Pequim 208: Vicente Moura critica «desculpas» dos atletas portugueses | Relvado

Pequim 208: Vicente Moura critica «desculpas» dos atletas portugueses

 


Pequim 208: Vicente Moura critica «desculpas» dos atletas portugueses
O presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP) exige «profissionalismo e brio» aos atletas portugueses que disputam os Jogos Olímpicos em Pequim. Depois da medalha de prata conquistada por Vanessa Fernandes no triatlo, Vicente Moura deixa críticas às «desculpas» dadas por alguns atletas para os maus resultados.



«Fizemos tudo o que era possível fazer para os resultados aparecerem», afiança Vicente Moura citado pela Agência Lusa. «Esta foi a melhor preparação de sempre para uns Jogos Olímpicos. Disso não há duvida nenhuma. Haja os resultados que houver», aponta o presidente do COP depois de algumas decepções com a participação de alguns atletas.

Vicente Moura fala em «desculpas que não são correctas», salientando que «há a tentação de, imediatamente a seguir à prova, atribuir a causas externas o seu eventual menos bom desempenho». Mas «aqui não há desculpas», aponta.

O dirigente do COP repara ainda que os atletas são preparados «desportivamente, culturamente não, a educação não é connosco», diz Vicente Moura, salientando a importância de «olhar para a bandeira e saber que temos o povo português atrás de nós». «Não podemos esquecer isso e não devemos defraudá-lo», conclui.


A prata conquistada por Vanessa Fernandes já mereceu entretanto as palavras de felicitação do primeiro-ministro e do secretário de Estado do Desporto. Laurentino Dias repara que o segundo lugar da triatleta portuguesa «tem um travozinho de quem ainda quer chegar ao Ouro, quer chegar e vai chegar», vaticina o governante, acrescentando que Vanessa é «um grande exemplo para os jovens portugueses».



Fotos: Lusa


Jogos Olímpicos:

Comentários [27]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Re: Pequim 208: Vicente Moura critica «desculpas» dos atletas po

E é assim tão importante ter atletas nos Jogos? Ou seja, a minha pergunta é: Deveremos gastar dinheiro com uma actividade, que apenas proporciona umas férias aos felizes contemplados com o chamado "minímo olímpico"? Ou, ao invés de um Centro Desportivo para Atletas de Alta Competição, pago por todos nós, deveríamos investir esse mesmo dinheiro na criação de infra-estruturas desportivas básicas em todo o país? Fora do futebol, não temos uma única modalidade onde produzamos constantemente craques. Porquê? Não tem nada a ver com o areal, tem a ver com a quantidade de jovens que praticam futebol. E não foi preciso criarem o futebol olímpico para o nosso se desenvolver. Quantos mais praticantes existem numa modalidade, maiores as possibilidades de surgirem craques. O que Portugal faz, é de todas as formas o mais errado. Pega numa mão-cheia de gente minimamente capaz e tenta injectá-los com o espírito olímpico. Por isso e que não temos tenistas de qualidade, pilotos de fórmula 1, nadadores, etc, etc, etc. Temos gente que estava melhor na caminha, cujas pernas tremem antes da corrida ou que não "foram feitos para este tipo de competição". Portugal sofre nos Jogos por causa do seu eterno síndrome de que o Estado deve ser o provedor de tudo e mais alguma coisa...subsidio-dependência, até no desporto. Até no desporto.

Re: Pequim 208: Vicente Moura critica «desculpas» dos atletas po

Concordo plenamente com o seu comentário e acho que devíamos olhar para o exemplo de Espanha que está a execer domínio nos desportos mais rentáveis ou importantes com nomes como Nadal, Lorenzo, Alonso para não falar na selecção de futebol ou basquetebol para além do ciclismo, golf ou outros desportos. Quanto aos JO temos que concordar que eles ainda não são uma potência mas para lá caminham. Agora estar a dar apoios a "gente" sem garra ou capacidade para as modalidades que pratica não pode dar resultados e isso terá de começar nas escolas aumentando e melhorando as infra estruturas de modo a captar gente mais capaz ou com muita aptidão para determinados desportos. Em alguns países é isto que acontece e fazem-se testes rigorosos que determinam o desporto para qual um jovem tem mais aptidão ou, se prefeir, as aptidões certas. Só assim se conseguem angariar atletas de elevada perfomance e isto explica a dificuldade que tem havido em encontrar-se realmente atletas de grande nível. Outra barreira que encontramos em Portugal é o elitismo em redor de certos desportos (ténis, golf, automobilismo, equitação) o que ceifa desde logo a entrada/captação de indivíduos que poderiam tornar-se ases caso conseguissem "licença" para os praticar. Mas como não têm pais ricos ou padrinhos endinheirados nunca poderão testar a sua vontade e capacidade...

A melhor desculpa:

Foi a do Marco Fortes que disse qualquer coisa parecido com: "Isto de manhã é complicado... estou bem é na caminha... as pernas já não respondiam queriam era estar na caminha..." Quanto a mim estas declarações não são nada justificaveis. Roçam o vergonhoso mesmo... Ficar em 38º em 45 e muito longe do recorde nacional, apenas porque competiu de manhã e queria estar na caminha?

Re: A melhor desculpa:

Eu também não gostei dessas declarações. Mas temos de ter em consideração que trata-se de um atleta bem disposto, que está constantemente a dizer piadas, e essa foi mais uma. É um daqueles gajos que acha que mais vale rir que chorar. Vamos acreditar que foi uma piadola que correu mal...

Re: A melhor desculpa:

Pois,mas o nosso dinheiro não é para o gajo ir prá China,contar graçolas. Cumps

Re: A melhor desculpa:

Tens razão... Mas segundo sei Marco Fortes tinha a 32ª melhor marca entre os 45 apurados, mas terminou a eliminatória na 38ª posição. Se falarmos do seu record pessoal estava em 40º Lugar entre os 45 apurados. Não foi por ele que os JO estão a ser uma tristeza.

Re: A melhor desculpa:

Como é óbvio. Cumps

Meus amigos, sr Presidente do COP:

Eu não exijo nada aos atletas portugueses. Ninguém mais que eles gostaria de trazer uma medalha. Somos um país pequeno, de pequenos recursos, e quando os temos estes não são correctamente distribuídos, portanto, acho injustas estas palavras do presidente do COP. Deixem os atletas com as suas desculpas, pois às vezes não lhes faz bem ao ego assumir todas as culpas. Se só querem candidatos à vitória a competir nos Jogos Olímpicos, ponham fasquias mais altas, ao ponto que daqui a uns anos todos eles se estejam a borrifar para o desporto, e nós, para além de não termos grandes resultados, não termos também representantes nos Jogos.

Re: Meus amigos, sr Presidente do COP:

Concordo a 110% com o que escreveste. Aqui fica um "bem escrito" virtual ;)

Será?

Uma indirecta para a Telma que se queixou do arbitro e para o Obikwelu que se queixou que tinha dores? Afinal eram duas das nossas grandes apostas e em nada resultaram...

Re: Será?

Acho que o Obikwelu fez bem em retirar-se, se realmente tem o joelho em mau estado e não quer ser operado outra vez então fez o que achou melhor para ele e para a saúde dele. Mesmo assim não deixou de reconhecer que não esteve ao seu nivel e pediu desculpa, a Telma nem isso... Cumps

"Profissionalismo e Brio"

Mas os jogos olimpicos nao sao unicamente para atletas AMADORES, como se pode exigir profissionalismo?

Re:

Amadores? Quem de entre os candidatos a medalhas é amador?

Re:

quase todos. achas que o lançamento do martelo ou o tiro ao arco dá dinheiro a alguém em Portugal?

Re:

Volto a fazer a questão: Quem é que de entre os candidatos às medalhas é amador? Há países a dar piores condições que nós e têm mais medalhas. Acreditas que o Brasil dá grandes condições aos seus nadadores? Têm lá um campeão olimpico de uma prova super competitiva. 50 Metros livres. E se os nossos "Amadores" ganham campeonatos do mundo porque é que falham JO? O âmbito dos concorrentes não é o mesmo?

Re:

de vez em quando lá aparece um predestinado (como nós temos). agora trabalho de base, estruturado, não existe.

Futebol Total

Embora a preparação dos atletas portugueses esteja infelizmente a léguas de grande parte dos países (até de alguns menos desenvolvidos) não posso deixar de concordar com estas palavras. O Futebol TOtal voltou com novo endereço e nova imagem! www.ofuteboltotal.com Brevemente será possivel comentar os textos. Visitem e divulguem! Obrigado.

Daqui a dias...

...começam os anuncios de "Compra-se" e "Vende-se", no Relvado.com. Penso que a edição devia tomar atitudes em relação a isto, se todos nós pensassemos da mesma forma, isto estaria cheio de publicidades sobre tudo e sobre nada. Olhem por exemplo cá vai: Visitem o novo Portal do Nacional da Madeira em: www.nacionaldamadeira.net lolololol agora imaginem todos nós fazendo isto em todos os nossos posts???

Re: Futebol Total

Foda-se já mete nojo! És tu e o outro gajo com o vermelho directo ou lá como era o blog! Parem de fazer publicidade abusiva, e utilizar todos os posts que encontrarem para fazer sempre a mesma merda! Já mete nojo!

Re: Futebol Total

Não vou descer ao teu nível no que ao calão diz respeito, e vou cometer o erro de te responder,"explicando-me"..Mas faço-o não por ti,antes por aqueles que possam pensar o mesmo e que pensem dirigir-se a mim,com correcção. Pra te dizer duas coisas: _ao contrário do que dizes aí,os meus posts não falam exclusivamente do site!Têm antes comentários em relação ao assunto em questão..e se estivesses atento verias que comento com regularidade,e a ainda maior frequência com que o faço agora tem a ver com outros motivos que não o Futebol Total. _depois,so lê os meus posts quem quer!não me parece que ultrapasse o propósito do fórum e só te fica mal esse tipo de comentários. O mais ridículo é q tu dizes que so falo do Futebol Total, mas num comentario meu a um tema actual só te dignaste a responder á parte do site...Enfim! Digo-te que o que mete nojo são os meninos com a mania que são donos da verdade,que se dirigem aos outros de forma agressiva tentando sobrepor os seus pontos de vista!A propósito: "Conta-me como foi, diariamente - RTP1" A terminar,se quiseres ser mais um dos visitantes,já sabes o endereço ;)

Re: Futebol Total

Ora bem, entao dizer uma frase basicamente a afirmar que concordas com o que o artigo disse é um comentário pleno de oportunidade, e que os ultimos dois paragrafos são só um "anexo", em vez do contrário, que para mim é mais verdade (o primeiro paragrafo é só para encher e o teu objectivo principal é publicitar o teu site). Isso é atirar areia para os olhos. Segundo, isso de dizeres que só lê os teus comentários quem quer é completamente absurdo. Eu leio um artigo e passo os olhos pelos comentários, e dou sempre com um comentário teu com publicidade. Não tenho a escolha de o ler ou não. Quando me apercebo que estou a ler publicidade já é tarde. Isso é a mesma coisa que dizer que só lê spam quem quer, e que depois de ter o correio com publicidade na minha caixa de correio também só leio se quiser (e ainda há os espertinhos que ignoram o autocolante que diz "Publicidade Não, Obrigado". Aposto que a desculpa deles é a mesma que a tua "Só lê se quiser". Segundo, estás num site de futebol a publicitar um site de futebol. Um bocado de bom senso mostrava-te que o que estás a fazer não é nada ético. Imagina que eu visitava o teu site e aproveitava para em cada comentário deixar publicidade ao meu site de futebol (não tenho nenhum, é só um exemplo). Aposto que não gostavas, e aposto que alguns dos teus leitores iriam ficar bastante aborrecidos por estarem sempre a levar com publicidade.

Re: Futebol Total

Errado errado e errado.. Já vi que te deste ao trabalho de ver os meus últimos posts..Tenho pena que não haja registo de posts mais antigos para poderes ver que estás a "chover no molhado" e constatares que comentava grande parte dos artigos,muita das vezes com tiradas curtas. Curioso é que dei agora um salto aos teus,e vejo que a maior parte deles não tem mais que um parágrafo!Isto tudo para ver se percebes - tu e as outras dezenas (lol) de users que se "indignaram" com a minha publicidade abusiva (?!) que a referência ao meu site é apenas um COMPLEMENTO aos meus comentários!Pq os comentários já existiam antes do site,e pq este já está a ser publicitado por outros meios..E contra factos nao há argumentos,meu caro!os meus comentários (e com o seu teor,tu nao tens rigorosamente nada a ver) já existiam MUITO antes do site! Desmontando a tua segunda falácia,digo-te que é simples:basta leres o título ou o user no post (que para tua sorte aparece logo no início) e já não és obrigado (?!) a ler a publicidade. A propósito,a tua frase "Quando me apercebo que estou a ler publicidade já é tarde" tem uma dose humorística muito grande! Vi também que leste com atenção a ÚNICA crítica que tenho para além da tua. Assim, como te deste ao trabalho de a ler, podes ver a minha resposta e,como pessoa inteligente que aparentas ser,ficarás concerteza esclarecido. Posso-te mesmo dizer que no meu site ainda não é possível comentar os artigos (será em breve). Mas quando isso for possível, estarei aberto a qualquer publicidade curta,desde que cumpram o propósito lógico de comentar o artigo - como bem entenderem. Para desmontar a tua última falácia dizer que é importante que saibas a diferença entre um FÓRUM e um site. E para que tivesses sido correcto e tivesses neste momento mais credibilidade devias dirigir-te a mim (como a qualquer user deste fórum),e tal como o outro crítico que tive,com mais educação,ao contrário da tua primeira intervenção. Nota que a elevação é um atributo sempre muito importante,e penso que como eu,mais de 80% das pessoas deste fórum prefere kgs de publicidade a intervenções mal educadas.

Por fim

Gostava que esta "troca de ideias" acabasse por aqui,pq sinceramente gosto do relvado,porque este é um fórum onde se discutem assuntos de futebol. Como homem que se preocupa com os outros users,concerteza compreenderás que terão muito mais do que fazer do que ler os nossos posts "extra qualquer tema",e que ainda por cima não publicitam qualquer site relacionado com desporto.. O relvado ultimamente tem sido invadido por querelas deste tipo,por calões,insultos e palavrões e não tem nada a ganhar com isso,pelo contrário. E tu,que até és uma pessoa que parece escrever bem,tens potencial para ajudar.

Re: Por fim

Dizer-te ainda que a publicidade ao meu site vai continuar a ser feita sempre que comente um artigo, portanto reserva-te desde já ao direito de não ler. No entanto,deixo aqui o á vontade aos editores do relvado para me interpelarem se acharem que estou a ir contra os propósitos do fórum,sendo abusivo. Apesar disso,refiro que tenho um gosto especial por este fórum e no meu site podem encontrar uma hiperligação para aqui. Cumprimentos.

E mais...

Só mais uma nota: Basta ver o teu histórico de comentários para ver o teor das tuas "opinioes" sobre "artigos actuais". http://relvado.aeiou.pt/gen.pl?p=users&user=17441&op=view E também encontras aí outra pessoa que se queixou da publicidade abusiva e agresssiva que fazes.

Finalmente alguem que fala

Concordo com as palavras do Presidente do COP, ele tem toda a razão. Casos como o a da Telma Monteiro, entre outros que falharam redondamente nestes jogos olimpicos, não podem deixar de passar impunes aos Portugueses, afinal de contas nos é que pagamos tudo com os nossos impostos... A teoria do Coitadinho tem que acabar, e finalmente que alguem põe o dedo na ferida, porque não aconteceu o mesmo com a selecção portuguesa de Futebol no euro2008? Foi claro que Portugal não ganhou devido a erros taticos e falta de empenho... Porque é que a selecção de Portugal de Futebol não esta nos jogos olimpicos? Alguem disse alguma coisa sobre isto? Devia-se era perguntar ao Obikuelo porque é que ele foi para a espanhar treinar se temos tão boas condições em Portugal, Se calhar tinha a mania que era estrela Continuamos a levar com a areia nos olhos, finalmente alguem que se revoltou. Parabens senhor presidente

Re: Finalmente alguem que fala

concordo com tudo o que dizes, ams dizer que temos excelentes condições parece um erro. nnem pista coberta há para se treinar