Memórias do Mundial Itália 1990 | Relvado

Memórias do Mundial Itália 1990

 

A nível pessoal este Mundial fica marcado pelas fintas de Higuita. Mais do que Maradona, ao qual já começávamos a ficar habituados a ver fazer o impossível, surpreende ver um Guarda-Redes como um tecnicista. Isto porque quando se tem 10 anos, o GR ou é o "gordo" ou o miúdo que é escolhido em último e que só joga porque vai à baliza!Na "caderneta" deste Mundial fica também um tal de Valderrama, figura facilmente identificável por qualquer pessoa que visse um jogo da Colômbia!Apareceu também um africano, de um país com nome de comida, que se tornou numa figura histórica do futebol africano e mundial: Roger Milla. O camaronês foi o primeiro jogador de uma Selecção africana a marcar em Mundiais e era também um dos "cromos" facilmente identificáveis em campo: alto e esguio, com um sorriso contagiante, e dono de uma técnica apurada, conseguia uma grande empatia com o público.Tendo como vencedor a Alemanha, este torneio voltou a repetir a final de 1986 com um Argentina-Alemanha.Mais do que tudo isso, este Mundial fica para a memória como um dos mais interessantes; um Mundial onde se fizeram heróis improváveis (Schilachi, Milla) e onde cada uma das equipas tinha uma identidade muito própria e única.CaptXM

Mundial 2010:

Comentários [16]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Re: Memórias do Mundial Itália 1990

merda de mundial pa dormir só o de 2002 bateu. mas havia 1 super Colômbia,curtia bué o Rincon,a Alemanha fortissima e por fim o ex benfiquista Cannigia a mandar o Brasil pa casa.

Bom artigo

Mas é preciso ter mais alguma atenção nos factos. Roger Milla não foi o primeiro africano a marcar em mundiais. O primeiro foi Abdulrahman Fawzi. Marcou 2 golos na derrota do Egipto com a Hungria por 4-2, em 1934.

Re: Bom artigo

Vergonha!!! Não sabia, pensei mesmo que tivesse sido o Milla. Pelo menos foi o 1º africano que vi a marcar num Mundial, isso te garanto! Obrigado pela correcção.

Re: Bom artigo

Na boa. Tal como disse, é um bom artigo! :) Cumps

Rui Tovar és tu?

:) Agora falando sério esse tipo de erros são normais, por exemplo toda a gente fala do penalty á Cruyff quando ele não foi o primeiro a marca-lo assim, aliás está documentado isso é só procurares no Youtube, foi um Belga para aí nos anos 50, Rik Coppens http://www.youtube.com/watch?v=hFk0xqO4VkU

Re: Rui Tovar és tu?

Hehehehehe... já lá vai o tempo em que uma pessoa ouvia os comentário monocórdicos desse homem! Por acaso desconhecia esse penalty do Rik Coppens. O mediatismo achou por bem dar esse método ao Cruyff. Eu só estranhei a informação dada pelo autor do artigo, pq lembro-me bem de termos levado 3-1 de Marrocos em 86, e não me lembrava de terem sido todos auto-golos! ;) Então fui investigar, e vi que logo no primeiro jogo de uma selecção africana num mundial, o Egipto perdeu 4-2 com a Hungria (um resultado notável na altura). Cumps P.S.: para mim ainda nada bate o penalty à Panenka! :)

Re: Rui Tovar és tu?

O Rui Tovar continua a ser um senhor ouvir aquele homem é como ouvir uma enciclópedia de futebol tem uma memória e um conhecimento futebolistico incrivel, fazem falta gajos como ele nas tv's a comentar e relatar os jogos, mas não, temos que levar com os abortos da Sic e da Tvi, e com os Condutos e os Delgados na RTP. O do Panenka é de uma beleza e de uma arrogancia incrivel lol

Re: Rui Tovar és tu?

É bem verdade. Ainda na final da Liga dos Campeões, o que gostei daqueles cromos terem ficado sem pio. As transmissões de futebol em portugal deviam ter a possibilidade de serem feitas sem comentários. Só com o som ambiente do estádio. É que os nossos comentadores são de uma ignorância e burrice, que impressiona! Reparaste que ontem quando o Dady se lesionou, eles começaram a dizer que era uma lesão na cabeça, e depois já era na coxa? E que o Hugo Almeida tinha saído lesionado, e que depois afinal já era o Tiago? Irra... já parece o outro: "Aí vai Veloso no seu estilo inconfundível! Mas não... é Paneira!" LOL O que tu chamas de arrogância no penalty do Panenka, eu chamo de confiança! :)

Re: Rui Tovar és tu?

Se fosse só isso, existem poucos isentos, aprecio imenso o Luis Freitas Lobo pela sua isenção, até podes desconfiar de que clube seja o gajo mas não o podes afirmar a 100% porque ele comenta sempre da mesma maneira, assim como aprecio o JV Pinto mas são poucos cá em Portugal que podemos ouvir sem ficar enojados. Arrogância no bom sentido :)

Re: Memórias do Mundial Itália 1990

Engraçado que sempre ouvi dizer que o Itália 90 foi dos piores Mundiais de sempre...

Re: Memórias do Mundial Itália 1990

E foi! Só que depois fizeram o de 2002...

nem me fales...

mataram o futebol nesse ano... e ainda não ressuscitou...

Lembro-me de 6 enormes jogadores

que foram dos meus idolos na infância. Andreas Brehme - Grande defesa esquerdo Alemão com um pontapé temivel foi ele que deu o titulo á Alemanha. Jurgen Klinsmann - O "anjo loiro" como era conhecido era um avançado com uma classe incrivel. Gianninni - Um centrocampista Italiano cheio de classe e garra. Roberto Baggio - É preciso dizer mais alguma coisa? Gary Lineker - Ele é uma das razões porque até hoje o Tottenham é a minha equipa Inglesa preferida. Dassaev - Um dos melhores GR que vi jogar até aos dias de hoje, apesar de ter 1,89 tinha uma agilidade incrivel, o segundo melhor GR Soviético de todos os tempos. Curiosamente a grande revelação desse Mundial foi Schillaci que foi o melhor marcador, nessa Itália jogavam o actual treinador do Chelsea Ancelotti e do Man City Mancini :)

Re: Lembro-me de 6 enormes jogadores

Uma ressalva: "Anjo Loiro" era a alcunha de outro excelente jogador germânico - Bernd Schuster. Cumps

Representantes Portugueses nesse Mundial

FCP - Branco(Brasil) Demol(Belgica) SCP - Ivkovic(Jugoslávia), Silas(Brasil) SLB - RIcardo Gomes, Aldair, Valdo(Brasil), Thern, Magnusson(Suécia) Beira-Mar - Abdelghani(Egipto)

Re: Representantes Portugueses nesse Mundial

VARZIM - Ebongué (camarões) apesar de na caderneta panini dizer que era do belenenses lol