Porque o desporto não é só futebol... | Relvado

Porque o desporto não é só futebol...

 

Kcavalo diz: "dá-me muito orgulho
quando os atletas portugueses participam em Mundiais e Jogos Olímpicos!
A portuguesa Naide Gomes ganhou uma medalha de Bronze e Nélson Évora foi 6º nos
Mundiais de Atletismo de Moscovo. É de louvar o esforço dos poucos atletas
portugueses que participam nestas provas. Triste é a pouca atenção e apoio que
recebem do nosso país. Que medidas devem ser tomadas para apoiar os nossos
atletas? O que é que falta para que desportos como o atletismo, o hóquei, o
voleibol, o ciclismo, enfim desportos em que Portugal provou ter bons atletas e
com resultados práticos positivos, vinguem no nosso país sem viverem de
esmolas?"

Jogos Olímpicos:

Comentários [33]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Pois, pois

Aqui nos EUA tudo eh desporto menos o futebol.

Nao estou a mentir, se perguntarem a um Americano qualquer estatisticas sobre um jogador de baseball, es capaz de adormecer por ouvir tantos numeros.

Infelizmente o desporto Rei tem ainda muita pouca influencia na mente desportiva, aos poucos e com os passos largos ja dados em especial na Seleccao o futebol comeca a entrar pela TV em casa.

Alias eu estou esperancado que nos proximos dois mundias (2010, 2014) os EUA com a nova vaga de jogadores prestes a sairem das academias montadas por Carlos Queiros iram dar uma imagem muito positiva e nao se ademirem se chegarem a uma meia-final.

Eu prezo qualquer atleta Portugues que se aventura em tudo menos no futebol, com as condicoes precarias de treino e o fraco acompanhamento a nivel de treino vai ser dificil Portugal ser medalha de ouro, prata ou bronze em modalidades outras que nao o atletismo.

Aqui esse acompanhamento comeca logo na escola secundaria, e aprofunda-se na Universidade para finalmente ser um atleta de alto nivel quando este se encontra no pique da idade (22-26 anos).

Eh pena que sejam unicamente estes casos exporadicos, como o tem sido desde que eu me lembro e concerteza muitos dos relvinhas se lembram das Vitorias nas Maratonas de Carlos Lopes e a nossa querida Rosa Mota. Estes sao os ex-atletas que sao os Role-Models para o nova geracao de atletas Tugas.

Cumps.

E porque só agora é que tive conhecimento

Triatlo: Vanessa Fernandes sagrou-se campeã europeia

A atleta garantiu a presença nos Jogos Olímpicos. Antes de Atenas vai disputar o Campeonato Mundial e o Europeu de Sub 23.

Os atletas, as medalhas, as vitórias vão aparecendo os fundos é que se esfumam do nada e sem razão!

Re:E porque só agora é que tive conhecimento

2001:

18ª no Campeonato da Europa de Triatlo (Carlsbad – CZE) – Juniores femininos;
Medalha de prata por equipas no Campeonato da Europa de Duatlo (Mafra – POR) – Juniores Femininos.
2002:

Medalha de Bronze no Campeonato da Europa de Duatlo (Zeitz – GER) – Juniores femininos;
Medalha de Bronze no Campeonato da Europa de Triatlo (Gyor – HUN) - juniores femininos;
12ª na Taça do Mundo do Funchal (POR);
29ª na Taça do Mundo de Nice (FRA);
34ª na Taça do Mundo de Tizjausvaros (HUN)
4º Lugar no Campeonato do Mundo de Triatlo (Cancun – MEX) - juniores femininas;
2003:

Campeã da Europa de Triatlo Juniores Femininas (Carlsbad – CZE);
Campeã do Mundo de Duatlo Juniores Femininas – (Affoltern – SUI);
Medalha de Bronze no Campeonato de Mundo de Triatlo Juniores Femininas (Queenstown – NZL);
Medalha de Prata no Campeonato da Europa por equipas Juniores Femininas (Carlsbad – CZE);
5ª classificada nos Jogos Mundias de verão (Santos – BRA);
2ª Classificada no Triatlo Internacional da Praia da Vitória – (POR)
Vencedora do Triatlo Internacional do Estoril (POR);
Vencedora da Taça do Mundo de Madrid (ESP);
3ª Classificada na Taça do Mundo de Cancun (MEX);
3ª Classificada na Taça do Mundo do Rio de Janeiro (BRA);
9ª Classificada na Taça do Mundo do Funchal (POR);
10º lugar na Taça do Mundo de (Ishigaki – JPN);
9º lugar na Taça do Mundo de (São Petersburgo – EUA);
2004:

Campeã da Europa de Triatlo Elite Feminina (Valência – ESP - Abril);
5ª Classificada no Campeonato de Mundo Elite (Funchal – POR - Maio);
Campeã da Europa de Triatlo Sub23 Feminina (Tiszaujvaros – HUN - Julho);
8º lugar nos Jogos Olimpicos Atenas 2004

Isto é só o palmarés agora com mais esta vitória meus vai longe 21 anos e mais nada!

Naide

Viva a Naide! Viva!!

Viva Potugal!!

Viva Portugal!!

Carlos Sousa Lopes

Estive mal quando falei em clubes. Pouco importa! Quem não vibrou com a grande vitória de Carlos Lopes em L.A.?

A nível de clubes, falo pelo meu SPORTING...

...que devia ter no estádio, palco dos grandes eventos, condições para o atletismo: pista de tartan é coisa que havia no antigo José Alvalade mas não existe no novo, infelizmente. Uma solução podia passar pelo aproveitamento do espaço do fosso, entre o relvado e as bancadas, mas isso exigiria uma solução de BOM NÍVEL, algures entre uma estrutura éfemera de montagem rápida, ou um sistema móvel qualquer, à imagem da tecnologia utilizada nos estádios com coberturas ou plataformas amovíveis (Gelsenkirchen; Paris, etc, etc,)...

Falo no SPORTING porque é o CLUBE que mais vezes representa Portugal nos Olímpicos, nos Mundiais, nos Europeus e em quase todas as outras provas de atletismo, sendo a maior potência do atletismo português, e tendo por isso responsabilidades acrescidas na defesa do desporto e das cores nacionais.

Também lamento a atitude dos media, que gastam mais tempo a falar de más arbitragens quando estas aparentemente prejudicam o Benfica (não vou entrar nessa discussão), do que a enaltecer os feitos dos atletas PORTUGUESES e do SPORTING! E isto ninguém pode negar, é uma VERGONHA em estado puro! A isto se chamam interesses sujos e mesquinhos, lavagem cerebral, controlo de massas. Aquilo que é saudável e de enaltecer, que é a prática do atletismo de nível mundial, não pode ser divulgado e defendido, pois aí teriam de mencionar o valor ÚNICO do SPORTING CLUBE de PORTUGAL na defesa do atletismo e da pátria. Agora a polémica triste, suja e vergonhosa entre dirigentes, comentadores, árbitros e o povo em geral já interessa, só para camuflar os inêxitos do Benfica, ou dividir a atenção nacional de coisas muito mais importantes que o José Veiga, o tal que se reúne no restaurante o Sapo com membros da arbitragem portuguesa, ou o Pinto da Costa, que é recebido com honras de chefe de estado pelo Sr. Luís Guilherme. E os desportistas, meus senhores, entram onde? Os verdadeiros ATLETAS, esses não merecem mais atenção e protagonismo, nas horas de Glória e também nos momentos maus?!

Só termino esta minha tese dizendo o seguinte, depois de ter falado do que pode ser feito a nível do MEU CLUBE para melhorar a situação do atletismo em Portugal porque pelos vistos não há mais ninguém interessado, ou à altura desta responsabilidade:

O penaltie cometido em Barcelos, no Gil Vicente - Sporting da 1ª volta, por um jogador gilista que salta mais alto que TODA A GENTE dentro da sua área, lá em cima, onde só o seu braço chegou, para cortar a bola INTENCIONAL e OSTENSIVAMENTE, CLARA e VISIVELMENTE, esse mesmo lance de penaltie, sendo o mais grosseiro que já vi na minha vida, ficou IMPUNE, pois daria a vitória, muito possivelmente ao SPORTING. Aí não houve escândalo, aí não houve duas horas por dia a falar nisso na SIC Notícias e nos outros canais, não veio na capa do Record, nem da Bola, nem de nenhum outro jornal, dizendo que "Assim não vale" e outras coisas que tais, porque parece que AQUILO, contra o SPORTING, vale SEMPRE, etc, etc...

      Pergunto-me se para defender o Benfica num lance que me parece penalti, mas não deixa de ser difícil de avaliar para um árbitro que está nas costas dos jogadores que disputam a bola, neste jogo Benfica-Naval (o tal sobre Geovanni), vale toda esta pressão da comunicação social, erros destes já vimos aos pontapés em todos os campos e favorecendo e prejudicando TODAS as equipas.

      Agora um bloco que só é legal no voleibol e no andebol (mas fora da área), que tem de ser visível por TODOS os que estão em campo, incluindo o trio de arbitragem (só se fossem cegos não viam um jogador nas alturas, sozinho, cortar a bola com o braço), porque os árbitros são obrigados a VER a BOLA, se não não são aptos para arbitrar - a BOLA é o CENTRO das ATENÇÕES num Jogo, é impossível não terem visto aquilo! Aí ninguém faz capas com essas fotos OBSCENAS e VERGONHOSAS, ESCANDALOSAS mesmo, ninguém escreve "Assim não vale", ninguém dá destaques de duas horas para o PENALTI MAIS ESCANDALOSO que já vi ficar por marcar, etc, etc!!!

O Veiga é que pode falar durante duas horas, que a mim NUNCA me hão-de enganar! Ou o Pintinho e as suas queixas! Eu respeito é a Naide Gomes, o Rui Silva, o Francis Obikwelu! Esses sim são camuflados, tal como o penalti mais escandaloso de sempre em Barcelos, porque essas coisas não dão para enganar ninguém, não dão para controlar massas, para fazer lavagem cerebral a todo um povo!

ORGULHO VERDE!!! SPORTING, o CLUBE de PORTUGAL!!! Obrigado atletas de Portugal, seja qual for o vosso clube, que dignificam a palavra DESPORTO, a palavra DESPORTIVISMO, a palavra PORTUGAL!!!

Aos escroques, aos porcos sujos, aos vigaristas, aos enganadores e falsos profetas, um dia terão aquilo que são!!!

Re:A nível de clubes, falo pelo meu SPORTING...

Acho uma lata incrível qualquer adepto dos 3 grandes queixar-se de ser maltratado e discriminado na imprensa... Só me dá vontade de rir...

Já agora a todos os sportinguistas que advogam a tese de que o fora de jogo do Fary anula a grande penalidade cometida pelo Tonel se deveriam lembrar então - algo que não vi ainda ninguém referir - que a falta de que resulta o golo do Sporting não existe e que o lance da grande penalidade começa numa falta não assinlada sobre um jogador axadrezado que saltou na cabeça da area com dosi atletas leoninos, tendo depois a bola sobreado para Moutinho que a endossou a Liedson...

Mas lá está o árbitro tem razão, apenas foi coerente ao não assinalar a falta sobre Fary, no Bessa na primeira volta também não viram a falta de Beto da qual resultou o segundo golo leonino...

E ainda vêm queixar-se de ser maltratados pela imprensa...não há pachorra para as queixinhas dos adeptos dos três grandes...

Re:A nível de clubes, falo pelo meu SPORTING...

Como é que tu só viste esse penalti do Tonel e não viste um outro penalti numa falta rigorosamente igual a essa e outro, esse verdadeiramente escandaloso, em que o jogador do Sporting é derrubado e entalado entre dois jogadores do Boavista. Estranho que não tenhas visto estes dois penaltis a favor do Sporting, tanto mais que ambos os lances foram repetidos pela televisão. Não viste também o lance em que o jogador do Sporting fica isloado e é derrubado por detrás, em que viu apenas o cartão amarelo quando devia ser vermelho direto.
Não há pachorra para vos ouvir falar de arbitragem. A verdade é que o Sporting criou montes de oportunidades de golo, mas, infelizmente, só entrou uma. Outra foi ao poste, o penalti foi defendido, outra vai a entrar e um defesa tira a bola quase em cima da linha, o Guardaredes tirou uma série delas... Quantas oportunidades de golo teve o Boavista?

Re:A nível de clubes, falo pelo meu SPORTING...

Mas estás tu a falar de que lances de grande penalidade...não há pachorra.

Mas afinal...

Como ficou a grande final de Bilhar de Bolso disputada entre o Sporting e a Casa de Mariscos da Covilhã? Mais uma grande glória para o orgulho sportinguista? Ou perderam?

Assim como falta um pista de atletismo no estádio

...José Alvalade, falta também um pavilhão que albergue o hóquei leonino e outras modalidades, como o futsal, o andebol, o voleibol, etc...

...penso que é esse o contributo que o meu Clube poderá dar, para lá do muito que tem feito ou já fez em prol destes desportos...

Uma palavra para a ***** de comunicação social desportiva que temos. MANIPULADA e MANIPULADORA!!! VERGONHOSA!!!

Lembra a defesa de Baía com as mãos fora da área!

Como diria o Nélson Pires, "mais do mesmo"!

ORGULHO VERDE! SPORTING, o CLUBE de PORTUGAL!

Re:Lembra a defesa de Baía com as mãos fora da áre

È o que eu digo... A Naide Gomes não é do Sporting é portuguesa...

Bendita Seja!

Felicidades! Viva Portugal!

Re:A nível de clubes, falo pelo meu SPORTING...

Só pensas no teu clube quando todos nós nos devemos sentir felizes pelo resultado da atleta?

És assim tão trisre que não vejas o que é bom para o teu país e para as pessoas de que gostas?

Não deves ter lido bem o meu "post"...

...eu falo das cores nacionais, falo do mérito que se deve dar aos atletas, falo da desinformação desportiva, ou da informação que nada vale quando comparada com os feitos destes atletas, que gostes ou não, representam PORTUGAL, em primeiro lugar, porque é de uma competição Internacional que se trata neste mundial que não é de clubes, mas também todo o trabalho desenvolvido no e pelo SPORTING!

      É óbvio que me sinto feliz enquanto PORTUGUÊS, mas também deve ser óbvio para ti que me sinto igualmente feliz como SPORTINGUISTA, o que não é comum áqueles que não o são, como deves imaginar e compreender!!! Não percebo esse teu comentário, não tem ponta por onde se lhe pegue!!! Chamas-me triste, quando é óvio que aqui EU sou o mais feliz, pois ganhou PORTUGAL, com uma atleta formada no SPORTING! Ou seja, cumpriu-se PORTUGAL e cumpriu-se o SPORTING, o CLUBE de PORTUGAL!!!
 
      Parece-me é que tu ficaste mais triste por descobrir isso, não me chamas triste nesta hora de felicidade portuguesa e verde-e-branca!!

      Como pode um PORTUGUÊS e um SPORTINGUISTA ficar triste com a medalha (mais uma!!!) conquistada por esta atleta portuguesa e do Sporting???

Re:Não deves ter lido bem o meu

A triatleta Vanessa Fernandes, do Benfica ganhou o Outro em mais uma prova da Taça do Mundo ... Não são só os Sportinguistas ... :-)

Abraço

Parabéns! Eu já ouvi falar dessa atleta...

...recentemente contratada pelo Benfica, que já acumulara antes um longo e vitorioso percurso, cotando-se como uma das melhores do mundo! Já não é de agora, mas os bons exemplos são sempre de saudar!

Comunicação social

O Problema do atletismo reside exclusivamente na comunicação social, primeiro porque lhe dá pouca publicidade, segundo porque não faz a ligação atleta/clube.
Falaste na Naide Gomes. Quantos aqui sabem que se trata de uma atleta do Sporting? E quantos não sabem?...
E esta é uma atleta já bastante conhecida. Imagine-se agora as centenas ou milhares de atletas de alta competição que por aí há sem que, na sua maioria, se saiba a que clube pertencem. Culpa da comunicação social, que quando fala dos atletas só muito raramente refere o clube a que estão ligados e que lhes proporciona as condições necessárias para poderem competir nas suas modalidades, nomeadamente condições económicas.
Os problemas daí decorrentes são vários, mas o principal é o desinteresse das pessoas, porque, quer se queira quer não, os portugueses estão muito ligados aos seus clubes e, sabendo que determinado atleta é do seu clube, começa a olhá-lo com outros olhos e a seguir melhor a sua carreira.
O outro grande problema é que os próprios atletas, porque não sentem o carinho (endeusamento) que sentem os praticantes de outras modalidades, como por exemplo o futebol, acabam por perder o interesse pela competição e muitos casos haverá que deixaram de competir sem terem dado tudo o que estaria ao seu alcance.
Repare-se que o nosso (português) Sporting tem sido, ao longo de muitos anos, um dos clubes mais fortes da Europa em atletismo, ganhando campeonatos europeus, medalhas em campeonatos do mundo, medalhas em jogos olímpicos, etc, os recordes nacionais têm estado, na sua esmagadora maioria, na posse dos seus atletas, sem esquecer as glórias das conquistas de títulos olímpicos e recordes mundiais.
Alguns destes atletas medalhados acabaram por abandonar o clube por falta de verbas para os manter a todos e fala-se já que, daqui a dois anos, o atletismo de alta competição vai desaparecer de uma vez por todas do Sporting.
PORQUÊ?
Porque as grandes vitórias do Sporting em atletismo não servem de nada! Os jornais dão mais realce a um futebolista que marca um golo de penalti que a uma medalha de bronze da Naide Gomes numa competição mundial! Os jornais enchem páginas e páginas com bocas ordinárias de dirigentes de clubes a falar de arbitragens ou de património não desportivo e são incapazes de escrever duas linhas sobre um/uma atleta que deu tudo o que tinha mas não conseguiu ser apurado para a final de uma qualquer competição. Se tivesse ido à final, talvez ainda conseguisse ver o seu nome no jornal. Assim, nada... e do clube que o/a apoia, ainda é pior: nada de nada!
Quando daqui a poucos anos o Sporting acabar com o atletismo, vão torcer a orelha mas já não deita sangue. Vai desaparecer o interesse pelos jogos olímpicos; para quê ver aquilo se não tivermos lá nenhum português?...
Enfim, vou dormir que este assunto mete nojo.

Concordo plenamente com a tua opinião...

...aliás, lê também o meu comentário, e diz-me se não estão lá, por outras palavras, os mesmos argumentos!!!

Um abraço, Kcavalo!!! Saudações Hulkianas!!! E quase escrevíamos comentários tão parecidos ao mesmo tempo!!!

Não é o Kcavalo, és tu Selvabrava! Confusão minha!

Um, abraço!!!

Re:Não é o Kcavalo, és tu Selvabrava! Confusão min

Dois abraços!

Re:Comunicação social

Discordo completamente. Penso que não me interessa o clube do atleta ou da atleta (neste caso a Naide). O atletismo é essencial para o nosso desporto. É irrelevante os clubes em que os atletas o praticam! O que é importante é que os principais clubes portugueses tenham respeito por esta incrivelmente expectacular modalidade.

Felicidades

Re:Comunicação social

Não interessa o clube!?
Então se não fosse o Belenenses ir às obras buscar o Francis Obikwelu que andava com um balde de massa às costas, se depois o Sporting não o fosse buscar ao Belenenses e não lhe desse dinheiro e condições de treino ao mais alto nível, que é que seria hoje desse rapaz?
Fazes alguma ideia de quanto gasta o Sporting com o atletismo para que todos nós, portugueses sintamos lágrimas nos olhos ao ver a bandeira portuguesa ser hasteada junto ao pódio de uma competição internacional?
Não interessa o clube? Vais ver, daqui a dois anos, quando o Sporting acabar com o atletismo de alta competição, no que se vai tornar o atletismo português.

Pá, por muito que te custe aceitar, a Naide Gomes.

...é atleta do SPORTING CLUBE de PORTUGAL, assim como a maioria dos atletas ded TOPO nacionais!!! Acima de tudo são PORTUGUESES, mas sem o SPORTING, provavelmente nunca teriam chegado onde chegaram em defesa das cores de Portugal!!! A felicidade deve ser de todos, mas o mérito, esse não pode ser dividido por quem não o merece!!!

Tudo o que disse acima é verdadeiro, mas como sempre há muitas resistências mentais fruto da lavagem constante e impiedosa dos interesses de dominação e adormecimento de massas!!! Daí a tua dificuldade em aceitar essa verdade!!!

Cumprimentos, Odi...

Aliás, como sempre, cabe ao SPORTING o mérito...

...na formação e desenvolvimento humano e desportivo da maioria dos melhores atletas PORTUGUESES de SEMPRE, ao nível dos melhores do mundo, nas várias MODALIDADES:

Manuel Faria
Carlos Lopes
Fernando Mamede
Francis Obikwelu
Rui Silva
Naide Gomes
Joaquim Agostinho
António Livramento
Vítor Damas
Hector Yazalde (não se formou no Sporting, mas foi ao serviço do Clube que bateu um record que ainda hoje perdura, 46 golos em 30 jornadas!)

etc, etc, etc

E todos estes feitos engrandecem PORTUGAL, e o CLube leva o país no nome, e que tudo faz por ele, o SPORTING!!!

Em matéria de serviço público ao país e ao desporto, ninguém deve ensinar ou apontar nada ao SPORTING e aos SPORTINGUISTAS!!! E tenho dito!!!

Outros desportos

Este assunto devia ter saído a outras horas.

Visitem

Visitem www.gestaodedesporto.blogspot.com

Porque o Desporto é mais que a bola que entra no poste e não entra !

Saudações Desportivas

orgulho nacional

A todos os ultranacionalistas que povoam este site só gostaria de referir que esta atleta que tanto prestígio dá a Portugal e que tão bem representa as nossas cores nasceu em S. tomé e Príncipe e naturalizou-se em 2001.

Para os mais desatentos, existem dezenas de atletas de alta competição nestas condições mas parece que só na selecção de futebol é que isto é um problema...

Haja um pouco de coerência

Cumprimentos,
SinCity

PS - Parabéns à Naide Gomes por este fantástico resultado

Re:orgulho nacional

"Para os mais desatentos, existem dezenas de atletas de alta competição nestas condições mas parece que só na selecção de futebol é que isto é um problema..."

Como se fosse habitual falarmos de outros desportos que não o futebol...

Falou-se uma vez no campeonato de futsal conquistado pelo Benfica e ia-se dando uma revolução aqui no Relvado!

Quem te diz que os mesmos que se queixam de Nélson e Deco na selecção não se importam com esses casos? Por acaso já os ouviste comentar o assunto?

Então não partas de pressupostos falsos para ganhar uns pontitos...