Agora, Sporting | Relvado

Agora, Sporting

Alguém no domingo se lembrou do Marco Silva?
 
Sporting vence Supertaça 2015

Não vou seguir o exemplo do treinador do "meu" Sporting, e vou só falar dos verde-e-brancos.

Começámos bem. Ganhar é sempre óptimo, mais ainda uma final, mais ainda contra o clube que foi, mais ainda quando tudo isso marca o arranque oficial de uma época.

Antes de encontrar justificações tácticas ou técnicas para a vitória, parece-me que o rastilho que levou à conquista da Supertaça foi acendido pelo fim do complexo que os jogadores do Sporting demonstravam nos últimos anos quando se debatiam contra o outro clube da 2.ª Circular.

Claro que esta mudança de mentalidade é obra do treinador. Jorge Jesus trouxe ambição, experiência e confiança a juntar às alterações tácticas que está a implementar.

Dito isto, é bom ver um Sporting já tão equilibrado, tão seguro defensivamente, tão musculado na zona intermédia e tão intenso no último terço. E o melhor é que ainda há muito por onde crescer. Não nos esqueçamos que há por somar à equipa um William Carvalho, e que jogadores que podem ser nucleares estão ainda aquém das melhores condições físicas. Falo principalmente de Téo Gutierrez, que está pesado e de Ruiz (que enorme jogador!), que pode ganhar mais velocidade.

Gostava de ver um lateral direito com mais nível, um João Mário com índices competitivos muito mais altos, um Carrillo imune à displicência, um Téo em alta forma física e com menos 3 quilos e um ponta de lança com outra capacidade técnica que remetesse Slimani para o suplente de luxo que entra para desbloquear jogos complicados em que a bola não entra. Mas este é o caminho a percorrer, parece-me. Parece-me também que no final da época não vou sentir estas lacunas.

Vitória merecida e indicadora de que uma grande época deve estar para acontecer, não pela equipa que vencemos, mas pelo futebol que apresentámos.

Agora, Jesus.

Posso pedir que não volte a falar do antigo clube até à semana de 19 de Outubro? Obrigado. Estou enfadado com tanta atenção dada ao passado. Foram seis anos? Foram. FORAM. Esta semana houve a desculpa de ser semana de duelo. Agora acabou. Sporting. Ok? Obrigado.

Já agora... alguém no domingo se lembrou do Marco Silva? Bem me parecia. Mas também é justo deixar uma palavra a todo o grupo que, no ano passado, levou o Sporting à conquista da Taça de Portugal, o que nos permitiu poder começar esta época com mais uma Supertaça.

Viva o Sporting.

Sporting:

Comentários [27]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Ainda bem que os Sportinguistas e os portistas

que aqui comentam colocam de parte qualquer possibilidade do o Benfica lutar pelo título este ano. Só espero que treinadores e estruturas desses clubes pensem da mesma forma. O Porto continua com o mesmo problema do ano passado, o Lotepegui, e ainda mais um a falta de Jackson Martinez... O Sporting só porque chegou Jesus e ganhou uma supertaça já é um dos principais candidatos ao título. É bom não esquecer que o Sporting preparou a pré época sabendo que logo a seguir à supertaça tinha uma pré eliminatória da liga dos campeões determinante para o futuro do clube (necessidade ou não de vender jogadores). É por isso natural que tenha entrado com mais ritmo no jogo da supertaça (que no inicio da época faz muita diferença) mas que irá ter consequências no final da época. Para a liga dos campeões vão jogar com uma equipa já numa fase mais avançada (a liga já começou), a ver vamos se vai conseguir impor o seu jogo da mesma forma. Vamos ver se não vai acontecer o que aconteceu nas épocas do Benfica que é a equipa começar a quebrar no terceiro terço da liga.

LOL

Se a pré-época do Sporting terá consequências do fim da época, o que me dizes da pré-época do SLB???

Cá para mim irá ter as suas consequências no máximo, até ao Natal...

Estar com vontade de rir?

Parece-me que as consequência têm mais a ver com a carga e intensidade do treino do que propriamente com os km que fizeram... mas tu lá sabes. Pode ser que só entendas o que escrevi depois da eliminatória da liga dos campeões...

Há quem corra muito...

e jogue à bola...

Percebes onde quero chegar??

ohohoh

Todos os sportinguistas, com

Todos os sportinguistas, com excepção, provavelmente, do Presidente e do Treinador, se lembraram de Marco Silva, recordando que sem o trabalho dele o Sporting não estava ali. Se há coisa que me desagrada profundamente é a ingratidão e os sportinguistas que não reconhecem mérito de Marco Silva nesta conquista, ainda que, obviamente, de uma forma indirecta são ingratos!

Parecem os outros que depois de tanto ganharem, agora só inventam defeitos!

.......

Em relação a Lopetegui se este inventar como no ano passado, Jesus com a experiência que tem e com o conhecimento do futebol português que poucos como ele possuem certamente estará muito mais perto de ganhar o campeonato, mas não me acredito que Lopetegui invente pois sabe que não tem muita margem de manobra.

E uma coisa é certa, Lopetegui apesar de no ano passado com aquela rotação estúpida ter queimado as aspirações do Porto á conquista do campeonato existiram momentos da época em que a equipa praticou bom futebol e capacidade para se bater com qualquer adversário.

Em termos de conhecimento do jogo e da implementação das suas ideias Jesus é bom (talvez até dos melhores) Lopetegui nestes aspetos não me parece que fique atrás.

Cumprimentos

Concordo, aliás, em termos de defeitos e virtudes,

apesar de serem treinadores diferentes, têm pontos de contacto.

Nos defeitos, quer um quer outro, são muito maus a lidar com a hora do aperto, são demasiadamente impulsivos, demasiadamente nervosos, e isso transmite-se à equipa, ou seja, se a coisa corre mal, em vez de serem eles a segurarem a equipa, são os primeiros a claudicar nesse aspecto, gesticulando, perdendo a cabeça, e no final, mesmo fazendo péssimas opções fruto do nervosismo.

Nas qualidades, quer um quer outro, acreditam muito nas suas ideias, e conseguem que os jogadores joguem exactamente como eles querem num curto espaço de tempo, mas quer um quer outro, demoram algum tempo depois a aprimorar rotinas, por diferentes motivos.

No entanto, eu acho que as ideias de Lopetegui, apesar de não adorar aquele estilo de jogo, acho que se pode ser equilibrado sem ter tanta concentração de jogadores mais a meio campo e tão pouca na área, é um estilo de jogo bem mais eficiente nos jogos a sério, jogos esses em que JJ tem que abdicar do seu estilo de jogo e jogar simplesmente à equipa pequena.

Atenção, mais uma vez repito, aquilo que JJ fez no início no Benfica, não estava ao alcance de muitos, e muito menos de Lopetegui, agora, para um clube maduro como é o Porto, até gosto mais das ideias de Lopetegui do que das ideias de JJ, ainda assim, acho que JJ é melhor.

Concluindo, eu acho que tendo melhor plantel, e temos, não será pelo treinador que será feita uma aproximação ao Sporting, pelo menos, se Lopetegui não inventar, como tu dizes e bem.

Na época passada...

com os reforços de merda que o Marco Silva teve à disposição, com uma defesa medíocre, e sem qualquer qualidade no banco; ganhou uma Taça de Portugal (em que eliminou o Porto no Dragão), só não passou a fase de grupos da champions por 1 erro gravíssimo de arbitragem, e não ficou muito longe do Porto de Lopetegui - a 6 pontos.

Esta época - e deixemo-nos de paneleirices!!! - com o 2º melhor treinador português da actualidade a gerir todo o futebol do Sporting (tendo condições que Marco Silva não teve), com a contratação dos tais jogadores cirúrgicos de provas dadas e com muita experiencia acumulada; como podes dizer que o Sporting não se poderá aproximar do Porto???

É este Benfiquinha de Rui "Vitória" que irá dar luta ao Porto???

Quer dizer que está mesmo no papo???

Epá.. vai pó caralho !!!

......

O Sporting deste ano será pelo menos o mais forte dos últimos 10 anos disso não há dúvidas e tem legítimas aspirações ao título mas em condições normais o porto será o principal favorito à conquista do campeonato (Lopetegui tem limitações mas no conhecimento do jogo não me parece que seja inferior a Jesus, acho que os dois nesse aspeto são dos melhores que há).

Mas numa coisa tenho de concordar se essas condições normais de que falo se tornarem anormais aí sim o Sporting terá o caminho mais facilitado.

Jesus é bom mas nos momentos decisivos também claudica, teres Jesus não é sinónimo de vitória porque este no Benfica quando teve concorrência a sério pelo título falhou.

Ps: E já agora achas mesmo que Jesus é mesmo o segundo melhor treinador português?

Cumprimentos

Acho que a luta vai ser a dois...

e não dou favoritismo a ninguém.

E sim, considero Jesus o melhor português a seguir a Mourinho.

Sem Mourinho, quem é melhor do que ele??

....

Claro que isto de apontar quem é melhor ou pior é sempre um pouco subjetivo mas tendo em conta que Villas Boas (que também tem limitações) contra Jesus leva clara vantagem no confronto direto e tem um palmarés melhor.

Vítor Pereira nos dois anos que esteve no Porto ganhou dois campeonatos frente a Jesus, passou uma vez de grupo tantas como Jesus em 5 participações.

E ainda existem outros (Leonardo Jardim, Marco Silva, Paulo Sousa ) que pelos trabalhos feitos até agora não me parecem que fiquem a dever nada a Jesus.

Ps: Isto não quer dizer que Jesus não seja um grande treinador mas será assim tão indiscutivel que é o segundo melhor português.

Cumprimentos

Ora aí está Rmgv, se observarmos o currículos de falhanços de

Jardim, de Marco Silva, e de VP, não podemos deixar de apontar que são treinadores que servem melhor os objectivos das equipas onde treinaram que JJ.

Por exemplo, JJ foi despedido na sua carreira por maus resultados, JJ já desceu de divisão, JJ no Braga nem em 4º lugar ficou que é uma obrigação face ao potencial do plantel que tinha à sua disposição.

No currículo de Leonardo Jardim, não encontras um único trabalho, na sua já não tão curta carreira em que ele não tenha cumprido os objectivos e até os tenha ultrapassado, aliás, não existe uma única época em que tenha ficado abaixo do expectável. Leva o Beira-mar para a 1ª divisão, consegue na sua segunda época, ficar numa posição acima do expectável, e sai no meio da época por opção própria. Vai para o Braga, fica em 3º lugar. Vai para a Grécia, deixa a equipa a fazer o melhor campeonato da sua história. Vai para o Sporting, vindo dum campeonato em que tinha ficado em 7º lugar, com uma equipa de miúdos, e consegue, valorizar jogadores, ficar num surpreendente 2º lugar. Vai para o Mónaco, numa bandalheira no início do ano, em que vendem a maior parte dos jogadores com mercado, dão-lhe parcos recursos para reforçar a equipa, e o homem consegue chegar aos 1/4ºs de final da Champions e qualificar a equipa para a pré-eliminatória da Champions deste ano.

Portanto, na minha opinião, Jardim dá bem maiores garantias a uma equipa que JJ.

Sobre Vítor Pereira, bom, dois anos, com plantel mais curto que JJ, dois anos em que limpou os dois campeonatos a JJ, chega ao Olimpiakos, ganhou, mas não se limitou a ganhar, chegou com desvantagem pontual, acabou com o campeonato a 4 jornadas do fim. Portanto, não sendo um treinador tão eficaz como Jardim, principalmente em competições a eliminar, demonstra bem maior eficácia que JJ.

Marco Silva, pá, este é aquele que tem menores resultados, é uma opinião, alicerçada no facto do homem ainda não ter tido uma época menos brilhante, e já leva 4 épocas a treinar. Ainda por cima, ano passado, foi a prova da sua capacidade de resilência, com um louco a chateá-lo a época toda, a gozar com ele na Imprensa, a dar tiros nos pe´s constantemente, a despedi-lo no meio da época, a readmiti-lo logo a seguir, ter conseguido ganhar um troféu, e conseguir o 3º lugar de forma categórica, é de treinador, isto sem o presidente lhe ter dado um jogador a seu pedido. Já para não falar que nos jogos a doer, é bem mais forte que JJ, na Liga dos Campeões fez exibições muito bem conseguidas.

Estes 3, para mim, são melhores para qualquer um dos 3 grandes actualmente, faço aqui uma excepção para o Benfica, porque ainda não se sabe se a incompetência que por lá pairava antes de JJ, ainda mora lá, por este começo assim parece, e se isso for verdade, talvez JJ fosse melhor que todos os que citei, talvez menos Jardim, que esse talvez seja melhor que JJ em qualquer contexto, mesmo nesse em que JJ é especialista.

Paulo Sousa, falta ver o homem a treinar um grande, num País de grande tradição no futebol, com grande pressão para ganhar, é que dos que citei atrás, todos eles já treinaram com sucesso um grande em Portugal.

Para mim, a minha listagem, subjectiva, como não poderia deixar de ser seria:

1º Mourinho
2º Jardim
3º Vítor Pereira
4º Marco Silva
5º Jorge Jesus

Mas lá está, eu penso muito na lista de prioridades no meu clube, e sim, deixei propositadamente AVB de fora, porque não o queria ver no Porto jamais, até porque, ele é competente, não tão competente como parecia, mas é bom treinador, a questão é que ele usufruiu do melhor plantel que tenho memória no Porto, é que tínhamos tudo, experi~encia, jogadores complementares, alguns que estavam a atingir a maturidade como Hulk (com o qual Jesualdo teve que penar um pouco para o ensinar), tinha tudo, e ele acrescentou garra, e organização, no entanto, depois disso, ainda não fez uma época em que um gajo possa dizer que fez mais do que aquilo que lhe era devido, e já perdeu algumas coisas que deveria ter ganho, como a qualificação para a Champions pelo Tottenham naquele primeiro ano, em que a deixou fugir tendo 7 pontos de avanço do Arsenal a dada altura, o campeonato perdido pelo Zenit, quando tinha estado à frente, e na Europa, tem sido uma desgraça para os plantéis que tem, e competições que tem enfrentado. Não se percebe como é que ele falha a qualificação para a Champions com um plantel daqueles. Mas, vamos ver, pode ser que ele suba, para mim, independentemente de se ter portado como um rapazola com quem lhe deu tudo, eu preferia os que referi acima, com esse facto, nunca mais na vida queria ver esse tipo no Porto.

Há treinadores que começam do Zero...

desde as distritais, até à I Liga. Isso de comparar carreiras tem muito que se lhe diga...

Pode ser que te fodas...!

O Villas Boas...

está mais ou menos ao mesmo nível.

O Leonardo Jardim e o Marco Silva, um dia podem ser até melhores, mas não para já. Quanto ao Paulo Sousa, vamos ver o que ele fará na Fiorentina, para tirarmos mais e melhores conclusões.

foda-se.....

"Concluindo, eu acho que tendo melhor plantel, e temos, não será pelo treinador que será feita uma aproximação ao Sporting, pelo menos, se Lopetegui não inventar, como tu dizes e bem."

Está no papo !!!

Bom, equilibradas é coisa que as equipas de JJ não são, nunca

foram, nem me parece que, tendo o técnico de 60 anos um ego do tamanho do mundo, venham a ser.

Em relação à competitividade e à mentalidade da equipa do Sporting neste jogo, parece que no ano passado, o Sporting se escondeu nos jogos contra o Benfica de JJ, com muito menos experiência do que aquela que JJ tem este ano, lembro-me de dois jogos disputados, e num deles, o Benfica se acantonar completamente, como acontece sempre com JJ, quando ele enfrente adversários de valia idêntica. Lembro-me de no outro, disputar o jogo na Luz sem medos, por isso, não vi grande mudança na equipa do Sporting.

E a lembrança de Marco Silva, será bem mais nítida, quando o rapaz, que pediu apenas um central com maturidade e viu o seu presidente gozar com ele apontando tudo o que mexia na equipa B, voltar para Portugal, para um clube grande português, aí, veremos o que irá acontecer à memória no Universo sportinguista.

Que miseria...

Ai foi o Sporting que se escondeu nos jogos contra o SLB?? Viste os jogos?? Assististe à abordagem do SLB em Alvalade???

Ao menos dizias o que tem o Leonardo Jardim e Marco Silva a mais que o Jorge Jesus !

Só merda com este bimbo !!

LOL

....

Senão me engano na altura em que Marco Silva foi para o Sporting, Evandro foi um dos jogadores que Marco Silva gostava de levar consigo e ainda chegaram a haver conversações que só não acabaram com Evandro no Sporting porque lhe propuseram um salário inferior ao que ele auferia no Estoril.

Ps: Mas para os Sportinguistas (principalmente aqueles que falam nas televisões) a culpa foi de Marco Silva que não assumiu a candidatura ao título... por favor

Exactamente, se houvesse memória, falariam de um presidente

que não deu os dois únicos jogadores experientes que Marco Silva pediu, lembrar-se-iam do comportamento do presidente com JJ e com Marco Silva, lembrar-se-iam que Marco Silva não teve nem 1/10 daquilo que JJ teve este ano, lembrar-se-iam que quando Marco SIlva diz o óbvio, e agora, o seu presidente concorda com ele pela ação, ao dar a JJ aquilo que negou a Marco Silva, e não o vejo agora, a fazer conferências de imprensa com os nomes escolhidos por ele, e colocados na equipa B por JJ, vejo-o a contratar tudo o que mexe para satisfazer o seu treinador, e teriam memória do que Marco Silva e Jardim, que para mim, são treinadores mais ganhadores que JJ, fizeram o Sporting crescer nos últimos anos, tendo que aguentar a falta de maturidade do seu presidente. Mas lá está, quando Marco Silva vier para o Porto ou para o Benfica, e lhes limpar calmamente os campeonatos contra JJ, aí, talvez a memória volte.

...................

Já que falas num futuro quando Marco Silva regressar sabes se ele tem alguma cláusula que o proíba de voltar a portugal nos próximos anos?

Eu sei o que veio na comunicação social, a acreditar nela,

parece que ele tem uma cláusula para os próximos dois anos, mas com um valor a pagar ao Sporting não muito grande, acho que perto de 1M€, falaram numa cláusula idêntica àquela que Rui Vitória tinha no Guimarães, pelo que falaram está fácil de ir buscar.

O ideal, para nós portistas :), era Lopetegui ganhar o campeonato, ficávamos livres do homem porque acredito que ele ganhe ou perca para o ano sai do Porto, a questão é se sai para um bom clube espanhol ou é despedido, espero bem que assine pelo Real Madrid :), porque isso significaria que tínhamos feito grande época, e de seguida apresentamos Marco Silva :)

O problema é que eu acho que vamos ter a concorrência do Benfica, no entanto, Marco Silva é muito pragmático, apesar de ser benfiquista, acredito que ele irá para o clube que lhe der melhores condições para brilhar na Europa. Ainda assim, vamos ver como evolui Rui Vitória, eu gostava dele no Guimarães, felizmente está a desiludir-me, mas nunca se sabe, apesar dos erros próprios a estrutura não ajudou mesmo nada, a ver vamos como o homem evolui.

Não fosse o trabalho feito na época passada...

Não fosse o trabalho feito na época passada, e não havia supertaça para ninguém.

Marco Silva fez um excelente trabalho, tendo em conta as condições que lhe deram.

Vai ficar na história pelos episódios pouco dignificantes à volta dele, o que fez com que hoje tenhamos um Jorge Jesus a mandar em TUDO. Há males que vêm por bem...

Boa sorte ao Marco Silva, que foi um excelente profissional que passou por Alvalade.

.......

O Sporting ganhou a um Benfica remendado (se o Benfica vai assim para o campeonato arrisca-se a ficar pra aí num 4 lugar).

E essas qualidades todas que apontas a este Sporting de JJ eu quero que ele as mostre com equipas da mesma valia só aí é que veremos se este Sporting tem estofo de campeão.

Para fazeres a tal grande época que dizes que irá acontecer (Sporting campeão) só se Lopetegui for muito incompetente.

Que o Sporting está mais bem servido...

Que o Sporting está mais bem servido de treinador, é inquestionável.

.....

Será assim tão inquestionável que o Sporting esteja mais bem servido em termos de treinador?

Marco Silva sem as armas que Jesus tem conseguiu ganhar a taça de portugal, no campeonato não ficou muito longe de Benfica e Porto e fez uma boa liga dos campeões (só não passou devido àquele saque que sofreu na Alemanha)

Já não digo darem a Marco Silva o que deram a Jesus, mas pelo menos o que ele pediu não deveria ser assim tão complicado tendo em conta o que este ano estão a dar a Jesus.

Cumprimentos

Não me fiz entender...

está melhor servido de treinador, em relação ao Porto de Lopetegui. Ou seja: o Porto parece-me ter mais soluções, mas o Sporting tem um melhor treinador, que por vezes, cria mais soluções, etc.

Quanto ao Marco Silva, concordo. Se lhe tivessem dado as condições que estão a dar a este, tinha tudo para dar certo.

Mesmo assim, considero que acaba por ser uma boa solução contratar o Jesus, mesmo com um alto investimento. Ao menos temos uma espécie de manager, e não um treinador que supostamente teria que ser uma marioneta de um presidente que não percebe um corno de futebol.

......

Em relação a Lopetegui se este inventar como no ano passado, Jesus com a experiência que tem e com o conhecimento do futebol português que poucos como ele possuem certamente estará muito mais perto de ganhar o campeonato, mas não me acredito que Lopetegui invente pois sabe que não tem muita margem de manobra.

E uma coisa é certa, Lopetegui apesar de no ano passado com aquela rotação estúpida ter queimado as aspirações do Porto á conquista do campeonato existiram momentos da época em que a equipa praticou bom futebol e capacidade para se bater com qualquer adversário.

Em termos de conhecimento do jogo e da implementação das suas ideias Jesus é bom (talvez até dos melhores) Lopetegui nestes aspetos não me parece que fique atrás.

Cumprimentos