Liga considera providência cautelar do Penafiel «ilegal» e invoca interesse público | Relvado

Liga considera providência cautelar do Penafiel «ilegal» e invoca interesse público

 


Liga considera providência cautelar do Penafiel «ilegal» e invoca interesse público
A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) considerou hoje «infundada» e «ilegal» a providência cautelar intentada pelo Penafiel ao Boavista e escudou a sua posição no interesse público dos campeonatos. A LPFP considera ainda que o Penafiel, ao recorrer ao Tribunal Administrativo e Fiscal do Porto sem esgotar as instâncias desportivas, praticou «uma infracção disciplinar muito grave» e incorre num castigo.



«Seria gravemente prejudicial para o interesse público o diferimento da execução da deliberação que determinou a cessação da situação de inibição do Boavista registar contratos novos de jogadores ou renovações», refere o comunicado.

A providência cautelar requerida pelo Penafiel, esclarece ainda a LPFP, «não tem qualquer efeito no normal desenrolar das competições profissionais de futebol» nem no agendamento e realização das partidas e jornadas da Liga de Honra.

O Penafiel defende que a inscrição do Boavista na Liga não devia ter sido aceite porque o clube "axadrezado", com dívidas ao Fisco e à Segurança Social na ordem dos 15 milhões de euros, não cumpre os requisitos exigidos.

«Do eventual não levantamento de um impedimento de registo de contratos não decorre jurídica ou logicamente a exclusão de um clube ou sociedade desportiva de uma competição profissional de futebol», alerta, por outro lado, a LPFP.

O organismo que tutela o futebol profissional considera que o acto cuja suspensão da eficácia o Penafiel requereu no Tribunal Administrativo e Fiscal do Porto não representava ainda a última decisão da instância competente na ordem desportiva.

«Dele cabia recurso (que, de resto, tem natureza necessária) para o Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), meio de impugnação que o Penafiel não interpôs», refere o comunicado da LPFP.

Desta forma, o Penafiel incorre em infracção disciplinar porque da anterior decisão da Comissão Executiva da LPFP cabia recurso para o Conselho de Justiça da FPF, considera o departamento jurídico da LPFP.

Esta situação, refere ainda o comunicado, «não implica que não possa eventualmente vir a ser aplicada ao Boavista, como a qualquer outro clube ou sociedade desportiva, uma medida de impedimento de registo de contrato de jogadores».

«Se e quando se preencherem os pressupostos regulamentares para a aplicação de uma tal medida - como o queixa de salários por liquidar apresentada pelo ex-jogador "axadrezado" Paulo Sousa - a Liga não hesitará em ordená-la e efectivá-la, seja qual for o clube ou sociedade visada».

O comunicado/deliberação da Comissão Executiva da LPFP refere ainda que «não assistia, como não assiste, ao Penafiel qualquer direito ou interesse protegido a acautelar ou prosseguir pela via judicial».

«De resto, e para além de tudo o mais e tanto quanto à Liga é dado saber, o requerimento do procedimento extrajudicial de conciliação (PEC) requerido pelo Boavista (e que determinou, com a sua admissão liminar pelo IAPMEI, a cessação do seu impedimento) não foi ainda objecto de qualquer decisão final, seja de deferimento ou de indeferimento, por parte deste instituto público», esclarece.

No entanto, o IAPMEI, que admitiu o pedido do Boavista, viria posteriormente a notificar o clube da rejeição do PEC, por falta de acordo dos principais credores, Finanças e Segurança Social, quando o processo de inscrição na Liga já estava encerrado.

Com Lusa


II Liga:

Comentários [6]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Re: Liga considera providência cautelar do Penafiel «ilegal» e i

quer-me parecer que o Interesse Publico é exactamente que os clubes cumpram as suas obrigações sociais e fiscais.

Re: Liga considera providência cautelar do Penafiel «ilegal» e i

pena é que só agora todos se preocupem com dívidas ao Estado...hipocrisia.

Re: Liga considera providência cautelar do Penafiel «ilegal» e i

chama-me hipocrita se quiseres, mas os 50 contos que me retêm todos os meses para IRS e SS falam por mim. queria-te ver se fosses consultar os teus descontos à Seg. Social e descobrisses que o teu patrão os tinha metido ao bolso. o futebol cega as pessoas.

Re: Liga considera providência cautelar do Penafiel «ilegal» e i

Chamo-te hipócrita sim sendo tu benfiquista e vires com esse argumento dos clubes pagarem as suas obrigações sociais... Onde estavas tu quando o SLB não pagou o que teria que pagar? Onde estavas tu quando o Estado aceitou acções do SLB que nem cotadas na Bolsa estavam como forma de garantia de pagamento? Onde estavas tu quando o teu clube fez exactamente o mesmo que o BFC fez ao apresentar na Liga o documento que garantiu a sua inscrição? Onde estavas tu quando se veio a comprovar depois que apresentaram documentos falseados pelo Bairro Fiscal que garantiam o pagamento das contribuções? HIPOCRISIA... Onde estavas tu quando ainda agora se constata que benfiquistas como Vale e Azevedo, Bibi ou Manuel Damásio devem milhares e inclusive chegaram ao desplante de declarar o ordenado mínimo nas suas declarações de impostos... A isso só posso chamar hipocrisia, falso moralismo não só da tua parte mas principalmente por parte dos orgãos de comunicação social que parece que apenas nesta altura dão enfase pelo facto do BFC ser um dos clubes devedores... HIPOCRISIA... Atenção que eu sou apologista de todos, sem excepção - inclusive o Boavista - pagarem o que é devido...como igualmente sou apologista de todos terem direito aos mesmos apoios estatais e camarários e aqui é que a hipocrisia atinge o seu pico, porque não vejo ninguém falar sobre o dinheiro que foram buscar ao bolso de quem sempre efectuou as contribuições... Hipocrisia por não ver os jornalistas tão pródigos e lestos em dar notícias que ferem o bom nome do BFC e depois omitem o relatório do Tribunal de Contas sobre o Euro2004 o qual declara que o Boavista foi de longe o clube mais prejudicado no referido evento. Vieram ao meu bolso buscar dinheiro para construir estádios para o Euro e para no fim o meu clube não ter benesses idênticas e como prémio ainda ter sob a cabeça o espectro da dissolução...isto sim é HIPOCRISIA.

Interesse público?

Essa é a desculpa da fpf decidir todos os casos, sempre contra os clubes?

Típico

Noticia publicada há mais de 3 horas e ainda não houve nenhum comentário. Fosse ao contrário, desfavorável ao Boavista e já estavam aí os 500 abutres do costume. Embrulhem !