Leixões reclama lugar na primeira Liga | Relvado

Leixões reclama lugar na primeira Liga

 


Leixões reclama lugar na primeira Liga
O novelo enrola-se cada vez mais em torno do "Caso Mateus" com o Leixões a meter a sua foice na seara que já opõe Belenenses e Gil Vicente. O clube de Matosinhos veio nesta sexta-feira a público anunciar que vai reivindicar junto da
Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) um lugar no principal escalão do futebol português. Com a decisão do Conselho de Justiça (CJ) de manter o Belenenses na primeira Liga em vez do Gil Vicente, o Leixões entende que é ele quem tem o direito desportivo de ficar no campeonato maior de Portugal.

A posição do Leixões foi anunciada em conferência de imprensa no dia em que a FIFA aconselha a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) a abrir um procedimento disciplinar contra o Gil Vicente pelo facto de o clube insistir em recorrer aos tribunais civis neste caso. A formação de Matosinhos explica que esperou pelo desfecho jurídico do caso, com o CJ a ditar a despromoção dos "galos" e a consequente manutenção do Belenenses, num veredicto sem hipótese de apelo, para assumir esta posição que terá sido tomada só depois de terem sido consultados vários juristas, conforme explicam dirigentes do clube. Para os lados do Estádio do Mar acredita-se que é o Leixões quem deve ficar com o lugar dos barcelenses pelo terceiro lugar conseguido na Liga de Honra da época passada.
O presidente do Leixões, Carlos Oliveira, faz questão de notar que o clube «não está contra ninguém, mas está apenas a defender os interesses da colectividade».

II Liga:

Comentários [59]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Re: Leixões reclama lugar na primeira Liga

Sempre achei mal o Belenenses tentar ficar na I liga na secretaria e não pelo mérito desportivo. *Para mim* se o Gil descer devido ao uso de tribunais civis, quem deve subir é naturalmente o Leixões que foi quem teve mérito desportivo, não o Belenenses. O CFB não se consegui manter na Superliga, ponto final. Cheira-me que não vai haver bola este fim-de-semana. PS: Podiam sempre fazer um torneio a 3 e ver quem fica na Superliga, isso é que era interessante e demonstrava o mérito desportivo. Cumps,

È o que eu digo...

Isto é uma cabala do Vieira/Veiga. O Benfica ainda ganha os 3 pontos na secretaria, sem entrar em campo... Vai uma aposta que o jogo vai ser adiado para uma data complicada para o Benfica? Assim a dois dias de jogar com o Porto ou com o Sporting? Depois não venham dizer que o Benfica é o beneficiado...

Sim...

...que vocês adeptos da gloriosa estão muito habituados a serem prejudicados pelas comissões futebolisticas deste país...coitadinhos... Foi há custa de uma que até ganharam um campeonato recentemente...

Olhe que não

Lembrando o Cunhal "Olhe que não, olhe que não" Esse caminho é mais complicado para ti do que para mim... No meu comentário apenas faço futurologia, não estou a denegrir nem ofender ninguem. Não me conheces e não sabes que eu não entro por esses caminhos. Vou para onde eu quero e não para onde os outros querem... Um bom fim de semana.

Re: È o que eu digo...

Comentário no mínimo confuso, não?

Re: Re: È o que eu digo...

1ª parte ironia... 2ª parte futurologia... Esclarecido?

Regulamentos são omissos!

Os regulamentos só dariam razão ao Belenenses se o Gil não tivesse os requisitos suficientes. Mas não é este o caso. Neste caso o Gil Vicente tem todos os requisitos apenas foi desclassificado e nesse caso a lei é omissa pois não há regulamentos. Quer dizer até há, o regulamento anterior previa esta situação de desclassificação e aí dizia que subia o terceiro classificado da Liga de Honra, ou seja o Leixões! Agora os actuais regulamentos são OMISSOS!

Não é descabida a interpretação

que os leixonenses fazem dos regulamentos. Pessoalmente, penso que não têm razão. Mas o momento é bom para "chutar" para a confusão -FORÇA, LEIXÕES!!!

Para mim

Nunca segui muito o caso Mateus por isso naõ vou dizer se deveria ficar o beleneses ou o gil. Mas um coisa é certa, para mim já que o beleneses o único mérito que teve foi de ficar em 15º penso que o Leixões que ficou em 3º da liga honra merece mais subir à primeira liga que o Beleneses ficar. Mas isso é uma opinião e não sei se é legal. De certeza que existe um lei para este caso. E faz-me parecer que essa lei deve estar do lado o Beleneses.

Off topic - Biomecanica

Explicação: A biomecânica é o estudo da mecânica dos organismos vivos. É parte da Biofísica. De acordo com Hatze, apud Susan Hall, é "0 estudo da estrutura e da função dos sistemas biológicos utilizando métodos da mecânica" A Biomecânica externa estuda as forças físicas que agem sobre os corpos enquanto a biomecânica interna estuda a mecânica e os aspectos físicos e biofísicos das articulações, dos ossos e dos tecidos histológicos do corpo. A Biomecânica, além de ser atualmente uma ciência com laboratórios específicos e diversos níveis de pesquisas, nas Universidades, é também uma especialidade e uma disciplina oferecida pelos Cursos superiores de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

Re: Off topic - Biomecanica

E isso tem a ver com o quê? Realmente teus comentário estão a subir de nível vens com conversas de outros tópicos. Já agora não queres fazer copy/paste a cada um dos meus comentários.

Re: Off topic - Biomecanica

o acto de te dar um pontapé no cu é passível de estudo pela biomecânica? nao tinhas nada melhor para escrever?

Re: Re: Off topic - Biomecanica

È... Mas o facto de se ser acefalo já não é... Vai fazer um B****e a um cavalo!

Mais lenha para a fogueira

ainda vai arder muita coisa... lá para o Natal temos jogos.

Verdade desportiva é subirmos

site dos adeptos www.leixoessc.com chamou à atenção, muitos adeptos pediram a demissão e a direcção parece ter tomado uma decisão o que nos deixa extremamente felizes com a direcção e damos os parabens por esta acção! Em conferência de imprensa, Carlos Oliveira afirmou que Leixões vai impugnar o campeonato e pretende subir à Liga principal do futebol português devido ao mérito desportivo que o clube do mar tem e espera ocupar a vaga dos gilistas. in www.leixoessc.com

O Leixões não tem razão...

Segundo percebi, o que acontece a nivel desportivo é a perda de pontos (3 salvo erro devido à utlização do jogador) o que coloca o Gil a descer e o Belenenses acima da "linha de àgua". Por muito que o Leixões merecesse, a lei é assim e foi acordada assim pelo Leixões inclusivé. Nesta história toda, a meu ver quem teve culpa foi a Liga e o Gil que permitiram a utilização de um jogador que não podia jogar. A questão por resolver e determinar é só e apenas: "Quanto culpada é a Liga, e se a culpa do Gil é suficiente para lhe aplicarem a perda de pontos".

esclarecido

ok, esclarecido... Ao fim ao cabo, enorme burrada da Liga que deveria resultar em demissão (vai mudar mas deviam-se demitir :P)

Re: Estás completamente enganado.

O Gil Vicente utilizou o jogador regularmente pois ele estava inscrito ainda que provisoriamente. O que está em causa é o Gil Vicente ter recorrido a um tribunal civil para avaliar a situação. Neste caso o castigo é a descida de divisão e não a perda de pontos. Quanto a quem deve ficar na 1ª Liga, acho que os regulamentos não são explícitos. O que eu acho é que houveram 4 clubes que ganharam o direito a descer dentro de campo, e um quinto - Gil Vicente - que ganhou esse direito no tribunal (hihihi), logo devem descer os 5 e em vez de subir apenas 2 subiam 3 (ou seja, também o Leixões).

Re: O Leixões não tem razão...

Nesta altura do "campeonato" ainda não percebeste que a decisão tem a ver, não com a inscrição, mas sim com o facto de ter recorrido aos tribunais civis?? A inscrição foi aceite pela FPF/Liga por decisão judicial. Tendo sido aceite o jogador jogou legalmente. A questão é que, segundo os regulamentos, o recurso a tribunais civis, para julgamento de casos desportivos dá direito a descida "automática" de divisão.

Claro que tem razão!

Os regulamentos só dariam razão ao Belenenses se o Gil não tivesse os requisitos suficientes. Mas não é este o caso. Neste caso o Gil Vicente tem todos os requisitos apenas foi desclassificado e nesse caso a lei é omissa pois não há regulamentos. Quer dizer até há, o regulamento anterior previa esta situação de desclassificação e aí dizia que subia o terceiro classificado da Liga de Honra, ou seja o Leixões! Agora os actuais regulamentos são OMISSOS!

Leixões na primeira já!

Siga tudo aqui http://leixoessc.com Vamos lá malta!

Vejamos:

Clubes de futebol são instituições desportivas que participam em competições organizadas por entidades que se regem por regulamentos próprios, tendo os clubes que nelas participam que aceitar e aprovar esses regulamentos, sabendo eles, à partida, por que linhas se regem e por que leis se sustentam. Posto isto, parece-me claro e inequivoco que o Belenenses perdeu dentro do campo o direito a participar na Liga maior deste campeonato, por força do lugar alcançado, parecendo agora os seus argumentos actuais não mais que tentativas desesperadas de garantir algo que, na realidade não merecem. Arrumada esta questão, avançamos para o Gil Vicente na tentativa de se apurar se realmente cometeu alguma ilegalidade do ponto de vista regulamentar e se essa ilegalidade é, ou será, punível com a descida de divisão. E, segundo consta, parece que sim. De facto, existe no regulamento uma adenda que explicita que qualquer clube que recorra a tribunais civis para resolução de questões desportivas seja punido com a descida de divisão. Pode-se aqui questionar que estado de direito é este em que instituições impedem outras de se defenderem civilmente quando veem os seus direitos deturpados mas o que é certo é que o Gil Vicente tinha conhecimento da lei, aprovou-a e, como tal, estava sujeito à mesma. Posto isto, e numa eventual descida do Gil por força dos regulamentos, nunca se deveria dar o direito de permanencia a um clube que o perdeu no campo mas sim a outro que estivesse perto de o garantir, no caso o Leixões, fruto da sua boa participação na Liga de Honra da época transacta. Penso que seria a medida mais justa. Valorizava-se o esforço de quem lutou para subir e não de quem tudo fez para não descer. Aqui na minha terra passou-se uma situação semelhante, resolvida pela Federação desta maneira e, se a legislação for igual para todos, desta maneira assim também ter-se-á que resolver. Saudações a todos os relvas

Pelos vistos?

Como pelos vistos anda muita gente distraída... «Para todos aqueles que insistem em manter a tradição daquele que é o maior passatempo nacional de todos os tempos - mandar "postas de pescada" sobre assuntos de que nada sabem - aqui vai a razão pela qual o Leixões não sobe e o Belenenses não desce: CLASSIFICAÇÃO ANTES DA PENALIZAÇÃO 12º Gil Vicente 40 pts 13º Académica 39 pts 14º Naval 39 pts -----------------------------linha de água 15º Belenenses 39 pts 16º Rio Ave 34 pts 17º V.Guimarães 34 pts 18º Penafiel 15 pts CLASSIFICAÇÃO APÓS A PENALIZAÇÃO O Gil Vicente perde todos os pontos conquistados, ficando com 0 pontos: 12º Académica 39 pts 13º Naval 39 pts 14º BELENENSES 39 pts -----------------------------linha de água 15º Rio Ave 34 pts 16º V.Guimarães 34 pts 17º Penafiel 15 pts 18º GIL VICENTE 0 pts Pelas regras estabelecidas antes do início do campeonato, descem 4 equipas (Rio Ave, Vitória, Penafiel e Gil Vicente) e sobem as duas primeiras da Liga de Honra, cuja classificação é independente da penalização aplicada ao Gil Vicente, logo o Leixões não é para aqui chamado. Perceberam agora ou é preciso fazer um desenho?» Não lhe acrescento uma vírgula.

Re: Pelos vistos?

Exacto!

off topik :vejam o novo video do baia

foi eu que fiz o video,espero que gostem :)) http://www.youtube.com/watch?v=dIpnhmT-zFc

Nunca comentei este caso

Mas o que me parece é que apenas háaqui um imenso aproveiamento por parte de terceiros por algo a que não têm minmamente direito. E passo a explicar o meu ponto de vista. 1 - Que fe de tão errado o Gil Vicente? Recorreu a tribunais civis por se sentir prejudicado perante uns regulamentos anedóticos? Agora pergunto, quel e o problema disso? Qualquer cidadão ou instituição de um país demorcrático tem direito a recorrer a justiça EEJA EM QUE SITUAÇÃO FOR. Ora, foi isso que o Gil Vicente fez, sendo lhe dada razão na justiça civil. 2º - Qual é a autoridade de um tribunal desportivo em tirar razão a um tribunal civil? Nenhuma e aí é que está o problema. Não podem decidir mediante os seus interesses desportivos, mas sim perante a lei civil. Ou seja, a partir do momento em que entra o tribunal civil em jogo, s CD daliga ou o CJ da FPF não passam de simples entidades sem autoridade. 3º - A Fifa agor amete eao barulho aeaçando a FPF. Agora pergunto eu. Quem é a FIFA e que autoridade tem para desafiar a lei de um pais democratico? NINGUEM. Etas ameaças da FIFA não passam de um bluff porque a partir do momento em que alguem ponha a FIFA em tribunal por decretar algo que não esta prevista na lei de um pais, mas não tÊm do que fazer como na lei Bosman e meter a viola ao saco. 4º - Se restam duvidas entre a autoridade de regulamentos desportivos sobre a lei civil, eu pergunto. Se caso algum de voces fosse a um casino por exemplo em que houvesse uma qualquer entidade responsável por decidir problemas que la existissem, e que vos proibiam de recorrer a tribunais exteriores para decidir algum brbicacho ocorrido la dentro mediante a assinatura de qualquer regulamento. A partir do momento em que alguem violasse esse regulamento recorrendo para instancias civis, esse regulamento assinado era totalmente invalido. O caso e identico. 5º - Parece me que no meio de tudo isto so existe um culpado. CF Belenenses. Esta a tentar tirar proveito duma situação em que não foi minimamente beliscado. Quer na utilização de Mateus, quer no facto dos tribunais terem autrizado a sua inscrição. O Mateus nunca jogou contra o Belenenses. A partir do momento em que Mateus deixou de jogar o Belenenses tinha em campo mais 7 pontos do que o Gil Vicente. Desceu por RESPONSABILIDADE PRóPRIA e esta apenas a tentar aproveitar algo para se desculpar do insucsso desportivo. 6º - Caso o Gil realmente desça que deve ficar na Bwin? Sinceramente não sei o que dizem os regulamentos da Liga, mas falando de uma situação em que tenho conhecimento de causa, na AF Porto. Nestas alturas em que o desaparecimento de clubes por problemas financeiros vao se sucedendo, esse tipo de casos tem aparecido muitissimas vezes. O que te acontecido quando algum clube da primeira divisão distrital desiste, a sua vaga tem sido preenchida pelo melhor classificado do escalão inferior e nunca pelo menos mal classificado do mesmo escalão. Se este regulamento for igual para a Liga.. bem só pode ser o LEIXÕES SC a ficar com a vaga.

Re: Nunca comentei este caso

subscrevo inteiramente, aí vai uma moderação para quem não tem medo nem "desce as calças" perante papões de papel como é a FIFA.

Re: Re: Nunca comentei este caso

Eu tenho a mesma opinião do que ele devenish :) Não me queres moderar também :) Brincadeira Cumps a todos

Re: Re: Re: Nunca comentei este caso

Fui ver os teus últimos comentários e são todos "re" parece mal moderar. Tens aí o artigo do Gil Vicente, escreve lá alguma coisa da tua cabeça e se eu concordar gasto mais um ponto.

VERGONHA!

Só queria um pequeno esclarecimento, o Belenenses perdeu o lugar na I Liga dentro das quatro linhas, certo? O Leixões também não o ganhou dentro das quatro linhas, certo? Ora o que 10 milhões de portugueses viram foi que o Belenenses lutou e levou de vencida em 2 vezes na CD da Liga, e 2 vezes no CJ da FPF, certo? O Leixões qual abutre, manteve-se sempre na toca sossegado, certo? porque razão haveria agora de vir a terreiro reclamar direitos que não conquistou, nem pelos quais lutou? A classificação fica: 14 Belenenses 15 Rio Ave 16 Vitoria 17 Penafiel 18 Gil Vicente como descem 4, o Belenenses não desce. É claro como a água, ou seja só não vê quem quer...