Mundial2010: Portugal e Ronaldo entre as grandes decepções | Relvado

Mundial2010: Portugal e Ronaldo entre as grandes decepções

 


Mundial2010: Portugal e Ronaldo entre as grandes decepções
No cair do pano sobre o Mundial da África do Sul sobra a glória dos vencedores, mas na história da prova fica a nódoa permanente das Selecções que desiludiram. Portugal aparece ao lado de Brasil, Itália, França e Inglaterra como as grandes decepções do torneio.




A Selecção portuguesa ficou-se pelos oitavos-de-final na África do Sul, depois de ter chegado ao quarto lugar no Mundial 2006. "Caiu" frente à campeã europeia Espanha que vai disputar a final com a Holanda e devido a um golo em fora-de-jogo de David Villa. Mas isso não anula o futebol pouco entusiasmante e demasiado cauteloso apresentado pela formação de Carlos Queiroz.

A lesão de Nani antes do início do Mundial e um Pepe ainda longe do seu melhor depois de ter recuperado de grave lesão terão contribuído para o pouco brilho das quinas que têm no capitão Cristiano Ronaldo o rosto e a forma da decepção. O craque do Real Madrid esteve pouco inspirado e ficou mais uma vez muito aquém do que se esperava dele.

A Selecção marcou sete golos num único jogo dos quatro disputados no torneio, frente à modesta Coreia do Norte, ficando-se por empates a zero com Costa do Marfim e Brasil e sendo derrotada pela Espanha por 1-0. É o eterno problema da falta de golos que caracteriza o futebol português...

O Brasil de Carlos Dunga teve pouco samba e demasiado futebol defensivo. A canarinha foi pela segunda vez consecutiva eliminada nos quartos-de-final de um Mundial e o seleccionador já foi demitido, criticando-se as suas escolhas para o torneio, nomeadamente por ter deixado de fora figuras como Ronaldinho, Alexandro Pato e Adriano.

Itália e França, finalistas do Mundial 2006, conseguiram ficar para a história por, nessa condição de campeã e vice-campeã, terem sido as primeiras Selecções a "caírem" na Fase de Grupos. Os italianos, ainda campeões mundiais em título, não ganharam qualquer jogo e ficaram no último lugar do Grupo F. Os gauleses também foram quartos no Grupo A com apenas um ponto e um golo marcado depois de se terem qualificado no playoff com um golo que deveria ter sido anulado, depois de mão na bola de Thierry Henry. Problemas no balneário destroçado e o alegado mau relacionamento entre jogadores e o seleccionador Raymond Domenech terão contribuído para o descalabro dos "bleus".

A Inglaterra ficou mais uma vez aquém de um grande Mundial, apesar do forte investimento no seleccionador Fabio Capello, o mais bem pago do Mundial e de quem dizem que faz milagres. Wayne Rooney e Companhia deixaram fraca imagem, com jogadores como Gerrard e Lampard longe da consistência que se esperava. Terminou eliminada nos "oitavos" com uma derrota de 4-1 frente à Alemanha.

No primeiro Mundial realizado em África fica também em realce o fraco desempenho dos Camarões de Samuel Eto'o. Comandandos pelo treinador francês Paul Le Guen, os camaroneses foram últimos no Grupo E com nenhum ponto amealhado e apenas dois golos marcados, ambos de Eto'o, num Grupo com Japão e Dinamarca, onde eram apontados como candidatos a seguirem em frente com a Holanda.

De resto o Mundial não foi das vedetas. Até Lionel Messi saiu de cena com a Argentina, nos "oitavos", sem qualquer golo marcado, estando longe de assumir na equipa de Maradona o protagonismo que tem no Barcelona.


Foto: FIFA


Mundial 2010:

Comentários [39]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

HEEEY!

Então e o Cardozo, pior jogador do Mundial?!

Re: HEEEY!

bom é o luisão, o super central do mundial

Re: HEEEY!

Ou o Hulk, um dos 23 convocados do Brasil.

Re: HEEEY!

por esse aspecto podemos sempre destacar o david luis. ao menos o hulk já calçou na canarinha

Re: HEEEY!

Daqui a 2 anos vemos quem calça.

Re: HEEEY!

ou então posso referir o super saviola, o mago aimar...

Re: HEEEY!

Quantos jogadores no mundial? Ah pois, o SLB tem mais...

Re: HEEEY!

claramente que só o facto de ir ao mundial é sinónimo de super qualidade. então neste mundial onde foram so vedetas...

Re: HEEEY!

Exacto, não ir ao mundial é que é sinónimo de qualidade! Quem me dera que não tivesse ido nenhum do Benfica...

Re: HEEEY!

tira as palas dos olhos e ve futebol

Re: HEEEY!

É mesmo de quem já não tem mais argumentos. Ainda por cima dizes a um treinador de futebol aos 18 anos para ver futebol LOL

Re: HEEEY!

vou perder um bocadinho do meu tempo para te explicar umas coisas que tu não queres ver. 1º o facto de um gajo ser do teu clube não é automaticamente sinónimo de qualidade; 2º cardozo nem fez um mau mundial. marcou o penalti contra o japão, mas falhou um importante contra a espanha. não o torna num flop, pois a selecção dele até fez boa figura, mas continua a dizer que não fez um mundial brilhante; 3º se achas que neste mundial estiveram os melhores jogadores eu pergunto-te: porque é que na França não esteve lá o Nasri e o Benzema? Porque é que o Dunga leva o Luisão, quando o David Luís é de longe superior? Porque é que o Maradona leva Veron e Jonas Gutierez e deixa de fora Cambiasso, Zanetti e Lucho? Foi com isto que te quis dizer que nem sempre o ser convocado para a selecção é sinónimo de qualidade. Muitas vezes leva-se apenas os amiguinhos e deixa-se de fora jogadores de inegável valor. 4º 18 anos de futebol?há tanto gajo que por aí anda há bem mais tempo e não é por isso que percebe automaticamente de futebol Agora tira as palinhas, deixa de ter comportamentos de míudo mimado e responde-me com argumentos se fores capaz.

Re: HEEEY!

Oh palhaço de merda, eu disse que sou treinador de futebol com 18 anos, oh burro. E o que aconteceu aos jogadores da França não acontece a todos. Há mais jogadores que ficaram de fora porque não têm qualidade para ir a um mundial que os jogadores que mereciam ir e injustamente não foram convocados. E eu não disse que o Cardozo fez um mau mundial oh corno, eu estava a ser irónico porque o Duque das Saladas disse num artigo que ele tinha sido o pior do mundial e eu ri-me desse facto e ironicamente escrevi que tinha sido o pior oh deficiente. Tu é que nem sempre vens ao relvado ler os artigo e quando vens só dizes merda. Agora come a merda que disseste.

Re: HEEEY!

1º atenção aos insultos que não nenhum coleguinha da tua escola. respeitinho é muito bonito 2º desculpa não ter a tua disponibilidade para vir aqui com mais frequência 3º desculpa duvidar das tuas capacidades. se tu com 18 anos já és treinador de futebol deverás ser ainda melhor que o mourinho. isso dá-te todas as razões para dizeres o que quiseres e ninguem poderá duvidar

Re: HEEEY!

Vês como sabes :)

Re: HEEEY!

vou continuar a seguir os ensinamentos daquele que é melhor que o mourinho: 1º luisão é o melhor central do mundo 2º todos os jogadores do benfica são os melhores 3º lucho gonzalez é um flop 4º pasanen é bom a marcar livres fico à espera de mais ensinamentos. quem sabe se um dia eu não poderei aspirar a ser um reles treinador adjunto

Re: HEEEY!

Estás bem atento ao que eu digo, jovem aprendiz! PS: Luisão melhor central do mundo? Deves-te ter enganado...

Re: HEEEY!

tens é de me informar acerca do clube que tu maravilhosamente deves orientar e do seu horário para que eu possa aprender ao vivo alguns dos teus conhecimentos. prometo que enviarei e-mails a clubes mundialmente reconhecidos para que eles também possam assistir

Re: HEEEY!

Podes sim, é academia do Sporting e é feito por uma equipa só de campeões, tal como eu fui no ano passado, pelos juniores. Quanto mais falas, mais te enterras.

Re: HEEEY!

Não posso deixar esta escapar, mas.. Os gajos da limpeza também ficam com palmarés?

Re: HEEEY!

Sim, principalmente aqueles que limpam a merda como tu.

Re: HEEEY!

Olha que eu aos 15 (já lá vão 21) também já tinha o curso de canalizador e não percebia nada daquela merda!! O facto de teres um curso de treinador não te dá o direito de teres uma opinião mais bem formatada que outro qualquer. Tens, por exemplo, aqui o Relvado em que tudo e todos criticam os treinadores dos seus, e dos outros, clubes quando a maior parte de nós (perto dos 100%) não tem formação nenhuma em treino desportivo. Tens o curso aos 18? Parabéns. Agora diz é aos teus pais para comprarem/alugarem casa ao lado de Villas-Boas que ainda te lanças numa carreira ao mais alto nível ;-)) Cumps

Re: HEEEY!

O Villas-Boas não mostrou resultados nenhuns para estar onde está. Se me falassem no Domingos ou no Jorge Costa, agora no Villas-Boas...

Re: HEEEY!

O Luis Campos o é.. no entanto..

Re: HEEEY!

Olha outro.

Re: HEEEY!

Tou no gozo pá. Também achei engraçado de mencionares que és treinador de futebol.

Re: HEEEY!

Ricardinho rules!!

Desilusão para iludidos

Portugal foi eliminado por um dos finalistas (os campeões da Europa, porra.). Empatou com o eterno finalista. Teve a maior goleada do Mundial. Podíamos ter feito melhor? Podíamos. Foi uma má prestação? Nem pensar. Uma confirmação, Eduardo, uma nova estrela, Coentrão, o fechar de um ciclo, Ricardo Carvalho e Deco. Só em Portugal é que não se aceita uma prestação aceitável.

Re: Desilusão para iludidos

Portugal apresentou-se ao nível de um Burkina Faso. Fechados, fechadinhos, cheios de cagufa. Uma vergonha...

Re: Desilusão para iludidos

Oportuno! Concordo plenamente contigo. E tambem temos que ver que temos muitas lacunas na nossa selecção. Não é a mesma de há 6 anos atrás!