Anatomia da contratação de JJ | Relvado

Anatomia da contratação de JJ

Bruno de Carvalho tinha que ser rápido e certeiro para evitar críticas internas.
 
Bruno de Carvalho com Jaime Marta Soares
Sporting Clube de Portugal

A mudança de Jorge Jesus do Sporting para o Benfica causou um tremor de terra na segunda circular, causando brechas em Alvalade e na Luz, que deixaram à tona vários temas fraturantes e guerras internas que podem questionar não apenas a próxima temporada mas também o futuro das administrações de Vieira e Bruno de Carvalho. O impacto levou a que se argumentasse e contra-argumentasse sob vários pontos de vista e perspetivas, misturando-se temas e questões que não podem ser misturados gerando ainda mais ruído e confusão. O que proponho é, racionalmente, tentar dividir águas e para tentar perceber o que se passou.

Do ponto de vista do Sporting a saída de Marco Silva (MS) parecia inevitável desde dezembro. Não por questões desportivas - nem o poderia ser já que MS assinou por cinco anos, o que pressupõe um trabalho continuado no tempo e não resultados imediatos - mas por alegada falta de confiança. Nos corredores de Alvalade, em surdina, diz-se que quem, por razões pessoais ou outras, questionava as decisões de Bruno de Carvalho tinha no treinador principal dos leões um ombro amigo. De forma indireta - por jornais, empresários, ex-jogadores, etc - foi-se transmitindo a ideia na opinião pública de que MS estaria incomodado pela presença habitual na vida do "balneário", isto é, na presença constante do presidente na vida desportiva, para além da obrigação natural das responsabilidades de gestão pura e dura. A primeira opção parece, neste momento, a mais válida já que não fará sentido um braço de ferro entre presidente e treinador pelo poder no balneário, para este ser agora totalmente entregue a Jesus.

Com a inevitável saída de Marco Silva num momento alto de popularidade, Bruno de Carvalho tinha que ser rápido e certeiro no mercado por forma a evitar críticas internas. Desportivamente falando, Jesus foi uma jogada de mestre e volta a mostrar a capacidade de Carvalho no mercado como o fizera, a época passada, com a vinda de Nani. Não apenas contrata um treinador de reconhecidos méritos, como enfraquece estruturalmente o rival a abater: o bicampeão. Do ponto de vista financeiro a opção é mais discutível, pelo menos, até se perceber que Sporting será o de Jorge Jesus. Sendo o Sporting um clube formador, com recursos financeiros limitados e sob alçada do fair play financeiro, custa a entender a sustentabilidade da operação. Isto, claro, se tivermos por base o que foi Jesus no Benfica: um treinador de costas voltadas para o Seixal que potenciou e requalificou, essencialmente, jogadores caros e feitos.

Este Jesus obrigaria a um grande investimento no mercado por parte dos leões e ao mesmo tempo ia contra toda a política de Alcochete levada a efeito por esta direção. Não nos podemos esquecer que o fator-âncora de captação de investimento foi assente precisamente na formação. Será, pois, difícil de entender se o caminho for este. E foi aqui que antigos presidentes (sob alçada de uma auditoria de gestão) viram caminho para desbravar nos ataques a Bruno de Carvalho.

Mas o caminho pode não ser este. O presidente pode, por um lado, ter apostado em Jesus precisamente para lapidar e potenciar os diamantes de Alvalade, que assim poderão sair por valores ainda maiores, equilibrando as contas do clube ao mesmo tempo que haverá mais folga para contratações que acrescentam valor efetivo, ou pode, por no mesmo sentido, ter optado por investir mais no treinador do que na qualidade dos reforços. E isto explicaria, por exemplo, os "meios próprios" que falou BdC para a contratação de JJ. Mas só lá para agosto saberemos qual será o Sporting de Jesus e a partir daí, então, tirar as devidas conclusões do que representou este golpe de mercado. De uma forma ou de outra fica a incógnita sobre as ambições deste Sporting aquém e além fronteiras. Se será uma equipa mais centrada na luta pelo título, ou na potencialização de jogadores nas provas europeias?

Acredito, pois, que o trabalho de JJ será muito mais estrutural do que resultadista e que mesmo não ganhando a Supertaça ou, até, o campeonato, dependendo de como se desenrolar a época pode ter condições para continuar leão. E por isso um contrato de três temporadas e não de uma ou duas.

Depois há ainda a questão Marco Silva. Segundo foi noticiado a direção do Sporting terá tentado uma saída airosa, com a negociação da rescisão amigável com Marco Silva, pagando ao treinador até este assinar por novo clube desde que não fosse Benfica ou FC Porto. O treinador, naturalmente, refutou fazendo exercer os seus direitos. A direção optou então pela rescisão com justa causa mesmo tendo a convicção de que teria que pagar ao técnico. Mas fê-lo, primeiro, porque enquanto durar a nota de culpa não pode assinar por mais ninguém porque, objetivamente, ainda é funcionário do Sporting, e depois porque com a burocracia e timings de tribunal, o pagamento é uma preocupação que só chegará daqui a duas ou três temporadas, isto é, muito depois da poeira assentar e se calhar já sem Bruno de Carvalho ao leme.

O carisma e estilo de liderança de Bruno Carvalho têm gerado, curiosamente, muito mais divergências internas do que externas. O Sporting, à semelhança do que acontece no Benfica com Vieira, começa agora a dividir-se entre "Brunistas" e "anti-Brunistas". Quem perde é o Sporting. Não deixo de apontar o dedo a muitos erros cometidos, mas, ao contrário da ideia corrente, cada vez vejo muito mais um Bruno de Carvalho cirúrgico e cerebral, do que emocional. Sobretudo a tomar decisões.

Transferências:

Comentários [49]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Quase que aposto que escreveste este artigo antes de

Bruno de Carvalho ter ido outra vez mandar granadas ao Facebook, e entre juízos de valor reveladores de quem desconhece as regras do Futsal, ter dito que só perdeu o título do Andebol, do Hóquei, e do Futsal por causa dos árbitros.

Isto é de uma imaturidade e impulsividade absolutamente boçais, por isso quando li "cada vez vejo muito mais um Bruno de Carvalho cirúrgico e cerebral, do que emocional"... bom... para mim quod erat demonstrandum que não.

O despedimento do Marco Silva foi VERGONHOSO para o Sporting, tão vergonhoso que colheu a indignação de quase todos os notáveis e o escárnio na imprensa mundial, com a história do fato, uma chico-espertice esfarrapada de quem quer apenas adiar uma indemnização que terá que pagar.

Isto foi indigno e desonesto da parte do BdC, e se calhar é por estas e por outras que já vários treinadores recusaram integrar a estrutura técnica do Sporting.

Quanto aos "meios próprios" isso é credível: os tais 18 Milhões sairão dos cofres em prestações mensais, entenda-se o ordenado de Jesus, logo farão parte de uma despesa regular do Sporting e não representarão uma compra. Resta saber é que repercussões isto terá a nível da tesouraria, ou no investimento que será possível fazer na equipa.

Porque depois daquela esperteza saloia com a Doyen, jamais um jogador de "passe repartido" virá para o Sporting, e dinheiro para grandes compras e grandes ordenados duvido que abunde por aquelas bandas, com Sobrinho ou sem Sobrinho.

Começam a ser mais as vozes do que as nozes!

Trabalho sim, títulos não sei

eu não sei se o Jorge Jesus ganhará algum título para a próxima época, mas confesso que espero muito trabalho por parte do novo técnico de sporting ao serviço da equipa.

oxalá a adega do jorge jesus se seque e seja o Benfica a vencer tudo no plano interno, como aconteceu há dois anos.

Será sem dúvida uma curiosidade da próxima época, saber como é

que JJ e BdC "casam".

O requisito mínimo é que Bruno de Carvalho passe a comportar-se como um presidente de uma instituição com 100 anos, e não como um adepto administrativo.

Mas podes alimentar alguma

Mas podes alimentar alguma esperança, como alguem dizia aqui :

"Se o jesus tem o "azar" de perder a supertaça para o benfica, as coisas vão começar a azedar..."

Porque se o Vitória arranca uma derrota na estreia na Supertaça, os adeptos "enganados" pelo labrego nem irão recordar o JJ e o Marco Silva! lol

Dê por onde der, a Supertaça não servirá de dínamo para nada,

a não ser que nesse jogo o Sporting nos desse uma tareia histórica.

É um jogo, o menor de todos os títulos oficiais, ganhando ou perdendo estaremos certamente mais interessados na forma como o Glorioso se vai apresentar no campeonato, uma prova de regularidade. Aí é que se verá a qualidade do trabalho de Rui Vitória.

Para já mantenho a reserva e o optimismo, carisma o homem não tem mas pode ser que resulte e nos leve ao tri.

Eu estou optimista, o benfica

Eu estou optimista, o benfica vai ter um plantel competitivo, superior ao da temporada passada com o Carcela e o Adel nos lugares do Salvio e do Gaitan!

Cuidado com o Ramadão! lol

Mais um comentário para guardar

já viste o carcela ou adel jogar para saber se eles são ou não superiores ao sálvio ou ao gaitan? Sabes se o gaitan já não é jogador do benfica?

dados de uma coisa podes ter a certeza

a guerra jesus-lopetegui vai continuar agora do outro lado da barricada. Eu estou otimista, porque vamos ter um plantel competitivo, com mais qualidade do que tivemos este ano.

Não me parece que a guerra

Não me parece que a guerra continue. A guerra era mais Porto-Benfica que JJ-JL. O Porto tinha que arranjar instabilidade no benfica e quiseram instigar o mais fácil, arbitragens e JJ que em anos anteriores tinha acusado a pressão. Saiu-lhes o tiro pela culatra e ainda viram JL ajoelhar em belem.

Com mais qualidade não sei,

Gaitan sairá e Sálvio só em Janeiro, e quem os substituir dificilmente será melhor. E entre os já-não-sei-quantos reforços que temos, não há nenhum que seja ZÁS! titular de caras.

Luisão, Maxi, Lima, Jonas, Júlio César estarão um ano mais velhos, vamos ver. Penso que o 11 não será tão forte, mas que o plantel em si terá mais alternativas.

eu acredito

não podemos alinhar é no deita abaixo de um adepto antibenfiquista que já garantiu aqui que vamos regredir competitivamente vários anos. A nossa estrutura aprendeu com os erros, vieira já disse que o vitória vai ter as mesmas condições que outros tiveram, para veres como pensa o rui vitória lê o livro dele.

Sim, não acredito que haja o tal desinvestimento no plantel,

pelo menos de uma forma muito pronunciada, sobretudo numa época em que estamos de orgulho ferido, e ainda vai entrar muito dinheiro. Estou curioso por saber se Rui Vitória trará algum jogador do Guimarães, à partida só Bernard e Tomané são minimamente interessantes, e mesmo assim...

ó bruxo

e se o sporting perde a supertaça os sportinguistas nem se lembrarão do marco silva e de quem ganhou uma taça de portugal depois de 7 anos sem ganhar nenhum trofeu. Para ti o sporting leva vantagem, nem sequer pensas que no benfica na equipa bicampeã ainda não saiu nenhum titular até ver....

Imagino a tua dor...

Imagino a tua dor...

Mas com uma Vitória, e um Vitória, o labrego iletrado já ganhou as eleições de 2016, para terminar a "missão" com as fundações do FC Alverca II!

Vão regredir em termos competitivos quantos anos?

Tu gostavas

que nós sentissimos dor, eu tenho confiança, do plantel bicampeão, quantos jogadores já saíram?

Staff. É verdade que a

Staff. É verdade que a estabilidade é importanter mas não é por não ter saído nenhum jogador que faz do Benfica uma equipa forte. Até porque o FCP um leque de jogadores muito melhor e com a estabilidade de Lopetegui e um bom substituto para o Jackson parte na frente do favoritismo para o título. Não é a manutenção de Jardeis, Eliseus e Pizzis que faz do Benfia uma super-potência. Acima da média há o Gaitán, o único jogador de classe internacional que pode jogar neste momento num clube de topo. E Julio César, claro. Sálvio é para consumo interno, Luisão e Maxi valem mais pelos anos de Benfica e liderança do que outra coisa. Para a alta roda do futebol europeu são velhos e lentos, o que não quer dizer que para consumo interno não sirvam. Jonas para Portugal é muito bom, em Espanha é meramente "mais um", que até acabou dispensado. Se o Benfica quer reforçar a liderança no futebol português ao mesmo tempo que se quer afirmar na Champions precisa de muito mais qualidade. E não vejo investimento nesse sentido...

óbviamente

andré, que não penso em ganhar a liga dos campeões. Ninguém disse que o benfica ia ser uma superpotência, mas acredito, que o benfica vai ter qualidade suficiente para ombrear com o porto e o sporting pelo titulo, e não alinho naquela em que alguns adeptos do antibenfiquistas que dizem que o benfica vai ficar em terceiro ou quarto lugar.

Sim eu percebo e concordo.

Sim eu percebo e concordo. Claro que o Benfica, pela estabilidade estrutural parte sempre como grande candidato a ganhar o campeonato à frente do Sporting. Acredito, como acreditava o ano passado, que FC Porto continua com melhor equipa e é o principal candidato. Se vai ganhar ou não veremos. O que salientei é que sendo o Benfica bicampeão - e até por uma questão de receitas - tem que dar o passo seguinte e olhar para a Europa com mais ambição. Ganhar a Champions é utópico e nos actuais moldes só por milagre (daqueles que fazem a Grécia campeã europeia) isso pode acontecer. Mas pelo menos pode tentar ir até aos oitavos ou quartos de final. E para isso a qualidade é muito curta. A maioria dos jogadores o ano passado do Benfica só servia para consumo interno. Tal como o Sporting, aliás. Por isso o Benfica só se concentrou no bicampeonato. Mas, acredito também, que não obstante da estabilidade directiva a saída de JJ foi um rombo importante que leverá alguns meses até ficar totalmente resolvido e Rui Vitória olear a 100% a máquina em articulação perfeita com jogadores e direcção. E se no passado havia jogadores que podiam decidir a qualquer momento, por enquanto, não encontro nenhum no actual 'onze'. Só Gaitán, mas esse está de malas aviadas.

...........

"E se no passado havia jogadores que podiam decidir a qualquer momento, por enquanto, não encontro nenhum no actual 'onze'. Só Gaitán, mas esse está de malas aviadas."

O mesmo pode ser dito a respeito do Sporting e de Nani....

Mas agora a sério se ainda nem um jogo foi feito, como tal não há um 11 "ACTUAL", como podes dizer com tanta certeza que não existe um jogador que possa resolver um jogo a qualquer momento?

Não te esqueças que desconheces a valia de Jonathan e de Muhktar, tal como não podes afirmar que por exemplo Nelson Oliveira ou Djuricic não estejam mais "crescidos" e poderem ser eles a ter outro impacto na equipa, aliás não sabemos sequer que sistema tático irá ser posto em prática para esboçar em que zonas será o Benfica mais ou menos perigoso.....

Do plantel do Benfica só reconheces capacidade de decisão a Gaitan, eu como Benfiquista reconheço a mesma capacidade de decisão de Gaitan em Jonas, mas depende muito do sistema tático em que se apoiará a equipa...o mesmo acontece no Sporting, vejo muitos bons jogadores mas do plantel "passado" (sim passado porque era o do Marco Silva) só via um jogador decisivo em todos os movimentos da equipa.....era Nani, quando a equipa defendia ele baixava para conseguir receber a bola e carregar a equipa para a frente, quando a equipa estava a rasca para marcar era ele muitas das vezes que fazia o jogo "acalmar" pensava mais o jogo e dava tranquilidade à equipa, no actual plantel do Sporting....um jogador assim...não vislumbro mais nenhum, vejo sim muitos jovens e jogadores com vontade de mostrarem o que valem, mas nenhum tem calo competitivo suficiente para fazer o que fazia o Nani............... pensar o jogo sob tensão..........

Só a partir de Julho é que iremos ter ideia do que valem os novos planteis que mesmo não sendo tão novos estão reorganizados por treinadores completamente distintos dos antecessores...

O que é isso da "estabilidade emocional"?!

É mesmo aquilo que eu penso??

ohohohohoh

Dados, neste momento, BdC está completamente nas mãos de JJ

assim sendo, goste ou não, vai ter que se comportar, pelo menos com JJ, de maneira totalmente diferente, porque caso se antagonize com o treinador, a bomba explode nas mãos dele, e aí, não há nota de culpa, novo treinador, FB que lhe valha... por isso, acredito sinceramente que vão "casar" bem.

Nesto, e o JJ não fez gato

Nesto, e o JJ não fez gato sapato do labrego! lol

Tudo e todos cantam loas ao Pai do Alverca FC por ter renovado com o JJ em 2013, poucos se lembram que o FC Porto nao tinha ainda treinador, e o labrego renovou justamente por isso!

se o jesus

tem o "azar" de perder a supertaça para o benfica, as coisas vão começar a azedar...

Staff, não acredito muito nisso, porque se existe ano e clube

em que o insucesso do treinador será atribuído na integra ao presidente, é este Sporting neste ano. Não há volta a dar, a contratação teve muito marketing, casou surpresa em todos, BdC colou-se a ela como a uma bóia de salvação, portanto, não existe margem para ele depois se queixar do treinador, como se não tivesse nada a ver com ele ou a sua contratação, aliás, como o fez com Marco Silva.

Por isso, acredito sinceramente, que mesmo que perca a Super-taça, mesmo que comece mal o campeonato, mesmo que perca o play-off da Champions, JJ terá em BdC um apoiante incondicional, pelo menos é o que passará cá para fora, o que lhe irá na mente poderá ser outra coisa, mas não existe margem para queixas no FB.

Olha

basta ver o que se passou no futsal em que os jogadores do sporting já começam a saltar fora, se eles perderem a supertaça para o benfica, os sportinguistas vão se lembrar de quem lhes deu uma taça de portugal...

Staff, poderia dizer o mesmo do Benfica, aliás, especialmente

do Benfica, que tinha um treinador bicampeão...

Mas não acredito que uma derrota numa competição menor, como são a super-taça ou a taça da liga - uma por ser um mero jogo condicionado ao ano anterior, a outra por ser uma competição para rodar putos -, fará mudar o estado de espírito dos adeptos, acredito que a vitória, trará algum reconhecimento ao técnico que a conseguir junto dos seus adeptos, mas não estou a ver nenhum dos treinadores a ser contestado logo à partida por uma derrota.

O processo de despedimento

O processo de despedimento não foi bonito. É verdade. O argumento do fato oficial é uma mera nota de rodapé no meio de tantos outros, contudo, pelo seu exotismo, é o único exaltado pela opinião pública. A escolha de um treinador como JJ, independente, leva-me a pensar que se calhar não foi apenas uma mera birra do presidente por protagonismo. Caso contrário, o perfil do novo treinador teria que ser alguém que dissessem ámen a tudo o que BC mandasse. Não sei os motivos que levaram à quebra de confiança entre treinador e direcção mas estes argumentos invocados parecem claramente represália a algo que ainda foi explicado abertamente. E o SCP deveria ser superior a isso. Claramente que nada têm a ver com performance desportiva, logo, não pode ser olhado sob esse prisma. A crítica de "notáveis" é relativa. Quem foram esses notáveis e que críticas foram essas? Se analisares racionalmente são críticas pessoais, não constutivas. Se o fossem, ou se essas pessoas estivessem de boa índole, teriam aparecido antes a dar os parabéns pelos resultados financeiros positivos e pela conquista da Taça de Portugal. Não foi isso que aconteceu. E não sendo uma crítica construtiva nem estrutural para o clube não podem ser levadas a sério.

A questão é que Bruno antagoniza-se com Marco porque:

- Queria que ele não precisasse de ninguém mais experiente ou caro.

- Queria que ele trabalhasse com os jogadores escolhidos por si unicamente.

- Queria que ele aceitasse bem a sua presença constante junto do plantel.

- Queria que ele fosse uma marioneta nas suas mãos.

Resultado final, Marco é despedido.

Para mudar tudo isto ao seu jeito, contrata alguém:

- Que tem um particular gosto pela experiência.

- Que escolhe os jogadores com quem quer trabalhar e não admite trabalhar com o gosto alheio.

- Que não aceita minimamente a sua presença constante junto da equipa.

- Que nunca aceitará ser uma marioneta nas suas mãos.

Ou seja, BdC chateia-se com Marco SIlva por coisas que ele é muito mais flexível que Jesus. Se Bruno tivesse pensado antes de agir como uma criancinha mimada no início deste ano, tinha um treinador melhor por menos dinheiro, assim sendo, para se salvar teve que contratar um patrão que mandará em tudo como quiser, porque Bruno está completamente nas suas mãos, estás a ver o que seria, Jesus a qualquer momento bater com a porta, seria o fim de Bruno de Carvalho, e JJ sabe isso muito bem.

Isso ajuda a explicar muita

Isso ajuda a explicar muita coisa Inside. Por não fazer sentido a escolha de Jesus nesses pressupostos que elencas, se calhar o problema nunca foi a exigência de MS trabalhar com os jogadores escolhidos por BC, a sua presença constante no balneário ou MS ser uma marioneta nas mão do presidente. Possivelmente, isso aconteceu pela alegada "falta de confiança" por motivos não técnicos mas outros que carecem de explicação objectiva.

André, eu percebo a vossa boa vontade para com BdC

como disse há tempos ao Jass, dá mais jeito ter um presidente competente do que um treinador, porque os treinadores entram e saem com grande regularidade, se tiverem sucesso saem para projectos mais ambiciosos, insucesso são despedidos... agora um presidente competente, é para muitos anos...

Segundo se diz, a coisa começou por Marco Silva não apoiar BdC nos casos em que ele andava para ali quase à porrada com jogadores, mas isso é mesmo de quem é muito imaturo...

1º Marco Silva é treinador duma equipa de futebol, equipa essa que se estiver contra ele, não correrá por ele... por isso, mandava o mais elementar bom senso, BdC perceber a postura de Marco Silva. Ele queria o quê? Que MS andasse para ali, tipo sabujo a apoiar muito a direção, para perder o grupo... a postura do treinador foi aquela que se exigia ali, nem para um lado nem para o outro.

2º Se BdC não andasse para ali feito tolinho em todos os treinos, com uma postura de jogador/treinador/adepto deslumbrado, talvez não existissem tantos casos logo no início do ano para MS testemunhar... eu já vi PC fazer muitos braços-de-ferro com jogadores, mas nunca o vi a envolver-se fisicamente com nenhum, nem tão pouco a colocar o treinador numa posição complicada... se existe motivos para processos disciplinares, é o presidente que tem que resolver, coloca-o, e o treinador fica sem poder colocar o jogador em campo, agora, colocar o treinador numa posição dessas, é mesmo duma imaturidade, olha, idêntica aos festejos patéticos que ele no Jamor... diz-me lá, se aquilo não parecia um tolinho ali no meio, aquilo não são festejos reais e genuínos, aquilo são festejos para inglês ver, "olhem como eu sinto o clube" misturados com alguma vontade reprimida em ter sido jogador... não são festejos dum presidente.

Pá, pode ser que ele acalme, e aí pode tornar-se num bom presidente, porque gosto para treinadores tem ele... falta-lhe a parte de os deixar respirar e os apoiar, e tanto que ele estudou pelo livro de PC, que não aprendeu uma coisa simples, o treinador, enquanto estiver a treinar a sua equipa, é para apoiar sempre, e nunca, mas mesmo nunca para criticar ou gozar em direto.