FIFA ameaça tirar Mundial 2010 da África do Sul | Relvado

FIFA ameaça tirar Mundial 2010 da África do Sul

 

O atraso nas obras do Nelson Mandela Bay é apenas um exemplo do que se passa na generalidade das infraestruturas que estão a ser preparadas para acolher o Campeonato do Mundo daqui a dois anos. A FIFA mostra-se preocupada e o secretário-geral da estrutura, o francês Jerome Valcke, avisa que serão tomadas «as decisões necessárias, sejam más ou menos duras, para assegurar o êxito do torneio».Valcke salienta que a FIFA vai continuar atenta e que não hesitará em agir no sentido de «salvar o evento com o chamado "plano B"». Este passará por entregar a Organização do Mundial 2010 a outro país. Alemanha, Austrália, Estados Unidos da América (EUA) ou Espanha surgem como as alternativas mais fortes.A Taça das Confederações, agendada para o Verão do próximo ano, será o ensaio geral para o Mundial 2010. Contando com a participação da campeã mundial Itália, da campeã europeia Espanha, do Egipto, do Iraque, dos EUA, do Brasil, da Austrália e da Selecção da África do Sul, a competição servirá para confirmar ou excluir o Mundial do país africano.
Joseph Blatter, presidente da FIFA, reafirmava, antes da final do Euro 2008, a intenção de manter o Mundial na África do Sul, embora se tenha revelado «muito preocupado com a situação» do país, citando os «problemas de violência, de imigração, de xenofobia» que o assolam.A realidade socio-económica sul-africana é realmente complexa e começa a parecer cada vez mais impossível que o país esteja preparado para acolher o Mundial daqui a dois anos. Um estudo divulgado recentemente revela dados perturbadores, salientando nomeadamente que, para suprir todas as necessidades de transporte durante o Campeonato do Mundo, a África do Sul precisaria de importar um autocarro com 44 lugares todos os dias até Junho de 2010.Fotos: LusaSusana Valente

Mundial 2010:

Comentários [8]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Mudem para Angola!

É uma grande perda para o continente africano se mudarem o campeonato do mundo para outro país que não seja africano. Sempre fui apreensivo com esta escolha da FIFA, África do Sul é um país que que não tem condições de segurança, basta vermos os emigrantes portugueses que lá foram mortos. Podiam tentar organizar noutro país africano tipo Egipto.

Para mim...

2010 - Austrália

OFF TOPIC Simao no FCP

Mundial 2010

Esta decisão não é surpresa nenhuma, a surpresa foi quando foi anunciada a vitória da candidatura sul-africana. O clima de violência naquele país é alvo de notícias frequentes em todo o Mundo, as condições estruturais tambem ja se sabia não serem as melhores. Concordo até certo ponto na rotatividade dos continentes, mas julgo que essa deveria ser feita consoante as candidaturas que aparecessem e não impingindo um Mundial a África em 2010. Se agora o Mundial for retirado quem vai pagar as poucas ou muitas obras já feitas? Quem vai cobrir os emprestimos a que o estado sul-africano recorreu? Quem tudo quer tudo perde, e a mim sempre me ensinaram a fazer as coisas com cabeça, tronco e membros, algo que a FIFA há muito já não faz.

Eu não entendo é como é que lho atribuíram.

Estes gajos da FIFA também são uns belos artistas, qualquer pessoa vê que a Africa do Sul não tem condições para organizar uma prova destas, então se eles nem conseguem manter a ordem interna no dia a dia, quanto mais num Mundial, quem lá não vai sei eu bem quem é, aliás acho que qualquer pessoa no seu perfeito juízo não coloca sequer a hipótese de lá ir, a não ser que a ideia seja já não voltar, ou ir para outro sítio e assim ser dado como desaparecido.

é uma pena

não ter uma prova em África... mas acho que nesse aspecto teria sido melhor opção Marrocos que também foi candidato... Cumps, Vita

Re: FIFA ameaça tirar Mundial 2010 da África do Sul

Fala-se no triste estado que está a UEFA mas a FIFA bate recordes. Toda a gente sabia que dificilmente África do Sul teria condições para organizar um evento destes, no entanto deram-lhes o Mundial, agora pensam em tirá-lo de novo. «Problemas de violência, de imigração, de xenofobia» Então mas isso já não se sabia? São pessoas extremamente iluminadas que fazem parte desta organização. Assim vai o mundo.

Re: FIFA ameaça tirar Mundial 2010 da África do Sul

Agora está preocupada, mas não hesitaram em dar-lhes a organização há 2 anos atrás. Organizar um Campeonato do Mundo é muito mais do que construir estádios e enchê-los. Se fosse só isso, até o Burkina Faso poderia organizar um. A questão é tudo o resto (transportes, segurança, condições de trabalho, centros de treino, etc,etc) e na África do Sul, tal como em meio mundo, não EXISTEM essas condições. Não tenho dúvidas que o Campeonato vai ser mudado para outro país. Se for a Espanha, bem podemos dizer adeus à nossa candidatura a 2018. Alemanha outra vez não. A Austrália perfila-se como a mais forte candidata.