Crónica: Lusitânia Paixão | Relvado

Crónica: Lusitânia Paixão

 

É Portugal, é a Selecção, é o chuto no marasmo, na crise profunda que nos envolve e que tanta dor e constrangimento causa, tanto pessimismo do qual somos letrados, mas sempre com um sorriso profundo no coração porque melhores dias virão. Recebemos de braços abertos, somos os amigos que todos gostam de ter, somos o povo de brandos costumes, mas de coração enorme.A Selecção essa, o verdadeiro ópio do povo para o bem e para o mal, o orgulho de cantar a Portuguesa expressa nos nossos navegadores e em cada um de nós, por mais comedidos que sejamos, por mais pessimismo que possamos ter, há e haverá sempre aquela vontade de gritar golo, de sentir a finta, a trivela e a rabona, porque por mais que a dúvida persista se és português sentes, se sentes é porque estás vivo, se estás vivo tens coração, se tens coração tens amor, se tens amor tens Portugal, virado de frente, de cabeça levantada vamos nós à África do Sul movidos a sonhos e ambições!Seja ele do Porto ou do Benfica, seja ele de Madrid ou Barcelona, de Alvalade a Coimbra com passagem por Trás-os-Montes, Beira Interior ou Litoral, somos nós todos os escolhidos, os seleccionados, os que sentem que é agora, é Portugal, este amor, é tão grande, é tão forte, "come on" nos versos da Furtado que em 2004 uniu um povo de bandeira na janela, não interessava se de pagodes ou torres de castelo, estávamos perto, mais perto do céu, mais perto do céu, FORÇA! Porque ninguém pode parar!Pois é meus amigos, é genuíno, é a minha vontade de os ver brilhar completamente imbuído do espírito do Mundial, desejoso da glória e da vitória, não me interesse nesta altura se é o Queiroz ou outro qualquer, não me interessa se são os do meu clube ou de outros, são os meus bravos, os meus navegadores que guiam a nau dos nossos desejos a porto seguro feliz!No dia do nosso primeiro jogo, revelem as vossas ambições, gritem para a malta ouvir, escrevam em letras garrafais para serem vistos, pode ser que entretanto algum dos nossos jogadores tenha acesso ao Relvado e perceba a paixão que nos guia!Por tudo, por nada, pelo símbolo, pelas cores, pela honra, pela glória, está chegada a hora! Vamos lá Portugal!slpaulito

Mundial 2010:

Comentários [52]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

A miséria só existe para alem do futebol

Para os portugueses, o futebol dos tempos modernos não passa de uma alucinação,uma loucura. Enquanto uns conseguem a fama dando pontapés na bola...sendo participantes directos no futebol, e que são os tais senhores da fama perante os simples e comuns adeptos que são a parte fraca desse desporto, Não indo alem de miseráveis apoiantes prisioneiros dos primeiros os quais vivem às custas destes miseráveis. Repare-se por exemplo na estrutura que actualmente está montada à volta da selecção nacional. Repare-se no envolvimento de tantos ,milhões de euros gastos com esta selecção e reparem tambem no grave e degradante estado estado político e económico em que Portugal se encontra. Existem pessoas neste momento, que serão capazes de deixar a sua famlia à fome durante uma semana ou mais afim de contribuirem para algo ligado a este mundial 2010. Mas não será apenas a comitiva da selecção que vive estes dias à grande e à francesa, tendo ainda outros ao seu redor os quais, enquanto uns fazem gastos supérfluos com o futebol, eles enriquecem vendendo no comércio artigos como bandeiras, bandeirinhas e afins, isto para já não falarmos das empresas que se aproveitam de toda esta loucura para fazerem publicidade enganosa e agressiva, tipo banco BES que na sua publicidade, tenta comparar a situação do Cristiano Ronaldo e do Carlos Queiroz aos restantes comuns portugueses que ganham ordenados minimos, incentivando-os a investir em contas bancárias com o nome imagine-se de:-CR (Cristiano Ronaldo)..... Tudo isto às custas do miserável aue por vezes mal ganha para comer, mas que para estas cenas da bola, sempre arranja uns tostões para gastos em qualquer coisa ligada a ao Mundial 2010. Numa palavra, não compensam as manifestações explosivas que se fazem à volta de eventos futebolisticos sejam eles a nível de clubes ou de selecção. Viver o futebol sim, mas vive-lo de forma desinteressada sem clubites numa palavra, viver o futebol como ele merece ser vivido, ou seja, de forma saudável não colocando em risco a situação económica de um povo, por causa de um simples desporto chamado futebol. O desporto só dá saúde quando vivido de forma consensual e sádia. Uma palavra final. Portugal é um dos países presente na àfrica do sul com pior PIB e pior poder económico no momento actual. Está inclusivé abaixo de alguns países que há bem pouco tempo eram terceiro mundistas. Compensa toda esta euforia à volta desta selecção que vai ou pode vir a viver mais de dois meses consecutivos gozando em conjunto de luxos que pouquissimos portugueses em toda a sua vida conseguirão gozar num só dia da sua vida? É claro que não compensa. Responder >>

Bem...

...antes de mais, quero deixar aqui exarados os parabéns ao meu amigo paulito pelo texto. Quase que te imagino a escrever isto enquanto vais batendo com o punho no coração, de dentes cerrados e com a lágrima ao canto do olho enquanto ouves um cd da Amália numa aparelhagem decorada com um napron de Arraiolos, pá. :) Contudo, e com muita pena minha, o meu estado de espírito não se coaduna com o que expõe o artigo. Talvez me esteja a enganar e tudo isso que descreveste surja com o apito do árbitro às 15 horas...mas não creio. Admito que há alguma expectativa (não ansiedade) para ver o que faz este grupo...mas não tenho qualquer tipo de problema em admitir que o rotundo falhanço não me irá fazer mossa, como fez em tantas outras vezes, onde nem jogávamos a este nível. Gostava muito de poder imiscuir-me nesse lote de contestatários, que mandaram atoardas durante a fase de qualificação, que mandaram atoardas com os seleccionados, que mandaram atoardas durante o estágio, que mandaram atoardas com os três jogos de preparação...e que chegada a hora, vestem a camisola, enrolam-se na bandeirinha e fazem das tripas coração quando soar o hino logo à tarde. Não me entendam mal. Não tenho nada, e respeito inclusive que o fez e quem o fará. Para todos os efeitos, isso faz parte da essência do ser português, essa eterna e inócua contestação, que se desvanece a partir do momento em que entra em jogo o país, seja em que área social for. É bonito de se ver. Talvez isso faça dessas pessoas mais portuguesas que eu...mas, e em minha defesa, só queria sentir que é Portugal que vai jogar às 15 horas. Queria perceber, naquele grupo, a metáfora de todo um país, como em tantas outras situações já presenciei. Não o país de brandos costumes, não o país do galo de Barcelos, do Cristo Rei, das tripas à moda do Porto, da sardinha assada e da morcela, dos Jerónimos e da Sé Velha...mas o país que sempre se soube relevar perante a adversidade, o país que sempre soube ser grande, sem deixar de ser pequeno e humilde. O país que nos deu Nuno Álvares Pereira, D. João I, Giraldo sem-Pavor, D. João II, Infante D. Henrique, Diogo de Arruda, Fr. Luis de Sousa, Camilo Castelo Branco, Almada Negreiros, Antero de Quental, Francisco de Holanda, André de Resende, José Relvas, Zeca Afonso, Mouzinho da Silveira, Pedro Hispano, Garcia da Orta, Eça de Queiroz, Vasco da Gama, Pedro Álvares Cabral, D. Manuel I, D. João III, Amadeo de Souza Cardoso, Columbano Bordalo Pinheiro, Silva Porto, Santa Rita,...entre tantos outros...homens que sempre souberam fazer das fraquezas, forças; da humildade, grandeza; da vontade, glória. O que eu tinha a dizer,e fazer, pela selecção, já fiz. Agora está na hora de eles me provarem que estive sempre enganado...e que, no fundo, merecem ser inscritos num rol de figuras que simbolizam o que é a alma lusitana...a singularidade tuga... Boa sorte, Portugal...

Re: Bem...

Comentário "Bem..." moderado como Bem Escrito Abraço ;)

Re: Bem...

Eheh...obrigado...ainda para mais quando o exército de clones da animália que gosta de meninos já fez das suas...outra vez. Vais ver o jogo? Abraço.

Re: Bem...

Já nem digo nada sobre esse Bibi cá do sítio... Não vou ver o jogo. Prefiro ganhar mais um "X" ao fim do mês e fazer também a minha parte para que o país ande para a frente... (ou para ajudar a poagar diárias de 800 euros a determinados animais...)

Re: Bem...

O problema do Bibi é que ainda vai tendo o séquito armado de pontos até aos dentes para manietar eventuais discussões...e isso deixa-me um bocadinho fodido. E eu até gostava de ver o jogo...mas nem um cafézito de jeito aqui ao pé tenho. Streaming pela net não dá...pelo que fica um pouco tramado. De qualquer das formas, agora quando disseste essa das diárias levantaste um bom ponto de vista. :)

Re: Bem...

Dá-lhe nas mines, pá! Nas maxes até, naquelas latas de meio litro! Pode ser que ajude! Ainda tens 3 horitas para enfrascar! Vais ver que até o Queiroz beijas no ecrã!! :D Abraço!

Re: Bem...

Porra...beijar o Queiroz??!!! Com essa é que não. Até podia mergulhar numa tina de Sagres que não ia lá. :) E não devo conseguir ver o jogo sequer, meu caro. Os horários são tramados...e nem um cafézito aqui ao pé do trabalho tenho para poder disfrutar de meia horita do encontro. Fica a gravar na MEO e vejo logo à noite. É o máximo que se pode fazer... Mas quero que Portugal ganhe, como é óbvio. Mas se perder...fico na mesma...independentemente das minis. :) Grande abraço...e bom jogo.

Re: Bem...

Nós já temos um televisorzito aqui no emprego, com uma antena interior. Vamos ver se a chefia não resolve meter nojo! Eheheh Eh pá, vi-te mais entusiasmado antes do Sporting-Everton do que hoje! ;)

Re: Bem...

Nós nem isso temos. Quer dizer, até temos um plasma, mas está reservado para apresentações e mostras de domcumentários sobre a cidade. Enfim... E para todos os efeitos, sentia mais a minha costela sportinguista do que todo o meu corpo português. Sei lá...não me revejo nesta selecção, neste show off, nestas tretas de Black Eye Peas à mistura, na fraqueza do Queiroz, no Daniel a ir atrás dos jogadores, nos jogadores todos montados em brutos carros, em brutas casas (parte delas até pagas por nós)...e chegarem ao campo, e pouco fazerem para o merecerem, para nos merecerem. Foda-se, eu ainda me lembro de ver o Chalana, coitado, a ter que pagar o equipamento. Ainda me lembro da forma como via o Humberto Coelho a falar do que era ir à selecção. O Veloso (entre outros) que ostentava de forma gloriosa aquele bigode tão tuga. O Grande Bento, que até chapadas dava nos companheiros de equipa. O Jordão... O Néné... O Gomes... Não haviam ali vedetas...mas sim guerreiros, como diz o Curva mais abaixo. Isso sim, era uma selecção portuguesa, que conseguiu materializar o espírito dos Magriços, perpetuá-lo... Essa alma, esse fogo dentro de campo, esse virtuosismo, essa capacidade de sofrimento...terminou em 2004, ainda que aí se tenha mascarado de algo diferente. Que ganhem, sim...mas não sei se o farão por Portugal. Abraço.

Re: Bem...

O futebol está condenado, meu caro... Agora é só show-offs e Fundos e Relatórios e Contas, e com isso é também posturas à vedeta, falsos moralismos, adultérios... Eu também gostava que tudo fosse diferente, mas a alternativa é deixar de ligar a estas coisas e educar o coração (assim como quando se sai de uma relação amorosa intensa). Gosto muito do João Moutinho, por exemplo, mas achas que ponho a smãos no fogo por ele ou que me espanto por uma possível facada nas costas? Da mesma maneira, terás plena noção do que aqueles festejos com as faixas benfiquistas valem para muitos dos que as estavam a envergar, em Maio... Infelizmente, é assim. Há que ter a noção da relatividade das coisas, mas ser um pouco irracional de vez em quando faz bem aos neurónios! ;) Um abraço e boa sorte para nós!

Re: Bem...

E pronto...está consumado. Vamos com os porcos no próximo jogo. Vais ver hoje à noite o jogo que a Coreia vai fazer... Abraço...e não tive minis. Ainda deu para roer duas unhas...mas pouco mais. :) Abraço.

Re: Bem...

Vi o jogo a água... Experiência bizarra e quase inédita, devo confessar... Já não me lembro de um jogo em que estivesse a sofrer sem uma garrafa castanha ao lado e um naco de amendoins por perto! Não estava à espera de muito mais, sinceramente. Mas continuo (ingenuamente?) a acreditar! Foi importante não ter perdido, porque esteve mais para aí do que para outra coisa... Temos que esperar pelos outros jogos do grupo e tentar jogar com o calendário...

Re: Bem...

Eu vi o jogo metido numa zona de obras, ao lado de pintores e serralheiros. Foi bonito... :) E vê o jogo de logo com atenção...vais ver uma Coreia que te vai surpreender. Ando a dizer que vamos perder com os coreanos desde que vi o grupo. Mas no próximo jogo já não me tiram as minis e os tremoços. Haja algum pormenor de alegria... :) Abraço, meu caro...

Re: Bem...

Esqueci-me de algo: eu que tantas vezes critico a insciência dos jogadores e me revolto contra ela, julgo por isso que eles deviam ter um pouco mais de cultura histórica e geral a fim de que pelo menos quando na selecção soubessem interpretar bem o seu papel. Falta-lhes esse conhecimento, porquanto alguns, tal a insciência, tão pouco sabem o que significa Portugal, e no entanto são eles os que elevam, quando o elevam, o nosso nome. Que heresia.

Re: Bem...

Não exigo que eles percebam de história. A mim também ninguém me pede para saber jogar à bola no decorrer do meu trabalho. Peço-lhes é que estejam atentos a este país, e ao que ele representa. Talvez um pouco de cultura histórica não lhes fizesse de facto mal nenhum...mas compreendo que seja complicado. :) Mas como o teu nascimento mudou a face da Nação, não desistas da presidência da República. :) Abraço.

Re: Bem...

Esqueceste-te de dois: Fernando Pessoa e Camões. E o esquecimento do primeiro é estranho porque falas aí de um amigo dele, Santa Rita Pintor. Era um castiço, este Santa Rita, ora atenta. http://www.prof2000.pt/users/tcorreia/literatura/SANTRITA.html Depois esqueceste-te do mais importante: de mim, o homem que mudou Portugal só por ter nascido. Lol Por último: é engraçado estares falar dessas individualidades que encarnaram bem o espírito português e eu estar estudar agora de manhã a Mensagem do Pessoa, que parei um pouco para fumar um cigarro e beber um café. E dito isto vou-me outra vez.

Re: Bem...

Depois esqueceste-te do mais importante: de mim, o homem que mudou Portugal só por ter nascido. Olha-me este "infiltras"... ;) Vai lá para o Ilinois, para as margens do Mississipi!

Re: Bem...

Se os metesse a todos, nunca mais saía daqui...mas Pessoa e Camões foram lacunas graves, sem dúvida. Dá-lhe aí na Mensagem. E depois muda para o Livro do Dessassosego, para veres o que é bom para a tosse. :) Abraço...e bom trabalho.

Parabéns pela crónica!

Tudo dito. Se a equipa for mesmo isso... uma equipa! No real sentido da palavra, temos boas hipóteses de entrar no Mundial com o pé direito. Espero ver um Eduardo determinado, Espero ver um B. Alves batalhador, Espero ver um R. Carvalho a liderar (que belo seria vê-lo com a braçadeira no braço...), Espero ver um P. Ferreira proteccionista, Espero ver um F. Coentrão endiabrado, Espero ver um P. Mendes cerebral, Espero ver um Meireles calibrado, Espero ver um Deco mágico, Espero ver um Ronaldo explosivo (e solidário...), Espero ver um Simão exemplar, E espero ver um Liedson eficaz. Força Portugal!

Essa do Paulo Ferreira proteccionista....

não percebi!

Re: Essa do Paulo Ferreira proteccionista....

É uma pequena alusão à política: Política de protecção da produção nacional contra a concorrência estrangeira... Como não se espera que P. Ferreira intervenha no ataque, pelo menos que tenha um papel preponderante a proteger a fortaleza, já que do outro teremos um jogador que dará muito apoio ao ataque.

Re: Essa do Paulo Ferreira proteccionista....

Grande explicação :).

Chegada a hora da verdade

É hoje que aqueles que tornámos em “Heróis do Mar”, entram pela primeira vez em acção, no Mundial 2010. Está na hora de mostrar ao Mundo, que uma Nação não se mede por superfície, taxa habitacional, ou até mesmo pelo seu PIB, pelo menos em termos desportivos. Nos dias de hoje, esta é a melhor maneira de meter novamente o nome de Portugal, nos historiais do Planeta. Mas que esta História seja de sucesso, para que o nome desta bela Nação, plantada à beira-mar, se volte a elevar, como nos áureos tempos dos Descobrimentos. Força PORTUGAL, força PORTUGUESES!!! PS – “Está chegado o momento do arrepio que sobe debaixo para cima, que alimenta a expectativa, que faz sofrer, que coloca o batimento nos píncaros da emoção...” Gostei imenso do teu texto, mas não pude deixar passar esta sem um pequeno sorriso; querias que subisse de cima para baixo?? ehehehe ;-) Fica bem e saudações Lusas caro compatriota!

O sonho comanda a vida..

Hoje é dia de sonhar e torcer pela nossa gloriosa Selecção. Aos 23 jogadores desejo toda a sorte do mundo e nos encham de orgulho. Podemos ganhar, podemos perder mas acima de tudo está a obrigação de todos darem o máximo de si e que respeitem o nosso prestigio. O sonho comanda a vida.. Força Portugal!!!!!! P.S. O jogo ser às 15h é que é demasiado mau.. Algum povo trabalha!!!!!!!

Portugal joga hoje...

..e o MUNDO pára!! ------------------Guerreiro------------------ Guerreiro----Guerreiro----Guerreiro---Guerreiro -------------------Guerreiro------------------- ---------Guerreiro-------------Guerreiro------- --Guerreiro--------------------------Guerreiro- -------------------Guerreiro-------------------

Re: Portugal joga hoje...

Comentário "Portugal joga hoje..." moderado como Interessante Muito bom. Cumps ;)

Re: Portugal joga hoje...

Obrigado. Cumps

PORTUGAL!!!

Já critiquei o que tinha a criticar, já descasquei em quem achei por bem, já vesti os slips vermelhos e calcei as meias verdes, já arranjamos até um televisorzito aqui para o estaminé... Agora não quero saber de onzes prováveis, de dúvidas Danny/Simão, de "casos Nani"... Agora é PORTUGAL!!!

Re: PORTUGAL!!!

Estou a brincar, .