FIFA obriga clubes a ceder sub-23 para Olímpicos de Pequim | Relvado

FIFA obriga clubes a ceder sub-23 para Olímpicos de Pequim

 


FIFA obriga clubes a ceder sub-23 para Olímpicos de Pequim
A FIFA enviou uma circular às Federações associadas lembrando que a "libertação" dos jogadores com menos de 23 anos para os Jogos Olímpicos «sempre foi obrigatória para todos os clubes» e que seria «contra o espírito» das Olimpíadas impedir a participação destes atletas «que são o núcleo das equipas participantes» na competição. Eis o aviso oficial aos emblemas que têm demonstrado resistência em ceder os seus internacionais para os Jogos.





O Barcelona é um dos clubes que tem mostrado a pretensão de não ceder Léo Messi para as Olimpíadas. O clube catalão reforça a posição revelando na sua página da Internet um artigo, onde sublinha que a Liga Espanhola de Futebol Profissional indica que os clubes não têm «qualquer obrigação» de "libertar" os seus atletas para o torneio Olímpico masculino, uma vez que a prova, ao contrário da competição feminina, não faz parte do calendário oficial da FIFA. O Barcelona defende ainda que a Associação Europeia de Clubes, que substituiu o G-14, corrobora esta posição.

Mas na circular endereçada às Federações a FIFA nota que o facto de o Torneio Olímpico de Futebol de Pequim 2008 não constar oficialmente no calendário internacional dos jogos «não implica que não haja qualquer obrigação por parte dos clubes» relativamente aos atletas sub-23. A FIFA aponta que este «princípio sempre foi aceite no passado e nunca posto em causa».

Quanto aos atletas com mais de 23 anos, a FIFA realça que a sua "libertação" «não é compulsiva», mas apela à «solidariedade entre a família do futebol».



Jogos Olímpicos:

Comentários [4]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

ninguem é obrigado mas...

se alguem quiser depositar guito na minha conta é só dizer. lol

Re: FIFA obriga clubes a ceder sub-23 para Olímpicos de Pequim

Se as federações pagarem €600/dia nos treinos e "um pouco mais" durante a competição como a FPF fez durante o Euro não percebo o problema, deviam ser os próprios atletas a implorarem para ir... Mas os Jogos Olimpicos já não são o que eram nem dão o título de melhor jogador do mundo...

Solidariedade entre a família do futebol

Bem se fosse a solidariedade selectiva da FIFA lá iam os Jogos Olímpicos para o galheiro.

e acho bem

assim seja tem menos 23 anos só tem é de ir! mais 1 bocado deix de haver futebol nos Jogos Olímpicos.