Gil Vicente volta aos tribunais comuns no Caso Mateus | Relvado

Gil Vicente volta aos tribunais comuns no Caso Mateus

 


Gil Vicente volta aos tribunais comuns no Caso Mateus
O "Caso Mateus" vai voltar aos tribunais civis com o Gil Vicente a anunciar que intentará no Tribunal Administrativo e Fiscal (TAF) de Lisboa uma acção de impugnação por inconstitucionalidade contra os regulamentos da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) e da Federação Portuguesa de Futebol. O advogado do emblema, Cruz Vilaça, revelou em conferência de imprensa
que estão em causa «três normas» das duas estruturas que gerem o futebol português, frisando que «colidem com o direito constitucional e com os princípios gerais do direito português» que permitem aos cidadãos «recorrerem aos tribunais de qualquer acto administrativo». Acreditando que o TAF lhe dará razão, Cruz Vilaça frisa que o clube de Barcelos vai exigir ser «reintegrado na Primeira Liga» e «pedir uma indemnização pelos danos sofridos».


Cruz Vilaça sustenta que «a ideia de que os problemas devem ser resolvidos cá dentro sem recurso aos tribunais é uma ideia extremamente perigosa», criticando assim a influência que a FIFA se reserva. De resto o jurista lembra as implicações que o chamado Caso Bosman teve no domínio das transferências de futebolistas no futebol europeu e refere que se for dada razão ao Gil Vicente nesta acção de impugnação «estará em causa a aplicação em Portugal do artigo 61 dos estatutos da FIFA que proíbe o recurso aos tribunais comuns por parte das Federações ou clubes». Para o advogado é evidente que aquele artigo «colide com o direito comunitário, quer no que toca às leis da concorrência, por abuso de posição dominante, quer no que concerne à Carta Europeia dos Direitos do Homem».
O Gil Vicente vai para já recorrer à justiça comum portuguesa, mas admite endereçar o processo para o Tribunal de Justiça das Comunidades Europeias.

II Liga:

Comentários [6]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Até ao fim!

Li algures que, «a liberdade tem um preço, ao contrário do que se possa supor, ser livre é uma tarefa árdua, é preciso enfrentar muitas situações.» Acredito nisso. Quantos baixam a cabeça para salvaguardarem interesses, mesmo indo contra aquilo em que acreditam? Quantos se submetem a ordens e assim levam uma vida "PRESOS" aos interesses de outrem? É difícil ser independente! Seria mais fácil ao Gil Vicente aceitar a descida de divisão, engolir um sapo e tentar subir já este ano de novo à Liga. Mas, por uma questão de LIBERDADE, e por mais nada que não isso, é preciso levar a questão até ao fim, mesmo que, o preço a pagar nunca venha a ser ressarcido! MORTE OU GLÓRIA! Força Gil!

Eu

acredito que este é o caminho certo, e mais cedo ou mais tarde irá ser dada razão ao Gil Vicente. Estou orgulhosa desta direcção por não desistir nem aceitar as "vontadinhas" dos nossos tristes dirigentes do futebol português. Ou alguém tem duvidas da "classe " do dirigismo do nosso futebol???

Força Gil Vicente

Estou plenamente de acordo que o Gil Vicente não se cale porque, depois daquilo que vi e ouvi, ainda não sei porque razão o Belenenses ocupa um lugar que devia pertenser por entre outros, por exemplo ao Leixões! É verdade ou não que o Belenenses perdeu no rectangulo do jogo? Porque razão é convidado a ficar na 1ª Liga! Quem está a fazer o que lhe der na rel gana no futebol Português? Parece que estamos de novo no tempo de «se o filho do rico corre é atleta!!! se o filho do pobre corre é ladrão!!!». Espero que o Gil Vicente siga com a sua luta e, não espere muito tempo em recorrer ao Trbunal de Justiça da Comunidade Europeia porque, a justiça em Portugal é aquilo que todos os dias se vê na televisão!!!! E aquilo que não se vê nem se ouve? Força Gil, procure remédio para o vosso mal mas,longe daqui! «santos à beira da porta não fazem milagres». Cump.

Mais um

Mais um título incendiário "a la Relvado". Isto já nem tem a ver com o Caso Mateus...

enfim

Concordo que o ligar deles é a ILiga...mas gente de Barcelos: Visto que não vai levar em nada nem levou acções judiciais, impugnamentos etc, não seria melhor pensar na manuntenção na Liga de Honra, pois as coisas ali parecem tar um pouquito negras? é pa é que esta historia de Tribunais, etc...acç«oes judiciais e mais alguma coisa, ja vendeu o que tinha a vender!Ninguem mais agora fara capas de jornais e telejornais com o caso Mateus! Fiquem bem

Capas de jornais?

E quem disse que o Gil quer protagonismo? Isto é uma questão de honra, de verdade e de justiça. Claro que nem toda a gente sabe o que isso é, mas nós somos de uma terra que tem nome! O Gil esperou 82 anos para fazer a 1ª página de um jornal desportivo, e sobreviveria se nunca aí aparecesse! MORTE OU GLÓRIA! Força Gil!