Acabou-se o estado de graça de Sá Pinto | Relvado

Acabou-se o estado de graça de Sá Pinto

Sá Pinto representava para o adepto leonino a mística do que é o Sporting de Portugal, mas certo dia
 
Sá Pinto (conf.imprensa Sporting 1)
Lusa

Qualquer sportinguistas que fosse, mesmo o mais cético, via em Sá Pinto um símbolo recente do clube. Não exatamente pelo que ganhou de leão ao peito, mas pela raça, pelo querer, pela atitude, tudo quanto se resume numa simples palavra – mística.

Sá Pinto representava para o adepto leonino a mística do que é o Sporting de Portugal. No ano passado, quando se olhava para o banco de suplentes de Alvalade e vislumbrava-se lá Domingos Paciência, alguma coisa parecia errada – demasiada conotação portista – diria eu, faltava-lhe a chamada mística leonina. Foi reiterando essa mística que Sá Pinto reentrou no reino do leão, agora como treinador, com o discurso do “esforço, dedicação, devoção e glória”.

O leão despertou, rugiu bem alto para toda a Europa ouvir, ergueu-se das cinzas, como nas lendárias histórias dos grandes heróis. A equipa traduziu a máxima em campo. Parecia uma história perfeita, sem máculas. Mas certo dia, uma nuvem bem negra fixou-se sobre o Sol do Jamor. Um Sporting cinzento perdia contra uma Académica destemida e sonhadora. O jogo desenrolava-se e, na urgência do golo, Sá Pinto cometeu vários erros táticos e de leitura dos acontecimentos (não foi a primeira vez, mas foi certamente aquela que mais lhe pesou). Pior do que isso, a equipa foi o oposto da máxima leonina - a mística tinha ficado em casa.

Um percalço do momento, pensaram os adeptos, eu diria dois, porque a segunda mão, em Bilbau, começou a ser perdida logo no onze escolhido para enfrentar a batalha. Mas desde logo, com bastante celeridade, a direção renovou o contrato de Sá Pinto – o assento de sonho era para durar. É então que começa a nova época cheia de ilusões (apenas uma pequena nota para a fraquíssima pré-época), mas a nuvem do Jamor continuava a pairar sobre os céus de Alvalade.

Táticas erradíssimas, leituras dos jogos completamente desfasadas, jogadores em baixo de forma e cabisbaixos, jogadores fundamentais fora de plano, substituições falhadas, etc.. Maralhal de más decisões. Pior do que isso, a mística latente na máxima leonina parece uma miragem. A equipa já entra a perder, sem ganas, sem arte, sem procurar a baliza adversária e, acima de tudo, sem capacidade para inverter a situação desfavorável em que se encontra. E esses juros têm que ser cobrados a quem tantos créditos da massa adepta tinha.

O discurso de Sá Pinto é tão desfasado da realidade do jogo apresentado que, das duas uma: ou a intenção é retirar a pressão de cima dos jogadores; ou então não é treinador para o Sporting. Preferiria acreditar na primeira opção, mas a segunda hipótese é a que ganha mais força. Alvalade começa a sentir isso mesmo, e voltou já a ouvir-se o habitual "joguem à bola", seguido do novíssimo "aperta contigo Sá Pinto, onde anda o nosso Sporting?"

Sporting:

Comentários [22]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Não...

Não conheci mas, as minhas sinceras condolências porque se tratava de um ser humano. Cumprimentos.

RIP Leão Eterno

A morte do Carlos Cravo - leão eterno - foi das notícias mais tristes que recebi nos últimos tempos.
Não é o primeiro relvinha que deixou este mundo - assim de repente lembro-me de mais dois, de que mal me lembro dos nicks - mas o Carlos era um AMIGO especial.
Como marcou uma época aqui no Relvado e como foi por causa do Relvado que nos conhecemos e tornámos amigos, era aqui também que queria deixar a minha homenagem a um grande homem, pai (deixa duas órfãs), professor e sportinguista.
Descansa em paz, grande LEÃO ETERNO!

Não comento há muito tempo no

Não comento há muito tempo no relvado, mas ao saber desta notícia venho aqui deixar as minhas condolências por um relva que se perdeu...

Juilo já ouviste falar no

Juilo já ouviste falar no Relvado Old School no facebook ? Andam por lá muitos e bons relvas ... ;-) tssc tssc

Off Topic

Embora não participasse no fórum à largos anos, devo comunicar que o relva Leão Eterno faleceu. RIP

Profundo lamento

É um bocadinho da história do Relvado que se vai... Aqui ficam, em meu nome e do Relvado, as condolências à família e o profundo pesar pelo adeus do nosso caro leão eterno.

Não tenho ideia, de quando aqui cheguei com o 1º MAIORcádoSÍTIO

que foi banido por sinal, por um delator qual DEBEMISTO o PAPAMISTO, se o leão eterno por aqui cirandava, de qualquer das formas os meus sentidos pêsames para a familia e amigos/conhecidos.

P.S. - Já agora a talhe de foice, dado ter sido você uma das responsáveis pela falhada Liga do Relvado, que desapareceu por (Artes que penso que não mágicas) da página do sítio, como ficou a pretensa entrega dos prémios aos VENCEDORES (não falo dos finais, porque para o fim só a vigarice imperava... ), simplesmente dos ganhos semana a semana e em condições normais, que as houve, pensa cá o "JE" de que...???!!!

RIP

Não conheci sequer virtualmente, mas uma morte é sempre algo a lamentar...
Força á sua família!

Que se passou? Ainda cheguei

Que se passou? Ainda cheguei a trocar palavras via telemóvel. Tínhamos um amigo inclusivé em comum em Castelo Branco. Descanse em paz !! :-(

Penso que era uma situação recente

Castelo Branco é uma cidade pequena e embora não estivesse com ele há algum tempo, uma doença prolongada já me teria chegado aos ouvidos. A noção com que fiquei é que o problema alastrou depressa e não lhe deu possibilidade de reagir.

Porra pá!

O que se passou? Lembro-me bem do Carlos e das discussões acaloradas no fórum e até salvo erro no msn. Que descanse em paz!

Embora fosse recente

Soube que estava doente há algum tempo. Infelizmente não conseguiu recuperar...

Um pena não ter sabido antes

Um pena não ter sabido antes que estava doente... :-(

Lamento

Era um relva relacionado a ti, Endhoscopy?

Que tenha tido uma vida em pleno e que não tenha deixado nada por fazer.

É a vida...

O Carlos era colega de profissão e albicastrense como eu. Que desperdício, meu deus...

PAH

JOGAS BALLMANAGER?

Ya

Há uns meses que ando agarrado áquilo...

Broas!

Eu jogo!

Pah,

tens quantos clones? O que é isso?

PAH

Viva o fóculporto! E mai nada carago! Amanhão até os comemos.

Ai

comem? Mas tu não és dele? O Benfica joga amanhã? Que confusão!

desculpe la senhor David Leão

mas o BRAGA nao joga para a LC so joga o Benfica````