Pequim 2008 - Vicente Moura: culpa não pode morrer solteira | Relvado

Pequim 2008 - Vicente Moura: culpa não pode morrer solteira

 


Pequim 2008 - Vicente Moura: culpa não pode morrer solteira
Afinal Vicente Moura não se vai demitir do cargo de presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP). O dirigente vai abandonar o lugar não se recandidatando no final do mandato que termina em Dezembro deste ano. «A culpa não pode morrer solteira», repara Vicente Moura perante a campanha decepcionante da Missão Olímpica portuguesa em Pequim.



«É preciso assumir as responsabilidades que estão escritas numa carta que enviei ao governo. O governo cumpriu e ao cumprir não tenho críticas a fazer. Se não tenho críticas a fazer, tenho que assumir as responsabilidades». Declarações de Vicente Moura na Rádio Antena 1.

O presidente do COP nota que se «auto-pune» e fala na necessidade de «repensar o sistema desportivo português». «Pensei que em conjunto com as Federações podíamos colmatar as lacunas do sistema desportivo português, enganei-me, enganei-me, sem dúvida que me enganei», realça o comandante.



Foto: Lusa


Jogos Olímpicos:

Comentários [18]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Pena que o Madail não pensou igual...

...depois do Coreia/Japão.Este senhor ao menos sabe assumir as suas responsabilidades.

É melhor manter burros a pão-de-ló!!

Num país onde reina o futebol e onde os outros desportos apenas servem para colmatar algumas páginas desportivas dos jornais só podia dar nisto. No entanto, tinhamos um naipe de 5/6 atletas de nível mundial e com condições para trazarem medalhas. Claro está que a Vanessa foi a que esteve menos mal se bem que os seus resultados recentes não evidencaissem um grande momento de forma pelo que não fiquei nada desiludido com a prata que ganhou. Já o Obikwelu não me surpreendeu muito negativamente pois iria defrontar atletas de calibre muito elevado (Bolt, Tyson Gay, Asafa Powell entre outros) e a sua forma estava muito abaixo da que tinha evidenciado em Atenas. Já no tiro tinhamos um atirador que tinha sido vice-campeão mundial ou algo parecido mas que acabou abaixo do 30 ºlugar o que não tem explicação. Depois foi a vela que costuma andar sempre perto das medalhas mas que acaba sempre por afundar na praia. A desilusão maior veio do lado da Telma e da Naíde (esta campeã mundial e com a melhor marca do ano) que falharam redondamente acusando uma pressão com a qual já deviam estar mais que habituadas pois tratam-se de atletas profissonais e consagradas. E, assim, se deita por terra um trabalho de 4 anos. Mas é o que faz dar prémios e oferendas antecipadamente pois noutros países apenas se costuma premiar os atletas com prendas assim que eles obtenham resultados. Não venham com as tretas das faltas de condições até porque o COP fez um esforço de modo (que talvez tenha sido feito de modo errado)a que este projecto fosse o melhor de sempre mas o que se viu foi um retrocesso total nos resultados que já não se via desde os Jogos de Barcelona em 1992. Como dizia o outro, se vires um pobre não lhe dês o peixe mas ensina-o antes a pescar... isto a propósito de bolsas dadas a alguns atletas que na última da hora arraanjaram subterfúgios para fugirem aos JO (ó Sérgio Paulinho tem vergonha e devolve o dinheiro que nós te demos). Daí que o próximo projecto tenha de ser inédito em alguns pontos sob pena de estarmos a manter burros a "pão-de-ló a burros" quando existem milhares de pessoas à fome neste país ou graves. Vamos fazer força para que o Nelson Évora possa dar-nos uma última alegria para que Portugal ainda saia dos JO de cabeça erguida... Por outro lado, o que dizer de atletas oriundos de países como o Quénia ou a Geórgia que têm ganho medalhas em condições indefinidamente piores. No entanto, não viraram a cara à luta e fazem de fraquezas forças o que os torna autênticos heróis.

Re: Pequim 2008 - Vicente Moura: culpa não pode morrer solteira

se não fossem os benfiquistas nem uma medalhinha, só lá estão dois do benfica mas provavelmente serão os unicos a trazer medalhas, os do sporting dizem que de manhã só na caminha os do fcporto como não teem fruta nem viagens ao brasil negaram-se a competir. saudações

Re: Pequim 2008 - Vicente Moura: culpa não pode mo

o que e certo e k o sporting tem mais campeoes olimpicos na sua historia k portugal... eu nao queria entrar nesta historia da clubite mas voces metem nojo

Re: Pequim 2008 - Vicente Moura: culpa não pode mo

Vocês ponto e virgula! Sou benfiquista e não me revejo minimamente nas declarações desse artista . Vibro de igual forma com os feitos de todos os atletas portugueses que andam nas olimpiadas, sejam eles do Benfica, Sporting, Porto ou da Associação Recreativa de Curral de Moinas .

Já é hora

De alguém assumir as responsabilidades. E falo dos atletas que se queixam que as coisas correram mal porque a competição foi muito de noite, mas também das super-estrelas como Naide, Telma Monteiro e Obikwelo. Azares acontecem, mas quando só acontecem azares, então alguma coisa vai mal!

Cada vez tou mais parvo, como a Naíde

Se não se demite, o que vai ficar a fazer em Setembro, Outubro e Novembro???

«A culpa não pode morrer solteira»?

O Comandante Vicente Moura deve andar distraido e não sabe o que se passa em Portugal, pois podia prometer uma medalha por cada atleta presente na delegação Olimpica que depois nós somos um País de "brandos costumes" e não se passa nada porque houve outros que prometeram baixar impostos e aumentaram-nos, prometeram por Portugal no "pelotão da frente" da UE e continuamos na cauda e estamos resignados e a pagar os combustiveis mais caros da Europa e isso pouco nos importa pois estamos habituados a "apertar o cinto" e a (sobre)viver em Portugal!

Vou dar o exemplo....

.... do ciclismo !! Por que raio nós nunca levamos (para os olimpicos e mundiais) os nossos melhores ciclistas? este ano inclusivamente podiamos levar 3 e só levamos dois...!! Por que raio tem que ir sempre o Nuno Ribeiro para estas competições quando se sabe que para estas competições para fazerem bons resultados tÊm de ser atletas completos (passar bem a pequena/média montanha e sprintar razoavelmente) Com isto digo porque não se levou o Candido Barbosa e o Tiago Machado?? ps: esta do Candido recusar-se a ir a mundiais e olimpicos, não aceitar convites de equipas estrangeiras, etc levanta-me algumas duvidas.... as exibições que ele tem feito nos últimos anos na Volta a Portugal (estar com os melhres na montanha, no sprint, etc ) ... faz-me lembra uma palavra com 3 letras e um P no meio !! provavelmente tou a se mauzinho !!

Re: Vou dar o exemplo....

E mais vergonhoso foi o Sérgio Paulinho ter andado a receber uma bolsa de 1700 euros mensais durante 4 anos para depois se lembrar que afinal tinha asma, não podia ir pá China...se fosse homenzinho devolvia o que nele foi investido!

Não te esqueças que Sérgio Paulinho ganhou uma

Medalha de prata! E ninguém esperava por ela, fez mais do que muitos atletas candidatos.

Re: Vou dar o exemplo....

Bem isso então é mesmo escandaloso, não estava a par disso!! ele tem asma para ir para a China mas para subir os Alpes e Pirineus na Volta à França lá faz o sacrifício... pela Astana ( Cazaquistão )

Re: Vou dar o exemplo....

essa historia nao e bem assim o problema da asma e k o comite olimpico nao permite a medicaçao que ele toma enquanto a uniao ciclista aceita! quanto a bolsa nao sei ate k ponto ele recebeu 1700 por mes durante 4 anos pk a escolha de quem ia aos jogos n foi feita a 4 anos. mas o que quer que tenha recebido devia devolver!

Este gajo

É um grande bronco! Promete coisas em nome dos atletas desde quando? Era ele que ia competir? Era ele que sabia como se sentiriam os atletas no momento da prova? Não! Não era ele! Nem ninguém, porque isso ninguém sabe! Uma coisa é certa ele colocou uma pressão enorme em cima dos nossos atletas, colocou Portugal às costas deles, é injusto depois do que eles têm feito pelo nosso país noutros jogos e em campeonatos europeus e mundiais!

Re: Pequim 2008 - Vicente Moura: culpa não pode morrer solteira

Que apartir de Pequim se abra um novo ciclo. O ciclo em que não se procure levar o maior número de sempre de atletas, mas sim o ciclo que levaremos o maior número de profissionais e patriotas atletas nacionais. Esta direcção pecou a meu ver ainda antes de Pequim. Como é que é possivel que se possibilite que certos atletas recusem-se a treinar com os treinadores das respectivas selecções preferindo treinar sozinhos (neste caso o atleta em causa à poucos anos atras bganhava claramente as provas a um atleta que acabou medalhado). Por fim como é possivel que certos atletas se recusem a participar na cerimónia de abertura com a desculpa de que iriam ficar cansados e dois dias depois não conseguiriam vencer a sua prova (no caso acabou em 9º lugar). O ponto de maior patriotismo talvez nuns Jogos que é desfilar com a bandeira do pais na cerimonia de abertura fui descartado por uma atleta fraca psicologicamente. Por fim espero que o comité e certas federações façam um contrato de patrocinio com uma marca de colchões para que certos atletas possam dormir descansadinho. Só espero que nunca mais esse senhor Marco Fortes volte a representar o meu pais.

Exigência!!

Excelente atitude do comandante. Assumiu um projecto que falhou e por isso abandona o cargo. tem dignidade e profissionalismo. É verdade que temos que dividir os atletas em vários sub-grupos, de acordo com o com o modelo desportivo escolhido: profissional; semi-profissional ou amadores. E se dos amadores não podemos esperar grandes resultados, dos atletas profissionais temos que ser exigentes. Os profissionais recebem dinheiro quando participam em provas profissionais e recebem um elevado subsídio do estado para representar o país, logo temos que ser exigentes. È incompreensível certos comentários e a leviandade de certas atitudes, há quer ter profissionalismo e serem exigentes com eles próprios. E por isso concordo com as declarações da Rosa Mota e da Vanessa Fernandes, há que definir regras e ser exigentes, muito exigentes, pois alguém imagina a China a ser relaxada com os seus atletas??

Que culpa é que os atletas têm

Daquilo que ele se responsabilizou perante o governo. Agora diz que a campanha é decepcionante porque os atletas não atingiram os objectivos que ele por sua iniciativa prometeu ao governo. A maioria dos atletas não foram mais longe nas suas provas por uma razão muito forte, não estavam a competir sózinhos mas sim com a fina flor do desporto mundial. Eu noutro artigo inseri um post a defender o sr comandante, mas agora depois de saber destas declarações, já meto muitas reservas em defende-lo.

Que falhanço foram estes jogos olímpicos

Não é só o Comité Olímpico que deve repensar a sua postura em relação ao desporto nacionl, é o governo! A vergonha que foi, ou tem sido a prestação portuguesa nestes jogos é demonstrativa do falhanço total deste projecto de Vicente Moura, que diga-se, foi o único que acreditou numa missão a Pequim que fosse pelo menos honrosa para Portugal. Apesar da Vanessa ter tido uma prestação minimamente razoável, tudo o resto falhou. E tal como dizia a SIC numa reportagem somos a comitiva mais ridícula destes jogos, tais são as desculpas e justificativas para o insucesso. Quando vejo um maltrapilho dizer que prefería estar na caminha a praticar a sua modalidade, para a qual eu e todos os portugueses contribuímos, sinto-me insultado. Por mim este e outros que tais jamais voltaríam a envergar as nossas cores. Jamais! O Governo que ponha os olhos neste rotundo falhanço e faça uma aposta séria no desporto com projectos com cabeça tronco e membros. Desde o desporto escolar ao apoio aos praticantes que realmente sentem a camisola, como por exemplo aqueles que vão aos "jogos dos mais velhos". Ou isto, ou nunca mais gaste dinheiro em desporto. Fomos e somos uma piada no desporto olímpico, querem continuar assim? Mingos