Crónica: Como celebrar no Relvado o espírito do Mundial | Relvado

Crónica: Como celebrar no Relvado o espírito do Mundial

 

A Taça das Confederações, realizada no ano passado, apresentou ao público, jogadores e técnicos de todo o Mundo as tradições do país de Mandela no que diz respeito ao futebol (ou soccer, como lhe chamam): a Vuvuzela e o capacete Lekarapa.Ora, com o decorrer do Mundial, a utilização da Vuvuzela nos estádios tem sido posta em causa. Alguns dizem que o som do instrumento torna-se "irritante", assemelhando-se a um "vespeiro" ou uma "manada de elefantes". Os jogadores e técnicos das Selecções queixam-se do "barulho", que dificulta a "comunicação" no terreno de jogo. Já outros alertam para os "perigos" de saúde pública, que podem levar à perda de "audição". Felizmente este problema foi resolvido com a venda em massa de milhares de tampões para os ouvidos, comercializados pela mesma empresa que tradicionalmente fabrica as Vuvuzelas desde a longínqua década de 90. Como é óbvio, estas críticas não passam de um manifesto preconceito europeu em relação a tudo o que seja africano. Como diz o presidente da FIFA, este Mundial tem um ritmo "diferente", e devemos acima de tudo respeitar as "tradições locais" dos fãs.Com este problema resolvido, devemos esforçar-nos para eliminar todo o preconceito. Como sabemos, hoje em dia uma parte significativa do entusiasmo gerado à volta das grandes competições futebolísticas passa pela livre troca de opiniões na Web, seja em fóruns, como é o caso do Relvado, seja nas redes sociais. No que diz respeito ao Relvado, noto uma certa indiferença pelo espírito do Mundial: não há nada que alerte o público mais distraído para o facto do Mundial estar a decorrer no contexto das tradições primordiais do "soccer" sul-africano. Isto só pode ser um descuido, uma vez que o Relvado é conhecido por promover a liberdade intelectual, sem preconceitos e quase até sem limites.Aqui fica, então, a minha proposta para o novo design do Relvado, celebrando energicamente o espírito do Mundial.Deixo os meus agradecimentos aos autores do sítio Web de serviço público "Vuvuzela Time". Por favor acedam à ligação com o volume do PC ligado, não sejam preconceituosos!elkikin

Mundial 2010:

Comentários [16]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

PRECONCEITO? Sabes ao menos do o que dizes?

Sabes o significado de preconceito? Ou ouviste o termo no telejornal ontem à noite e decidiste que ficava bem numa crónica? Pela parte que me toca tenho tantos preconceitos contra a vuvuzela como contra o trombone das Antas ou a voz irritante do Jorge Jesus! E nenhum é preto nem africano!

Ironia

ironia (latim ironia, -ae, do grego eironeía, -as, dissimulação, ignorância) s. f. 1. Expressão ou gesto que dá a entender, em determinado contexto, o contrário ou algo diferente do que significa. 2. Atitude de quem usa expressões ou gestos irónicos. 3. Sarcasmo. 4. Acontecimento ou resultado totalmente diferente do que eram as expectativas (ex.: ironia trágica).

Porra!!

Até me assustei!! LOL

ha tradições que ...

Simplesmente têm de acabar pouco importa o local que seja ou continete.... Desde que sejam prejudiciais.. Ou vais aqui defender a extração do Clitóris das jovens africanas só porque é tradição!

Eu celebro com uma mini na mão e o cahcecol..

..de Portugal na outra! Viva portugal! Viva a superbock!

Re: Crónica: Como celebrar no Relvado o espírito do Mundial

Que falta de sentido de humor dos demais foristas :D Para mim a partir de agora relvado, ou mesmo youtube, so com vuvuzela a bombar :|

Só espero que a moda das Vuvuzelas

não chegue á nossa LIGA na próxima época, se já era mau assistir a alguns jogos devido á sua fraca qualidade e ouvir alguns comentadores agora imaginem que a isso se junta o som das vuvuzelas... Demasiado mau... Cumps

Re: Crónica: Como celebrar no Relvado o espírito do Mundial

Vamos com o "Maiorcadositio" para o campo pequeno tourea-lo e na hora das bandarilhas fazemos aquilo que ele meree, espetamos-lhe uma carrada de vouvouzelas pelo cu acima. Temos assim um "2 em 1" qual head & shoulders. Nós ficamos satisfeitos e ele vai adorar o nosso esforço para o fazer feliz.

Re: Crónica: Como celebrar no Relvado o espírito do Mundial

Cá para mim ficaste obcecado pelo homem... Tudo bem que ele é irritante muitas vezes mas já paravas com essas parvoices não?

Re: Crónica: Como celebrar no Relvado o espírito do Mundial

epá... admito que voces teem razão, mas um gajo que não sabe falar na boa, só provoca e anda para aqui com complexos de superioridade em relação a todos os outros users para mim merece ser maltratado. Peço desculpa a todos os que teem de levar comigo sem culpa nenhuma.

Mas tu curtes futebol...

...e gostas de falar disso ou gostas mesmo é de provocar?

Re: Mas tu curtes futebol...

epá... admito que voces teem razão, mas um gajo que não sabe falar na boa, só provoca e anda para aqui com complexos de superioridade em relação a todos os outros users para mim merece ser maltratado. Peço desculpa a todos os que teem de levar comigo sem culpa nenhuma.

ok..

...não me meto mais nas vossas "meiguices" :) Fica bem ;)

Vuvuzelas nos estádios do Mundial tudo bem

Mas em Portugal, nas ruas, a qualquer hora do dia e da noite...não mesmo! Sou portuense e vi a noite de s.joão invadida por esse magnifico e nada irritante instrumento...que se diz das tradições neste caso? Cabe na cabeça de alguém que estejamos a questionar o legado cultural da vuvuzela para os africanos? Cabe na cabeça de alguém que classificar o som de irritante seja uma postura racista ou xenófoba? I dont think so. O revoltante é este massacre constante de fooonnnnssss a toda a hora...é que dói na cabeça caramba!!

aqui, neste link

http://www.vuvuzela-time.co.uk/www.relvado.com aqui pode-se celebrar o mundial no relvado!

Se assim o desejares...

...paro o meu carro à porta de tua casa e buzino constantemente durante 1h30, 2h. Veremos quem é que sofre de preconceitos. E em que medida é que ter um negro a soprar num bicho daqueles num canto da página, com a agravante de ter que mamar com esse barulho ensurdecedor, é respeitar mais o mundial? Recalcamentos?