Crónica: O (cada vez menos) espectáculo do futebol | Relvado

Crónica: O (cada vez menos) espectáculo do futebol

 

Imagine-se que faço parte da grande maioria dos norte-americanos que detestam o "soccer". Vou sabendo através da comunicação social e dos anúncios das estações televisivas que vem aí o maior torneio de "soccer" de todo o mundo, aquele evento que só se dá de 4 em 4 anos e que reúne as melhores equipas. Pois bem: se o futebol é o desporto mais apreciado à face da Terra, por algum motivo terá que ser; conclusão: decido dar-lhe uma oportunidade.Imagine-se então que eu, nas condições descritas, ligo a televisão e... vejo um jogo destes. Meus caros, digam-me sinceramente: como é que não há-de ser o futebol abominado nos EUA se a maior competição de todas, aquela que reúne os melhores jogadores e as melhores equipas, está cheia destes espectáculos paupérrimos que dão sono até ao mais fervoroso apreciador da modalidade? Reparem que este jogo não foi uma excepção, e basta olharmos não só para os mais recentes mundiais, mas também para a Liga dos Campeões e afins: os jogos verdadeiramente emocionantes (esses sim) são as excepções, porque a grande maioria roça o miserável - e estamos a falar do suposto nível máximo da modalidade!Sinceramente, o Futebol tem vindo a sofrer um assassinato progressivo ao longo dos últimos anos, ao ponto de nas grandes competições reinar uma qualidade miserável. Não tenciono reflectir acerca de quem deve ser apontado como o responsável por esta onda de crime futebolístico que tem vindo a alastrar-se, pois isso é material mais que suficiente para várias outras crónicas. A conclusão que quero daqui extrair é muito mais modesta mas, a meu ver, pertinente: perdi uma hora e meia da minha vida com um espectáculo que me fez corar de vergonha. Esta partida foi um espelho do que a modalidade tem vindo a tornar-se cada vez mais, entediante e enfadonha.Fragoso

Mundial 2010:

Comentários [19]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Importa não exagerar!

Jamais alguém que perceba um pouco de futebol iria aconselhar um amigo que fosse assistir pela primeira vez a um jogo que fosse ver França - Uruguai. Era certo ser um mau jogo quer porque a França não tem jogado nada quer porque o Uruguai há muitos anos que apenas tenta não jogar! Creio que a FIFA não se tem preocupado com a qualidade do espectáculo, pensando ser mais importante tratar de outros aspectos. Mas o futebol tem conseguido resistir até à acção da FIFA e do International Board e, felizmente para nós que gostamos de o ver, continuam a aparecer belos jogadores que fazem do futebol um espectáculo bonito! Creio que seria importante perceber que o desporto rei tem de conseguir melhorar o espectáculo que proporciona, mas isso teria de ser feito a todos os níveis! Até do público que assiste e fica satisfeito se a sua equipa ganhar mesmo que quase sem jogar!

E um cheirinho a Beira-Mar no Mundial

O ex-jogador do Beira-beira Alcaraz marcou um grande golo à Itália . E estão a ganhar ao intervalo por 1-0 .

Até agora viu-se futebol???

Salvo a grandiosa Alemanha,que foi um autentico rolo compressor.França,Inglaterra e Italia as favoritas de muitos,começaram o Mundial de forma miserável...

«Man, os (Alemões) jogaram contra gajos que ainda

parece que jogam descalços, lá pelas pradarias Austalianas, a técnica deles é do tipo saltos de canguru..., a táctica foi-lhes ensinada pelo Crocodilo Dundee!!! Ainda andam a tentar perceber para que servem aqueles sapatos com pitons, pois as ditas de chuteiras para eles ainda não são para pontapear bolas para um rectângulo que é complementado pelo respectivo estrumalho, percebem é de chutos para uma coisa em H, só que a bola não é redondinha como a Jabulani é mais para o "O(B)AL", contra Sérvios e Ganeses a ver vamos se é assim...???!!! De quem até ao momento gostei foi dos Coreanos do Sul, mas só por correrem para CARALHOS de resto futebol que é uma aliança perfeita entre técnica e táctica, estes Asiáticos são como os Africanos, é chuto para a frente tudo ao monte atrás da redondinha!!! De Jadscl

Sim,os "Aussies" jogam mais ao Aremesso do

Kangaroo,no entanto não levo assim em tão grande conta o nosso amigo Uruguai,que apesar de ser uma Argentina de 3ª Linha,mas não teria o poderio técnico e o entrosamento para se bater ante uma França que não apareça devido ao apadrinhamento da FIFIA...Também os nossos amigos do Soccer,apesar do poder económico que possuem não estão ao nível duma Inglaterra,mas enquanto a England começar e acabar em Gerrard e Lampard,não chegará a lado nenhum...Quanto á Itália,até o Buffon serve de bode expiatório para a incapacidade dos técnicos italianos de mesclarem juventude de qualidade com jogadores experientes e influentes,e mais não digo...

Então estás no país certo

Não gostas de futebol , tens umas trinta novelas por dia . Estás à vontade . . . ; )

Re: Então estás no país certo

Copy + Paste da resposta a um comentário acima: Se achas que eu não tenho razão, faz um comentário a justificá-lo. Os utilizadores deste fórum queixam-se imenso, mas quando é finalmente publicado um artigo onde se fala falar de futebol, poucos fazem questão de dizer alguma coisa de jeito (ao fim e ao cabo têm o que merecem - um fórum de fofocas e insultos. Se não tens nada de útil a dizer, por favor não digas, a inutilidade é um defeito horrendo.

Re: Então estás no país certo

"Onde se pode falar", quis eu dizer.

Re: Crónica: O (cada vez menos) espectáculo do futebol

Foda-se, não gostas não vejas! Que paneleiro...

Re: Crónica: O (cada vez menos) espectáculo do futebol

A ti então nem me darei ao trabalho de responder, pelo menos enquanto não atingires a maioridade. Por enquanto dou-te desconto, afinal ainda estás só em vias de cumprir o teu 12º aniversário.

O que me lixa mesmo

é ouvir constantemente um enxame de abelhas a zunir a toda a hora... Se se juntar a isso um mau jogo , um gajo fica tolo, pois quer dormir e tá sempre de pestana aberta a ver se vem uma abelha. Dasse raio de invenção as bubuzelas!

É uma boa e especifica descrição...

...sobre este fenómeno. O meu caro deve ser uma "águia" perante os quesitos de satisfação pessoal. Concordo na íntegra o sua insatisfação sobre este mundial e o futebol em geral, também o partilho, aliás, só algumas faixas etárias compreenderão esta desilusão... A antropomórfica idade dos homens: http://floreca.no.sapo.pt/idadehomem.jpg Saudações

Re: Crónica: O (cada vez menos) espectáculo do futebol

Não vejas futebol...

Re: Crónica: O (cada vez menos) espectáculo do futebol

Se achas que eu não tenho razão, faz um comentário a justificá-lo. Os utilizadores deste fórum queixam-se imenso, mas quando é finalmente publicado um artigo onde se fala falar de futebol, poucos fazem questão de dizer alguma coisa de jeito (ao fim e ao cabo têm o que merecem - um fórum de fofocas e insultos. Se não tens nada de útil a dizer, por favor não digas, a inutilidade é um defeito horrendo.

Re: Crónica: O (cada vez menos) espectáculo do futebol

Os primeiros jogos são frequentemente pobres, depois quando se começar a olhar para a tabela e ver que ou mexem as perninhas e fazem golos para ganhar ou voltam para casa com um prémio reduzido... eles mexem-se. Quanto ao Americanos... Eles gostam é de ver acidentes e grandes cacetadas... no futebol mal tocam jogam.se ao chão a choramingar. Por isso a falta de interesse.

Re: Crónica: O (cada vez menos) espectáculo do futebol

O caso dos americanos foi apenas um exemplo para que se chegue ao problema central do artigo, que é a questão da fraca qualidade dos jogos. Eu próprio referi não apreciar minimamente os desportos deles, que é mais espectáculo e fantochada do que qualquer outra coisa.

Uma vez vi uma mulher que era p*** ...

tomei a liberdade de achar que todas eram. Uma vez vi um preto bater num branco e tomei a liberdade de achar que todos os pretos batem em brancos. Uma vez vi um branco bater num preto e tomei a liberdade de pensar que todos os brancos batem em pretos. Uma vez dei nos cornos a um gajo e achei que dava nos cornos a todos. Uma vez levei nos cornos de um gajo e todos acharam que me davam nos cornos. Uma vez nao sao vezes ... tirar conclusoes com base NUM JOGO de Futebol parece-me injusto. P.S : Um dia vi o Sporting ser campeão e percebi que nem sempre se pode ter tudo :)

Re: Uma vez vi uma mulher que era p*** ...

Se prestares atenção ao que escrevi, não baseei o artigo num só jogo; esse em particular é que me fez lembrar da generalidade do Futebol nos últimos anos. «Reparem que este jogo não foi uma excepção, e basta olharmos não só para os mais recentes mundiais, mas também para a Liga dos Campeões e afins: os jogos verdadeiramente emocionantes (esses sim) são as excepções, porque a grande maioria roça o miserável - e estamos a falar do suposto nível máximo da modalidade! Que um Académica x Paços de Ferreira seja entediante é uma coisa: estamos a falar de duas equipas pequenas e com poucos recursos de um campeonato igualmente pequeno. Outra coisa é as competições que supostamente reunem o nível máximo da modalidade estarem cheias de jogos do género, não só o Mundial como as Ligas dos Campeões e afins. Mas mesmo que queiras resumir a questão só a este mundial, uma coisa é certa: até agora só vi a Alemanha a jogar futebol (e contra uma selecção substancialmente inferior). Todos os outros jogos até ao dia de ontem (isto porque hoje não tive a oportunidade de ver jogo nenhum) foram extremamente paupérrimos, uma verdadeira perda de tempo.

Acho que nem tanto ao mar

nem tanto à terra. Os Mundiais desde que me recordo de ver começam sempre devagar devagarinho primeiro porque a maioria das equipas vem da "pré-temporada" depois de uma época desgastante logo a maioria ainda não se encontra a 100%. A partir do primeiro jogo de cada equipa, em geral aumenta a qualidade, os jogos tornam-se mais interessantes e disputados e este Mundial não será muito diferente dos antecedentes. Uma coisa que eu acho que é preocupante é o excesso de jogos de muitos jogadores das principais equipas, Messi por exemplo tem 64 jogos nas pernas, Lampard 54, Simão 61 e isto só para citar alguns dos jogadores neste Mundial e percebe-se que é uma anormalidade tanto jogo disputado a ritmos altíssimos em cada competição e quanto a isto penso que a Fifa deveria ser mais condescendente, planear as competições de uma forma que beneficiasse mais os jogadores e por consequência as competições. Pessoalmente já vi bons jogos neste Mundial mas estou certo que a competição aumentará e que o nosso interesse será igualmente maior portanto espero mais e melhor. Como as coisas ainda não estão muito interessantes e como as vuvuzelas irritam imenso, a Fifa teve a "feliz" ideia de permitir álcool nos estádios conseguindo assim abafar as queixas porque a malta bebe uns copos e já só ouve o que lhes interessa logo o barulho da vuvuzela passa a melodia num instante. :) Cumprimentos