O desporto, a pedagogia e Zidane | Relvado

O desporto, a pedagogia e Zidane

 

Temos outros casos como Rooney que foi já admoestado com 2 jogos de suspensão. Recordo a tensão pura, aquando da suspensão de João Vieira Pinto que, ao ver estes recentes casos e a sua multa ou penalização, deve ficar no mínimo confuso tal a dualidade de critérios!E o que dizer de Rooney? Com uma entrada ao "tesouro" de Ricardo Carvalho? Ou alguém, no seu perfeito juízo, acredita que as leis da física inglesas divergem das do resto da humanidade para sustentar a tese: foi para se equilibrar?! Dois jogos?! E Ricardo São Pinto que levou com uma sanção tremenda? Porque é que uns são heróis e outros patos feios?E como se explica um agressor como mehor jogador mundial? Não justificaria não atribuir o título como pena e como acção pedagógica ? Ou o melhor jogador mundial não deve ser um modelo em todos os sentidos?xmc

Campeonato do Mundo 2006:

Comentários [26]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Bestial a besta

Muitas pessoas dizem que o jogador deve ser avaliado de uma forma continua e não por uma acção que se sucedeu num jogo. Eu tinha uma opinião contrária, nesta situação. É cerdade que Zidane tem feito um capeonato do mundo maravilhoso, mas já devia ter a consciência de não se deixar influenciar por palavras dos outros jogadores. É verdade que Zidane foi provocado por Matterazi, mas devido à sua experiência e idade não devia ter feito o que fez. Foi uma situação que se fosse cometida por um jovem, como Cristiano Ronaldo ou Rooney, seria mais compreensível devido à sua inexperiência. Na minha opinião o prémio foi mal atribuido.

Bom...

Quem vir um comentário que fiz à uns dias sobre o melhor jogador do mundial, legi Zidane, pelo seu futebol impregnado de magia, e pelo espírito de sacríficio que demonstrou ao serviço da selecção, mesmo com alguma idade. E agora? Claro que continuo a achar que foi o melhor jogador do mundial, mas se merecia a bola de ouro? Não, nem por sombras! Supostamente esse deve ser um jogador que tem de servir como modelo; não deve ser UM jogador, mas O jogador. Tiveste mal Zidane, e desceste na consideração de muitos dos teus admiradores, podias ter evitado!

Objectivamente há 2 pesos e 2 medidas

No caso do Cristiano Ronaldo, o prémio de jogador jovem foi-lhe negado por questões comportamentais - isto mesmo foi confirmado por Matthaus (que integrou o júri) e por Osieck (director técnico da FIFA). O episódio Rooney e as repetidfas simulações ter-lhe-iam custado "algumas décimas" na avaliação final e o título correspondente. Claro que no caso de Zidane a FIFA pode objectar que a votação estava feita e que a expulsão surgiu "fora de tempo", mas lá que o processo não é modelar, isso não é. Mesmo considerando que o prémio a ZZ foi mais um prémio de carreira do que um prémio pela "performance" no mundial.

Zizou na senda de Sá Pinto...

Parece que os grandes jogadores, gostam de ser expulsos no seu último jogo!

se fosse um português ou...

Ai! se fosse em Portugal...

Off-Topic: Fase qualificação Euro 2008

Será que alguém me pode ajudar é que me surgiu uma dúvida, na fase de qualificação para o Europeu iremos encontrar, entre outras selecções, a Sérvia e Montenegro, mas como já se sabe este país foi dividido em dois. A minha duvida é, teremos de realizar mais dois jogos? Ou seja, dois com a Sérvia e outros dois com Montenegro. É que já somos o grupo onde se irão realizar mais jogos.

Re: Off-Topic: Fase qualificação Euro 2008

No futebol a selecção so vai ser uma, ou seja tudo na mesma :p

Re: Re: Off-Topic: Fase qualificação Euro 2008

vamos é ver po k dá, porque já no mundial andaram tds de candeias à avessas...

Re: Re: Re: Off-Topic: Fase qualificação Euro 2008

Aliás só o Vucinic era montenegrino, os restantes sérvios

Re: Re: Off-Topic: Fase qualificação Euro 2008

Ai é? Mas na altura do Euro 2006 sub21 falou-se numa separação da equipa de futebol que até provocou um certo alarido por os melhores jogadores serem todos da Sérvia!

O Zidane foi eleito pelos jornalistas ...

acreditados muitos dos quais votaram antes da final logo não viram essa jogada. Se os jornalistas tivessem votado depois da final certamente ele não seria o vencedor.

Re: O Zidane foi eleito pelos jornalistas ...

A FIFA, podia e deveria ter feito uma declaração, tal como fez com o português, onde alguém veio explicar porque é que o Ronaldo não ganhou o prémio para o melhor jovem, agindo em conformidade, e retirando o prémio a Zidane, por agressão bárbara. Tens dúvidas que se fosse com o Figo, que lhe retiravam o prémio? O único prémio que o Zidane deveria ter ganho no mundial, era o de a agressão mais original dos últimos anos. Até nisso ele é um artista.. um predestinado. Além do mais recusou ir ao relvado receber a medalha... e não levou avisos do Blatter... Alguém ouviu o Blatter falar deste assunto?

Anti-Fairplay...

Zidane é um fora de serie sem duvida, mas a atitude que teve não é de louvar, e como tal deveria ter tido repercursão na sua ditinção. E já agora(se for verdade),como é que se elege um jogador como o melhor da competição,com base nos jogos até a final, ficando esta de fora? E Pirlo que estava nomeado, foi várias vezes o melhor da Itália, ontem foi o mvp, e fica em terceiro.

useiro e vezeiro

Não é a primeira vez k acontece. A primeira vez k Zidane ganhou o prémio fifa de melhor jogador do mundo também tinha agredido barbaramente um adversário num jogo da champions... são os exemplos de desportivimo e fair play que os órgãos máximos do desporto nos dão...

Aquilo que estou a ler

são comentarios de invejosos! Tenham coragem e digam la que mesmo que Zidane tenha sido um carrasco para Portugal, é um jogador genial, com uma tecnica perfeita e uma inteligencia fora do comum! Claro que não fez bem ao dar a cabeçada ao Materazzi mas ele é Homem como cada um de nos todos e reagiu da forma que o coração lhe ditou. E se fez isto, é porque ha de certeza uma razão. E digo que não é isto que me fara baixar a estima que tenho por ele, como alguns aqui escrevem, entre eles se calhar alguns foram aplaudir o João Pinto na sua apresentação no Braga? HAHAHAHAHA!!! Reparem neste jogador que hoje deixou os relvados e que agora estarão um pouco mais orfãos de ZIDANE, UM DOS 5 MELHORES JOGADORES DA HISTORIA DO FUTEBOL! Por tudo o que fizeste na tua carreira, Zidane: OBRIGADO!

Se dúvidas houvessem....

Neste momento, pelo menos para mim deixam de existir... A FIFA é totalmente corrompida por uma cambada de incoêrentes, ponto final! Vieram com a desculpa patética e ridícula de falta de fay play de Ronaldo, coisa que nunca fariam a um jogador de uma das pseudo "potências", quando única e simplesmente deveriam ter dito que Podolsky (ou lá como se escreve) foi melhor, jogou mais minutos, marcou mais golos, dois deles nos oitavos de final que foram decisivos... as pessoas, por muito que não concordassem até se calavam porque, de facto, o jogador alemão esteve bastante bem no mundial!!! Agora, depois disto, despois de uma agressão destas numa final do campeonato do mundo Zidane é considerado o melhor jogador? Isto só pode ser uma brincadeira... Maradona já há mais de duas décadas que diz o que diz das artimanhas da FIFA e o que é certo é que o tempo começa a dar-lhe razão!!! Será que fui só eu que vi os mergulhos pa piscina do Zidane na final? É que estas coisas são incriveis mas eu vi uns 3,4 lances em que o careca se atira literalmente para o chão... Mergulhos? Não era português por isso... Fiquei com mais raiva a estes franceses mesquinhos neste mundial que no próprio euro2000... Conseguiram passar a imagem de que os jogadores portugueses é que eram batoteiras, mas o que é certo é que para mim, a final foi vergonhosa... Sempre que entravam na área (então o Malouda) era sempre na piscina, pareciam concursos... Mas ninguém diz nada, ninguém comenta... Mas afinal, e que é o mais importante, o que fez Zidane de tão importante para ser considerado o melhor jogador? Marcou dois penalties e fez um bom jogo (muito longe de grandes jogos que outros jogadores fizeram)? Contra Portugal, coitado, nem se viu... Foi tão influente que a França nem um ataque fez na segunda parte... Isto de dar prémios por agradecimentos de carreira tem o que se lhe diga... tem tem... mas é que pelo vistos, mesmo depois da pouca vergonha de ontem, ninguém se lembrou da imagem que FIFA ia passar para o exterior..

Re: Se dúvidas houvessem....

Invejoso. O Zidane era o mais brasileiro de todos durante o Brasil-França. Teve uma postura e uma classe durante o Mundial, digna dos melhores do mundo, marcou a historia do futebol moderno mais que qualquer outro, mais que Rui Costa se queres saber. Não percebeis nada de bola! A jogar no computador é que percebeis mesmo daquilo que se pode sentir em campo, coitadinhos! Eu desculkpo o Zidane e até pedia para que lhe desse mais ao Materazzi. OBRIGADO ZZ

Tu és mas é um obcecado com o Zidane...

...o resto: pisca-pisca!!! Resumindo, tira as palas dos olhos, vê como a FIF(I)A tem 2 pesos e 2 medidas, consoante a Federação e o País, quando deveria haver um critério UNIFORME!!! Zidane não é mais que ninguém!!! É um grande JOGADOR, mas tem de ser considerado pelo árbitro e as instâncias disciplinares e superiores como um qualquer jogador, imparcialmente. O MELHOR DO TORNEIO é o MELHOR DO TORNEIO, e não o que mais se destacou na última década! Outra coisa, em cima escreves que a cabeçada de Zidane é impensada e inconsequente, agora neste post escreves que se fosses tu davas mais outra, afinal, que caso raro de Síndrome Esquizofrénica de Zidane és tu??? Não me digas que és o sobrinho do Blatter, se disseres eu acredito...

Re: Re: Se dúvidas houvessem....

Faz um favor a ti próprio e a todos os desportista: CALA-TE! Deves querer que os teus filhos quando as coisas nas suas vidas não estiverem a correr bem, então venha as cabeçadas para os outros que estão ao lado. O desporto é talvez o maior analista de carácteres e quanto ao Zidane diz respeito, já não é a primeira vez que tal acontece, recordar mundial de 1998. Creio que sempre houve um proteccionismo a este jogador por parte dos manda-chuvas da FIFA e disso é credível, se olharmos então para o que o Michel platini faz lá, fica tudo dito. No mínimo um patético para o teu comentário. Cumprimentos Futebolísticos!

...o síndrome de Zidane...

Zidane raiou a brutalidade num jogador que se sabe ser um dos grandes mestres do futebol moderno, e isso já é mais intolerável, por muito que se desculpe, e o desculpemos...não são exemplos para ninguém, muito menos para as CRIANÇAS, que SÂO o FUTURO, também no FUTEBOL!!! É pôr em causa toda a noção e essência do JOGO, do FUTEBOL ESPECTÁCULO, FAIR-PLAY, TEAMGEIST, etc... Parecia que Zidane se tinha esquecido do que tão bem estava a fazer: JOGAR FUTEBOL, representando um PAÍS, numa FINAL de um MUNDIAL!!! Não pode ser assim, este é o EXEMPLO de como NÃO FAZER, como NÂO JOGAR!!! E logo nele, que na maioria dos momentos e jogos decisivos, não vacilava, e pelo contrário fazia toda a diferença, positivamente! E por muitos nomes que Materazzi lhe chame, nós todos já vimos e ouvimos muitos impropérios de vários elementos do futebol, e nem 1% dessas ocasiões se resolvem à cabeçada, ainda para mais numa competição de tamanha IMPORTÂNCIA e VISIBILIDADE, com tanta coisa em jogo!!! Entregaste o ouro ao bandido, Zidane, mas mostraste que és erras como todos, pois és tão humano como os demais, apesar de seres mestre do futebol! Penso que este assunto foi mal resolvido pela FIFA, mais uma vez se vê quantos pesos e quantas medidas tem para as diferentes federações e países!!! Assim, pior que Materazzi e Zidane, só mesmo a FIFA, corrupta, podre, bafienta!!!

Re: ...o síndrome de Zidane...

cala-te porcalhão que és o primeiro a não ter fair-play, la estas tu com o fairplay e a essencia do jogo. Fez o que qualqueer homem teria feito.

Re: Re: ...o síndrome de Zidane...

Escreves bem, homem, com h minúsculo. Se fosse um Homem a sério, faria um sorriso ao Materazzi e a primeira vez que tivesse a bola partia para cima dele, até porque técnica ao Zidane não lhe falta. Depois de deixar o Materazzi pelas costas, fazia aquela cara de Ronaldinho, ou seja, de gozão sempre a rir de tudo e de todos! :D Quanto à situação, creio que tudo começou no "mergulho" do Malouda que originou o penaltie contra a Itália. Pelo mergulho dou nota 8,25. EHEHEHEH! Materazzi sentiu-se invadir por uma fúria de injustiça, e zuka, num canto fez o golo da Itália. Mas os franceses sempre fieis ao seu estilo de jogo, penso que têm uma óptima selecção para as próximas olímpiadas na modalidade de saltos para a piscina, chatearam um aguerrido Materazzi, que a bem da verdade, dá tudo de si pelo jogo. Está certo que por vezes é anti-desportista, mas nesta situação ele até foi meiguinho com o Zidane, apenas umas palavras, e nada de agressões e entradas a matar. Zidane, ao seu melhor estilo, fez um finish him, mas Materazzi já no chão e a olhar para o Zidane bateu-lhe palmas. Não sei se repararam nas palmas do Materazzi, numa de "estás contente com aquilo que fizeste, oh palhaço?". Para mim o Zidane foi muito bem expulso. Tacticamente a itália é perfeita, e isto meus senhores é saber jogar com as fraquesas do adversário. Zidane foi mais fraco, a França foi mais fraca, logo Itália foi campeã. Mais nada! Cumprimentos Futebolísticos! PS: Ao menos este fim de semana não houve mortos em França por causa do futebol. E só de pensar que nos chamaram de caceteiros e violentos... mais parece no tempo das cruzadas quando diziam que os mouros (muçulmanos) eram bárbaros, contudo quem tomava banho duas vezes por dia eram esses bárbaros, enquanto os ingleses passavam semanas sem ir à banheira. Enfim, se disserem muitas vezes que são bons, talvez o resto do mundo acredite neles. Vá lá que o futebol tem esta particulariedade: normalmente ganha quem merce. (Embora neste mundial quem merecia ter dispotado a final e ganhar seríamos nós!) Cumprimentos Futebolísticos!

Tu não mandas calar ninguém...

...e quanto a porcalhices, já bastaram as que escreveste... Tás mal, muda-te!

Não.

Qualquer um dos italianos nomeados ou até o Maniche mereciam mais do que o Zidane. Mas como a FIFA por vezes não olha a actos mas sim a nomes não é de admirar.

Scolari já deu a resposta

Quer concordemos ou não com a sua postura/politica, Scolari já deu a resposta a esta pergunta. Somos um pais pequeno. Imaginem que em vês de nós, fosse o Brasil no jogo com a Holanda? Alguém pensa que Blatter viria a publico "apoiar" Ivanov depois de o ter criticado após o fim do jogo? Tudo bem que a FIFA não foi quem escolheu este prémio ao Zidane, foi uma escolha dos jornalistas, provavelmente até antes do jogo, e mesmo por muito que o Zidane seja um grande jogador, jogador que admiro imenso, a FIFA deveria ter no minimo não aceite esta nomeação, especialmente se formos a verificar que a notificação deste prémio foi feita no dia seguinte e não no próprio dia da final. Querem fair-play? Demita-se senhor Blatter, trate todos por igual, sejam eles Portugal, França, Gana, Brasil, Japão....

Re: Scolari já deu a resposta

Nao te esqueças que Scolari estava habituado a arbitragens como no Belgica-Brasil aonde o Brasil deveria ter ido para casa. Agora pode ser que ele nao aceita arbitragens isentas.