizinho.Infelizmente para os polacos o país passou séculos a ser repartido entre os países vizinhos,de modo que tem que ter muita raiva para dividir por todos.Onde eu quero chegar,é que não me parece que vá haver assim tanto "estrilho"!

Re: Re: Segundo a minha mulher disse

Em outras palavras : que bom ser Portugues Viva Aljubarrota. Cumps

Re: Segundo a minha esposa disse

Olha que os problemas entre os alemaes e os Polacos ja vem de antes. Uns sao germanicos e os outros sao eslavos e desde que existem sempre andaram as cabecadas1

Re: Re: Segundo a minha esposa disse

Pois eu ja dei de conta quando decidi casar-me com uma desses Eslavas. :)

Serão 3 pontos garantidos para a Alemanha

Fico a pensar como é que a Polónia está neste mundial. Pelo que tive a pesquisar, através de empates fora e vitórias tangenciais em casa. Polónia é zero. A derrota frente a Costa Rica não foi surpresa nenhuma.

Re: Serão 3 pontos garantidos para a Alemanha

mas quem ganhou à Costa Rica não foi a Alemanha? A Polónia já jogou com a Costa Rica?

Re: Re: Serão 3 pontos garantidos para a Alemanha

Desculpa queria dizer Equador. cumps

Decisivos sao todos a partir de agora...

Nesta segunda ronda todos os jogos podem ser conseireados decisivos, para uns que quase podem garantir a passagem e para outros que podem ficar afastados de vez. Se alguem souber de algum jogo que nao seja decisivo avise !!

Palpita-me

uma vitória da Polónia ou empate.

...

Penso que a Alemanha ganhará sem muito sacrifício... de qualquer maneira, que corra tudo bem durante o jogo!