Liga considera providência cautelar do Penafiel «ilegal» e invoca interesse público |
|
26 de Agosto de 2008, às 18:32 |
«Seria gravemente prejudicial para o interesse público o diferimento da execução da deliberação que determinou a cessação da situação de inibição do Boavista registar contratos novos de jogadores ou renovações», refere o comunicado.
A providência cautelar requerida pelo Penafiel, esclarece ainda a LPFP, «não tem qualquer efeito no normal desenrolar das competições profissionais de futebol» nem no agendamento e realização das partidas e jornadas da Liga de Honra.
O Penafiel defende que a inscrição do Boavista na Liga não devia ter sido aceite porque o clube "axadrezado", com dívidas ao Fisco e à Segurança Social na ordem dos 15 milhões de euros, não cumpre os requisitos exigidos.
«Do eventual não levantamento de um impedimento de registo de contratos não decorre jurídica ou logicamente a exclusão de um clube ou sociedade desportiva de uma competição profissional de futebol», alerta, por outro lado, a LPFP.
O organismo que tutela o futebol profissional considera que o acto cuja suspensão da eficácia o Penafiel requereu no Tribunal Administrativo e Fiscal do Porto não representava ainda a última decisão da instância competente na ordem desportiva.
«Dele cabia recurso (que, de resto, tem natureza necessária) para o Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), meio de impugnação que o Penafiel não interpôs», refere o comunicado da LPFP.
Desta forma, o Penafiel incorre em infracção disciplinar porque da anterior decisão da Comissão Executiva da LPFP cabia recurso para o Conselho de Justiça da FPF, considera o departamento jurídico da LPFP.
Esta situação, refere ainda o comunicado, «não implica que não possa eventualmente vir a ser aplicada ao Boavista, como a qualquer outro clube ou sociedade desportiva, uma medida de impedimento de registo de contrato de jogadores».
«Se e quando se preencherem os pressupostos regulamentares para a aplicação de uma tal medida - como o queixa de salários por liquidar apresentada pelo ex-jogador "axadrezado" Paulo Sousa - a Liga não hesitará em ordená-la e efectivá-la, seja qual for o clube ou sociedade visada».
O comunicado/deliberação da Comissão Executiva da LPFP refere ainda que «não assistia, como não assiste, ao Penafiel qualquer direito ou interesse protegido a acautelar ou prosseguir pela via judicial».
«De resto, e para além de tudo o mais e tanto quanto à Liga é dado saber, o requerimento do procedimento extrajudicial de conciliação (PEC) requerido pelo Boavista (e que determinou, com a sua admissão liminar pelo IAPMEI, a cessação do seu impedimento) não foi ainda objecto de qualquer decisão final, seja de deferimento ou de indeferimento, por parte deste instituto público», esclarece.
No entanto, o IAPMEI, que admitiu o pedido do Boavista, viria posteriormente a notificar o clube da rejeição do PEC, por falta de acordo dos principais credores, Finanças e Segurança Social, quando o processo de inscrição na Liga já estava encerrado.
Com Lusa
-
Campeonato de Portugal: quem sobe à 2.ª Liga?
Numa altura em que todas as atenções no futebol nacional...
-
Benfica e Gil dominaram a última lista
Eram quase 3h da madrugada quando a Liga Portugal divulgou...
-
Rui Areias a caminho do FC Porto
O FC Porto vai contar com um reforço para o ataque: Rui...
-
Mercado: primeira lista do dia tem... um jogador
Como habitualmente, a Liga Portugal vai publicar algumas...
-
Oficial: Pedro Delgado no Benfica
O Inter Milão anunciou a saída de Pedro Delgado, que se...
-
Sporting: chega um, saem dois
Liam Jordan é reforço para a nova temporada do Sporting....
-
Árbitros: as subidas e descidas
André Moreira, Sérgio Piscarreta e Cosme Machado não vão...
-
Sabe quantas cláusulas há no sorteio da I Liga?
Sorteio da Liga NOS: 1. As seguintes equipas não podem...
Re: Liga considera providência cautelar do Penafiel «ilegal» e i
Enviado por Marcellus a 27 de Agosto de 2008, às 09:10.Re: Liga considera providência cautelar do Penafiel «ilegal» e i
Enviado por fanta a 27 de Agosto de 2008, às 09:19.Re: Liga considera providência cautelar do Penafiel «ilegal» e i
Enviado por Marcellus a 27 de Agosto de 2008, às 10:55.Re: Liga considera providência cautelar do Penafiel «ilegal» e i
Enviado por fanta a 27 de Agosto de 2008, às 20:15.Interesse público?
Enviado por Chocoloco a 27 de Agosto de 2008, às 01:38.Típico
Enviado por InfanteKurika a 26 de Agosto de 2008, às 21:43.