Alguém pode censurar Marco Silva? | Relvado

Alguém pode censurar Marco Silva?

Marco Silva errou, mas quem o pode censurar por isso?
 
Marco Silva preocupado no Sporting

O Porto fez uma grande exibição no último clássico. O seu treinador esteve muito bem, aliás, tem estado bastante bem nos últimos tempos, ultrapassando uma penosa adaptação ao futebol português, em que lhe deram tudo o que ele quis, e ele tardou em justificar tamanho investimento. Isto é tudo verdade, mas sem beliscar tudo o que foi dito anteriormente, a verdade é que Marco Silva esteve muito mal, não só no jogo, mas na semana toda.

Primeiro, era quase consensual para toda a gente que o Sporting só conseguiria fazer um grande jogo, dos dois que tinha em menos de 72 horas, e quando se fala em grande jogo, fala-se em jogar assumindo o jogo. Marco Silva tentou fazê-lo e o resultado foi o que se viu.

Segundo, mesmo tentando fazer essa proeza, teria que trocar alguns dos jogadores titulares no primeiro. Tal não aconteceu, e a equipa foi uma sombra daquilo que fez na 5ª feira.

Terceiro, desculpando Marco Silva, o facto de não ter um plantel vasto, não ter jogadores no banco em quem confie, e para os mais românticos, a imagem europeia era importante para o clube, a verdade é que se a opção era ir atrás da eliminatória frente aos alemães, mandava o pragmatismo que no domingo a estratégia da equipa mudasse, para a equipa ter pulmão para aguentar, jogar menos esticada, jogar mais recuada, com os sectores mais juntos, dando menos metros de ação a cada jogador, jogando para o empate, com olhos em algo mais.

Resumindo, o Sporting poderia ter apostado forte num só destes dois jogos, poderia ter apostado nos dois com jogadores diferentes, ou poderia ter mudado de estratégia para o jogo frente ao Porto. Ao não mudar nada, Marco Silva concorreu para este resultado a cheirar a humilhação.

Dito isto, volto à pergunta do título do artigo: quem é que pode censurar Marco Silva por errar? Quando estamos sempre a ouvir dizer aos tipos que andaram lá dentro que o essencial para uma equipa ganhar é puxarem todos para o mesmo lado, vimos Mourinho a claudicar no Chelsea quando o seu presidente andava a emprenhar pelos ouvidos, vimos o mesmo Mourinho no Real a tomar decisões estranhas fruto do cansaço daquelas guerras internas. Claro que Marco Silva está desgastado, claro que aquele episódio rocambolesco do despedimento pode estar mais esquecido mediaticamente mas continua bem presente na vida interna do Sporting. Claro que falta trabalho conjunto, em equipa, entre Presidente e treinador - a questão do central é bem exemplar disso - e claro que, se existe equipa que deveria ter feito bandeira dessa unidade em volta do treinador, era o Sporting, até para suprir as carências que tem face aos seus adversários diretos.

No futebol poucos milagres existem, e isto que está a acontecer ao Sporting não é nada de estranhar, tendo muito mais de Bruno do que de Marco.

Sporting:

Comentários [4]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Marco Silva

Um treinador que entrou no clube com a "ilusão" de subir de patamar e poder conquistar troféus, talvez até com a legitimidade de achar que assim teria muito mais hipóteses de projecção internacional suficiente para treinar numa liga de qualidade. O problema foi o dar de caras com uma realidade oposta- um presidente demasiado adepto que achou que agora ninguém ia parar o scp, que mais tarde ou mais cedo iam começaram a ganhar campeonatos,etc. A realidade é que o marco silva avisou o BdC que o sporting não podia partir como candidato ao titulo, talvez só na época a seguir,até porque não tinha havido um encaixe significativo com transferências que pudessem alimentar esse desejo de forma credível, pois teriam que reforça quase todos os sectores da equipa para fazer face a essa responsabilidade. O marco silva vive uma desilusão total com o presidente, traçou um rumo, uma ideia, e viu o trabalho ser totalmente minado pelo ego do presidente BdC. Espero que o Marco Silva consiga triunfar, de preferência ao leme do FC Porto

Pois, ele também teve essa culpa,

ele aceitou tudo o que lhe deram, candidato ao título, sim senhor; não há dinheiro para reforços seus, sim senhor; ele aceitou e aceitou, não foi frio como Jardim o é, e o resultado foi este... agora, tecnicamente, era impossível ele não cometer os seus erros, quando até Mourinho os faz em situações similares, ou até, nem tão más como esta...

Ps. também espero ver um dia este rapaz treinar o Porto..

O Jardim

ficou calejado com António Salvador e o Presidente do Olympiakos, em termos de personalidades "excêntricas" portanto ele sabia muito bem o pior que podia esperar. Já o Marco Silva, estava no clube que mais se assemelha ao porto por aquelas bandas- O estoril tem um presidente discreto, dá estabilidade ao clube, tentou aguentar o treinador José Couceiro até ao fim, conseguiram manter o alto rendimento com 2 qualificações seguidas para a Liga Europa. Depois depara-se com um tipo que joga demasiado FM ,tirou o curso de treinador e é aquele tipico adepto de bancada que está sempre a mandar bocas para o treinador. O Marco não aceitou tudo o que lhe deram, tanto é que não os utilizava como forma de mostrar ao BdC que se este queria ver o SCP a lutar pelo título então tinha que contratar jogadores experientes e de qualidade provada. Estou convicto que o PdC ainda vai conseguir trazer o marco silva para o porto caso seja o melhor treinador disponivel.

Esqueci-me de dizer, que existe algo a censurar em Marco

Silva, que é o facto de existirem sinais do que BdC era, mas isso já falei noutro artigo... sobre estes erros de avaliação, parecem-me mais fruto do cansaço de aturar Bruno do que falta de valia técnica de Marco Silva.