Mundial2010: FIFA não fala dos erros de arbitragem | Relvado

Mundial2010: FIFA não fala dos erros de arbitragem

 


Mundial2010: FIFA não fala dos erros de arbitragem
As polémicas com a arbitragem "explodem" no Mundial da África do Sul nos oitavos-de-final. Depois dos erros dos homens do apito do Alemanha-Inglaterra (4-1) e do Argentina-México (3-1) a FIFA diz que «não há comentários».




«Não há comentários sobre as decisões dos árbitros no terreno de jogo». Eis as únicas declarações que a FIFA revela depois de o árbitro Jorge Larrionda ter anulado um golo "limpo" à Inglaterra, no jogo contra a Alemanha, e de o italiano Roberto Rosetti ter validado um golo irregular à Argentina na partida frente ao México.

Já o presidente da Comissão de Árbitros da FIFA, Garcia Aranda, aponta que «o erro faz parte da arbitragem», notando que até «o melhor jogador deste Mundial também comete erros». «Neste desporto somos todos humanos», acrescenta, notando que é preciso «trabalhar para errar menos».

Para o seleccionador de Inglaterra, Fábio Capello, é evidente que a FIFA terá que render-se à introdução de novas tecnologias, medida que continua a ser descartada pela instituição. «Cometemos erros, mas o árbitro cometeu o maior deles todos», lamenta o treinador, sublinhando que o golo marcado por Frank Lampard e que não foi validado era «importante».

Do lado dos germânicos, o seleccionador Joachim Löw admite que nas imagens gravadas do jogo se confirma que «a bola passou a linha», considerando por isso que «o golo deveria ter sido validado».


Foto: wikimedia


Mundial 2010:

Comentários [11]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Não fala nem nunca falará...

No mundial de 2002 foi a vergonha que se viu, com aquela ligação(que se mantém) entre a Hundai e a Fifa, que deu naquele favorecimento nojento que a Coreia do Sul teve desde o jogo de Portugal até à meia final com a Alemanha, que desde 1966, tem sido das selecções mais beneficiadas em campeonatos do mundo e de europa. Acima de tudo, a Fifa quer uma competição à medida dos seus interesses onde o factor económico está sempre à frente de qualquer verdade desportiva. Saudações Leoninas

Re: Não fala nem nunca falará...

não foi desde o jogo de Portugal mas sim da Itália.

Uma questão de audiências!!

Quantos milhares de olhos a mais ganha um resumo de um jogo em que sabe à partida que houve erro grosseiro do árbitro??

Re: Mundial2010: FIFA não fala dos erros de arbitragem

Eu sinceramente não sou muito a favor das novas tecnologias ... Penso que iria causar muitas paragens e desvirtuaria o espectáculo. Mas é a minha opinião ... Cumprimentos

Re: Mundial2010: FIFA não fala dos erros de arbitragem

Não sei se viste ontem o programa da RTPN, o assunto do dia foi a aplicação das tecnologias. Eu, que sempre foi contra a aplicação de tecnologias, ontem fiquei mais convencido pela argumentação do Freitas Lobo, que apenas defende a utilização quando não implica paragens no jogo. Ou seja, praticamente só se usaria o chip na bola. Fiquei mais ou menos convencido. No entanto, convem não esquecer que não era preciso chip nenhum para se ver que a bola tinha entrado... E o golo da Argentina é ainda mais escandaloso.

Re: Mundial2010: FIFA não fala dos erros de arbitragem

Meu caro, eu, pelo contrário, fico cada vez mais convencido da urgência da implementação de novas tecnologias - todas, quantas mais melhor - e que se coza a manutenção do ritmo de jogo... Mas que ritmo, já agora?? Estaremos a falar de um jogo de futebol ou de basquetebol?? E, já agora, reparaste nos minutos que se perderam com os protestos (justificadíssimos) dos jogadores mexicanos em torno do fiscal-de-linha?? É que, ainda por cima, já colocaram as novas tecnologias foi contra a arbitragem... ou os árbitros vão passar a mandar os jogadores fecharem os olhos quando as repetições passarem no ecrã dos estádios??...

Re: Mundial2010: FIFA não fala dos erros de arbitragem

Mas qual é a piada do futebol com recurso a novas tecnologias? Iríamos discutir o quê? :-) Mais a sério, não me convenço de estar a ver um jogo e haver paragens para ir ver se é ou não golo, falta, penalti o que for. É muito "Americanizado" para mim ...

Re: Mundial2010: FIFA não fala dos erros de arbitragem

Esse é exactamente o argumento do Platini. Para ele o futebol é obviamente um jogo tão chato e desinteressante, que se não houver casos de arbitragem o pessoal não terá nada de que falar com os amigos. Afinal de contas, íamos falar do quê? Da excelente Argentina? Da eliminação da França e da Itália na fase de grupos? Em como o Queiroz deveria estar preso por incompetência? Eu não digo que se pare o jogo para ver cada faltinha no meio campo, mas não tenho qualquer dúvida que se justificaria o vídeo-árbitro em casos como os de ontem. Em vez de se parar o jogo durante minutos por causa dos protestos dos jogadores, que depois ficam claramente perturbados (veja-se o segundo golo da Argentina), interrompia-se a coisa durante alguns segundos, o árbitro recebia a indicação que a bola do Lampard tinha entrado / o Tevez estava fora de jogo, e a coisa continuava sem qualquer problema. O que se viu ontem foi uma autêntica cachorrada, e só me deixou ainda mais convencido que o mundo do futebol teria muito a ganhar com a eliminação física do Blatter e do Platini.

Re: Mundial2010: FIFA não fala dos erros de arbitragem

Discutíamos futebol, ou então o facto de, apesar das novas tecnologias, o FDP do árbitro ainda errar... ;) Mas esse receio da afectação do ritmo de jogo creio que é infundado, J... Tal como disse ao CaptXM numa outra resposta, o árbitro seria sempre livre de aceitar ou não as indicações electrónicas que viriam desde a bancada (sinais luminosos, vibrações, auriculares, etc...). Teria que ser expedito e decidir se tal indicação poderia resultar em "pior a emenda que o soneto" - mas teria responsabilidades acrescidas, e responderia caso não ligasse ao que o "árbitro de bancada" lhe transmitiu (a culpa não pode morrer sempre solteira)... Seria uma espécie de ajuda-extra, mas não vinculativa. Surgiriam na mesma erros, obviamente, mas caminhava-se para tentar supri-los cada vez mais.

Re: Mundial2010: FIFA não fala dos erros de arbitragem

Não convém, claro.

"Não ha comentários...."

Isso dava matéria de conversa até ao fim do Mundial.... Com isto só prova que no fundo as arbitragens portuguesas não são assim tão más quanto pensavamos, isto comparando é claro ;)